[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

Os três são opções bem decentes. Um ponto a se observar no M27Q é que ele usa um padrão de pixels invertido BGR e isso pode causar uma perda de nitidez nos textos renderizados pelo windows para algumas pessoas. Mas existe o G27Q, que não conheço muito ainda, mas parece ter um padrão de pixels RGB normal também. Dá uma lida no tópico dedicado de cada um deles. Mas no seu caso precisa ver primeiro se não compensa uma área de trabalho maior para ver mais o mapa por exemplo, e abrir mão dos 144Hz. Eu pessoalmente não abriria mão da frequência, mas precisa ver o seu uso.


Se é designer eu não consideraria VA, apesar do contraste maior, a falta de uniformidade e os black crushes acabam matando o uso pra quem produz conteúdo. Trabalho com imagens também e aqui tem uma descrição detalhada da fidelidade de cores antes e depois da calibração do Ozone:

https://forum.adrenaline.com.br/thr...fullhd-e-1-qhd.675180/page-20#post-1075213001
Sim, já tirei qualquer opção de VA da lista, até pq eu uso um IPS 1080p há 8 anos praticamente. O que vc me diz desse Ozone DSP27 e um GIGABYTE G27Q?
 
Sim, já tirei qualquer opção de VA da lista, até pq eu uso um IPS 1080p há 8 anos praticamente. O que vc me diz desse Ozone DSP27 e um GIGABYTE G27Q?
O review no Rtings do G27Q parece bem decente. Tenho o Ozone aqui a uns 7-8 meses já, nada a reclamar também. Aí vai da sua escolha mesmo, dá uma olhada no tópico oficial dele pra saber o que outros usuários estão falando também.
 
Pessoal, meu monitor de 27", DELL S2716DG (TN), está com problema e estou procurando para comprar um novo.

Estava certo de descartar painel TN, mas eu tenho um monitor reserva aqui em casa de 22", DELL P2217H, que coloquei no lugar do outro e não vi praticamente diferença na imagem (na verdade foi para pior no geral).
Mas acabei vendo as cores um pouco mais saturadas no de 22 do que o 27, ai fui pesquisar e vi que o P2217H é IPS.
A diferença do IPS e TN é tão sutil assim (ou esse P2217H não é um bom exemplo de IPS)?
Realmente eu achei pouca a diferença... e estou pensando em não descartar comprar TN novamente.

Edit: Na verdade, vendo um vídeo completo nos 2 ao mesmo tempo, a diferença nas cores entre os dois é bem, bem pequena mesmo (mas ainda assim é melhor no IPS), a diferença que estou vendo mesmo é no contraste, onde o preto está mais escuro no IPS, passando uma imagem "um pouco" superior.
 
Última edição:
Pessoal, meu monitor de 27", DELL S2716DG (TN), está com problema e estou procurando para comprar um novo.

Estava certo de descartar painel TN, mas eu tenho um monitor reserva aqui em casa de 22", DELL P2217H, que coloquei no lugar do outro e não vi praticamente diferença na imagem (na verdade foi para pior no geral).
Mas acabei vendo as cores um pouco mais saturadas no de 22 do que o 27, ai fui pesquisar e vi que o P2217H é IPS.
A diferença do IPS e TN é tão sutil assim (ou esse P2217H não é um bom exemplo de IPS)?
Realmente eu achei pouca a diferença... e estou pensando em não descartar comprar TN novamente.

Edit: Na verdade, vendo um vídeo completo nos 2 ao mesmo tempo, a diferença nas cores entre os dois é bem, bem pequena mesmo (mas ainda assim é melhor no IPS), a diferença que estou vendo mesmo é no contraste, onde o preto está mais escuro no IPS, passando uma imagem "um pouco" superior.
Vídeo nunca vai conseguir te dar uma dimensão realista da diferença entre monitores.
 
Vídeo nunca vai conseguir te dar uma dimensão realista da diferença entre monitores.
Talvez você não entendeu, eu assisti o mesmo vídeo nos 2 monitores e não eu assisti um vídeo dos 2 monitores.
 
Fala pessoal. Estou vendo que vários usuários diferentes estão fazendo a mesma pergunta. Recomendo que leiam as páginas anteriores, que tem muita informação de qualidade nesse tópico.

Sobre a melhor escolha, eu fiquei alguns meses pesquisando qual o melhor monitor em CxB, 27" FullHD, bom para jogos e com qualidade de imagem boa também, fidelidade de cores, bom painel e minha escolha é o Monitor Gamer LG 27GL650F-B.AWZ 27” LED IPS. Ainda não adquiri porque estou esperando para comprar à vista com desconto. Fica a minha opinião, espero que ajude alguém.
 
Talvez você não entendeu, eu assisti o mesmo vídeo nos 2 monitores e não eu assisti um vídeo dos 2 monitores.
Realmente não tinha entendido. Cara, eu tinha um painel TN antes desse IPS. Posso dizer que o TN é longe de ser essa porcaria que o pessoal fala. Pelo menos um bom painel TN. Isso pq era um painel velho. Fico imaginando esses novos, devem ser interessantes sim.
 
Full hd 27" tem gigabyte IPS com 3 anos de garantia bota no google g27f ou m27f

Os monitores Gigabyte tem 3 anos de garantia no Brasil? Nos anúncios consta 12 meses de garantia.

Alguém sabe dizer quais fabricantes de monitores oferecem mais de 12 meses de garantia?
 
Olha, definitivamente TN não é essa porcaria que tentam passar não. Estou com meu monitor antigo no trabalho aqui. Um Samsung 27", modelo bem antigo. 60Hz e tal. Comparo com o Gigabyte M27F.

IPS Glow é bastante incômodo e um problema grave na tecnologia IPS. O Samsung não tem esse problema. Qualquer ângulo utilizável, o preto se mantém idêntico, não fica aquela aura esquisita nas bordas ou em alguns locais a depender do ângulo de visão.

Quanto as cores, de fato são mais precisas e intensas. Mas nem remotamente como colocam por ai não. Eu diria que o IPS nesse sentido é um pouco superior. Vc sobe a saturação no TN e tem algo similar, embora menos preciso e menos brilhante. Isso num TN velho de guerra que é monitor/TV.

Agora fiquei muito curioso pra testar um painel TN moderno de 144Hz contra esse IPS que eu tenho de 144Hz. Eu tenho lá minhas duvidas, acho que o TN deve entregar um resultado melhor, pois esse negócio de IPS Glow é irritante pra caramba, atrapalha DEMAIS a qualidade da imagem e imersão de certos conteúdos.

Então, assim, essa coisa de dizer que angulo de visão do IPS é melhor não funcionou pro meu caso não. Pq de frente pro monitor, o TN tem angulo bem melhor, com defasagem bem menor de cor. O contraste que muda além do esperado, mas se distanciar um cadinho mais (27 polegadas não é pequeno), resolve.
 
Última edição:
Olha, definitivamente TN não é essa porcaria que tentam passar não. Estou com meu monitor antigo no trabalho aqui. Um Samsung 27", modelo bem antigo. 60Hz e tal. Comparo com o Gigabyte M27F.

IPS Glow é bastante incômodo e um problema grave na tecnologia IPS. O Samsung não tem esse problema. Qualquer ângulo utilizável, o preto se mantém idêntico, não fica aquela aura esquisita nas bordas ou em alguns locais a depender do ângulo de visão.

Quanto as cores, de fato são mais precisas e intensas. Mas nem remotamente como colocam por ai não. Eu diria que o IPS nesse sentido é um pouco superior. Vc sobe a saturação no TN e tem algo similar, embora menos preciso e menos brilhante. Isso num TN velho de guerra que é monitor/TV.

Agora fiquei muito curioso pra testar um painel TN moderno de 144Hz contra esse IPS que eu tenho de 144Hz. Eu tenho lá minhas duvidas, acho que o TN deve entregar um resultado melhor, pois esse negócio de IPS Glow é irritante pra caramba, atrapalha DEMAIS a qualidade da imagem e imersão de certos conteúdos.

Então, assim, essa coisa de dizer que angulo de visão do IPS é melhor não funcionou pro meu caso não. Pq de frente pro monitor, o TN tem angulo bem melhor, com defasagem bem menor de cor. O contraste que muda além do esperado, mas se distanciar um cadinho mais (27 polegadas não é pequeno), resolve.
Tem certeza que seu Samsung é TN? Pois sendo monitor/TV a Samsung sempre fez, ao menos as TVs, com painel VA.

Digo isso pq se tem uma coisa que TN NÃO TEM é ângulo de visão, muito menos contra um IPS.
Pra ilustrar, foto minha, na esquerda meu notebook antigo com tela TN, na direita o novo com tela IPS:
DSc61g2.jpg

iCxU5go.jpg


Se reparar na foto olhando de frente a tela TN já começa a ficar com o preto "cinza" na lateral esquerda da tela, nas árvores que tem ali.
 
Olha, definitivamente TN não é essa porcaria que tentam passar não. Estou com meu monitor antigo no trabalho aqui. Um Samsung 27", modelo bem antigo. 60Hz e tal. Comparo com o Gigabyte M27F.

IPS Glow é bastante incômodo e um problema grave na tecnologia IPS. O Samsung não tem esse problema. Qualquer ângulo utilizável, o preto se mantém idêntico, não fica aquela aura esquisita nas bordas ou em alguns locais a depender do ângulo de visão.

Quanto as cores, de fato são mais precisas e intensas. Mas nem remotamente como colocam por ai não. Eu diria que o IPS nesse sentido é um pouco superior. Vc sobe a saturação no TN e tem algo similar, embora menos preciso e menos brilhante. Isso num TN velho de guerra que é monitor/TV.

Agora fiquei muito curioso pra testar um painel TN moderno de 144Hz contra esse IPS que eu tenho de 144Hz. Eu tenho lá minhas duvidas, acho que o TN deve entregar um resultado melhor, pois esse negócio de IPS Glow é irritante pra caramba, atrapalha DEMAIS a qualidade da imagem e imersão de certos conteúdos.

Então, assim, essa coisa de dizer que angulo de visão do IPS é melhor não funcionou pro meu caso não. Pq de frente pro monitor, o TN tem angulo bem melhor, com defasagem bem menor de cor. O contraste que muda além do esperado, mas se distanciar um cadinho mais (27 polegadas não é pequeno), resolve.
Com certeza o monitor que você está usando não é TN, é só olhar de baixo pra cima, se as cores ficarem negativas, é TN. Ou o painel IPS que você pegou é bem miserável...
 
Post errado.
 
Galera, estava em busca do Odyssey G7 mas não encontro em promoção em nenhum local, alguém tem indicação, para que consiga pegar promoção+cupom+cashback ?
 
É galera tah complicado nada do q1a voltar. Alguém tem o VP249QGR ou VG279Q? em relação a qualidade imagem, overdrive... tem muitas diferença entre esses dois monitores? sobre o 27" tenho medo de pegar e achar muito pixelado... Alguém saberia me informar o melhor custo x beneficio que anda tendo em 24", 27" full hd? qhd tava querendo o q1a mas tah complicado, tem muitos va mas tenho medo de não gostar...
 
Monitor Gamer Gigabyte 27´, QHD, HDMI/Displayport, 170Hz, 0.5 ms, Altura e Angula Ajustável - KVM - M27Q-SA
R$ 2.899,90

Obs: Esse monitor tem o padrão de pixel BGR (ao invés do RGB) e algumas reclamações sobre a leitura de textos nesse padrão.

 
Poderiam tirar uma dúvida sobre essa geração?

Atuais paineis IPS 27/32 1440p ~165hz como o M32Q, PG329Q, FI27Q-X, etc.

Segundo as especificações é DisplayPort 1.2, sendo que por hardware o DP 1.2 não suporta HDR.

Esses monitores funcionam em HDR somente via HDMI a 100hz ou funciona na resolução e refresh nativos com HDR pelo DisplayPort? Seria uma implementação de HDR via DP 1.2 por software?

Estou pensando em talvez pegar um M32Q ou esperar um pouco e pegar um PG279QM quando chegar por aqui, se não custar os olhos da cara.
 
Poderiam tirar uma dúvida sobre essa geração?

Atuais paineis IPS 27/32 1440p ~165hz como o M32Q, PG329Q, FI27Q-X, etc.

Segundo as especificações é DisplayPort 1.2, sendo que por hardware o DP 1.2 não suporta HDR.

Esses monitores funcionam em HDR somente via HDMI a 100hz ou funciona na resolução e refresh nativos com HDR pelo DisplayPort? Seria uma implementação de HDR via DP 1.2 por software?

Estou pensando em talvez pegar um M32Q ou esperar um pouco e pegar um PG279QM quando chegar por aqui, se não custar os olhos da cara.

Parece que não é consenso afirmar que DP 1.2 não suporta HDR - ou melhor: a confusão pode estar ainda na nomenclatura DP 1.2. O padrão do HDR pede 10bits de cor, e é isso que carrega mais a banda juntamente com a frequência utilizada. Monitores 1440p com DP1.2 em 10bits normalmente ficam limitados a 120Hz por conta da largura de banda da porta. E nessa frequência o HDR é ativado dentro das specs de cor.

Do wikipedia: "some manufacturers may choose to label these as "DP 1.2" devices despite their support for DP 1.4 HDR extensions.[51] As a result, DisplayPort "version numbers" should not be used as an indicator of HDR support. "
 
Alguém já teve o VG27WQ1B e o VG27AQL1A? Se sim o que poderia me dizer sobre ambos? tipo uma comparação entre eles. Seguinte o VG27WQ1B esteve por 2069 porém ele subiu de valor, a minha dúvida é ele é muito ruim em comparação ao VG27AQL1A? acha que valeria a pena pegar ele?
 
Galera ja tenho aqui um bluecase BM279GW QHD, 0 problemas com ele por aqui, nada de stuck / dead pixel, e como chegou minha mesa nova abriu espaco aqui pra colocar um segundo monitor, acham que vale a pena eu arriscar um outro bluecase 75Hz ou ir pra uma marca mais conceituada com 144Hz+ ?
Ate uns 3k o que recomendam ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo