Guia de mineração

Galera, vocês usam nobreak na rig de vocês?
Tenho 2 pc's com 2 placas cada um, dá uns 1100w no total contando uso dos dois pc's + monitores e rede 220v.
Tava pensando em colocar um nobreak pra evitar os apagões que tem acontecido muito por aqui.
Qual comprar? Marca, senoidal ou não... não entendo de nobreak kkk
As fontes são de boa qualidade e estão sobrando nos dois pc's.
Segue a orientação do @NeeDX , se quiser pegar, mas, um nobreak não deveria ter a função de manter tudo ligado até voltar a energia, na minha opinião, a unica função de um nobreak seria desligar o equipamento com segurança...

Até pq se o apagão é geral, tem que ver se tua internet continua funcionando, vamos supor que more em um prédio, geralmente alguns servidores tem uma especie de "central" pra distribuir dentro do prédio, se ficar sem luz, ja era...
 
Só quero avisar que a minha rig vai ficar "suja" até começar a chover aqui onde eu moro. Creio que daqui uns 15 a 20 dias começa a chover regularmente. Esse tempo de poeira pra manter a rig limpa só se deixar no AC 24 horas direto com a porta fechada, fora isso vc limpa e em menos de 5 dias já tem poeira de novo :rip:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Outra coisa..alguém sabe como ta a questão de ganhar uma chave do BF 6 pra quem ta comprando placa da série 3? Tem como resgatar mesmo?
 
Última edição:
Então vai fundo hehe, se for para usar com o Lucro show! os modelos da Palit não é recomendado trocar os termalpad do lado de dentro da GPU nem os delas, pois o tamanho é 1.5mm, porem pode trocar os do black plate de boa
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Tem que ser senoidal, e usar modelos Mono 220v não compra Bivolt pelo amor de cristo! :megusta:
Segue um modelo:

À vista R$ 2.787,70

Muito obrigado amigo, era justamente isso que eu queria saber, qual tipo/modelo.
Meio salgado, mas acho que vale a pena a proteção.

Segue a orientação do @NeeDX , se quiser pegar, mas, um nobreak não deveria ter a função de manter tudo ligado até voltar a energia, na minha opinião, a unica função de um nobreak seria desligar o equipamento com segurança...

Até pq se o apagão é geral, tem que ver se tua internet continua funcionando, vamos supor que more em um prédio, geralmente alguns servidores tem uma especie de "central" pra distribuir dentro do prédio, se ficar sem luz, ja era...

Aqui é casa e não sei se corta o acesso, quando usava ADSL da Oi não cortava atualmente é uma fibra local então acho que dificilmente eles mantenham o acesso, mas independente disso quero apenas poder desligar as máquinas com segurança mesmo.
Fazer um script caso fique internet mandar o comando de desligar, pra ir tudo do modo certo, algo do tipo.
Prefiro perder algumas horas de mineração do que as placas, fora que quando em uso é o tempo de salvar uma planilha ou o que for.
 
  • Curtir
Reações: RAE
Olha o dólar subindo novamente...
 
Pra quem ta sentado, só olhando as placas de vídeo rodando e iluminando a salinha, recomendo dar uma olhada:

 
Olha o dólar subindo novamente...
Deve ser por causa do aumento do iof na canetada na cara dura pra bancar algo que poucos percebem😜
 
Voltando pra questão dos fans em 100%, tudo bem, a vida útil deles ainda é longa, mas as vezes, defeitos, ou as condições do local, diminuem a vida útil...

Vamos supor que o fan vai morrer com X rotações, ele vai chegar nesse número muito mais rápido com 100% do que 70%...

E o problema não é o fan morrer, o problema é ele morrer e a placa continuar rodando...

Então, na minha opinião, fan em 100% só se não tiver outra solução, e geralmente tem
Rsrs, chega ser cônico esse negócio de "ventoinha" morrer, creio que todos aqui pelos menos a maioria tem uma fan molex, que não controla velocidade, ou até mesmo uma fonte antiga, onde tbm não tem um controlador, aí eu pergunto para essa maioria, em quantos anos essa "ventoinha" estragou ? Ou a quantos anos está rodando ?

Agora em questão de parar de funcionar, creio que o mínimo para iniciar na mineração, é ler sobre watchdog, seja ela no hiveOS ou no próprio minerador.

Mas resumindo, se vocês "acham" prejudicial usar fan em 100%, não usem, mas ficar dizendo que isso irá prejudicar os outros, é completamente desnecessário, pois temos toda certeza que uma alta temperatura, irá te dar muito mais dor de cabeça futuramente do que uma simples ventoinha.
 
Só quero avisar que a minha rig vai ficar "suja" até começar a chover aqui onde eu moro. Creio que daqui uns 15 a 20 dias começa a chover regularmente. Esse tempo de poeira pra manter a rig limpa só se deixar no AC 24 horas direto com a porta fechada, fora isso vc limpa e em menos de 5 dias já tem poeira de novo :rip:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Outra coisa..alguém sabe como ta a questão de ganhar uma chave do BF 6 pra quem ta comprando placa da série 3? Tem como resgatar mesmo?

Pelo que vi, só vão dar key do BF2042 pra quem comprar as RTX30XX mais caras (acho que 3070 e 3080, e suas Ti's), e SÓ pra compras junto com PCs ou Notebooks, não pra placas avulsas.
 
Rsrs, chega ser cônico esse negócio de "ventoinha" morrer, creio que todos aqui pelos menos a maioria tem uma fan molex, que não controla velocidade, ou até mesmo uma fonte antiga, onde tbm não tem um controlador, aí eu pergunto para essa maioria, em quantos anos essa "ventoinha" estragou ? Ou a quantos anos está rodando ?

Agora em questão de parar de funcionar, creio que o mínimo para iniciar na mineração, é ler sobre watchdog, seja ela no hiveOS ou no próprio minerador.

Mas resumindo, se vocês "acham" prejudicial usar fan em 100%, não usem, mas ficar dizendo que isso irá prejudicar os outros, é completamente desnecessário, pois temos toda certeza que uma alta temperatura, irá te dar muito mais dor de cabeça futuramente do que uma simples ventoinha.

Fora o watchdog ou qualquer outro monitoramento por software a tecnologia de proteção no próprio hardware das placas não esta escrito não é um simples parar de funcionar dos fans que vai queimar o equipamento.
 
Rsrs, chega ser cônico esse negócio de "ventoinha" morrer, creio que todos aqui pelos menos a maioria tem uma fan molex, que não controla velocidade, ou até mesmo uma fonte antiga, onde tbm não tem um controlador, aí eu pergunto para essa maioria, em quantos anos essa "ventoinha" estragou ? Ou a quantos anos está rodando ?

Agora em questão de parar de funcionar, creio que o mínimo para iniciar na mineração, é ler sobre watchdog, seja ela no hiveOS ou no próprio minerador.

Mas resumindo, se vocês "acham" prejudicial usar fan em 100%, não usem, mas ficar dizendo que isso irá prejudicar os outros, é completamente desnecessário, pois temos toda certeza que uma alta temperatura, irá te dar muito mais dor de cabeça futuramente do que uma simples ventoinha.

Mais um que não entendeu... Em nenhum momento falei que é "prejudicial"... Só que prefiro manter as temperaturas baixas, com eles a 70%, do que 100%... Jamais diria pra poupar os fans pra sacrificar as temperaturas...

As vezes é só mudar a posição de uma placa na rig, mudar a posição da rig na sala, enfim, ajustes simples, que podem reduzir a temperatura o suficiente pra não usar 100% dos fans.
 
Sim, eu sei, tbm vi a live. Mas dentro do contexto no qual eu inseri o assunto, vc preferia comprar uma placa de segunda mão que tivesse ventoinhas o tempo todo a 100% ou em condições normais?
Se estiver comprando placa de segunda mão já seria um erro (se for de mineração), pois infelizmente não sabemos a temperatura em que ela rodava, overclock, etc, mas sinceramente? Se o cara me disser que usava em 100% as fans, já sei que ele tinha uma preocupação com a temperatura, pois a maioria dos mineradores, mineram em seus quartos, querendo o "extremo" silêncio, e isso usando fans em 30 a 70%, ocasionando temperaturas acima de 60° graus. Aí eu que te pergunto, prefere uma placa que rode a 40, no máximo 50 graus com fans a 100%, ou uma placa que rodava no mínimo em 60 graus com 70% de fan?
 
tentei colocar essa config na minha galax mas não sai de 60mhs
Estranho, ele fica 1035 coreclock e 8100MHz na memória? Mesmo? Se tiver dando vídeo ele cai, se deixar sem mexer que bate 62MH/s+
 
Uma galera q n entende nada de informática e eletrônica tá metendo o loco na mineração, vgas minerando sem OC/UV, frequencia de mem na pqp, temps altíssimas, fans a 100% o tempo todo.

Tenho dó de quem precisar comprar vga proveniente de minerador, vai ser uma roleta russa.
O assunto dos fans começou assim, me digam, sinceramente, é seguro manter as placas com " temps altíssimas, fans a 100% o tempo todo"?

Não é melhor ter uma folga de 10, 20, 30% pra aumentar a velocidade dos fans, em caso de as temperaturas subirem?

Eu realmente estou entendendo algo errado?

Se o fan está a 100% no inverno, no verão vai fazer oq? Overclock na velocidade? Rodar a 120%?
 
Passando aqui pra comentar que a Gigabyte acertou demais no projeto da 3080 TI Gaming OC. As memórias ficam muito mais frias, em torno de 20º, do que o modelo Vision. Acabei fazendo essa troca e não me arrependo nem um pouco. Já tinha comprado os thermalpads para fazer a substituição, mas que bom que não vou precisar deles.
 
O assunto dos fans começou assim, me digam, sinceramente, é seguro manter as placas com " temps altíssimas, fans a 100% o tempo todo"?

Não é melhor ter uma folga de 10, 20, 30% pra aumentar a velocidade dos fans, em caso de as temperaturas subirem?

Eu realmente estou entendendo algo errado?

Se o fan está a 100% no inverno, no verão vai fazer oq? Overclock na velocidade? Rodar a 120%?
Aqui eu deixo um alvo de temperatura para as placas, 50~60º e reajusto a velocidade dos fans de acordo


Não faz sentido rodar 100% os fans no inverno, desgaste desnecessário.
 
  • Curtir
Reações: RAE
Muito obrigado amigo, era justamente isso que eu queria saber, qual tipo/modelo.
Meio salgado, mas acho que vale a pena a proteção.



Aqui é casa e não sei se corta o acesso, quando usava ADSL da Oi não cortava atualmente é uma fibra local então acho que dificilmente eles mantenham o acesso, mas independente disso quero apenas poder desligar as máquinas com segurança mesmo.
Fazer um script caso fique internet mandar o comando de desligar, pra ir tudo do modo certo, algo do tipo.
Prefiro perder algumas horas de mineração do que as placas, fora que quando em uso é o tempo de salvar uma planilha ou o que for.
Projeta esse esquema abaixo:

1 - Disjuntou com DPS + DR no quadro geral.
2 - Tomada inteligente ligada direto na tomada.
4 - Nobreak ligado na tomada que esta ligada na tomada inteligente.

Ativa na tomada inteligente o recurso, caso luz cair a tomada volta desligada!
Fazendo isso só com o acionamento no app do celular vai energizar o nobreak, depois a rig vai religar automático.

Quando faltar luz o nobreak vai te avisar por app, os bons tem isso, dai vc desliga a rig pelo app do nobreak, e depois só monitora a tomada inteligente, quando a luz voltar estável.
Religa a tomada inteligente pelo app movel, e depois religa o nobreak pelo app do mesmo !
 
Passando aqui pra comentar que a Gigabyte acertou demais no projeto da 3080 TI Gaming OC. As memórias ficam muito mais frias, em torno de 20º, do que o modelo Vision. Acabei fazendo essa troca e não me arrependo nem um pouco. Já tinha comprado os thermalpads para fazer a substituição, mas que bom que não vou precisar deles.
Cuidado com esse comentário que pode prejudicar uma pessoa desinformada..
Isso de um modelo ser melhor que o outro não é regra.. Eu mesmo tenho 1 3080ti Vision e outra 3080ti Gaming OC e a Vision deixa a Gaming OC no chinelo em questão de temperaturas e rendimento para mineração.
 
O assunto dos fans começou assim, me digam, sinceramente, é seguro manter as placas com " temps altíssimas, fans a 100% o tempo todo"?

Não é melhor ter uma folga de 10, 20, 30% pra aumentar a velocidade dos fans, em caso de as temperaturas subirem?

Eu realmente estou entendendo algo errado?

Se

Aqui eu deixo um alvo de temperatura para as placas, 50~60º e reajusto a velocidade dos fans de acordo


Não faz sentido rodar 100% os fans no inverno, desgaste desnecessário.
Eu tbm, faço a mesma coisa, como minhas rigs fica em um ambiente controlado por ac, deixo o target em 40°C.

Mais um ponto, em momento algum disse para todos usarem fans em 100%, e sim refutei um colega que "mencionou" quem usa fan nessa rotação como leigo, ou irresponsável.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Adiciono mais uma informação relevante a está questão, para quem tem problemas na oscilação de hash's por conta da temperatura, pois ao longo do dia, a temperatura ambiente muda constantemente, isso impacta diretamente nas temps das placas, em alguns modelos, fazem hash cair ou aumentar, tenho uma dica super importante sobre isso, o famoso "AGENDAMENTO" disponível no hiveOS de forma simples e eficaz, no Windows, é um pouco mais complicado, mas disponível via MSI afterburner + Agendamento (do próprio Windows) ou vários .bats com configurações distintas + Agendamento do Windows.
 
Última edição:
O assunto dos fans começou assim, me digam, sinceramente, é seguro manter as placas com " temps altíssimas, fans a 100% o tempo todo"?

Não é melhor ter uma folga de 10, 20, 30% pra aumentar a velocidade dos fans, em caso de as temperaturas subirem?

Eu realmente estou entendendo algo errado?

Se o fan está a 100% no inverno, no verão vai fazer oq? Overclock na velocidade? Rodar a 120%?

Se o fan está a 100% no inverno e as temps continuam altas vc vai precisar de um ar condicionado.
 
Projeta esse esquema abaixo:

1 - Disjuntou com DPS + DR no quadro geral.
2 - Tomada inteligente ligada direto na tomada.
4 - Nobreak ligado na tomada que esta ligada na tomada inteligente.

Ativa na tomada inteligente o recurso, caso luz cair a tomada volta desligada!
Fazendo isso só com o acionamento no app do celular vai energizar o nobreak, depois a rig vai religar automático.

Quando faltar luz o nobreak vai te avisar por app, os bons tem isso, dai vc desliga a rig pelo app do nobreak, e depois só monitora a tomada inteligente, quando a luz voltar estável.
Religa a tomada inteligente pelo app movel, e depois religa o nobreak pelo app do mesmo !
Boa, to anotando tudo aqui pra ver como vou montar o esquema.
Valeu!
 
4 - Nobreak ligado na tomada que esta ligada na tomada inteligente.

Vejo muita gente aqui usando essas tomadas inteligentes e alguns com problemas, muitas vezes por sobrecarga.
Nesse esquema, não seria mais interessante/seguro usar um sonoff (30a~36a) ao invés de uma dessas tomadas inteligentes de 100pilas?
 
Cuidado com esse comentário que pode prejudicar uma pessoa desinformada..
Isso de um modelo ser melhor que o outro não é regra.. Eu mesmo tenho 1 3080ti Vision e outra 3080ti Gaming OC e a Vision deixa a Gaming OC no chinelo em questão de temperaturas e rendimento para mineração.

Estou falando de acordo com a minha experiência de uso e até relato de outros usuários, que informaram temperaturas altas nas memórias da Vision, questão resolvida apenas com a troca dos thermalpads. Na verdade, esse é o primeiro comentário que eu vejo dizendo o contrário sobre os modelos. Quais as temperaturas que você obtém nas suas placas?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo