[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos RHBH
  • Data de Início Data de Início
o ryzen master não funciona nesses novos da serie G. não precisa ser algo muito agressivo. uso um 5700G num h150I XT PRO 360mm então temperatura não é de fato um problema só queria ganha um pouco de performance, e se possivel reduzir um pouco o consumo. se não for possivel. só ganha um pouco de performance ta otimo.
Eu não contaria com ganho de performance baixando consumo, ou pelo menos nada significativo, caso queira mais desempenho em single-core tenta jogar o boost clock override em +200 e mexer no CO por core (espere algo por volta de 3% de ganho), mas quanto maior o boost clock mais difícil vai ficar a estabilidade pro CO, caso queira desempenho multi-core talvez OC fixo seja mais interessante

Eu não contaria com ganho de performance baixando consumo, ou pelo menos nada significativo, caso queira mais desempenho em single-core tenta jogar o boost clock override em +200 e mexer no CO por core (espere algo por volta de 3% de ganho), mas quanto maior o boost clock mais difícil vai ficar a estabilidade pro CO, caso queira desempenho multi-core talvez OC fixo seja mais interessante
foda e q o 5700g só e 5000 no nome, ainda é arquitetura dos 3000. vou tentar uns parametros aqui e ve no q da.
PTT 200, TDC 150, EDC 150, SOC TDC 150, SOC EDC 150 E OVERIDE EM 10X igual um mano do video usa c UV, só q no meu caso sem esse uv

Muito obrigado pela explicação! Realmente ontem testei mais a fundo e com o driver de chipset mais antigo no caso o 3.10.08 não ocorre sttuterings nem nada do tipo, acho que vou me manter nele por enquanto, mas sinceramente essas coisas me tiram do sério no pc, esses dias fiquei quebrando a cabeça por causa disso, a cada uma meia hora dava essas travadas no Forza e me fazia passar reto numa curva ou algo assim...

Grato em relatar, eu comprei o 5600x para substituir o meu 3700x que está com OC, vou receber até início da semana que vem.

foda e q o 5700g só e 5000 no nome, ainda é arquitetura dos 3000. vou tentar uns parametros aqui e ve no q da.
PTT 200, TDC 150, EDC 150, SOC TDC 150, SOC EDC 150 E OVERIDE EM 10X igual um mano do video usa c UV, só q no meu caso sem esse uv
deixando meu retorno, infelizmente deu ruim essa config, não só meu consumo aumentou 14w como meu EDC subiu bastante e nem tive ganho em relação a ele normal com PBO e gaming mode da propria bios da placa mãe.
na real até piorou ficou 4C + quente pra nada, single e multi caiu.
vi essa recomendação pelo canal do tito mas pelo jeito é só mais um pseudo tecnico.

deixo aqui meu feedback pra quem quer usar um 5700G com PBO unica forma de tu ter um ganho significativo com ele infelizmente vai muito trabalho. consegui resultados promissores com cpu-z bench indo de 630 single / 6.432 multi para 676 single com 6.877 no multi porem infelizmente o consumo fica ridiculamente elevado as cargas ainda oscila dentro de uma margem excelente mas com consumo de energia batendo ridiculos 152-160w e boost 4.850mhz
cinebench r20 de 5.6k para 6.3k
em jogos de fato da pra sentir uma diferença mas não que realmente possa valer.

caso alguem tenha meios melhores vou deixar o comentario aqui, caso não tenha vou acabar optando por usar ele em stock+PBO+GAMING mode q fica com metade desse consumo ai e entrega até bem 94w, 127A de edc

Era o esperado mesmo, ele stock provavelmente usa 88w/60a/90a ou algo próximo disso, basicamente dobrou todos os limites deixando o processador puxar quanto quiser sem ter um retorno equivalente de performance, minha opinião é de que a maioria dos Ryzen já funciona extremamente bem em stock tanto pra single quanto multi, e qual modificação pode/deve ser feita vai variar da refrigeração de cada pessoa e qual é o foco (single ou multi), alguns tem margem de temp e querem tentar subir uns 10% no multi-core com OC fixo mesmo que reduza minimamente o single-core, outros vão usar pra jogos e preferem ir pelo boost clock override +200 (ou até onde ficar estável) e CO, e esses fatores vão variar de chip pra chip também, pro 5700g talvez algo entre 4,5-4,6ghz dê um boostzinho no multi, mas não manjo de OC fixo e não sei se é mais complicado por causa da iGpu também

O caso do 5800x especificamente dá pra reduzir o PBO Limits pra reduzir muito as temps/consumo perdendo um mínimo de multi-core (5800x usa os mesmos 142w do 5900x/5950x), um ponto em comum é de que todos tem melhora usando o CO e não deve alterar o consumo, mesmo que seja algo baixíssimo e pouco visível na prática na maioria dos casos, as vezes a pessoa tem um resultado 2% melhor num benchmark mas no uso real dela acaba ficando a mesma coisa, no single não creio que exista ganho significativo de performance nos Ryzen, talvez em CSGO e similares que vai de 500 pra 530 fps mas não vai fazer diferença na jogabilidade também além do número mais alto

Era o esperado mesmo, ele stock provavelmente usa 88w/60a/90a ou algo próximo disso, basicamente dobrou todos os limites deixando o processador puxar quanto quiser sem ter um retorno equivalente de performance, minha opinião é de que a maioria dos Ryzen já funciona extremamente bem em stock tanto pra single quanto multi, e qual modificação pode/deve ser feita vai variar da refrigeração de cada pessoa e qual é o foco (single ou multi), alguns tem margem de temp e querem tentar subir uns 10% no multi-core com OC fixo mesmo que reduza minimamente o single-core, outros vão usar pra jogos e preferem ir pelo boost clock override +200 (ou até onde ficar estável) e CO, e esses fatores vão variar de chip pra chip também, pro 5700g talvez algo entre 4,5-4,6ghz dê um boostzinho no multi, mas não manjo de OC fixo e não sei se é mais complicado por causa da iGpu também

O caso do 5800x especificamente dá pra reduzir o PBO Limits pra reduzir muito as temps/consumo perdendo um mínimo de multi-core (5800x usa os mesmos 142w do 5900x/5950x), um ponto em comum é de que todos tem melhora usando o CO e não deve alterar o consumo, mesmo que seja algo baixíssimo e pouco visível na prática na maioria dos casos, as vezes a pessoa tem um resultado 2% melhor num benchmark mas no uso real dela acaba ficando a mesma coisa, no single não creio que exista ganho significativo de performance nos Ryzen, talvez em CSGO e similares que vai de 500 pra 530 fps mas não vai fazer diferença na jogabilidade também além do número mais alto
então o 5800x sei que é melhor em jogo(inclusive já tive xD), mas honestamente n sinto essa diferença entre eles só no consumo mesmo que o 5700g e 60w a menos aqui.
Calor nunca foi problema ta num wc q segurava o 5800x 4.850mhz abaixo dos 75c.
em OC o 5800x de fato fica bem monstruoso mas comparando o 5800x stock vs meu 5700g simplesmente com pbo da bios já fica tão proximo pro meu uso(trabalho de altissima carga e jogos) chego num ponto onde nem consigo perceber diferença, acredito q se fosse jogador de cs ou algo do genero até sentiria.

(link do imggur) Com os resultados e temps.
consumo sob carga 127A com 94.8w vs stock 122A com 92w
pra pular de 5.5k pra 6.3k não vejo pq n manter.
em contra ponto o meu 5800x consumindo quase 150w era 6k redondo, com o OC mostro subia o consumo pra casa de 160w e ia pra 6.5-6.6k.
então realmente n tenho nada o que reclamar.

Complementando

Como de praxe, vale a pena rodar alguns benchs tipo cinebench a cada alteração para você validar temperaturas, clocks, consumo e pontuação, e decidir por si se o "Custo" (Temperatura e Consumo) está valendo o benefício atingido (Clocks e Pontuação).

Não vi nenhum cooler na sua assinatura, acredito que seja o stock, então não espere muita margem de temperatura para brincar.
Estou lendo o tópico todo, já que o meu 5600X está a caminho e vou usar como base essa config que você falou pra testar.

Aí te pergunto, além disso posso adicionar aquele (até) 200MHZ do Max CPU Boost Clock Override ou não precisaria?

Obrigado.

Fala pessoal!

Bem, cheguei agora no fórum e tem muita coisa para ler. Sei que muita gente já mexeu e testou e imagino que deva ter um "padrão médio" das configurações.

Diante disso, peço a ajuda de alguma alma caridosa para que me passe as melhores configs para um 5600X. Queria entrar nessa parada.

-Fiquei na duvida de qual configuração usar de PPT, TDC e EDC
-Se deixo Max CPU Boost Clock Override Auto ou +200Mhz
-Qual configuração segura em estabilidade para o Curve Optimizer. Vejo muita gente sugerindo setar -15 de imediato em todos e/ou -10 nos melhores cores. Ou simplesmente não mexo nisso?

Meu foco é ter o melhor desempenho possível, nem que isso custe mais temperatura. Tenho um 5600X

Desde já agradeço!

Peguei um 5800x e em breve vou testar esses paranauês aí :olar:

Fala pessoal!

Bem, cheguei agora no fórum e tem muita coisa para ler. Sei que muita gente já mexeu e testou e imagino que deva ter um "padrão médio" das configurações.

Diante disso, peço a ajuda de alguma alma caridosa para que me passe as melhores configs para um 5600X. Queria entrar nessa parada.

-Fiquei na duvida de qual configuração usar de PPT, TDC e EDC
-Se deixo Max CPU Boost Clock Override Auto ou +200Mhz
-Qual configuração segura em estabilidade para o Curve Optimizer. Vejo muita gente sugerindo setar -15 de imediato em todos e/ou -10 nos melhores cores. Ou simplesmente não mexo nisso?

Meu foco é ter o melhor desempenho possível, nem que isso custe mais temperatura. Tenho um 5600X

Desde já agradeço!
Eu também tinha todas essas dúvidas e a resposta crua é que não existe valor mágico, tem que testar, infelizmente.

Relatei meu processo passo a passo da sequência lógica e como fui testando e avaliando cada um desses parâmetros que você citou nesse post abaixo. Espero que possa servir de guia:

Peguei um 5800x e em breve vou testar esses paranauês aí :olar:
Da hora!
Mais um, está chegando em Sampa hoje, espero mexer no fim de semana.
Se vai sentir uma pequena diferença viu..resrs

Eu tinha um 2700x, fui para um 3800x e já deu uma diferença, com o 5800x foi mais um salto legal.

Eu também tinha todas essas dúvidas e a resposta crua é que não existe valor mágico, tem que testar, infelizmente.

Relatei meu processo passo a passo da sequência lógica e como fui testando e avaliando cada um desses parâmetros que você citou nesse post abaixo. Espero que possa servir de guia:

Amigo, uma pergunta. Vi que tem um Fuma 2 tbm, ele leva legal um 5900X ?

Da hora!

Se vai sentir uma pequena diferença viu..resrs

Eu tinha um 2700x, fui para um 3800x e já deu uma diferença, com o 5800x foi mais um salto legal.

Pior que peguei por impulso, o 2700 está dando conta fácil do que faço.
E com up para 32GB de memória parou a queda de FPS e afins, o PC está liso.

Amigo, uma pergunta. Vi que tem um Fuma 2 tbm, ele leva legal um 5900X ?
Sim, tranquilamente.

Na verdade eu me surpreendi muito pois eu usava o Fuma 2 num 3900X sem problemas, mas já meio que ficava no limite. Quando troquei pelo 5900X a temperatura baixou consideravelmente. Com o processador em stock, sem mexer nada nunca ultrapassava dos 72°C, e olha que meu quarto é quente, sem ar condicionado (temp ambiente 27°C~30°C).

Isso significa que tinha uma boa margem ainda para um overclock, e como mostrei lá no topico deu pra extrair 11% a mais de potência dele com esse cooler e com margem para espremer um pouquinho a mais ainda se quisesse.

Hoje em dia eu colocaria o Fuma 2 junto com o 5950X sem qualquer sombra de dúvidas, se tivesse grana para um. Agora, não sei se meu 5900X é especial em alguma coisa, hehe, acredito que deve ser válido para maioria dos chips por aí.

i4o9Gzv.png

Pior que peguei por impulso, o 2700 está dando conta fácil do que faço.
E com up para 32GB de memória parou a queda de FPS e afins, o PC está liso.
Vai ficar com CPU sobrando então, mas não deve se arrepender.

Sim, tranquilamente.

Na verdade eu me surpreendi muito pois eu usava o Fuma 2 num 3900X sem problemas, mas já meio que ficava no limite. Quando troquei pelo 5900X a temperatura baixou consideravelmente. Com o processador em stock, sem mexer nada nunca ultrapassava dos 72°C, e olha que meu quarto é quente, sem ar condicionado (temp ambiente 27°C~30°C).

Isso significa que tinha uma boa margem ainda para um overclock, e como mostrei lá no topico deu pra extrair 11% a mais de potência dele com esse cooler e com margem para espremer um pouquinho a mais ainda se quisesse.

Hoje em dia eu colocaria o Fuma 2 junto com o 5950X sem qualquer sombra de dúvidas, se tivesse grana para um. Agora, não sei se meu 5900X é especial em alguma coisa, hehe, acredito que deve ser válido para maioria dos chips por aí.

i4o9Gzv.png
Fiquei impressionado com o Fuma, tanto que vendi meu NH-D15 e fiquei com o Fuma.

Perde pro NH-D15 mas custa muitoo menos, vale muito mais a pena

to pensando em pegar fuma também sera que ele tera suporte pra futura LGA da AMD ? ja que ja ta no mercado o novo Fuma2 black com suporte a nova LGA da intel.

to pensando em pegar fuma também sera que ele tera suporte pra futura LGA da AMD ? ja que ja ta no mercado o novo Fuma2 black com suporte a nova LGA da intel.
Pra comprar e esquecer é Noctua.
É caro mas compensa. Hoje se eu pudesse ter voltado atrás teria pego um nH D 15 chromas black

Fiquei impressionado com o Fuma, tanto que vendi meu NH-D15 e fiquei com o Fuma.

Perde pro NH-D15 mas custa muitoo menos, vale muito mais a pena
Sim, a diferença entre o Fuma e o NH-D15 são sempre poucos graus nos reviews, e não compensa pagar o dobro por poucos graus apenas. A menos quem tenha threadripper, pra qualquer ryzen 9 da vida não vai ter ganho perceptível na performance da CPU. Fora o barulho do Noctua que é maior por ter fans e rotações bem maiores e o tamanho que não cabe em qualquer case. Apesar de ter um O11 air aqui, o fuma já era o limite de altura, e isso que é um gabinete grande.

A única diferença considerável seria sair do Fuma para algum AIO 360mm, mas mesmo assim a diferença de performance refletida no ganho dessa classe de CPU vai ficar na casa de poucos % também.

PS: troquei os fans do meu Fuma 2 por fans da Noctua A12x25 e A12x15, e deu apenas 1 grau de diferença. Ou seja, também não compensa, melhor manter os fans da scythe originais de 1200rpm que já são excelentes.

Última edição:
Sim, a diferença entre o Fuma e o NH-D15 são sempre poucos graus nos reviews, e não compensa pagar o dobro por poucos graus apenas. A menos quem tenha threadripper, pra qualquer ryzen 9 da vida não vai ter ganho perceptível na performance da CPU. Fora o barulho do Noctua que é maior por ter fans e rotações bem maiores e o tamanho que não cabe em qualquer case. Apesar de ter um O11 air aqui, o fuma já era o limite de altura, e isso que é um gabinete grande.

A única diferença considerável seria sair do Fuma para algum AIO 360mm, mas mesmo assim a diferença de performance refletida no ganho dessa classe de CPU vai ficar na casa de poucos % também.

PS: troquei os fans do meu Fuma 2 por fans da Noctua A12x25 e A12x15, e deu apenas 1 grau de diferença. Ou seja, também não compensa, melhor manter os fans da scythe originais de 1200rpm que já são excelentes.

Eu uso um Fuma 2 também no meu 5900x e tenho ótimas temperaturas também tipo você teve. Em jogos aqui, fico abaixo dos 70 graus. O meu 5900x eu tenho conseguido rodar com -30 em todos nucleos no CO. Ja rodei varios testes, CB e tal, e nunca travou ou reiniciou. Então tenho mantido assim. Como pra mim não preciso muito mais, não coloquei acrescimo de frequencia nele. Recomendo muito também o Fuma 2.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Assim que chegar o freeze do RMA eu coloco..ja abro e faço tudo.. ou de repente faço antes.. vai q relamente melhora a temp e nao vou saber se foi o cabo de energia ou o cooler kk
E ai parceiro, como que ficou teu sistema ai? melhorou depois que veio o WC da garantia?

Última edição:
Eu uso um Fuma 2 também no meu 5900x e tenho ótimas temperaturas também tipo você teve. Em jogos aqui, fico abaixo dos 70 graus. O meu 5900x eu tenho conseguido rodar com -30 em todos nucleos no CO. Ja rodei varios testes, CB e tal, e nunca travou ou reiniciou. Então tenho mantido assim. Como pra mim não preciso muito mais, não coloquei acrescimo de frequencia nele. Recomendo muito também o Fuma 2.

E ai parceiro, como que ficou teu sistema ai? melhorou depois que veio o WC da garantia?
Não. Na verdade não chegou ate hoje. No site da transportadora fala que tá em SP desde dezembro.. abri um chamado mas eles falam que o remetente que tem abrir o chamado.. mandei pro suporte deles, eles demoram pacas pra responder e quando respondem falam que vão analisar e fica nisso.

Pelos testes que fiz aqui a diferenteça foi de 5 a 8ºc, pra mim não valeu a diferença de $$$ entre eles, o Fuma leva vantagem por custar bem menos. Ainda mais que paguei 300 no meu.

Bom saber das fans, nem vou inventar de trocar. Da para ver que as originais são muito boas pelos testes que vc fez e elas são extremamente silenciosas.

Última edição:
O meu Fuma 2 deixo as fans em 100%. Não tem ruído. Incrível como as fans originais são silenciosas em velocidade máxima.

Em 100% ganho uns 2c~3c em relação ao modo automático PWM.

Com o 5600X em stock tenho medias de 56c~58c jogando.

Não. Na verdade não chegou ate hoje. No site da transportadora fala que tá em SP desde dezembro.. abri um chamado mas eles falam que o remetente que tem abrir o chamado.. mandei pro suporte deles, eles demoram pacas pra responder e quando respondem falam que vão analisar e fica nisso.
Caramba que tenso isso. Complicado quando a gente fica de mãos atadas nessas situações. Tomara que consiga resolver logo por ai.

O meu Fuma 2 deixo as fans em 100%. Não tem ruído. Incrível como as fans originais são silenciosas em velocidade máxima.

Em 100% ganho uns 2c~3c em relação ao modo automático PWM.

Com o 5600X em stock tenho medias de 56c~58c jogando.
Shoow...é eu no meu, não deixo em 100% direto, mas ajustei na curva de fan pra colocar 100% acima de 60º. Então da quase na mesma. Em idle, uso de desktop e tal, ele baixa um pouco a rpm, e qualquer jogo já bate nos 60º e ele vai a 100%. E barulho zero né, muito silencioso mesmo.

Pelos testes que fiz aqui a diferenteça foir de 5 a 8ºc, pra mim não valeu a diferença de $$$ entre eles, o FUma leva vantagem por custar bem menos. Ainda mais que paguei 300 no meu.

Bom saber das fans, nem vou inventar de trocar. Da para ver que as originais são muito boas pelos testes que vc fez e elas são extremamente silenciosas.
Vi vários testes entre o Fuma e o Noctua antes de pegar o meu, e também vi que a diferença de temperatura entre eles era bem pouca. Em alguns casos era até menos que 5º...então eu pra mim também achei ele um ótimo cooler, com ótimo custo benefício. Preço bom, segura bem as temperaturas, e não tem dor de cabeça que um water cooler pode trazer. Então pra mim ele é muito bom.

como vcs conseguem ótimas temps assim no fuma 2 e 5900x? eu tenho o scythe mugen 5 que tem tb 6 heatpipes um dissipador bem grande mas é um design diferente do fuma 2, pelos reviews eles se saem praticamente igual em desempenho, eu melhorei ele botando o fan do hyper 212 plus que eu tinha que é de 80cfm e pressão de ar de 3.80mm alguma coisa assim, to usando a pasta gelid gc extreme e não chego nessas temps que vcs citaram não, pelo contrário o processador é muito mas muito quente, tem jogos que bate 80 graus, será que o problema aqui é o calor infernal do rj? dão undervolt aí? sei lá eu uso ele com configurações padrão de limitado a 125w de tdp ou seja como se fosse pbo desativado pq se eu subir disso já era, aí que ferve absurdos mesmo

Users who are viewing this thread

Voltar