[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos RHBH
  • Data de Início Data de Início
Quando digo esquentar mais é simplesmente por esquentar mais mesmo kkk, não pq o meu está esquentando pra valer.

Aqui com um Gammaxx 400, o Ryzen 3600 chega no máximo em 65-70c e se for em aplicação CPU Bound, mas no geral fica na casa dos 55-65c em tudo, morando no Ceará (e minha pasta térmica é das brancas, quando eu for trocar deve diminuir bem mais).

Em relação a isso que eu queria saber a comparação com ryzen 5600x, mas não expliquei sobre.
Se eu pegar o ryzen 5600x, devo continuar com o gammax 400, provavelmente.

Ah bom. Sua temperatura na verdade esta ótima. O 5600x pode ser que esquente um pouco mais, mas nada muito alem. Esse cooler ai deve dar conta dele sem problemas, ainda mais se vc melhorar um pouco a pasta térmica também. Outra coisa que pode ajudar, é algumas fans no gabinete pra melhorar a circulação de ar, não sei como esta o seu hoje, mas se não tiver, pode pensar em algo pra ajudar.

Pessoal eu tenho um amigo, usuário do forum @Alencar.T ele está com um problema que de vez em quando ocorre aqui tb. A config dele é identica a minha e de vez em quando o pc simplesmente congela vendo vídeo no youtube ou em tarefas simples que não exige muito uso de cpu. Já tentamos de tudo, desde usar o pc no modo ECO, desabilitar o D.O.C.P das memórias e o pc continua congelando em "iddle".

Andei dando uma olhada no google e vi muita gente com o 5800x com o mesmo problema e segundo a minha pesquisa tem haver com o gerenciamento de energia do processador em iddle. Queria ajuda de vcs que tem bastante experiencia em oc e sets para os ryzen do que pode ser a causa desses congelamentos.

Pessoal eu tenho um amigo, usuário do forum @Alencar.T ele está com um problema que de vez em quando ocorre aqui tb. A config dele é identica a minha e de vez em quando o pc simplesmente congela vendo vídeo no youtube ou em tarefas simples que não exige muito uso de cpu. Já tentamos de tudo, desde usar o pc no modo ECO, desabilitar o D.O.C.P das memórias e o pc continua congelando em "iddle".

Andei dando uma olhada no google e vi muita gente com o 5800x com o mesmo problema e segundo a minha pesquisa tem haver com o gerenciamento de energia do processador em iddle. Queria ajuda de vcs que tem bastante experiencia em oc e sets para os ryzen do que pode ser a causa desses congelamentos.
Estão usando as últimas BIOS?

Sim, última bios e drivers
Opa, vi que voce tem a configuração muito parecida com a minha.

Voce usa o seu em Stock ou fez o PBO?
Pq o meu chega a 90C com o H100i. E ele está com 2 fans Akasa Viper que é melhor que o original.:confused:

Eu já vi alguns casos assim, muitos pediram RMA se em stock tá dando bug. Não pode!
Já vi gente q solucionou desabilidando o C6 state.

Pq o meu chega a 90C com o H100i. E ele está com 2 fans Akasa Viper que é melhor que o original.:confused:
Estou usando do jeito q veio, com pbo em auto. Jogando máxima que pega eh 70 em dias quentes. Uso fan da Pccooler compradas no aliexpress

Uso PBO mas esfriar o 5800x é algo praticamente impossível, mesmo com um X73.

Uso PBO mas esfriar o 5800x é algo praticamente impossível, mesmo com um X73.
O jeito mesmo foi eu colocar pra ele pegar no maximo 75C.. com isso ele fica nos 4.6ghz mais ou menos nos jogos.
Como ainda to com uma GTX 1080, ele leva ela com os pés nas costas.

Quando eu fizer um upgrade na VGA eu tento ver o que consigo fazer pra esfriar esse bicho. :bem:

Engraçado que saí de um i7 6700k que ficava a 50~55C nos jogos kkkk

Possuo um Ryzen 9 5900x e gostaria de saber se por acaso alguém aqui achou alguma boa configuração para mineração de Raptoreum ?
Obrigado.

O jeito mesmo foi eu colocar pra ele pegar no maximo 75C.. com isso ele fica nos 4.6ghz mais ou menos nos jogos.
Como ainda to com uma GTX 1080, ele leva ela com os pés nas costas.

Quando eu fizer um upgrade na VGA eu tento ver o que consigo fazer pra esfriar esse bicho. :bem:

Engraçado que saí de um i7 6700k que ficava a 50~55C nos jogos kkkk
Ainda não testei o processador com clock e vcore fixo, parece que os resultados são melhores

Olá amigo, sobre sua temperatura, o meu, com um velho H105 da Corsair, bate 82 em dias quentes, e é bem mais quente do que o do @Joel Cruz 80, então eu não sei dizer o que interfere nas temperaturas desse processador, elas parecem um pouco aleatórias kkk

Gostaria de agradecer ao @RHBH pela excelentíssima e detalhada explicação. Graças a este tópico e este outro excelente vídeo, em uma semana passei de completamente leigo em PBO+CO para terminar a otimização preliminar do meu novo 5900X que acabei de pegar numa promoção aqui.

Vou compartilhar os resultados como forma de deixar online mais dados sobre o resultado deste procedimento para o 5900X + Aircooler Scythe Fuma 2:

i4o9Gzv.png

1 - Primeira barra indica pontuação e temperatura do 5900X em stock, sem mexer em nada, com o air cooler Scythe Fuma 2. Eu me impressionei com este resultado logo de cara, porque com os limites padrão a temperatura ficou excelente, muito melhor que o meu antigo 3900X. Os limites padrão são TDC 95A, EDC 140A e o consumo ficava em 138W@72°C. A frequência de todos os cores ficava em 4,025GHz sustentados.

2 - Segunda barra indica o processador apenas com o PBO habilitado e com os limites setados como o da placa mãe (Asus TUF X570), apenas para comparação: o HWInfo leu TDC 130 e EDC 190, com consumo em 192W. Nesta potência o processador já teve um aumento de desempenho e bateu o limite térmico de 90°C. A frequência de todos os cores ficava em 4,3GHz sustentados.

3 - Em seguida, voltei os limites todos para o padrão, e comecei a otimização das curvas de undervolt para cada core - de acordo com o procedimento explicado aqui e no vídeo. Cheguei no resultado de -28 para todos os Cores, -26 para o Core 8 e -25 para os Cores 2, 3 (melhor CCD1) e 11 (melhor CCD 2); Rodei o prime 95 numa inicialização de segurança (de acordo com essa discussão e recomendação no reddit) e setei a afinidade no task manager para cada core para ir testando um por um. O bom da inicialização em modo segurança, é que como não tem programas rodando ao fundo, o computador já dava crash já na tela de login quando o undervolt era muito excessivo.

Depois do CO, cheguei em +100MHz de boost override. Mais que isso e menos que isso trazia perdas ao desempenho no cinebench. Logo de cara, os ganhos já foram 5% de desempenho, mantendo a mesma temperatura e potência inicial. A frequência de todos os cores ficava em 4,235GHz sustentados.

4 - Agora com o CO feito, setei os limites para os da placa mãe novamente para ter uma comparação de força bruta + undervolt otimizado: mais um salto de desempenho novamente, batendo nos 90°C. A frequência de todos os cores ficava em 4,460GHz sustentados. Porém, como estava batendo no limite térmico, daria para tirar mais desempenho se melhorar as temperaturas ainda.

5 - Agora era a hora de otimizar os limites do PBO, e essa acho que é a mais confusa porque são 3 variáveis simultâneas. E a menos que siga alguma lógica definida, o único jeito mensurável seria fazendo um gráfico 3D - com 3 eixos, e algumas dezenas de combinações e testes diferentes para preencher a matriz de resultados. Mas sem precisar disso, explicarei como fiz aqui:

5.1 - Trabalhei com o PPT como resultado e não fator de corte. Primeiro, deixei os limites da placa mãe e fui diminuindo o TDC: percebi que ele tem uma relação direta com as temps finais. Então deixando a potência como resultado, primeiro encontrei um TDC que não batesse o limite térmico do processador. Fiz vários testes mudando o EDC, e ele não afeta a temperatura em nada. Então é possível tirar um gráfico de TDC x temperatura, ignorando completamente o EDC (olharei para ele depois). Obtive esse gráfico:

5Iz1moC.png

95A era TDC stock, e 128A o que o HWInfo leu quando setado para o limite da placa mãe. Então me limitei a fixar o TDC em 120A pois batia no meu limite pessoal estipulado de ~85°C, sendo resultado de uma dissipação de exatos 177W com este aircooler. Estabeleci 85°C como alvo para ter alguns graus de folga para o 90°C, garantindo não bater no limite térmico.

Quem tem AIOs de 280 / 360 provavelmente podem obter TDCs melhores dissipando potências maiores e mantendo os mesmos 85°C (embora particularmente eu esteja plenamente satisfeito com o desempenho desse aircooler).

5.2 - Encontrado o TDC, agora fui variando o EDC para ver o impacto no desempenho e obtive este outro gráfico:

TszlAex.png

190A era o limite da placa mae, 140A o limite do processador em stock e diminuí para 125A para melhorar o desempenho.
Então finalmente cheguei em TDC 120 A e EDC 125A como valores ótimos, dissipando 177W (86°C com o meu cooler).

Estes resultados representam uma melhora de desempenho de 12% em relação ao mesmo processador em stock, e a frequência de todos os cores ficam em 4,500GHz sustentados. Como o processador não bate no limite térmico, ele conseguiu ainda um ganho de mais alguns MHz na escolha desses limites.

Não sei como o meu processador está se comparando com outros por aí, não tive muito tempo para uma busca e comparativo ainda. Não sei se estes resultados são o padrão, bons ou ruins para um 5900X. Então apenas para deixar registrado a sequência do raciocínio e os resultados obtidos aqui. Espero que ajude quem estiver nessa saga ainda.

PS 1: Temp ambiente 27°C.

PS 2: Para verificar a validade das escolhas do TDC e EDC acima descritas, fiz o procedimento inverso também: subi os limites para os da mobo, e fui estrangulando a potência (PPT) apenas, assistindo os valores resultantes de TDC e EDC no HWInfo.

Para atingir a mesma temperatura final de 86°C, setei o PPT limite em 180W. O EDC foi para 190A (limite da mobo) e o TDC ficou em ~120A. Resultando em cerca de 300 pontos a menos no cinebench que os parâmetros anteriores. Ou seja, isso indica que as escolhas de EDC e TDC anteriores realmente parecem melhor otimizadas, deixando a potência livre como resultante (e não como fator de corte).

Última edição:
Gostaria de agradecer ao @RHBH pela excelentíssima e detalhada explicação. Graças a este tópico e este outro excelente vídeo, em uma semana passei de completamente leigo em PBO+CO para terminar a otimização preliminar do meu novo 5900X que acabei de pegar numa promoção aqui.

Vou compartilhar os resultados como forma de deixar online mais dados sobre o resultado deste procedimento para o 5900X + Aircooler Scythe Fuma 2:

i4o9Gzv.png

1 - Primeira barra indica pontuação e temperatura do 5900X em stock, sem mexer em nada, com o air cooler Scythe Fuma 2. Eu me impressionei com este resultado logo de cara, porque com os limites padrão a temperatura ficou excelente, muito melhor que o meu antigo 3900X. Os limites padrão são TDC 95A, EDC 140A e o consumo ficava em 138W. A frequência de todos os cores ficava em 4,025GHz sustentados.

2 - Segunda barra indica o processador apenas com o PBO habilitado e com os limites setados como o da placa mãe (Asus TUF X570), apenas para comparação: ficou TDC 130 e EDC 190, com consumo em 192W. Nesta potência o processador já teve um aumento de desempenho e bateu o limite térmico de 90°C. A frequência de todos os cores ficava em 4,3GHz sustentados.

3 - Em seguida, voltei os limites todos para o padrão, e comecei a otimização das curvas de undervolt para cara core de acordo com o procedimento explicado aqui. Cheguei no resultado de -28 para todos os Cores, -26 para o Core 8 e -25 para os Cores 2, 3 (melhor CCD1) e 11 (melhor CCD 2); Rodei o prime 95 numa inicialização de segurança (de acordo com essa discussão e recomendação no reddit) e setei a afinidade no task manager para cada core para ir testando um por um. O bom da inicialização em modo segurança, é que como não tem programas rodando ao fundo, o computador já dava crash já na tela de login quando o undervolt era muito excessivo. E aí cheguei em +100MHz de boost override. Mais que isso e menos que isso trazia perdas ao desempenho no cinebench. Logo de cara, os ganhos já foram 5% de desempenho, mantendo a mesma temperatura e potência inicial. A frequência de todos os cores ficava em 4,235GHz sustentados.

4 - Agora com o CO feito, setei os limites para os da placa mãe novamente para ter uma comparação de força bruta + undervolt otimizado: mais um salto de desempenho novamente, batendo nos 90°C. A frequência de todos os cores ficava em 4,460GHz sustentados. Porém, como estava batendo no limite térmico, daria para tirar mais desempenho se melhorar as temperaturas ainda.

5 - Agora era a hora de otimizar os limites do PBO:

5.1 - Primeiro, deixei os limites da placa mãe e fui diminuindo o TDC e percebi que ele tem uma relação direta com as temps finais. Mudando o EDC, nada afeta a temperatura. Então deixando a potência como resultado, primeiro encontrei um TDC que não batesse o limite térmico do processador. Obtive esse gráfico:

5Iz1moC.png

95A era TDC stock, e 128A o que o HWInfo leu quando setado para o limite da placa mãe. Então me limitei a fixar o TDC em 120A pois batia no meu limite pessoal estipulado de 85°C, sendo resultado de uma dissipação de exatos 177W com este aircooler.

Quem tem AIOs de 280 / 360 provavelmente podem obter TDCs melhores dissipando potências maiores e mantendo os mesmos 86°C (embora particularmente eu esteja plenamente satisfeito com o desempenho desse aircooler).

5.2 - Encontrado o TDC, agora fui variando o EDC para ver o impacto no desempenho e obtive este outro gráfico:

TszlAex.png

190A era o limite da placa mae, 140A o limite do processador em stock e diminuí para 125A para melhorar o desempenho.
Então finalmente cheguei em TDC 120 A e EDC 125A como valores ótimos, dissipando 177W (86°C com o meu cooler).

Estes resultados representam uma melhora de desempenho de 12% em relação ao mesmo processador em stock, e a frequência de todos os cores ficam em 4,500GHz sustentados. Como o processador não bate no limite térmico, ele conseguiu ainda um ganho de mais alguns MHz na escolha desses limites.

Não sei como o meu processador está se comparando com outros por aí, não tive muito tempo para uma busca e comparativo ainda. Não sei se estes resultados são o padrão, bons ou ruins para um 5900X. Então apenas para deixar registrado a sequência do raciocínio e os resultados obtidos aqui. Espero que ajude quem estiver nessa saga ainda.

PS 2: Para verificar a validade das escolhas do TDC e EDC acima descritas, fiz o procedimento inverso também: subi para os limites da mobo e fui estrangulando a potência apenas, assistindo os valores resultantes.

Para a mesma temperatura final de 86°C, setei o PPT em 180W. O EDC foi para 190A (limite da mobo) e o TDP ficou em 120A. Isso resultou em cerca de 300 pontos a menos no cinebench. Ou seja, as escolhas acima realmente parecem melhor otimizadas, deixando a potência como resultante e não como fator de corte.
Cara parabéns pelo empenho, é realmente assim mesmo no inicio um saco, depois que estabiliza é só alegria

Eu não sei qual similaridade mas percebo no 5800x meio que o PPT anda junto das demais, quanto mais PPT claro que mais temperatura porém em carga AVX ele sustenta de forma mais consistente.

Última edição:
Olá pessoal. Passando para dar um relato rápido sobre alguns testes que fiz no 5800x que adquiri recentemente.
Minha preocupação sempre foi temperatura em detrimento de desempenho. Fiz alguns testes com PBO e CO (mexendo no PPT, EDC e TDC). No fim, optei por deixar no ecomode 65w mesmo.
Um ponto de destaque é que minha solução térmica é bem básica (uso um WC de 120mm). Pois bem, após alguns testes, fiquei bem satisfeito com a temperatura que registrou.

Em idle
H80Eubk.jpg

Teste de stress básico do CPU-Z (cinco minutos)
pM6Qr07.jpg

Minha config:
Placa mãe Asus TUF Gaming b550m
Memória Ram Crucial Ballistix 3600
Gabinete Corsair Carbide Spec-01
Cooler: WC DeepCool Maelstrom 120T
Pasta térmica DeepCool Z5
Fluxo de ar: uma fan na frente do gabinete (básica, veio junto com o gabinete); uma fan Arctic F12 em cima do gabinete; uma fan Arctic P12 no radiador do WC (a fan de cima do gabinete está ligada na extensão dela - mesmo controle de velocidade)
Temperatura ambiente no momento da medição: 23ºC

Como vocês podem ver na imagem, eu travei a fan do radiador + cima do gabinete em 70% da velocidade.

Em jogos não fugiu muito disso nos testes rápidos que fiz aqui (eventualmente batia 80ºC).

Enfim, só um relato básico. Não sou expert nem nada. A bem da verdade nem encano muito com temperatura. Só ficaria preocupado se fugisse muito do padrão. Talvez se a temperatura ambiente subir muito aí o bicho pegue fogo. A ver.

Última edição:
Eu tentei, o processador ficou morto sem falar que tem que diagnosticar por umas 5 a 6 horas de duração
Mas essa demora, até usando PBO tem, esse seria o correto para ver se o processador está estável.

i4o9Gzv.png

1 - Primeira barra indica pontuação e temperatura do 5900X em stock, sem mexer em nada, com o air cooler Scythe Fuma 2. Eu me impressionei com este resultado logo de cara, porque com os limites padrão a temperatura ficou excelente, muito melhor que o meu antigo 3900X. Os limites padrão são TDC 95A, EDC 140A e o consumo ficava em 138W@72°C. A frequência de todos os cores ficava em 4,025GHz sustentados.

2 - Segunda barra indica o processador apenas com o PBO habilitado e com os limites setados como o da placa mãe (Asus TUF X570), apenas para comparação: o HWInfo leu TDC 130 e EDC 190, com consumo em 192W. Nesta potência o processador já teve um aumento de desempenho e bateu o limite térmico de 90°C. A frequência de todos os cores ficava em 4,3GHz sustentados.

3 - Em seguida, voltei os limites todos para o padrão, e comecei a otimização das curvas de undervolt para cada core - de acordo com o procedimento explicado aqui e no vídeo. Cheguei no resultado de -28 para todos os Cores, -26 para o Core 8 e -25 para os Cores 2, 3 (melhor CCD1) e 11 (melhor CCD 2); Rodei o prime 95 numa inicialização de segurança (de acordo com essa discussão e recomendação no reddit) e setei a afinidade no task manager para cada core para ir testando um por um. O bom da inicialização em modo segurança, é que como não tem programas rodando ao fundo, o computador já dava crash já na tela de login quando o undervolt era muito excessivo.

Depois do CO, cheguei em +100MHz de boost override. Mais que isso e menos que isso trazia perdas ao desempenho no cinebench. Logo de cara, os ganhos já foram 5% de desempenho, mantendo a mesma temperatura e potência inicial. A frequência de todos os cores ficava em 4,235GHz sustentados.

5 - Agora era a hora de otimizar os limites do PBO, e essa acho que é a mais confusa porque são 3 variáveis simultâneas. E a menos que siga alguma lógica definida, o único jeito mensurável seria fazendo um gráfico 3D - com 3 eixos, e algumas dezenas de combinações e testes diferentes para preencher a matriz de resultados. Mas sem precisar disso, explicarei como fiz aqui:

5.1 - Trabalhei com o PPT como resultado e não fator de corte. Primeiro, deixei os limites da placa mãe e fui diminuindo o TDC: percebi que ele tem uma relação direta com as temps finais. Então deixando a potência como resultado, primeiro encontrei um TDC que não batesse o limite térmico do processador. Fiz vários testes mudando o EDC, e ele não afeta a temperatura em nada. Então é possível tirar um gráfico de TDC x temperatura, ignorando completamente o EDC (olharei para ele depois). Obtive esse gráfico:

5Iz1moC.png

95A era TDC stock, e 128A o que o HWInfo leu quando setado para o limite da placa mãe. Então me limitei a fixar o TDC em 120A pois batia no meu limite pessoal estipulado de ~85°C, sendo resultado de uma dissipação de exatos 177W com este aircooler. Estabeleci 85°C como alvo para ter alguns graus de folga para o 90°C, garantindo não bater no limite térmico.

Quem tem AIOs de 280 / 360 provavelmente podem obter TDCs melhores dissipando potências maiores e mantendo os mesmos 85°C (embora particularmente eu esteja plenamente satisfeito com o desempenho desse aircooler).

TszlAex.png

PS 2: Para verificar a validade das escolhas do TDC e EDC acima descritas, fiz o procedimento inverso também: subi os limites para os da mobo, e fui estrangulando a potência (PPT) apenas, assistindo os valores resultantes de TDC e EDC no HWInfo.

Para atingir a mesma temperatura final de 86°C, setei o PPT limite em 180W. O EDC foi para 190A (limite da mobo) e o TDC ficou em ~120A. Resultando em cerca de 300 pontos a menos no cinebench que os parâmetros anteriores. Ou seja, isso indica que as escolhas de EDC e TDC anteriores realmente parecem melhor otimizadas, deixando a potência livre como resultante (e não como fator de corte).
Cara bem legal seu relato, eu estou com uma Asus TUF X570 também porém eu estava com um 5600x
Saiu uma promo e peguei um 5900x que instalei semana passada e vendi o 5600x

Vou fazer um trampo parecido com o seu , por hora fiz a parte do CO que ficou -30 em todos e -23 nos dois melhores cores (testado em prime95 per core, OCCT per core e TestMem5) -24 em qualquer 1 dos melhores dava crash dps de alguns minutos seja no occt seja no prime95

Coloquei o PBO = Mobo Limit e +200 no over, no HWiNFO leu o máximo de 220/150/190 PPT/TDC/EDC fazendo 23469 mas com a temp no máximo

Agora é otimizar o TDC/EDC...

alguem me indica uma configuração boa pro 5600x ? O pc esta ficando a 87 graus em padrão na bios e nao possui water cooler

Boa tarde pessoal, alguém já testou esse software?

po, acabei de baixar e testar ele hoje, deu uma reduzida no consumo (que era meu objetivo)
não sei se fiz certo mas...

Baixei o programa, fui em DIAGNOSTIC, ficou umas 4hrs rodando
Depois cliquei em UNDERVOLT

Abri o BF2042 pra ver a diferença de consumo, no desktop agora tá consumindo 35w e 41c

po, acabei de baixar e testar ele hoje, deu uma reduzida no consumo (que era meu objetivo)
não sei se fiz certo mas...

Baixei o programa, fui em DIAGNOSTIC, ficou umas 4hrs rodando
Depois cliquei em UNDERVOLT

Abri o BF2042 pra ver a diferença de consumo, no desktop agora tá consumindo 35w e 41c

Tentei usar, mas após eu clicar em DIAGNOSTIC da uns 5m o pc reinicia e nada.... meio bugado

Tentei usar, mas após eu clicar em DIAGNOSTIC da uns 5m o pc reinicia e nada.... meio bugado

Então, o programa fala que o pc vai reiniciar varias vezes e que isso é normal.
eu não sei quantas vzs o meu reiniciou, acredito ai que umas 4 ou 5 vzs (ele checou os 12 núcleos).

Então, o programa fala que o pc vai reiniciar varias vezes e que isso é normal.
eu não sei quantas vzs o meu reiniciou, acredito ai que umas 4 ou 5 vzs (ele checou os 12 núcleos).
Pois é isso eu vi, mas o meu após reiniciar fica na tela de senha, ai fala sério eu tenho q ficar toda hora indo pro pc ver se ter q por senha pra logar?

Users who are viewing this thread

Voltar