Concorrência agita mercado em Fortaleza
Competição entre operadoras turbina a conexão de internet banda larga dos usuários de Fortaleza
Em um mercado onde é alto o índice de insatisfação do cliente, qualquer iniciativa que estimule a concorrência é sempre recebida de braços abertos pelos usuários. Assim, a chegada de mais uma operadora de telefonia ao mercado cearense de banda larga tem mexido com o orçamento doméstico de muitos internautas da capital.
O ponto central é a chegada da operadora GVT, que oferece planos de acesso à internet em velocidades que variam de 3 a 100 megabits por segundo (Mbps). O interesse em dar um "upgrade" na velocidade de acesso e as insatisfações com a atual operadora são fatores que estão atraindo muitos usuários para a mudança de operadora. Além disso, ainda há a facilidade da portabilidade numérica.
Um dos usuários que migraram de uma operadora para outra foi o programador Raphael Bezerra dos Santos. Ele foi o primeiro cliente que a GVT conquistou no bairro Parquelândia e o 56º na capital cearense. Raphael diz que já foi cliente das principais operadoras de banda larga de Fortaleza. No último dia 19, trocou sua antiga conexão de 4Mbps por uma de 10Mbps e diz estar satisfeito.
"Eles cumpriram o que prometeram. As taxas de upload e download são as mesmas que constam no contrato e na publicidade", diz Raphael Santos. O programador também elogia o atendimento. "Já fui atendido 1h da manhã, para configurar um modem. Sei que é começo, mas eles se destacaram onde as outras deixam a desejar", diz.
Sem revelar números sobre a adesão dos internautas cearenses aos planos da GVT, o vice-presidente de Marketing e Vendas da operadora, Alcides Troller Pinto, diz que a grande maioria dos novos clientes tem optado por velocidades iguais ou maiores que 10Mbps. "Em função da alta receptividade inicial, estamos estudando ampliações significativas da nossa área inicial de abrangência", diz o executivo da operadora, que lidera a recepção de clientes no processo de portabilidade numérica em telefonia fixa no Brasil.
Para fazer frente ao avanço da concorrência - e evitar a debandada de clientes -, a operadora Oi renovou seus pacotes de oferta do serviço Velox. Para os clientes de planos anteriores, ela oferece a melhoria na velocidade. O problema é que estão fazendo isso sem avisar das implicações, segundo reclama a usuária Marlúcia Nobre, que está sem internet há uma semana, desde que a Oi mudou a velocidade de sua conexão de 1 para 8Mbps.
"Chamei o técnico e ele disse primeiramente que era um problema no filtro da linha. Em outra visita, o técnico disse que o modem não suportava a nova velocidade", conta. "Me disseram que ainda tenho de esperar três dias", diz a usuária, que tentou solucionar o problema recorrendo à nova operadora.
Também com problemas de acesso estava a arquiteta Daniela Farias. "O Velox ´upou´ minha conexão pra 8Mbps. Pena que ela não funciona desde o momento em que eu desliguei o telefone pra pedir", escreveu a usuária em seu microblog do Twitter. Depois de alguns dias sem acesso e muitas ligações para o suporte da operadora, Daniela descobriu que a solução seria a compra de um novo modem, que lhe custou R$ 180. "Pretendo ingressar com uma ação no Decon e uma reclamação expressa na Anatel para reembolso do valor do meu novo modem, dos dias sem conexão e pelo desrespeito", reclama a arquiteta.
A assessoria de imprensa da Oi informou que mais de 95% dos clientes do Oi Velox não necessitam substituir o modem para usufruir das velocidades mais altas. "Entre os 5% restantes, nos casos em que o cliente possui um modem da Oi, esse modem é trocado sem custo", diz a empresa. "Se o cliente já tem seu próprio modem, ele pode encontrar aparelhos compatíveis a partir de R$ 85 em lojas de varejo. A troca não é obrigatória. Caso ele queira manter o modem atual, disponibilizaremos a maior velocidade permitida pelo modem", esclarece.
A Oi informa ainda que o cliente passa a ter direito a uma velocidade mais alta sem acréscimo na franquia. Dependendo do caso, a nova velocidade pode chegar a até 14 Mbps. Segundo a empresa, a receptividade das mudanças de velocidade tem sido boa e "as dificuldades pontuais devem ser informadas à empresa pelo 103 31".
Fique por dentro
Direito do usuário
Uma liminar concedida pela Justiça Federal determina que a operadoras informem em suas peças publicitárias que a "velocidade anunciada de acesso e tráfego na internet é a máxima virtual, podendo sofrer variações decorrentes de fatores externos". Assim, as companhias têm 30 dias de prazo para ajustar suas campanhas publicitárias a essa norma. Se não o fizerem, podem ter a venda de seus serviços suspensa, além de terem de arcar com uma multa diária de R$ 5 mil. A liminar, concedida pela juíza substituta da 6º Vara Federal, Tânia Lika Takeushi, também estabelece que os consumidores têm a possibilidade de cancelar os contratos assinados com as operadoras - ainda que sob acordos de fidelidade e sem multa - caso a velocidade do serviço tenha ficado abaixo daquela que foi anunciada pela operadora no momento da aquisição do serviço.
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=759499