• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

putz, obrigado mesmo, ser da realtek eu não creio pelo menos fiz o teste agora e desativei na bios a placa de rede, wifi e bluetooth e refiz o teste e deu no mesmo, fico com receio de deixar assim, o foda é que até agora só no benchmark do aida64 deu o erro, o bench passa normalmente mas o hwinfo reporta o erro, e só nele mesmo, em todo o resto posso jogar por horas, fazer o bench que for que não dá o erro, tenso

Desativar a placa de rede Realtek na BIOS não resolve o problema.
 
Minha maior dúvida sobre undervolt no momento é: isso expira a garantia do processador? E pode ser considerado overclock? Realmente não quero ferir a garantia do meu processador...
 
Minha maior dúvida sobre undervolt no momento é: isso expira a garantia do processador? E pode ser considerado overclock? Realmente não quero ferir a garantia do meu processador...
Vc só terá problemas com garantia se você causar danos físicos ao seu processador. Ficar dando porrada com martelo nele e etc.
A BIOS da placa tem proteção pra superaquecimento desligar o computador.
 
Vc só terá problemas com garantia se você causar danos físicos ao seu processador. Ficar dando porrada com martelo nele e etc.
A BIOS da placa tem proteção pra superaquecimento desligar o computador.
Então não há problema algum fazer caso necessário?
 
Bom dia pessoal, meu 5800x em games em dias muito quente pega no máximo 70ºC, normalmente ele fica em 60-68ºC (depende muito do jogo), ele está tudo em stock do jeito que veio, eu gostaria de saber se devo me preocupar. Outra dúvida é que vi que saiu o CTR 2.1 que promete de forma automática encontrar a melhor configuração de desempenho e consumo do processador, gostaria de saber se vale a pena utilizar essa ferramenta?
 
Bom dia pessoal, meu 5800x em games em dias muito quente pega no máximo 70ºC, normalmente ele fica em 60-68ºC (depende muito do jogo), ele está tudo em stock do jeito que veio, eu gostaria de saber se devo me preocupar. Outra dúvida é que vi que saiu o CTR 2.1 que promete de forma automática encontrar a melhor configuração de desempenho e consumo do processador, gostaria de saber se vale a pena utilizar essa ferramenta?
Temperatura está ok.

Faz o teste com o CTR, vale a pena.

Eu não uso ele, mas me deu parâmetros para configurar direto na BIOS, clock X vcore
 
Temperatura está ok.

Faz o teste com o CTR, vale a pena.

Eu não uso ele, mas me deu parâmetros para configurar direto na BIOS, clock X vcore
No caso, como tu usa na Bios? Aqui no CTR eu uso 2 perfis, P1 a 4250MHz a 1250mv e P2 a 4400MHz a 1350mv.

Não tentei over pela Bios porque vi que fica fixo, não queria deixar valores tipo 1.35mv no Vcore direto, sendo que no CTR ele fica variando.
 
No caso, como tu usa na Bios? Aqui no CTR eu uso 2 perfis, P1 a 4250MHz a 1250mv e P2 a 4400MHz a 1350mv.

Não tentei over pela Bios porque vi que fica fixo, não queria deixar valores tipo 1.35mv no vcore direto, sendo que no CTR ele fica variando.
Uso o modo offset.

Mas mesmo deixando fixo nos valores que vc passou é menor do que a AMD coloca quando em stock.

Faz duas semanas que estou usando quase em stock, fiz um leve ajuste no PBO e está interessante o resultado.
 
No caso, como tu usa na Bios? Aqui no CTR eu uso 2 perfis, P1 a 4250MHz a 1250mv e P2 a 4400MHz a 1350mv.

Não tentei over pela Bios porque vi que fica fixo, não queria deixar valores tipo 1.35mv no Vcore direto, sendo que no CTR ele fica variando.
Minha ideia é deixar em stock msm, porém se puder rodar mais frio e consumindo menos, melhor.
 
Galera seguinte, sai da intel pra um 5600x, porém o máximo que consegui atingir foi 46.5@1.30v em todos os núcleos. Confesso que esperava mais. Ai vem a pergunta, está dentro do normal ou tive o azar de pegar um chip ruim ? Outra dúvida, através desse PBO + OC (O qual eu nunca tinha ouvido falar) é possível atingir clocks mais altos do que um OC convencional ?
 
Galera seguinte, sai da intel pra um 5600x, porém o máximo que consegui atingir foi 46.5@1.30v em todos os núcleos. Confesso que esperava mais. Ai vem a pergunta, está dentro do normal ou tive o azar de pegar um chip ruim ? Outra dúvida, através desse PBO + OC (O qual eu nunca tinha ouvido falar) é possível atingir clocks mais altos do que um OC convencional ?
sim, principalmente com o boost override, capaz de em single vc conseguir 4.9 a 5.0ghz mas em todos os núcleos deve ficar por aí mesmo no que vc já conseguiu
 
Esse CO é uma bênção, pra ser sincero, nem tinha me dado o trabalho de aprender até adquirir um CPU que fosse compatível. Quando chegou o 5600X aqui, só joguei 4.5GHz 1.23V e larguei lá até ter mais tempo, só pra não deixar ferver. Fui pesquisar e vi que os 5600X fazem (ou costumam fazer) -30 all core tranquilo. Fui testar e realmente ficou 100%, bom demais, zero trabalho. Incrível essa feature, pena que não surgiu antes, nos Zen 2 teria sido extremamente útil. Quando tiver mais um tempo vou começar a ver o boost override, imagino que com ele não role mais -30 all core.
 
Consegui no meu R7 5800X os seguintes parâmetros:

PBO2 AUTO (estava em motherboard mas isso faz subir as temperaturas, pois aumenta muito o EDC e TDC)
Max CPU Boost Clock Overdrive: 200mhz

Curve Optimizer: Per Core,

1) -5 , usei bastante e fiz vários testes de stress, OK
2) -10, usei mais ainda, fiz mais testes, OK
3) -15 em todos os cores, usando para testar, fiz BEM MAIS testes de stress:

Cinebench R20, single e multi-core
Cinebench R23, single e multi-core
OCCT AVX2
corecycler master
y-cruncher

Temperaturas durante COD:Warzone estão na casa dos 63~67 graus, chegando em 4,975ghz no MSI AFTER BURNER

Até então bem estável por sinal, como usei pouco e só fiz teste sintético vou usar mais um mês desse jeito, caso não ocorra BSOD, crash e outra coisas em IDLE ou vendo video no youtube ai eu coloco -20 e com certeza vai crashar algum core, ai nessa parte vou fazer o refinamento total do sistema

Nunca imaginei que eu ia chegar nesse patamar de overclock, quando comprei meu R7 3700X em 2019 eu não sabia bulhufas nenhum e foi só pesquisar um pouco e achar dicas valiosas em forums que você vai pegando o jeito...
 
Esse CO é uma bênção, pra ser sincero, nem tinha me dado o trabalho de aprender até adquirir um CPU que fosse compatível. Quando chegou o 5600X aqui, só joguei 4.5GHz 1.23V e larguei lá até ter mais tempo, só pra não deixar ferver. Fui pesquisar e vi que os 5600X fazem (ou costumam fazer) -30 all core tranquilo. Fui testar e realmente ficou 100%, bom demais, zero trabalho. Incrível essa feature, pena que não surgiu antes, nos Zen 2 teria sido extremamente útil. Quando tiver mais um tempo vou começar a ver o boost override, imagino que com ele não role mais -30 all core.
-30 all core tranquilo? Vc esta bem enganado amigo. Faça os testes corretos de estabilidade
 
-30 all core tranquilo? Vc esta bem enganado amigo. Faça os testes corretos de estabilidade

Realmente depois de testar bastante deu umas instabilidades, mudei pra -20 no pior core e -25 nos dois piores depois dele, e aí sim ficou estável de verdade.
 
Boa noite galera.

Chegou meu 5800x, acabei de colocar ele na minha X470 Gaming 7.

Li bastante esse tópico, mas vi que o overclock é bem diferente do meu antigo 3700x. Alguém poderia me dar um norte por onde começar?

Valeu.
 
Boa noite galera.

Chegou meu 5800x, acabei de colocar ele na minha X470 Gaming 7.

Li bastante esse tópico, mas vi que o overclock é bem diferente do meu antigo 3700x. Alguém poderia me dar um norte por onde começar?

Valeu.
Sim, leia esse guia e pegue como base de estudo principalmente os guias mais acessados no reddit e no site overclockers co uk, tem um usuario chamado gerard que fez um belissimo trabalho





Faça que nem eu, coloque -5 e realize teste sintético, use durante uma semana, sem crash sem nada? coloque -10 e assim por diante, eu fiz um post aqui domingo passado e estava em -15, ontem coloquei -20 em cada um e puff o meu melhor core crashou, o pc só reiniciou, abri o windows event log e estava la o ID do thread = 2, para descobrir o core físico basta dividir por 2, resultado é 1, ou seja, core 2 fisicamente falando começando do 1 ou pela BIOS core 1 pois começa com 0. Não sei se deu pra entender mas esse vídeo explica claramente isso da melhor forma:




Coloquei no tempo exato que ele começa a explicar sobre isso, não tem segredo...

Cada processador é de um jeito, não tente imitar a configuração do outro, eu comecei setando já 200mhz de max boost mas no C.O sempre fui indo aos poucos, agora meu C.O ta assim:

CORE 0 = -20
CORE 1 = -17 (tive que abaixar pois no -20 ele dava crash rapidamente no R20 ou R23)
CORE 2 = -20
CORE 3 = -20
CORE 4 = -20
CORE 5 = -20
CORE 6 = -20
CORE 7 = -20

Creio que meu sistema não deve estar estável ainda, sinto que vou tomar um crash ainda essa semana novamente, dai só ver no Windows Event Log, procurar por WHEA errors e descobri qual o core físico que ainda está instável...

Ontem deixei rodando o y-cruncher core por core mas não reportou nenhum error, mas dizem para ficar 100% mesmo é rodar durante várias e várias horas e isso não faço de jeito nenhum, prefiro ir testando no uso do dia a dia além dos testes básicos sintéticos
 
Sim, leia esse guia e pegue como base de estudo principalmente os guias mais acessados no reddit e no site overclockers co uk, tem um usuario chamado gerard que fez um belissimo trabalho





Faça que nem eu, coloque -5 e realize teste sintético, use durante uma semana, sem crash sem nada? coloque -10 e assim por diante, eu fiz um post aqui domingo passado e estava em -15, ontem coloquei -20 em cada um e puff o meu melhor core crashou, o pc só reiniciou, abri o windows event log e estava la o ID do thread = 2, para descobrir o core físico basta dividir por 2, resultado é 1, ou seja, core 2 fisicamente falando começando do 1 ou pela BIOS core 1 pois começa com 0. Não sei se deu pra entender mas esse vídeo explica claramente isso da melhor forma:




Coloquei no tempo exato que ele começa a explicar sobre isso, não tem segredo...

Cada processador é de um jeito, não tente imitar a configuração do outro, eu comecei setando já 200mhz de max boost mas no C.O sempre fui indo aos poucos, agora meu C.O ta assim:

CORE 0 = -20
CORE 1 = -17 (tive que abaixar pois no -20 ele dava crash rapidamente no R20 ou R23)
CORE 2 = -20
CORE 3 = -20
CORE 4 = -20
CORE 5 = -20
CORE 6 = -20
CORE 7 = -20

Creio que meu sistema não deve estar estável ainda, sinto que vou tomar um crash ainda essa semana novamente, dai só ver no Windows Event Log, procurar por WHEA errors e descobri qual o core físico que ainda está instável...

Ontem deixei rodando o y-cruncher core por core mas não reportou nenhum error, mas dizem para ficar 100% mesmo é rodar durante várias e várias horas e isso não faço de jeito nenhum, prefiro ir testando no uso do dia a dia além dos testes básicos sintéticos

Primeiramente muito obrigado pela excelente resposta, super completa. Vou fazer isso já e vou ir testando, pelo que andei lendo aqui pelo tópico mesmo a melhor maneira de testar Core a Core seria com o Core Cycler?

Não preciso buscar aquele Over máximo, queria só deixar ele num clock bacana e reduzir um pouco as temps.

Valeu.
 
Primeiramente muito obrigado pela excelente resposta, super completa. Vou fazer isso já e vou ir testando, pelo que andei lendo aqui pelo tópico mesmo a melhor maneira de testar Core a Core seria com o Core Cycler?

Não preciso buscar aquele Over máximo, queria só deixar ele num clock bacana e reduzir um pouco as temps.

Valeu.
Então, eu uso o R20 e R23 pois se tiver bem instavel eles praticamente já demonstram, o pc reinicia sozinho, crasha, bsod ou algo do tipo, aqui aconteceu apenas do pc reiniciar no meio do benchmark, mas o y-cruncher e corecycler são excelentes para deixar mais tempo, tem o OCCT também que os gringos gostam de usar muito bom por sinal, da pra deixar bem hardcore o tester, tem um usuario no reddit relatando que alterou algumas coisas e o pc dele crashava com 5 min, rodando em outros testes passava de boa com 30min a 1 hora...
 
Então, eu uso o R20 e R23 pois se tiver bem instavel eles praticamente já demonstram, o pc reinicia sozinho, crasha, bsod ou algo do tipo, aqui aconteceu apenas do pc reiniciar no meio do benchmark, mas o y-cruncher e corecycler são excelentes para deixar mais tempo, tem o OCCT também que os gringos gostam de usar muito bom por sinal, da pra deixar bem hardcore o tester, tem um usuario no reddit relatando que alterou algumas coisas e o pc dele crashava com 5 min, rodando em outros testes passava de boa com 30min a 1 hora...

Excelente vou usar algumas dessas ferramentas e começar o teste, estou dando uma lida na primeira página do tópico pois vi que tem que ajustar alguns pontos na BIOS, no meu caso uma X470 Gaming 7 da Gigabyte, placa com um VRM bem parrudo, acredito que devo conseguir pegar uns 4.8Ghz estáveis para usar no dia a dia.
 
Excelente vou usar algumas dessas ferramentas e começar o teste, estou dando uma lida na primeira página do tópico pois vi que tem que ajustar alguns pontos na BIOS, no meu caso uma X470 Gaming 7 da Gigabyte, placa com um VRM bem parrudo, acredito que devo conseguir pegar uns 4.8Ghz estáveis para usar no dia a dia.
Vale lembrar o seguinte, uma das primeiras coisas a se fazer é instalar o CHIPSET da AMD atualizado do site deles, na serie 5000 nao é mais preciso usar AMD Ryzen Balanced no perfil de energia do windows, tanto que preferi formatar e instalar o windows 10 limpo, com isso o plano de energia Ryzen Balanced sumiu e o ideal segundo o Robert da AMD é usar o windows balanced recommended, ele seta 0% minimo e 100% máximo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nesse tipo de overclock ele não fica fixo em um core, o ideal é deixar o trabalho para o windows juntamente com a tecnologia implementada no Ryzen 5000, o ideal para esse caso sempre é ter a bios mais ATUALIZADA possível
 
Eu tenho uma dúvida no curve optimizer, pelo que eu vejo por aí, a galera força mais o undervolt nos cores mais bostas, e deixa tensão maior para os melhores. Na minha cabeça faz mais sentido o contrário, já que os melhores cores fazem mais clock com a mesma tensão, mas o contrário também faz sentido, pois teoricamente os melhores cores é que são os preferidos do sistema e dão boost mais alto. Tem ainda uma terceira perspectiva, que é a carga média, onde todos os cores dão boost no talo, aí entraria novamente a primeira lógica, de mais tensão nos cores piores. Se alguém souber esclarecer ou deixar um link com um artigo ou mais informações, seria bem interessante, por incrível que pareça todo mundo usa o C.O. mas ninguém testa a fundo, acho que justamente por ser teoricamente uma facilidade, ninguém se importou em olhar além do básico.
 
os melhores cores é que são os preferidos do sistema e dão boost mais alto

Exatamente.

Os melhores cores ficam com undervolt menos agressivo pois o SMU da AMD sempre faz eles trabalharem num clock maior que os "piores".
 
Senhores boa tarde,

Lendo o tópico novamente, fiz o seguinte:

-5 nos melhores núcleos e -10 no restante, coloquei o Max CPU Boost Clock em 125, rodei o Cinebench multi core não deu problema nenhum, mas as temperaturas estão batendo 83º e meu gabinete é bem ventilado e uso um Air Cooler DeepCool Assassin III.

Fiz algo errado?

EDIT:

Depois de ler e muito pesquisar consegui esses resultados até o momento:



Temperatura máxima foi de 76.8º, ahh detahe coloquei o PPT em 122W, será que consigo baixar um pouquinho mais as temps?

Valeu.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo