[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

acabei de comprar um rx 7900 xtx e preciso de 2 monitores 1440p 100hz+ e os que tinha separado.....não tem no Brazil :bem: ou está um absurdo, qual vocês me recomendam? estou vendo entre, LG 27GN800, Asus TUF Gaming VG27BQ e Asus TUF Gaming VG27BQ


é....to vendo que como ocorreu com a gpu estou bem desatualizado em monitor, agora tem vários tipos ao mesmo tempo, com tec totalmente diferente?
Panel%20Type-1200X600
vai de 4K maninho, com a 7900xtx você poderia pegar um LG C2 42" ou um Aorus 32" 4K 144hz. Uma placa dessas eu estaria mirando no 4K sem sombra de dúvidas.
Se eu não me engano em 1080p e 1440p a 7900xtx é extremamente semelhante a uma 4090, sendo a margem de erro de 1% a 5%, agora, porém em 4K a 4090 consegue uma margem de 15%-20% a mais de desempenho. Porém é aquilo, se fosse pra ir em QuadHD com uma placa dessas hoje o ideal era mirar em QuadHD 240hz+ ou 4K 120hz+. Tem um monitor da asus rog super interessante de painel IPS 27" QuadHD 270hz, talvez vale apena dar uma olhada.

ASUS ROG Strix 27” 2K 270Hz IPS HDR Gaming Monitor (XG27AQM)​

Anteriormente estava disponível na Kabum, mas vira e mexe ele volta com estoque, é bom ficar ligado, uma 7900xtx é placa pra 4K 120hz+ ou QuadHD 240hz+, é onde você deve estar mirando quando possui uma placa capaz de executar QuadHD 240hz+.

Amazon product ASIN B0966ZJBQY
 
Última edição:
Isso varia de pessoa pra pessoa. Eu saí de um FHD pra um QHD, não me importaria em voltar. No meu caso, esses 1400 reais valeram mais pelo FreeSync (G-Sync compatible), é uma tecnologia sensacional, junto com refresh rate alto.

Talvez você será mais um que não voltará pra FHD, ou talvez será igual eu e não se importará tanto com resolução comparado com outras melhorias.

Sim.

Não, não fica ruim. Você só não vai ter os detalhes máximos. Com uma 3060, todos os jogos recentes possuem DLSS, que renderiza o jogo internamente numa resolução abaixo da resolução atual, então isso nem é preocupação. Não deixe de comprar um bom monitor achando que jogos vão ficar feios se não estiver usando a resolução nativa máxima pois DLSS, FSR e XeSS estão aí ficando cada vez melhores justamente pra isso.

Não dá pra responder assim, depende de muita coisa.

Não, ignore isso, você tem uma baita placa. Compre um bom monitor, não se preocupe com isso.

Não deve usar o monitor com a resolução geral abaixo da resolução nativa, aí sim você pode ter uma imagem "ruim". Se você achar tudo "pequeno", use o zoom do programa, ou tente usar a escala do windows (Ajustar escala e layout). Não sei dizer se ficaria feio, tudo depende de tudo, cada modelo/local/situação/uso vai ser diferente, e pode ser bom pra mim e ruim pra você.

O importante é pegar um bom monitor, com as tecnologias que você quer, de qualidade, o resto você ajeita conforme a necessidade.

E já que você mencionou o play (imagino ser o PS5), não é possível usar o VRR do PS5 com monitores FreeSync. O PS5 só funciona o VRR com o padrão VRR HDMI.
Quais as considerações sobre o LG 32UN500?
 
Quais as considerações sobre o LG 32UN500?
Não conheço o modelo. Você tem que avaliar o que precisa antes.

Esse daí é 31,5", 4k, mas painel VA e apenas 60Hz. Isso não é ruim, depende do seu uso ou necessidade.

Sobre qualidade do HDR só olhando algum review.
 
Não conheço o modelo. Você tem que avaliar o que precisa antes.

Esse daí é 31,5", 4k, mas painel VA e apenas 60Hz. Isso não é ruim, depende do seu uso ou necessidade.

Sobre qualidade do HDR só olhando algum review.
Eu só quero jogar mesmo, nada competitivo.
Eu possuo um LG ultra wide de 29 e gosto muito da qualidade dele. Não sou exigente e fissurado em 240hz e 1ms.

Sobre reviews, achei esse modelo (32UL500) que pelo que vi a única diferença pro 32UN500 é meia polegada.

 
Tô na expectativa de o meu chegar esse ano ainda, comprei dia 23 e a previsão era 10/01 :bem:
O seu monitor já chegou? Meu tá previsto pra quinta...
 
Eu só quero jogar mesmo, nada competitivo.
Eu possuo um LG ultra wide de 29 e gosto muito da qualidade dele. Não sou exigente e fissurado em 240hz e 1ms.

Sobre reviews, achei esse modelo (32UL500) que pelo que vi a única diferença pro 32UN500 é meia polegada.

Novamente, você tem que avaliar o que quer.

Você diz que não é exigente nem fissurado, então por quê quer um monitor novo? Que tipo de jogo você joga? O que busca no monitor novo que o seu atual não tem ou faz?

Não garanto que vou saber te ajudar, mas até o momento você não forneceu informações úteis que alguém possa ajudar, só disse um modelo qualquer que você viu/escolheu sem contexto.
 
Peguei um Dell S34DWG, faz 5 dias e nada de nota fiscal emitida ainda. Como já comentaram, deve demorar mesmo para chegar.
 
Peguei um Dell S34DWG, faz 5 dias e nada de nota fiscal emitida ainda. Como já comentaram, deve demorar mesmo para chegar.
Fiz o pedido dia 22/11 e a nota fiscal só saiu dia 13/12 demora demais mesmo, se quiser o rastreio internacional vai ter que pedir com o suporte da Dell.

Aliás, meu monitor acabou de chegar :yeah:
image.png

Saindo do trabalho já vou instalar e testar o garoto.
 
Novamente, você tem que avaliar o que quer.

Você diz que não é exigente nem fissurado, então por quê quer um monitor novo? Que tipo de jogo você joga? O que busca no monitor novo que o seu atual não tem ou faz?

Não garanto que vou saber te ajudar, mas até o momento você não forneceu informações úteis que alguém possa ajudar, só disse um modelo qualquer que você viu/escolheu sem contexto.
Se você prestasse atenção no que eu escrevi, eu falei que não sou exigente e fissurado em 240hz e em tempo de resposta de 1ms, ou seja, não preciso disso em um monitor novo.

Mas deixa pra lá, meu caro. Já tive ajuda de quem realmente queria ajudar. 👍🏼
 
Galera, vcs são pirados na boa. Eu tenho um dell 27 s2721dgf que tem deadpixel (1), não faz diferença alguma. Só se eu ficar vendo tela branca e caçando por pontinhos pretos na tela. Mesmo se tivesse 10 não faria diferença. Não tem como no meio de um vídeo, jogo, etc. vc perceber isso e é certo que 99% do monitores terão, independente do mais PICA que seja. Desencanem disso. Mesma coisa os vazamentos de luz, que esse meu dell tb tem, todos ips tem. Meu note g15 que comprei a 2 semanas, tem pra caralho, para mim grandes bosta. Só percebe com o quarto apagado e a tela toda preta, hehe, pra que vou ficar vendo tela preta no notebook?

Acho que é válido a troca se, por exemplo, tiver vários deadpixel e forem no meio da tela, se vc começar a percebe-los durante alguma atividade, AI SIM !!!!, mesmo vale para vazamento de luz, mas isso não tem pq atrapalhar, é característica. Pega um painel TN que não terá, hahaha.

Eu comprei para trabalhar um aoc 24 hero, o de 144hz. por mim pode vir a vontade com dead pixel, se não me atrapalhar ficarei com ele sem problema algum.

Chegou o aoc 24 hero temido por todos ai por deadpixel. No primeiro check, zero dead ou outro tipo de imperfeição. Depois vou checar melhor só para dar um feedback para vocês, porque por mim, estou usando aqui no trabalho de boaççça !!! (devolver somente se aparecer riscos na tela, não ligar mais, a tela trincar sozinha, despedaçar a carcaça, quebrar o pé, etc...
 
algume poderia me dar um help? perguntei no tópico da 40xx mas não foi tão esclarecedor, montei um pc com uma 4080 e atualmente tenho uma benq 1080p 144hz, pretendo substituir ele no proximo mês porém não sei onde mirar com essa placa, estou em dúvida de um UHD 120/144hz ou ser feliz com um QHD 144/240hz, preciso necessariamente de no mínimo 120hz pois minha gamplay de baseia em 50% jogos de fps e 50% jogos onde alta taxa de atualização não seriam tão necessarias.
 
algume poderia me dar um help? perguntei no tópico da 40xx mas não foi tão esclarecedor, montei um pc com uma 4080 e atualmente tenho uma benq 1080p 144hz, pretendo substituir ele no proximo mês porém não sei onde mirar com essa placa, estou em dúvida de um UHD 120/144hz ou ser feliz com um QHD 144/240hz, preciso necessariamente de no mínimo 120hz pois minha gamplay de baseia em 50% jogos de fps e 50% jogos onde alta taxa de atualização não seriam tão necessarias.
Considerando que esses jogos 50% FPS sejam os comuns competitivos de grande nome, facilmente você consegue manter 120fps+ em 4k com a 4080. E considerando que você utilize gráficos focados em performance, isso é mais fácil ainda.

Considerando isso eu iria de 4k logo, pelo lado da performance.

Mas se tiver que escolher entre um monitor 4k ou um QHD de maior qualidade, eu prefiro qualidade de imagem, por exemplo tem uns OLED QHD chegando no mercado. E considerando um tamanho de 27"-32".

Aqui uso um QHD de 27 e acho a definição excelente, usar 4k nesse tamanho e distância minha seria desnecessário, imagino.

Por outro lado, apesar da 4090 ser a verdadeira placa "4k de verdade", chega a ser exagero 4080 pra jogar em QHD... talvez também seja mais útil pra você jogar em 240hz+ e QHD do que 4k 120hz.
 
Tem compilado em algum lugar todos os testes que devo fazer com meu monitor assim que ele chegar? Quero testar tudo enquanto tiver no prazo de arrependimento
 
Acompanhando as CES 2023 aqui, cara uma porrada de monitores OLED pra Q1e Q2 de 2023, sei que vai demorar pra chegar no BR por menos de 5k, acredito que nem vale a pena gastar muito com monitores LCD por aqui, já tão tudo ultrapassados
 
Vocês sabem dizer se posso acionar a garantia por causa de DSE (Dirty Screen Effect) ?
Comprei um monitor da Samsung e percebi isso em imagens bem voltadas pro cinza como discord, será se dá pra adicionar a garantia por causa disso?
 
Considerando que esses jogos 50% FPS sejam os comuns competitivos de grande nome, facilmente você consegue manter 120fps+ em 4k com a 4080. E considerando que você utilize gráficos focados em performance, isso é mais fácil ainda.

Considerando isso eu iria de 4k logo, pelo lado da performance.

Mas se tiver que escolher entre um monitor 4k ou um QHD de maior qualidade, eu prefiro qualidade de imagem, por exemplo tem uns OLED QHD chegando no mercado. E considerando um tamanho de 27"-32".

Aqui uso um QHD de 27 e acho a definição excelente, usar 4k nesse tamanho e distância minha seria desnecessário, imagino.

Por outro lado, apesar da 4090 ser a verdadeira placa "4k de verdade", chega a ser exagero 4080 pra jogar em QHD... talvez também seja mais útil pra você jogar em 240hz+ e QHD do que 4k 120hz.
verdade, esqueci de citar que não pretendo pegar um monitor muito maior que um 32', nesse caso acho que vou procurar algum QHD oled mesmo.
 
Vocês sabem dizer se posso acionar a garantia por causa de DSE (Dirty Screen Effect) ?
Comprei um monitor da Samsung e percebi isso em imagens bem voltadas pro cinza como discord, será se dá pra adicionar a garantia por causa disso?
Acho que não, mas se estiver dentro dos 7 dias do recebimento pode devolver por arrependimento sem custo algum. Também não custa entrar em contato com a samsung se já tiver passado do prazo.
verdade, esqueci de citar que não pretendo pegar um monitor muito maior que um 32', nesse caso acho que vou procurar algum QHD oled mesmo.
Então, pra quem tá buscando essa performance em jogos igual você, acho realmente que mais Hz seja melhor do que mais resolução (sem cair pra Full HD). Com uma 4080 imagino que você tenha um processador mais do que capaz de entregar a performance pra alcançar 240fps nesses jogos.

Juntando isso com uma qualidade de imagem melhor, acho que seria melhor esse conjunto do que um 4K "qualquer", principalmente se for pegar um OLED mesmo que deve ser incrível. 4K nesse tamanho acho que é mais útil pra artistas, editores, profissionais, junto com uma tela calibrada das cores e tal, não vejo vantagem para jogos.
 
Alguém aqui tem esse monitor da acer? Sabe dizer se a qualidade da imagem é boa?

4k pra 28" eh meio inutil, pra mim
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acompanhando as CES 2023 aqui, cara uma porrada de monitores OLED pra Q1e Q2 de 2023, sei que vai demorar pra chegar no BR por menos de 5k, acredito que nem vale a pena gastar muito com monitores LCD por aqui, já tão tudo ultrapassados
Foda q por 5k nem compensa pegar um monitor até 30" com as lg oled no mercado por isso
 
4k pra 28" eh meio inutil, pra mim
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Foda q por 5k nem compensa pegar um monitor até 30" com as lg oled no mercado por isso
Isso, pagar mais caro que uma LG C2 é foda, para ver como os preços são distorcidos, a LG mesmo apresentou dois monitores OLED um de 27" outro de 45", vou esperar pra ver se aparece por aqui
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo