Encontrei na internet a solução. Muita gente tava sofrendo do mesmo problema.Pessoal, notei que alguns aqui possuem o mesmo conjunto CPU + MB que eu (5900x + Crosshair Hero VIII), então talvez possam me ajudar.
Desde quando montei o PC atual, reparei algo nele que, por não ser de suma importância, meio que deixei de lado mas agora resolvi tentar resolver:
Tanto no Windows 10, quanto no Windows 11 atual, se eu ativar a função SUSPENDER (seja manualmente ou automática), o computador não religa mais. Eu posso mexer no teclado e mouse, apertar os botões de Liga e Reset do gabinete (incvlusive o botão START da própria placa-mãe) e nada funciona. O único jeito de fazer o computador retornar do estado de suspensão é desligar e religar na tomada (ou desligar e religar o botão da fonte). Essa mesma fonte eu usava em outro PC (outra CPU + MB) e o retorno do estado de suspensão funcionava normalmente.
Tudo me leva a crer que é alguma configuração da BIOS da MB, já que no W10 dava o mesmo problema e, quando mudo o SSD do SO pra outro PC, funciona normalmente naquele outro.
Alguém me dá uma luz?
Realmente era uma configuração na BIOS que vinha meio escondida por padrão.