• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

> LLC no nivel maximo não pode trazer problemas?

ô se pode, o cara do Hardware unboxed (canal australiado de tech famoso) matou o 3900x dele assim, botou o LLC no máximo e a placa que ele tinha "roubava" nas voltagens pra ter melhores scores, ai o CPU dele foi pro saco

Valeu pelo feedback, sempre quando resolvia fazer overclock deixava e e ainda deixo esse LLC sempre no penúltimo nível.
 
É pq na nova versão do thead switcher pede para fazer o teste com 2 threads para contabilizar um núcleo.
Sim, isso é meio zoado, eu recomendo bem mais o https://github.com/sp00n/corecycler, as vantagens:
- a customização é anos luz mais fácil de fazer, ele tem um arquivo .config que vc modifica e já tem documentação de oq cada coisa significa, o que é melhor doq ficar mudando o settings.py
- da pra customizar quantas threads pro núcleo (vou falar mais sobre as customizações abaixo)
- n precisa ficar instalando python (n precisei instalar nada pelo menos)
- é um .exe
O que da pra customizar:
- ordem de cores, default é random
- quantas threads por núcleo
- configurações do prime95, e a config default já é muito boa pra testar tudo, inclusive pra mim já foi melhor pra achar problema doq o SmallFTT
- vc pode usar outro programa a não ser o prime95, como aida64 e y-cruncher
- tempo por core
- como o programa deve reagir quando encontra um erro
- etc

Inclusive o OP (@RHBH), se tbm achar legal a sugestão, poderia recomendar ele tbm no post principal
 
> LLC no nivel maximo não pode trazer problemas?

ô se pode, o cara do Hardware unboxed (canal australiado de tech famoso) matou o 3900x dele assim, botou o LLC no máximo e a placa que ele tinha "roubava" nas voltagens pra ter melhores scores, ai o CPU dele foi pro saco. Então, principalmente se tratando de Ryzen, não é uma boa usar LLC, principalmente levando em consideração que o LLC Auto não é algo realmente ruim, ele meio que protege seus cores de voltagens/amperagens altas, então eu recomendaria no máximo o médio caso vc tivesse usando over estático, mas em casos de PBO que é um boost automático, eu descartaria.
Concordo contigo, LLC funciona bem na Intel, AMD aqui rodo tudo em auto
 
Sim, isso é meio zoado, eu recomendo bem mais o https://github.com/sp00n/corecycler, as vantagens:
- a customização é anos luz mais fácil de fazer, ele tem um arquivo .config que vc modifica e já tem documentação de oq cada coisa significa, o que é melhor doq ficar mudando o settings.py
- da pra customizar quantas threads pro núcleo (vou falar mais sobre as customizações abaixo)
- n precisa ficar instalando python (n precisei instalar nada pelo menos)
- é um .exe
O que da pra customizar:
- ordem de cores, default é random
- quantas threads por núcleo
- configurações do prime95, e a config default já é muito boa pra testar tudo, inclusive pra mim já foi melhor pra achar problema doq o SmallFTT
- vc pode usar outro programa a não ser o prime95, como aida64 e y-cruncher
- tempo por core
- como o programa deve reagir quando encontra um erro
- etc

Inclusive o OP (@RHBH), se tbm achar legal a sugestão, poderia recomendar ele tbm no post principal

Muito bom, vou baixar.
 
Sim, isso é meio zoado, eu recomendo bem mais o https://github.com/sp00n/corecycler, as vantagens:
- a customização é anos luz mais fácil de fazer, ele tem um arquivo .config que vc modifica e já tem documentação de oq cada coisa significa, o que é melhor doq ficar mudando o settings.py
- da pra customizar quantas threads pro núcleo (vou falar mais sobre as customizações abaixo)
- n precisa ficar instalando python (n precisei instalar nada pelo menos)
- é um .exe
O que da pra customizar:
- ordem de cores, default é random
- quantas threads por núcleo
- configurações do prime95, e a config default já é muito boa pra testar tudo, inclusive pra mim já foi melhor pra achar problema doq o SmallFTT
- vc pode usar outro programa a não ser o prime95, como aida64 e y-cruncher
- tempo por core
- como o programa deve reagir quando encontra um erro
- etc

Inclusive o OP (@RHBH), se tbm achar legal a sugestão, poderia recomendar ele tbm no post principal

Esse core recycler parece estar bugado, quando coloco ele pra iniciar a ordem dos nucleos em default ele sempre começa do nucleo 2, quando coloco em sequential deixa o ryzen master bugado e não dá pra ver corretamente qual nucleo está sendo utilizado.
 
Só para terem idéia vou compartilhar com vocês as temperaturas, to renderizando 1653 imagens de camera DSLR a fim de estudos em modelagem 3D , o water cooler que uso é o da descrição em push and pull, processador no maximo 99% do tempo dependendo do processo que ta sendo executado, esse cooler master 240 baratinho faz milagre.

RXUVwnJ.png
 
Esse core recycler parece estar bugado, quando coloco ele pra iniciar a ordem dos nucleos em default ele sempre começa do nucleo 2, quando coloco em sequential deixa o ryzen master bugado e não dá pra ver corretamente qual nucleo está sendo utilizado.
> Default: On CPUs with more than 8 physical cores: 'Alternate'. Otherwise 'Random'

Teoricamente ele deveria utilizar random pro nossos 5800x, mas eu sinceramente nem usei isso, acho bem mais eficiente usar a ordem dos cores que acho que está mais instáveis.
Só para terem idéia vou compartilhar com vocês as temperaturas, to renderizando 1653 imagens de camera DSLR a fim de estudos em modelagem 3D , o water cooler que uso é o da descrição em push and pull, processador no maximo 99% do tempo dependendo do processo que ta sendo executado, esse cooler master 240 baratinho faz milagre.

RXUVwnJ.png
Esses WC da cooler master são bons, o problema é que dizem que eles degradam bastante conforme o tempo passa, mas talvez sejam apenas os antigos. Meu mugen 5 sofre pra resfriar o meu CPU, direto bate 90C quando no multicore
 
> Default: On CPUs with more than 8 physical cores: 'Alternate'. Otherwise 'Random'

Teoricamente ele deveria utilizar random pro nossos 5800x, mas eu sinceramente nem usei isso, acho bem mais eficiente usar a ordem dos cores que acho que está mais instáveis.

Esses WC da cooler master são bons, o problema é que dizem que eles degradam bastante conforme o tempo passa, mas talvez sejam apenas os antigos. Meu mugen 5 sofre pra resfriar o meu CPU, direto bate 90C quando no multicore

Cara, eu só consegui estabilizar a temperatura botando o radiador na frontal e com a thermal grizzly extreme , esse meu WC segura até uns 160w com 80 graus, mas ai eu desativo o PBO quando vou processar dados ou seja 142w de pico com 75 graus para longas jornadas de render ajuda bastante ao todo sistema do computador, ontem quase comprei um cooler igual ao seu, mas pelo seu relato agora desisti, estava focando em algo para silenciar mais um pouco o setup.
 
Cara, eu só consegui estabilizar a temperatura botando o radiador na frontal e com a thermal grizzly extreme , esse meu WC segura até uns 160w com 80 graus, mas ai eu desativo o PBO quando vou processar dados ou seja 142w de pico com 75 graus para longas jornadas de render ajuda bastante ao todo sistema do computador, ontem quase comprei um cooler igual ao seu, mas pelo seu relato agora desisti, estava focando em algo para silenciar mais um pouco o setup.
Coolers da Scythe são absurdamente silenciosos, mas essa propriedade já é o tendão de aquiles do produto em questão de performance, pq simplesmente n da pra escalar a temperatura quando o load é mais alto, os fans padrões são máximo de 1200RPM, agora se esses coolers (mugen, fuma) viessem com algo de 1800RPM por exemplo teria uma folga bem maior. Além de que nem os galahad estão conseguindo segurar os zen 3 de 8 nucleos por CCD, meu amigo tinha um 5800x (sem nada ajustado, tudo stock) e o bicho batia 83C em load com ar condicionado e tudo, agora ele pegou um 5950X e ficou pior ainda, então os com 8 núcleos por CCD são inerentemente quentes por causa da concentração absurda de calor num só lugar.

E tbm tem outro ponto, os WC padrões tem o coldplate mais focado no centro, o Gamers Nexus testou o offset de posição do coldplate da Artic há uns dias atrás e realmente ajudou na temperatura dos ryzens, coisa de 3-5C. Se a Artic tivesse no Brasil, eu voltava a ter AIO, 6 anos de garantia num freezer II com offset deve valer muito a pena tanto por segurança quanto por temps.
 
Coolers da Scythe são absurdamente silenciosos, mas essa propriedade já é o tendão de aquiles do produto em questão de performance, pq simplesmente n da pra escalar a temperatura quando o load é mais alto, os fans padrões são máximo de 1200RPM, agora se esses coolers (mugen, fuma) viessem com algo de 1800RPM por exemplo teria uma folga bem maior. Além de que nem os galahad estão conseguindo segurar os zen 3 de 8 nucleos por CCD, meu amigo tinha um 5800x (sem nada ajustado, tudo stock) e o bicho batia 83C em load com ar condicionado e tudo, agora ele pegou um 5950X e ficou pior ainda, então os com 8 núcleos por CCD são inerentemente quentes por causa da concentração absurda de calor num só lugar.

E tbm tem outro ponto, os WC padrões tem o coldplate mais focado no centro, o Gamers Nexus testou o offset de posição do coldplate da Artic há uns dias atrás e realmente ajudou na temperatura dos ryzens, coisa de 3-5C. Se a Artic tivesse no Brasil, eu voltava a ter AIO, 6 anos de garantia num freezer II com offset deve valer muito a pena tanto por segurança quanto por temps.
Esse 5800x é o seguinte ou ame ou deixe, é uma relação de amor e ódio na comunidade em geral, muitos relatam aquecimento e mandaram para o RMA e quando receberam outro solucionou, muitos foram para o 5900x que parece ''sensato'' nesses ajustes de temperatura, não sabia que o 5950x estava esquentando tanto porém isso reitera o que falei antes, a AMD não lapidou precisou soltar no mercado, muita gente riu pode soar engraçado mas imagine quantos relatos tem desses bichos fritando, será que tive sorte ou o AIO é muito bom? Acho que um pouco dos dois....
 
Galera vou postar uns print´s com minha configuração e novos resultados espero que consiga ajudar os usuários do 5800x.

KpCFOBU.png


VorJE3q.jpg


LHziAVu.jpg


uwTF0cu.jpg


5yasUBC.jpg


8KZaX71.jpg


jcGPEeo.jpg
 
Rapaz nem precisava de tudo isso de print kkkk
Curve nem adianta postar, cada CPU é de um jeito, o resto ta tudo no auto
Basicamente PBO+125 com IF em 2000
RAM tbm mto dificil seguir, cada um tem um kit diferente

Mas comparando com meu 5600x, pontuação parece relativamente bem boa

Eu estou fazendo (customização somente CO)
  • Single 1532 (max 50cº@4650)
  • Mult 10678 (max 58cº@4300 all cores)
Obs. Cooler Scythe Fuma 2
 
É melhor deixar o LLC em auto do que no nivel 4?
 
É melhor deixar o LLC em auto do que no nivel 4?
Com level 4 obviamente tu vai conseguir ir mais longe com os clocks, mas é bem mais perigoso, pois em load on vdroop vai ser muito baixo. Principalmente porque estamos dependendo do algoritmo de PBO da AMD, então não sabemos exatamente quais voltagens ele vai botar, eu nunca arriscaria botar um LLC tão alto, na verdade eu nunca mexeria em nada de LLC com PBO, agora se tu tivesse fazendo um over estático, é mais tranquilo tu botar um LLC médio (que é geralmente nível 3 na maioria das placas)
 
Com level 4 obviamente tu vai conseguir ir mais longe com os clocks, mas é bem mais perigoso, pois em load on vdroop vai ser muito baixo. Principalmente porque estamos dependendo do algoritmo de PBO da AMD, então não sabemos exatamente quais voltagens ele vai botar, eu nunca arriscaria botar um LLC tão alto, na verdade eu nunca mexeria em nada de LLC com PBO, agora se tu tivesse fazendo um over estático, é mais tranquilo tu botar um LLC médio (que é geralmente nível 3 na maioria das placas)
apesar de não estar brincando com PBO no momento , concordo 100% contigo.
LLC é para se usar em OC ou Undervolts estáticos.
E no máximo até LVL 3 ( que seria o intermediário ).
Como sou adepto de menores temperaturas possíveis , tenho normalmente a preferencia por encontrar um vcore saudável ( mais baixo possível ) com o LLC3.
 
Com level 4 obviamente tu vai conseguir ir mais longe com os clocks, mas é bem mais perigoso, pois em load on vdroop vai ser muito baixo. Principalmente porque estamos dependendo do algoritmo de PBO da AMD, então não sabemos exatamente quais voltagens ele vai botar, eu nunca arriscaria botar um LLC tão alto, na verdade eu nunca mexeria em nada de LLC com PBO, agora se tu tivesse fazendo um over estático, é mais tranquilo tu botar um LLC médio (que é geralmente nível 3 na maioria das placas)

Blz, coloquei o LLC em auto e até subiu um pouco mais o clock no CinebenchR23 :oops:, agora quanto a deixar as fases em extreme tem algum problema?
 
Blz, coloquei o LLC em auto e até subiu um pouco mais o clock no CinebenchR23 :oops:, agora quanto a deixar as fases em extreme tem algum problema?
VRM switching frequency e extreme nas fases não é nada perigoso pro processador, de certa forma até melhora a estabilidade pra ele, agora, os VRMs ficaram mais quentes caso vc configurar dessa forma, mas VRMs não tem muita sensibilidade de temperatura, pelo oq li, eles podem chegar até 105C tranquilamente sem nenhum tipo de dano.
 
VRM switching frequency e extreme nas fases não é nada perigoso pro processador, de certa forma até melhora a estabilidade pra ele, agora, os VRMs ficaram mais quentes caso vc configurar dessa forma, mas VRMs não tem muita sensibilidade de temperatura, pelo oq li, eles podem chegar até 105C tranquilamente sem nenhum tipo de dano.
Vou ver se no hwinfo64 tem como ver as temperaturas do vrm.
 
Última edição:
Esse Core Cycler está anos luz a frente do thread switcher, os logs que ele gera são uma mão na roda, voce pode ver exatamente tudo que aconteceu no log, muito bom mesmo, além de ser mais prático de configurar e usar que o thread switcher, seria bom o autor do tópico atualizar com esse programa.
 
Última edição:
Blz, coloquei o LLC em auto e até subiu um pouco mais o clock no CinebenchR23 :oops:, agora quanto a deixar as fases em extreme tem algum problema?
Cara essa tua placa é um monstro, não sei porque não deixa em AUTO, vai te dar mais pontos aqui pelo menos se eu tentar LLC, ele faz um downclock.
 
Esse Core Cycler está anos luz a frente do thread switcher, os logs que ele gera são uma mão na roda, voce pode ver extamente tudo que aconteceu no log, muito bom mesmo, além de ser mais pratica de configurar e usar que o thread switcher, seria bom o autor do tópico atualizar com esse programa.
Sim, é quase perfeito, vou ver se dps se é complicado adicionar uma feature ao CoreCycler, seria ótimo se ele já desse o output dos cores que falharam numa planilha, ai daria pra tu já controlar quais que estão faltando, e quais que vc já testou etc. Mas estou com uma leve preguiça kkkkk.

Inclusive pra quem quiser saber ainda mais, aqui está a thread no overclock.net que o criador do programa fez pra falar com as pessoas, qualquer dúvida mais específica só falar com ele lá, mas tem de ser em inglês.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu testei no agesa 1.2.0.0 e 1.2.0.1, ambos tenho o mesmo problema, núcleo 4, erro no Prime95, custom, teste 112k e 192k, FFTs in-place Habilitado, AVX e AVX2 Desabilitado, clear CMOS, memorias a 2133MHz e tudo em stock. Water cooler PC Yes 240mm (TDP 250w), pasta térmica Cooler Master Gel, temperaturas variavam de 65ºC a 85ºC (PUBG, BF4, BF5). Só consegui estabilidade deixando a curva positiva em +6.

Abri RMA sexta de manhã, pediram imagens, aproveitei e analisei pinos do processador, tudo no lugar, sem avarias. Aprovaram RMA sexta a tarde e fiz envio hoje pela manhã, agora aguardar.

Meu receio; estou acompanhando esse topico no overclock.net, tem gente que já está no terceiro RMA, com os mesmos problemas, tem gente que tem tela azul, WHEA, reboot, coisa ta feia, e como moramos no Brasilzão, acredito que é loteria de vir um bom ou não.
E infelizmente ou felizmente, através do CoreCycler, descobri que estou tbm com o mesmo problema, estava crashando sempre dps de uns 10min de GTAV, e com ajuda do CoreCycler em apenas uma thread descobri que um dos meus cores precisa de curva positiva pra funcionar, ou seja, stock está com problemas... O problema é que estava pra pedir minhas férias no trabalho só pra ficar jogando no PC novo, mas agora complica ter de mandar pro RMA nessa altura do campeonato. Amanhã de manhã reporto melhor meus achados e umas coisas que tbm aprendi nos foruns gringos.
 
É melhor usar o Core Cycler com 1 ou 2 threads para fazer benchmarks?
 
Segundo a documentação do próprio:

# The number of threads to use for testing
# You can only choose between 1 and 2
# If Hyperthreading / SMT is disabled, this will automatically be set to 1
# Currently there's no automatic way to determine which core has thrown an error
# Setting this to 1 causes higher boost clock speed (due to less heat)
# Default: 1
# Maximum: 2
numberOfThreads = 1
 
Sim, é quase perfeito, vou ver se dps se é complicado adicionar uma feature ao CoreCycler, seria ótimo se ele já desse o output dos cores que falharam numa planilha, ai daria pra tu já controlar quais que estão faltando, e quais que vc já testou etc. Mas estou com uma leve preguiça kkkkk.

Inclusive pra quem quiser saber ainda mais, aqui está a thread no overclock.net que o criador do programa fez pra falar com as pessoas, qualquer dúvida mais específica só falar com ele lá, mas tem de ser em inglês.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


E infelizmente ou felizmente, através do CoreCycler, descobri que estou tbm com o mesmo problema, estava crashando sempre dps de uns 10min de GTAV, e com ajuda do CoreCycler em apenas uma thread descobri que um dos meus cores precisa de curva positiva pra funcionar, ou seja, stock está com problemas... O problema é que estava pra pedir minhas férias no trabalho só pra ficar jogando no PC novo, mas agora complica ter de mandar pro RMA nessa altura do campeonato. Amanhã de manhã reporto melhor meus achados e umas coisas que tbm aprendi nos foruns gringos.
Melhor voce ficar jogando na ferias fazendo ajustes pro processador rodar bem e depois que terminar as férias manda o processador pro rma.
 
Coloquei o Core Cycler para fazer o teste All (4K - 32768K) rodando apenas 1 thread em sequential e depois de 10 iterações rodou sem nenhum erro com a configuração do curve optmizer que estou usando atualmente, diminui para -3 nos nucleos 5 e 6, -7 no nucleo 7 e -13 no nucleo 8, o resto deixei igual como estava antes.

Aparentemente ficou bem estável.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo