Gostaria de agradecer ao
@RHBH pela excelentíssima e detalhada explicação. Graças a este tópico e
este outro excelente vídeo, em uma semana passei de completamente leigo em PBO+CO para terminar a otimização preliminar do meu novo 5900X que acabei de pegar numa promoção aqui.
Vou compartilhar os resultados como forma de deixar online mais dados sobre o resultado deste procedimento para o
5900X + Aircooler Scythe Fuma 2:
1 - Primeira barra indica pontuação e temperatura do 5900X em stock, sem mexer em nada, com o air cooler Scythe Fuma 2. Eu me impressionei com este resultado logo de cara, porque com os limites padrão a temperatura ficou excelente, muito melhor que o meu antigo 3900X. Os limites padrão são TDC 95A, EDC 140A e o consumo ficava em 138W@72°C. A frequência de todos os cores ficava em
4,025GHz sustentados.
2 - Segunda barra indica o processador apenas com o PBO habilitado e com os limites setados como o da placa mãe (Asus TUF X570), apenas para comparação: o HWInfo leu TDC 130 e EDC 190, com consumo em 192W. Nesta potência o processador já teve um aumento de desempenho e bateu o limite térmico de 90°C. A frequência de todos os cores ficava em
4,3GHz sustentados.
3 - Em seguida, voltei os limites todos para o padrão, e comecei a otimização das curvas de undervolt para cada core - de acordo com o procedimento explicado aqui e no vídeo. Cheguei no resultado de -28 para todos os Cores, -26 para o Core 8 e -25 para os Cores 2, 3 (melhor CCD1) e 11 (melhor CCD 2); Rodei o prime 95 numa inicialização de segurança (
de acordo com essa discussão e recomendação no reddit) e setei a afinidade no task manager para cada core para ir testando um por um. O bom da inicialização em modo segurança, é que como não tem programas rodando ao fundo, o computador já dava crash já na tela de login quando o undervolt era muito excessivo.
Depois do CO, cheguei em +100MHz de boost override. Mais que isso e menos que isso trazia perdas ao desempenho no cinebench. Logo de cara, os ganhos já foram 5% de desempenho, mantendo a mesma temperatura e potência inicial. A frequência de todos os cores ficava em
4,235GHz sustentados.
4 - Agora com o CO feito, setei os limites para os da placa mãe novamente para ter uma comparação de força bruta + undervolt otimizado: mais um salto de desempenho novamente, batendo nos 90°C. A frequência de todos os cores ficava em
4,460GHz sustentados. Porém, como estava batendo no limite térmico, daria para tirar mais desempenho se melhorar as temperaturas ainda.
5 - Agora era a hora de otimizar os limites do PBO, e essa acho que é a mais confusa porque são 3 variáveis simultâneas. E a menos que siga alguma lógica definida, o único jeito mensurável seria fazendo um gráfico 3D - com 3 eixos, e algumas dezenas de combinações e testes diferentes para preencher a matriz de resultados. Mas sem precisar disso, explicarei como fiz aqui:
5.1 - Trabalhei com o PPT como resultado e não fator de corte. Primeiro, deixei os limites da placa mãe e fui diminuindo o TDC: percebi que ele tem uma relação direta com as temps finais. Então deixando a potência como resultado, primeiro encontrei um TDC que não batesse o limite térmico do processador. Fiz vários testes mudando o EDC, e ele não afeta a temperatura em nada. Então é possível tirar um gráfico de TDC x temperatura, ignorando completamente o EDC (olharei para ele depois). Obtive esse gráfico:
95A era TDC stock, e 128A o que o HWInfo leu quando setado para o limite da placa mãe. Então me limitei a fixar o TDC em 120A pois batia no meu limite pessoal estipulado de ~85°C, sendo resultado de uma dissipação de exatos 177W com este aircooler. Estabeleci 85°C como alvo para ter alguns graus de folga para o 90°C, garantindo não bater no limite térmico.
Quem tem AIOs de 280 / 360 provavelmente podem obter TDCs melhores dissipando potências maiores e mantendo os mesmos 85°C (embora particularmente eu esteja plenamente satisfeito com o desempenho desse aircooler).
5.2 - Encontrado o TDC, agora fui variando o EDC para ver o impacto no desempenho e obtive este outro gráfico:
190A era o limite da placa mae, 140A o limite do processador em stock e
diminuí para 125A para melhorar o desempenho.
Então finalmente cheguei em
TDC 120 A e EDC 125A como valores ótimos, dissipando 177W (86°C com o meu cooler).
Estes resultados representam uma
melhora de desempenho de 12% em relação ao mesmo processador em stock, e a frequência de todos os cores ficam em
4,500GHz sustentados. Como o processador não bate no limite térmico, ele conseguiu ainda um ganho de mais alguns MHz na escolha desses limites.
Não sei como o meu processador está se comparando com outros por aí, não tive muito tempo para uma busca e comparativo ainda. Não sei se estes resultados são o padrão, bons ou ruins para um 5900X. Então apenas para deixar registrado a sequência do raciocínio e os resultados obtidos aqui. Espero que ajude quem estiver nessa saga ainda.
PS 2: Para verificar a validade das escolhas do TDC e EDC acima descritas, fiz o procedimento inverso também: subi os limites para os da mobo, e fui estrangulando a potência (PPT) apenas, assistindo os valores resultantes de TDC e EDC no HWInfo.
Para atingir a mesma temperatura final de 86°C, setei o PPT limite em 180W. O EDC foi para 190A (limite da mobo) e o TDC ficou em ~120A. Resultando em cerca de 300 pontos a menos no cinebench que os parâmetros anteriores. Ou seja, isso indica que as escolhas de EDC e TDC anteriores realmente parecem melhor otimizadas, deixando a potência livre como resultante (e não como fator de corte).