[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos RHBH
  • Data de Início Data de Início
como vcs conseguem ótimas temps assim no fuma 2 e 5900x? eu tenho o scythe mugen 5 que tem tb 6 heatpipes um dissipador bem grande mas é um design diferente do fuma 2, pelos reviews eles se saem praticamente igual em desempenho, eu melhorei ele botando o fan do hyper 212 plus que eu tinha que é de 80cfm e pressão de ar de 3.80mm alguma coisa assim, to usando a pasta gelid gc extreme e não chego nessas temps que vcs citaram não, pelo contrário o processador é muito mas muito quente, tem jogos que bate 80 graus, será que o problema aqui é o calor infernal do rj? dão undervolt aí? sei lá eu uso ele com configurações padrão de limitado a 125w de tdp ou seja como se fosse pbo desativado pq se eu subir disso já era, aí que ferve absurdos mesmo

Minha pasta foi a artic mx-4, original, bem espalhada com espatula por toda a CPU. Cooler bem fixado. O mugen 5 tb tem 6 tubos, mas a distribuição espacial é bem diferente. O fuma é torre dupla, com fans rodando a sentido opostos entre si, e cada fan tem uma area de haletas menor pra vencer no sentido do fluxo de ar. Dá menos perda de carga, aumentando a eficiência também (por isso o ninja 5, que é maior que ambos, mesmo com 2 fans a 1200rpm não é tao eficiente quanto o Fuma).

Nao sei se a pasta está completamente espalhada aí no seu, mas meu 5900x não passou de 72C em 100% com tudo em stock sem limitar nada, antes de começar qualquer tipo de otimização. E isso no verão com o quarto quente a uns 27-30C ainda.

Última edição:
Pessoal na questão do Fuma 2 futuramente com os novos sockets AM5 e da Intel como fica ? já que no momento ele não acompanha o suporte de encaixe,dei uma leve pesquisada e vende o kit de instalação scythe lga 1700 separadamente.

como vcs conseguem ótimas temps assim no fuma 2 e 5900x? eu tenho o scythe mugen 5 que tem tb 6 heatpipes um dissipador bem grande mas é um design diferente do fuma 2, pelos reviews eles se saem praticamente igual em desempenho, eu melhorei ele botando o fan do hyper 212 plus que eu tinha que é de 80cfm e pressão de ar de 3.80mm alguma coisa assim, to usando a pasta gelid gc extreme e não chego nessas temps que vcs citaram não, pelo contrário o processador é muito mas muito quente, tem jogos que bate 80 graus, será que o problema aqui é o calor infernal do rj? dão undervolt aí? sei lá eu uso ele com configurações padrão de limitado a 125w de tdp ou seja como se fosse pbo desativado pq se eu subir disso já era, aí que ferve absurdos mesmo

Também não consigo essas temperaturas falada...
Jogando cs:go no meu 5600x as vezes tenho pico de 79º. No MW mesma coisa as vezes tem pico... de 79º/80º.
Isso com CO - , e ajustados o TDP.

Minha pasta foi a artic mx-4, original, bem espalhada com espatula por toda a CPU. Cooler bem fixado. O mugen 5 tb tem 6 tubos, mas a distribuição espacial é bem diferente. O fuma é torre dupla, com fans rodando a sentido opostos entre si, e cada fan tem uma area de haletas menor pra vencer no sentido do fluxo de ar. Dá menos perda de carga, aumentando a eficiência também (por isso o ninja 5, que é maior que ambos, mesmo com 2 fans a 1200rpm não é tao eficiente quanto o Fuma).

Nao sei se a pasta está completamente espalhada aí no seu, mas meu 5900x não passou de 72C em 100% com tudo em stock sem limitar nada, antes de começar qualquer tipo de otimização. E isso no verão com o quarto quente a uns 27-30C ainda.
uso a pasta cobrindo toda a superfície do processador sim mas claro em pouca quantidade principalmente pq se botar muita o processador sai junto com o cooler na próxima troca, mas essas temps aí só consigo em benchmark em multi, que aí é mais frio mesmo, agora jogando e principalmente jogo single é 75 a 80 no cpu package, no nfl então bateu 87 no ccd1 que deu até alerta

Também não consigo essas temperaturas falada...
Jogando cs:go no meu 5600x as vezes tenho pico de 79º. No MW mesma coisa as vezes tem pico... de 79º/80º.
Isso com CO - , e ajustados o TDP.
pois é, no cs se eu deixar os fps soltos bate isso também mas no 5900x

se eu não limitar o tdp ao padrão que é os valores de pbo desativado e deixar pbo nos limites da motherboard bate 80 até em jogos multi thread

Cara, tenho um Lian Li Lancool 215 que talvez seja o melhor ou um dos melhores gabinetes para air flow atualmente. Antes usava o corsair carbide 175R que era bastante limitado no air flow e minhas temperaturas era pelo menos 10c mais quentes.

Para quem usa air cooler gabinete com bom air flow é essencial.

Cara, tenho um Lian Li Lancool 215 que talvez seja o melhor ou um dos melhores gabinetes para air flow atualmente. Antes usava o corsair carbide 175R que era bastante limitado no air flow e minhas temperaturas era pelo menos 10c mais quentes.

Para quem usa air cooler gabinete com bom air flow é essencial.
Concordo, não parece mas a frente mesh faz total diferença, principalmente em air cooler como tu citou...

Tem muitos fatores pra considerar nisso: temp ambiente, gabinete, % dos fans, se está rodando 100% stock ou alterou algo (Auto na bios pode ser PBO on), qual jogo/workload etcetc, pasta térmica também mas é provavelmente o menor fator, aqui a diferença de um dia quente pra um dia frio dá >10c de diferença, e se botar num gabinete ruim ou meia boca já deve subir mais uns 10-15c também, mas uso o 5800x ao invés do 5900x/5600x aqui que provavelmente é pior ainda (TDP de 5900x/5950x pra 1 CCD), em stock (142w) chegou a 82c no R20 com 31c ambiente, em 110w caiu 12c e 95w caiu 20c, leve perda de multi-core e single-core 0 diferença, se aqui no Lancool II Mesh bateu 82c tenho certeza que num gabinete mais fechado chegaria nos 95c, pior ainda se a temp ambiente estiver acima dos 31c que testei e já vi gente do fórum aqui citando 37c~ como temp ambiente

Estou bem satisfeito com o 5800x rodando a 95w aqui, single-core continua o mesmo (que é o que me importa pra jogos), perdi uns 4-5% de multi-core em relação a 100% stock enquanto o consumo reduz 33% e a temp caiu 12-20c (testado no R20 e CPU-Z), só uso all-core mesmo quando converto FLAC, e não me faz diferença uma conversão de 2min durar 2min5s por causa desses 5% multi perdidos, a eficiência/performance por watt dele em PPT menor é extremamente superior, não jogo competitivos mas no que testei aqui fica por volta dos 48-50c, picos de até 65c nos loadings

E outro ponto positivo de rodar ele com PPT menor (como o 5700x de 65w TDP vai ser e muita gente se interessou) é que provavelmente dá boa em qualquer AC baratinho como o Gammaxx 400 por exemplo, ao invés de investir num WC 360mm/NH-D15 e ainda se preocupar com as temps, só vi relatos em outros fórums de gente que fez o mesmo, recomendei uns 3-4 aqui do Adrena a tentar fazer o mesmo no 5800x mas creio que ninguém chegou a testar

OcIY7k7.jpg

Última edição:
pior que meu gabinete e ventilação não são problema não, é um corsair 300r que é pequeno por fora mas por dentro é bem espaçoso e aberto, tem 7 fans de gabinete, alternando entre aerocool shark de 120mm, akasa apache de 120mm e corsair de 140mm, no caso 2 frontais jogando ar pra dentro, 2 laterais jogando ar na placa de vídeo, 2 no teto tirando o ar e 1 traseiro tirando o ar, uso eles sempre em 100% o tempo todo pq não me incomodam pois minha audição é zoada (tenho 60% de audição)

baixar mais o tdp foi bem ruim aqui, uma vez testei baixar pra 95w que seria 128/80/125 e ficou horrível, perdi 2 mil pontos no cinebench em multi e 100 pontos em single, no cpu-z perdi mil pontos em multi e 50 em single, nos jogos single como cs go perdi uns 40fps, daí deixo nos 105w mesmo que são os valores de 142/95/140

Chegou o 5800X do Ali, acabei de instalar e seguindo os passos dos colegas eu deixei assim a configuração.

90W PPT - 60A TDC - 90A EDC e coloquei o Curve Optimizer em -25 em todos os núcleos.

CPU_Z em single 665 pontos e multi 6539 (isso varia conforme a rodada).

Hoje a temperatura ambiente está 21 graus mas como estou sem camisa desconfio que no quarto esteja alguns graus a mais.

A temperatura em Full no CPU-Z foi 65 graus, eu tenho um Deepcool Lucifer v2 e passei pasta térmica nova a pouco, é implastec mesmo.

Tem algo que eu possa melhorar ou é assim mesmo, eu tenho como parametro um Ryzen 2700@3750 1,0875V que não passava dos 60 graus em dias bem quentes e eu não escutava a FAN do cooler.

Chegou o 5800X do Ali, acabei de instalar e seguindo os passos dos colegas eu deixei assim a configuração.

90W PPT - 60A TDC - 90A EDC e coloquei o Curve Optimizer em -25 em todos os núcleos.

CPU_Z em single 665 pontos e multi 6539 (isso varia conforme a rodada).

Hoje a temperatura ambiente está 21 graus mas como estou sem camisa desconfio que no quarto esteja alguns graus a mais.

A temperatura em Full no CPU-Z foi 65 graus, eu tenho um Deepcool Lucifer v2 e passei pasta térmica nova a pouco, é implastec mesmo.

Tem algo que eu possa melhorar ou é assim mesmo, eu tenho como parametro um Ryzen 2700@3750 1,0875V que não passava dos 60 graus em dias bem quentes e eu não escutava a FAN do cooler.
Em 95w com CO -10 nos 2 melhores e -15 nos outros deu 666/6577 aqui, -25 em todos é bem alto e talvez tenha problemas com estabilidade, imaginei que o single ficaria um pouco mais alto mas talvez seja uma pequena variação/algo rodando background

A instabilidade do CO varia pelo que vejo, alguns casos fica instável em low-load/idle e outros em aplicações específicas, aqui ficou estável em tudo desde que instalei, mas quando fui testar stream (x264 6000kbps Medium 1080p60) enquanto jogava ao mesmo tempo deu reboot, no meu caso era o Core 1 (2º melhor), reduzi de -15 pra -5 esse core específico e aí foi tranquilo, reduzi mesmo que prefira o NVENC pra stream/record atualmente, mas nos jogos e benchs que testei foi tudo 100% mesmo com CO mais alto, só fui validando a performance pelo R20 e CPU-Z mesmo pra ter certeza que não tava estável mas perdendo performance (ainda que seja algo mínimo na prática), botei -10 nos melhores e -15 no resto de primeira já, aí quando passou estável em tudo subi pra -15 nos 2 melhores e -20 no resto, aí baixei 1 core só pra -5 quando crashou e mantive assim, quase 2 meses de uso e só tive reboot nessa condição bem específica até o momento

A temp está ok, não sei muito dos Ryzen 2000 mas creio que rodava frio assim pela voltagem baixa em 1,09v~, não sei se dá pra comparar 1:1 com gerações diferentes mas geralmente vejo os OCs por volta de 1,25v, não conheço esse AC mas imagino que o desempenho seja bom, talvez tenha uma pequena melhora com outra pasta térmica, aqui em 31c ambiente ficou 65c no CPU-Z stress quando testei, mas tem a diferença de gabinete/pasta/cooler etc, e chega uma hora que é difícil baixar mais também, eu pessoalmente gosto de manter abaixo dos 70c, se possível abaixo de 60-65c (depende se a temp ambiente ajuda), mas o limite da AMD é 90-95c pra começar a dar throttle, e a fan qualquer coisa é só ajustar em bios ou software se estiver muito barulhenta

Meu Hwinfo tá reorganizado de quando fiz o outro post na pág 30 mas testei de novo aqui, marcando 23,5c no meu termômetro (e 17c a cidade no gugol), 7min stress no CPU-Z ficou 58,5c de média, no finalzinho deu um pico de 62,5c no CCD1, mas nos outros sensores ficou 60c~ máxima, score fica variando em 6590 ±20, single não tirei print mas continuou 666~, a temperatura caiu quase 1:1 com a queda de temp ambiente, não sei o quão bom esse termômetro é mas parece relativamente preciso

ibWYl22.png

Última edição:
Em 95w com CO -10 nos 2 melhores e -15 nos outros deu 666/6577 aqui, -25 em todos é bem alto e talvez tenha problemas com estabilidade, imaginei que o single ficaria um pouco mais alto mas talvez seja uma pequena variação/algo rodando background

A instabilidade do CO varia pelo que vejo, alguns casos fica instável em low-load/idle e outros em aplicações específicas, aqui ficou estável em tudo desde que instalei, mas quando fui testar stream (x264 6000kbps Medium 1080p60) enquanto jogava ao mesmo tempo deu reboot, no meu caso era o Core 1 (2º melhor), reduzi de -15 pra -5 esse core específico e aí foi tranquilo, reduzi mesmo que prefira o NVENC pra stream/record atualmente, mas nos jogos e benchs que testei foi tudo 100% mesmo com CO mais alto, só fui validando a performance pelo R20 e CPU-Z mesmo pra ter certeza que não tava estável mas perdendo performance (ainda que seja algo mínimo na prática), botei -10 nos melhores e -15 no resto de primeira já, aí quando passou estável em tudo subi pra -15 nos 2 melhores e -20 no resto, aí baixei 1 core só pra -5 quando crashou e mantive assim, quase 2 meses de uso e só tive reboot nessa condição bem específica até o momento

A temp está ok, não sei muito dos Ryzen 2000 mas creio que rodava frio assim pela voltagem baixa em 1,09v~, não sei se dá pra comparar 1:1 com gerações diferentes mas geralmente vejo os OCs por volta de 1,25v, não conheço esse AC mas imagino que o desempenho seja bom, talvez tenha uma pequena melhora com outra pasta térmica, aqui em 31c ambiente ficou 65c no CPU-Z stress quando testei, mas tem a diferença de gabinete/pasta/cooler etc, e chega uma hora que é difícil baixar mais também, eu pessoalmente gosto de manter abaixo dos 70c, se possível abaixo de 60-65c (depende se a temp ambiente ajuda), mas o limite da AMD é 90-95c pra começar a dar throttle, e a fan qualquer coisa é só ajustar em bios ou software se estiver muito barulhenta

Meu Hwinfo tá reorganizado de quando fiz o outro post na pág 30 mas testei de novo aqui, marcando 23,5c no meu termômetro (e 17c a cidade no gugol), 7min stress no CPU-Z ficou 58,5c de média, no finalzinho deu um pico de 62,5c no CCD1, mas nos outros sensores ficou 60c~ máxima, score fica variando em 6590 ±20, single não tirei print mas continuou 666~, a temperatura caiu quase 1:1 com a queda de temp ambiente, não sei o quão bom esse termômetro é mas parece relativamente preciso

ibWYl22.png

O cooler Lucifer é próximo aos Fuma 2 tem 08 heatpipes, deixei 95-60-90 e -20 em todos os núcleos, ficou estável.

Só a temperatura que sobe e desce a todo momento.

Última edição:
Amigos eu uso meu 5800x com clock fixo em 4.7, minha conta de luz veio mais cara e eu suspeito que um dos vilões seja a cpu, qual seria o melhor perfil para eu ter um bom desempenho e diminuir o consumo?

O cooler Lucifer é próximo aos Fuma 2 tem 08 heatpipes, deixei 95-60-90 e -20 em todos os núcleos, ficou estável.

Só a temperatura que sobe e desce a todo momento.
Os picos de temperatura é quando ele dá boost pra 4,85ghz e bate 1,5v~ de voltagem, é o comportamento normal e não deve alterar a média de consumo/temperatura muito já que é coisa de microssegundos, mas dá pra alterar de forma fácil também, só alterar nos planos de energia do windows o uso máximo de CPU pra 99% ao invés de 100%, aí ele limita ali pra 3,7ghz~ e não dá esses picos, tem gente que não gosta desses picos durante browsing, as temperaturas estando sob controle não tem problema, mas acho meio sem necessidade também já que não deixa de fato mais rápido pra tarefas básicas, eu deixo meu perfil balanceado em 99% min/máx e alto desempenho em 100% min/máx e só troco manualmente mesmo

Amigos eu uso meu 5800x com clock fixo em 4.7, minha conta de luz veio mais cara e eu suspeito que um dos vilões seja a cpu, qual seria o melhor perfil para eu ter um bom desempenho e diminuir o consumo?
Qual o consumo dele com OC fixo em idle e em uso? Aqui em idle/browsing fica por volta de 30w~, e jogando não reparei qual a média, alguns jogos aqui eu rodo a 3,7ghz mesmo por serem capados a 60fps e fica em 40-45w acho, mas creio que rodando a 4,85ghz deva bater uns 75w~ de média no máximo

A diferença de consumo entre o stock e 4.7 é pequena na energia. Coisa de 10 a 20 reais no máximo. Deve ser um ventilador, Ar condicionado ou uso extra de chuveiro eletrico

A diferença de consumo entre o stock e 4.7 é pequena na energia. Coisa de 10 a 20 reais no máximo. Deve ser um ventilador, Ar condicionado ou uso extra de chuveiro eletrico
No momento a maior parte do tempo eu passo estudando, não faz mais sentido eu deixar em 4.7 fixo consumindo energia, quero rodar em idle abaixo dos 4.0 e subir apenas quando eu for jogar, qual quer economia na conta de luz vai ser bem vinda.

No momento a maior parte do tempo eu passo estudando, não faz mais sentido eu deixar em 4.7 fixo consumindo energia, quero rodar em idle abaixo dos 4.0 e subir apenas quando eu for jogar, qual quer economia na conta de luz vai ser bem vinda.
Basta você usar o perfil de economia de energia do windows e selecionar o uso máximo em 99% e o uso mínimo em 50~70%.

Quando for jogar altere para o high performance com 100% mínimo e 100% máximo. Tem também um programa chamado Power switcher ou algo assim, que acrescenta um ícone na bandeja perto do relógio pra trocar rapidamente entre os 2 planos de energia.

Usa o Ryzen Master, estou com dois perfis, um para jogos (4,4GHZ 1,1925V) e outro Office (3,8GHZ a 1V).

Acabou o problema aqui.

Usa o Ryzen Master, estou com dois perfis, um para jogos (4,4GHZ 1,1925V) e outro Office (3,8GHZ a 1V).

Acabou o problema aqui.
Eu acho que dessa forma acaba complicando de mais, eu queria algo automatico, em idle abaixo de 4.0ghz em jogos 4.7ghz, temperatura pra mim não é problema, tenho um water cooler com rad de 360mm que tem dado conta de boa, vou testar algumas configurações de PBO pra ver se me agrada.

Eu acho que dessa forma acaba complicando de mais, eu queria algo automatico, em idle abaixo de 4.0ghz em jogos 4.7ghz, temperatura pra mim não é problema, tenho um water cooler com rad de 360mm que tem dado conta de boa, vou testar algumas configurações de PBO pra ver se me agrada.
Automático não faço ideia como, maneira mais simples que vejo de fazer isso seria alterar plano de energia do windows mesmo, deixa um com máximo 99% (3,7ghz~ e baixo consumo) e outro com 100% (4,85ghz), e PBO em 95w/60a/90a reduziria um pouco o consumo em load (perda discreta em multi-core caso trabalhe com a CPU), não é automático mas leva coisa de 5 segundos pra alternar entre perfis

Aqui no meu 5600X eu deixo tudo em AUTO, e na BIOS eu desabilito o CPPC.
Em idle, o clock baixa pra 2100 com o plano de energia do Windows em Equilibrado.

Aqui no meu 5600X eu deixo tudo em AUTO, e na BIOS eu desabilito o CPPC.
Em idle, o clock baixa pra 2100 com o plano de energia do Windows em Equilibrado.
O CPPC não deveria ficar desabilitado quando for feito um OC estável ? Eu já li há algum tempo sobre isso, não lembro bem a diferença, mas apenas desabilitar o CPPC com o CPU em Stock, realmente melhora a performance consideravelmente?

Falando nisso, onde fica a opção para desabilitar na BIOS ? Não lembro mais.

O 5600X é uma CPU de 65W. Tu pode transformar ele num "5600XT" (clocks bombados) se usar os mesmos parâmetros padrões das CPUs de 105W. Sua placa mãe vai suportar pois ela suporta as CPUs de 105W.

O padrão de 105W é:

PPT: 142W.
TDC: 95A.
EDC: 140A.

Quanto ao CO varia muito de chip para chip. Recomendo começar com -10 em todos núcleos e ir aumentando colocando -5 em -5, o ideal seria -30 em tudo.

Quando der falha nos testes, você tem que isolar o núcleo que deu falha e voltar atrás só nesse núcleo.

É bem mais trabalhoso que Intel mas o resultado final é superior pois está extraindo o máximo de cada núcleo (ao invés de dimensionar todos núcleos para baixo como é no OC Fixo / Intel).

Como de praxe, vale a pena rodar alguns benchs tipo cinebench a cada alteração para você validar temperaturas, clocks, consumo e pontuação, e decidir por si se o "Custo" (Temperatura e Consumo) está valendo o benefício atingido (Clocks e Pontuação).

Tenho uma duvida: usar esses parâmetros de 105W num 5600X força muito o processador?

O meu 5600X chegou essa semana e consegui estabilizar o CO em 25, dava pra fazer uns ajustes finos mas percebi que a temperatura em si não mudou fazendo bench.

Então eu setei as seguintes configs:

PPT: 128W.
TDC: 80A.
EDC: 125A.

E percebi que o processador ficou um foguete, com os testes no Cine bateu 74º no abafadão de ontem do Rio de Janeiro. Como nos testes o consumo bateu os 105W eu fiquei receoso de subir mais, então fiquei nessa duvida se eu subir forçaria muito o processador e se de fato vale a pena fazer isso.

Obrigado.

Tenho uma duvida: usar esses parâmetros de 105W num 5600X força muito o processador?

O meu 5600X chegou essa semana e consegui estabilizar o CO em 25, dava pra fazer uns ajustes finos mas percebi que a temperatura em si não mudou fazendo bench.

E percebi que o processador ficou um foguete, com os testes no Cine bateu 74º no abafadão de ontem do Rio de Janeiro. Como nos testes o consumo bateu os 105W eu fiquei receoso de subir mais, então fiquei nessa duvida se eu subir forçaria muito o processador e se de fato vale a pena fazer isso.

Obrigado.
To testando essa configuração aqui, só que ja sei que alguns cores não estabilizam em -25

Ai to testando com +150 totalizando 4800mhz

128w
80A
120A

-20
-20
-15
-10
-15

Obrigado.
E qual foi o ganho comparado com stock aí? Quanto a temperatura tá tranquilo, e os VRMs da Mortar não vai fazer nem cócegas com um 5600x também então não me preocuparia, a não ser que esteja pegando uma voltagem muito alta em all-core, mas imagino que a CPU/Mobo gerenciem legal de forma automática, quando usei o 5600x e botei o limite PBO em auto ele jogou PPT/TDC/EDC lá na pqp, mas o processador não puxou mais de 105w também, então não sei se é um hard-cap do 5600x em si, no meu caso o ganho foi 0 em single-core e 4-5%~ em multi então não vi vantagem

E qual foi o ganho comparado com stock aí? Quanto a temperatura tá tranquilo, e os VRMs da Mortar não vai fazer nem cócegas com um 5600x também então não me preocuparia, a não ser que esteja pegando uma voltagem muito alta em all-core, mas imagino que a CPU/Mobo gerenciem legal de forma automática, quando usei o 5600x e botei o limite PBO em auto ele jogou PPT/TDC/EDC lá na pqp, mas o processador não puxou mais de 105w também, então não sei se é um hard-cap do 5600x em si, no meu caso o ganho foi 0 em single-core e 4-5%~ em multi então não vi vantagem
Aqui no meu com a mesma configuração do amigo ai de cima, com o EDC em 120

70 graus max, 1.38 em 4800mhz

Até que ficou legal, vou manter assim

Em teste multi (cinebench r20) 4550mhz com temp 74 graus 1.28mv max

Users who are viewing this thread

Voltar