Trades de devs são bem comuns entre todas e, não acredito que a perda de um tenha afetado muito. O artista chefe da 343 hoje é um ex-ND...
O problema aí é falta de tempo, novamente citando o ex-designer chefe da ND (ou animador, não me recordo direito e não encontro o tweet dele):
"Não havia nada de mágico lá, apenas recebíamos um orçamento e tempo bem maior do que os outros".
Aqui conferindo, tempo de um Halo para outro:
Halo 1
Halo 2: 3 anos para ficar pronto
Halo 3: 2 anos e 10 meses para ficar pronto
Halo ODST: 2 anos (este eu vejo como expansion pack, porque fora criado com este intuito)
Halo Reach: 1 ano e 1 mês
Halo 4: 2 anos e 1 mes (tecnicamente foi um absurdo para o 360
Halo 5: 2 anos e 11 meses
Halo Infinite: 5 anos, sendo que ainda teve nova engine no começo do caminho
A MS vai lançar o seu carro chefe "modernizado" com 5 anos de desenvolvimento ao mesmo tempo em que foi desenvolvida uma engine open world para um jogo como Halo. Citastes Tsushima..., que não é o carro chefe da Sony.... ele levou mais de 6 anos para ficar pronto.
Eles precisam rever essas janelas de lançamentos. Imagino que Halo tenha aí ficado como um pilar até a chegada dos seus novos produtos. Seus novos jogos de peso sequer possuem uma data de lançamento, o que me parece ser fruto de um novo modo de operar as coisas.
Tempo até tiveram, problema foi, como vc disse, ter que fazer uma engine nova e entregar o jogo em 5 anos. Se fosse na engine do Halo 5, teria 2 anos a mais do que o normal. Se o jogo é para sair para o XBox one, que fizessem na engine do Halo 5, e com melhorias. Mudassem a estetica, e nem precisava ser totalmente open world, bastava niveis mais abertos, como os Halos antigos.
Outra besteira é essa história de 4k nativo. DLSS está ai para mostrar que reconstrução, usando resolução mais baixa, com boa filtragem, consegue resultados melhores com bem menos peso.