Guia de mineração

Falando em WatchDog, vou dar uma contribuição pra quem minera no Windows, sem Minerstat ou HiveOS.

Eu já uso há um tempo o HWINFO64 pra mostrar as temperaturas, deixo uma caixinha no tray (do lado do relógio) mostrando as temperaturas de HotSpot das placas. Porém, tinha a necessidade de algum tipo de alarme por e-mail, pra quando eu estou fora, ou pro PC2 que eu não fico direto. O HWINFO64 tem várias ferramentas, tem até alarme sonoro caso a temperatura ultrapasse o valor definido, mas não tem opção nativa de avisar por e-mail.

Depois de pesquisar, descobri uma maneira de disparar um e-mail caso um alarme seja ativado, usando a funcionalidade do HWINFO64 de chamar um programa, e um programa de MailSend por linha de comando.

Seguem abaixo os passos com telas:

1. Baixe o programa MailSend: https://github.com/muquit/mailsend/releases/tag/1.19

2. Na pasta do executável (no meu caso, eu renomeei para mailsend119.exe), crie um arquivo de texto, com extensão .bat

3. Segue um exemplo do conteúdo do arquivo .bat, usando uma conta do Gmail para enviar e-mails:
.\mailsend119.exe -smtp smtp.gmail.com -port 587 -t email_destino@gmail.com -f email_origem@gmail.com -sub ASSUNTO_EMAIL -user email_origem@gmail.com -pass senha_email_origem -starttls -auth-login -q -M TEXTO_DO_CORPO_DO_EMAIL

Obs.: eu não usei espaços nos textos pra evitar problemas, mas acho que se quiser usar espaços no Assunto e no Corpo, tem que colocar entre "aspas".


4. Abra o HWINFO64 (eu abro apenas a opção de sensores), clique com o botão direito no sensor de Hot Spot da sua GPU (vai estar com outro nome, eu renomeei o meu), e clique em Alert settings...

2021-09-17-3212-11h16.png



5. Marque a caixinha Enable Alerting, marque a caixinha If value >=, defina o valor de temperatura de alerta, marque a caixinha Run a Program, e clique na caixa cinza pra selecionar o Programa

2021-09-17-3213-11h22.png



6. Altere o tipo para Batch files *.BAT, selecione o arquivo .bat criado anteriormente (no meu caso, eu coloquei o executável e o .bat na mesma pasta do HWINFO64), e clique em Abrir

2021-09-17-3214-11h24.png



7. Clique em OK. Pronto, seu alerta está configurado. Se quiser pode executar o arquivo .bat manualmente pra testar se o envio de e-mails está funcionando. Existe também a opção de executar o .exe e passar os argumentos do MailSend ali no campo Arguments.

Importante: se usar o Gmail, precisa abrir ele no navegador, acessar as Configurações de Segurança (clique no ícone com sua carinha, ou com a letra inicial do e-mail no lado direito > Gerenciar sua Conta do Google > Segurança > Acesso a app menos seguro > Ativar. Recomendável criar uma conta só pra isso.
 
Cuidado com esse comentário que pode prejudicar uma pessoa desinformada..
Isso de um modelo ser melhor que o outro não é regra.. Eu mesmo tenho 1 3080ti Vision e outra 3080ti Gaming OC e a Vision deixa a Gaming OC no chinelo em questão de temperaturas e rendimento para mineração.

Tem certeza amigo? Todas as Vision que eu vi até agora a temperatura da memória é horrível e só resolvem trocando os Thermal Pads mesmo, tanto que é impossível minerar ETH com ela, sem essa troca da Thermal Throttle direto, a minha aqui só no Ergo é de 90~96º.

Como estão as temperaturas das memórias da sua?
 
Vision pra ETH só trocando os thermal pad. Já a gaming OC (as últimas) são top e n precisa!
Isso to falando em relação o modelo 3080 sem LHR..as Ti n sei falar pq n tenho.
 
HiveOs não cobra nada pra quem tem até 4 rigs, eu tenho 2 aqui ativas na minha farm minerando ETH no flexpool e nao pago nada.

No passado tinha que pagar, mas mudaram as regras pra poder beneficiar os mineradores menores

Minerstat tbm é bacana, uso ele no meu PC que tem windows pra gerenciar o miner
E eu minerei uns $50 pro endereço do hive devem fazer uns 15 dias... Não percebi que tinham mudado a política 🤦🤦
 
Tem certeza amigo? Todas as Vision que eu vi até agora a temperatura da memória é horrível e só resolvem trocando os Thermal Pads mesmo, tanto que é impossível minerar ETH com ela, sem essa troca da Thermal Throttle direto, a minha aqui só no Ergo é de 90~96º.

Como estão as temperaturas das memórias da sua?
Obviamente que depende demais da temperatura do ambiente. EDIT: Placas instaladas em suporte de mesa, não está em rig. Estão bem separadas e isoladas, não estão recebendo calor de uma placa colada como em uma rig.
Hoje em SP está 21 °C mais ou menos, temps de memória respectivamente me Ergo:
Giga Gaming OC = 88
Vision = 84

Ambas com mesmo tunning. Meu lote foi aquele da pichau, quando saiu por 8.4k e 8.8k se não me engano.
 
Perderam a linha e sanidade, virou ROI de 20 meses 😂
20 meses já nem é investidor e sim casamento ou torcedor tá loko, melhor pegar essa grana e comprar logo BTC do que 20 meses para começar a dar lucro SUPERFATURAMENTO

Não, na verdade as cryptos é que deixaram as pessoas mal acostumadas a acharem ROI de 20 meses um longo tempo.

Faça qualquer outro investimento aí e veja se vai ter recuperado todo ele de volta em 20 meses.

Aliás esses cálculos não fazem muito sentido a longo prazo, é um mercado tão novo e volátil que literalmente qualquer coisa pode acontecer.

Eu me planejei para 6 meses, e mesmo assim nada garante que o ETH não vai voltar pra $300 daqui a um mês.

Só não compro direto as moedas porque acho mais arriscado, visto que pelo menos teremos um hardware valioso caso as moedas caiam.

E também porque fui comprando GPUs conforme ia minerando ETH e vendendo, não teria capital pra comprar tudo de cara.
 
Não, na verdade as cryptos é que deixaram as pessoas mal acostumadas a acharem ROI de 20 meses um longo tempo.

Faça qualquer outro investimento aí e veja se vai ter recuperado todo ele de volta em 20 meses.

Aliás esses cálculos não fazem muito sentido a longo prazo, é um mercado tão novo e volátil que literalmente qualquer coisa pode acontecer.

Eu me planejei para 6 meses, e mesmo assim nada garante que o ETH não vai voltar pra $300 daqui a um mês.

Só não compro direto as moedas porque acho mais arriscado, visto que pelo menos teremos um hardware valioso caso as moedas caiam.

E também porque fui comprando GPUs conforme ia minerando ETH e vendendo, não teria capital pra comprar tudo de cara.
O problema é que a tendencia das criptos é ter 1 ano / 1 ano e meio de alta, seguido de 3 anos de baixa. Nos anos de baixa o rendimento cai mais de 50%.

Logo se calcular o ROI para 20 meses com dados dessa alta, na realidade será uns 36 meses ou mais porque se seguir a tendencia histórica, a partir da metade de 2022 teremos baixa até meados de 2024.
 
Obviamente que depende demais da temperatura do ambiente. EDIT: Placas instaladas em suporte de mesa, não está em rig. Estão bem separadas e isoladas, não estão recebendo calor de uma placa colada como em uma rig.
Hoje em SP está 21 °C mais ou menos, temps de memória respectivamente me Ergo:
Giga Gaming OC = 88
Vision = 84

Ambas com mesmo tunning. Meu lote foi aquele da pichau, quando saiu por 8.4k e 8.8k se não me engano.
Então na verdade eu acho que você pegou uma Vision premiada, com thermalpads de boa qualidade, pq todos que haviam se manifestado aqui no fórum sobre esse modelo tinham reclamado da temperatura das memórias. A Gaming OC, pelo contrário, não teve nenhum reclamação. Não duvido que tenha algumas unidades da Vision com bons thermalpads, inclusive, no vídeo do Miguel Wilbert onde ele desmonta esse modelo, dá pra perceber thermalpads pretos em cima das memórias, sendo que os da minha placa eram cinza. Pela amostragem de casos aqui no fórum eu não estou errado em recomendar a Gaming OC em detrimento da Vision, vez que esta última claramente tem unidades com pior desempenho térmico das memórias (aqui a Gaming OC fica com 76º enquanto a Vision batia 98º). Ps: comprei as duas placas na promoção da Pichau, assim como você.
 
Última edição:
Vejo muita gente aqui usando essas tomadas inteligentes e alguns com problemas, muitas vezes por sobrecarga.
Nesse esquema, não seria mais interessante/seguro usar um sonoff (30a~36a) ao invés de uma dessas tomadas inteligentes de 100pilas?

Estou querendo trocar a tomada positivo 16A por uma parada dessas, mas não manjo muito. Poderiam me indicar com links?

Minha rig tá consumindo cerca de 2000w 10a. Circuito de 220v aterrado.
 
Estou querendo trocar a tomada positivo 16A por uma parada dessas, mas não manjo muito. Poderiam me indicar com links?

Minha rig tá consumindo cerca de 2000w 10a. Circuito de 220v aterrado.
Pega uma Sonof Pow, bem melhor que a positivo.. abre a sua tomada e coloca a sonof pow dentro e ja era!
 
As Vision OC que possuo aqui tem a temp igual ou melhor que das Gaming Ocs tbm.
 
Não, na verdade as cryptos é que deixaram as pessoas mal acostumadas a acharem ROI de 20 meses um longo tempo.

Faça qualquer outro investimento aí e veja se vai ter recuperado todo ele de volta em 20 meses.

Aliás esses cálculos não fazem muito sentido a longo prazo, é um mercado tão novo e volátil que literalmente qualquer coisa pode acontecer.

Eu me planejei para 6 meses, e mesmo assim nada garante que o ETH não vai voltar pra $300 daqui a um mês.

Só não compro direto as moedas porque acho mais arriscado, visto que pelo menos teremos um hardware valioso caso as moedas caiam.

E também porque fui comprando GPUs conforme ia minerando ETH e vendendo, não teria capital pra comprar tudo de cara.

Concordo com o amigo acima, qualquer ROI de 95% dos negocios é dai pra cima.. Nós somos mal acostumados e choramos de barriga cheia.
 
As Vision OC que possuo aqui tem a temp igual ou melhor que das Gaming Ocs tbm.

No modelo 3080 TI? Tem que ver de quanto é esse melhor. Pq no meu caso, com relação à temperatura das memórias, foi melhor 22º, uma vantagem absurda para a Gaming OC. No post do outro colega, a Vision OC saiu-se melhor 4 graus do que a Gaming OC. Se fosse pra apostar em uma das duas, eu iria na Gaming OC. A não ser que a pessoa não se importe em trocar os thermalpads da Vision caso pegue uma unidade "ruim", pq daí elas ficam equivalentes. Tipo, eu mesmo estava muito receoso em abrir a placa pra fazer essa troca, sendo que seria praticamente obrigatório, já que no Ergo estava batendo 98º (isso que ainda nem chegamos no verão).
 
Última edição:
Não, na verdade as cryptos é que deixaram as pessoas mal acostumadas a acharem ROI de 20 meses um longo tempo.

Faça qualquer outro investimento aí e veja se vai ter recuperado todo ele de volta em 20 meses.

Aliás esses cálculos não fazem muito sentido a longo prazo, é um mercado tão novo e volátil que literalmente qualquer coisa pode acontecer.

Eu me planejei para 6 meses, e mesmo assim nada garante que o ETH não vai voltar pra $300 daqui a um mês.

Só não compro direto as moedas porque acho mais arriscado, visto que pelo menos teremos um hardware valioso caso as moedas caiam.

E também porque fui comprando GPUs conforme ia minerando ETH e vendendo, não teria capital pra comprar tudo de cara.

Não queria dar pitaco em algo que não participo, mas já dando: o investimento em GPUs para mineração não é algo super seguro?

Considerando que você toma cuidado com suas GPUs, há algumas com garantia que chega a 2 ou 3 anos, né? O que te impede de comprar uma e revender ainda dentro da garantia para obter o valor de revenda + a moeda minerada? Demanda pra GPU gamer vai sempre existir e sempre há procura, principalmente se ela não for nem 2 gerações antiga. Só isso já garante que você chega no ROI e ainda lucra.

Pra mim isso me parece um investimento muito seguro e muito fácil de obter ROI, algo que nenhum outro investimento consegue manter.
 
No modelo 3080 TI? Tem que ver de quanto é esse melhor. Pq no meu caso, com relação à temperatura das memórias, foi melhor 22º, uma vantagem absurda para a Gaming OC. No post do outro colega, a Vision OC saiu-se melhor 4 graus do que a Gaming OC. Se fosse pra apostar em uma das duas, eu iria na Gaming OC. A não ser que a pessoa não se importe em trocar os thermalpads da Vision caso pegue uma unidade "ruim", pq daí elas ficam equivalentes.
Temp das visions cerca de 4° melhor que a gaming OC(no core e nas memórias), placas testadas no mesmo local, cheguei a trocar os pads da gaming oc e ficou com a temp igual nas visions de fábrica, a gigabyte caprichou demais nesse lote pelo visto, segue os resultados da medição nas memórias:
temps Gaming OC: 82~84c
temps Vision: 76~78
 
Temp das visions cerca de 4° melhor que a gaming OC(no core e nas memórias), placas testadas no mesmo local, cheguei a trocar os pads da gaming oc e ficou com a temp igual nas visions de fábrica, a gigabyte caprichou demais nesse lote pelo visto, segue os resultados da medição nas memórias:
temps Gaming OC: 82~84c
temps Vision: 76~78

Interessante. Mas ainda assim a Gaming OC não se saiu mal. Pior são as Visions batendo 96º no Ergo. É bom saber que tem lotes da Vision com boas temperaturas, o problema é que é meio que loteria.
 
3080ti né? Pq a normal n vi uma vision ainda que n precisa trocar o thermal no ETH.

Na Vision que eu tinha (3080TI), batia 110º mais ligeiro do que imediatamente, tanto no ETH como na RVN, isso com os coolers em 100%.
 
Na Vision que eu tinha (3080TI), batia 110º mais ligeiro do que imediatamente, tanto no ETH como na RVN, isso com os coolers em 100%.
rapaz, que loteria, deu azar em.. A minha aparentemente veio premiada..
Mas eu tenho certeza que tem mais users que a Vision veio melhor que a gaming oc, desse lote da pichau.
Tem a questão da disposição das placas no meio da rig. Isso influência bastante nas temps também.
 
sim, a temp aqui fica bem mais alta tb

Carai, estranho, aqui ela ta no gabiente junto com a 1060, aqui está "frio", quarto 20~21ºc

Temperaturas nas últimas 27h
Captura-de-Tela-324.png



NBminer nas últimas 6h, TRex dificilmente alcançava essa marca.
Captura-de-Tela-322.png
 
Não queria dar pitaco em algo que não participo, mas já dando: o investimento em GPUs para mineração não é algo super seguro?

Considerando que você toma cuidado com suas GPUs, há algumas com garantia que chega a 2 ou 3 anos, né? O que te impede de comprar uma e revender ainda dentro da garantia para obter o valor de revenda + a moeda minerada? Demanda pra GPU gamer vai sempre existir e sempre há procura, principalmente se ela não for nem 2 gerações antiga. Só isso já garante que você chega no ROI e ainda lucra.

Pra mim isso me parece um investimento muito seguro e muito fácil de obter ROI, algo que nenhum outro investimento consegue manter.

Existem muitos riscos sim... não existe garantia de vc vender ela pelo preço que pagou. Vc pode pagar 12 mil numa RTX 3080 Ti hoje, e daqui 2 meses a mineração entra no suposto inverno, todo mundo para de minerar e quer vender suas placas. Por quanto vc acha que vai conseguir vender essa placa cara? Acho que nem pela metade do valor, pq ela é cara, e pq vai estar cheio dessa mesma placa vendendo.

Fora o risco de vc ter acumulado em cripto, e ela derreter, e vc vai ter q esperar ela valorizar de novo pra vender. Como paga a parcela?

Fora o risco de a placa dar algum problema elétrico que a garantia não cubra. As empresas estão muito espertas, tem um cara no tópico do RMA que a Gigabyte negou garantia de uma placa com 4 meses de uso, alegando oxidação.

Enfim, mineração é muito legal, eu curto mesmo, e o retorno é dos maiores do mercado de investimentos. mas dizer que é seguro, não dá não...
 

Sonoff POW R3 - Aterramento deve seguir por fora até a tomada​

Depois pessoal da uma olhada achei o melhor de todos, uma hora quero migrar meu Sonoff PowR2 por esse, quando aumentar a RIG.


Sonoff POW R2 - Aterramento passa por ele​

 
Tem certeza amigo? Todas as Vision que eu vi até agora a temperatura da memória é horrível e só resolvem trocando os Thermal Pads mesmo, tanto que é impossível minerar ETH com ela, sem essa troca da Thermal Throttle direto, a minha aqui só no Ergo é de 90~96º.

Como estão as temperaturas das memórias da sua?
Eu tenho duas vision 3080ti.

Na realidade é mais loteria do que qualquer coisa. Ambas mesmo lugar, mesma ventilação, já deixei uma num canto e outra em outro. Já deixei elas sozinhas e separadas. Já deixei elas na horizontal, já deixei com fan no backplate, já deixei com fan isolado na última ventoinha (que empurra ar pra tirar das memorias) e basicamente a temporatura da memória fica sempre igual, mudando um pouco só em função da rotação do fan dela propria.

Duas vision rodando juntas:

50c/94c
49c/84c

Exatamente mesmo modelo e serial number das duas extremamente próximos, mas comprado em lojas separadas.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo