• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Incêndio em boate em Santa Maria / RS provoca pânico e mortes

O donos/gerentes são culpados
Os bombeiros que fizeram (ou não fizeram) a inspeção são culpados
Os empregados naquele momento são culpados por não terem permitido as pessoas sairem, está pegando fogo, abre tudo e acabou, não trancar da forma que fizeram.

Todos deveriam ir pra cadeia, prisão perpétua. Foram mais de 200 mortes.

Enquanto esse tipo de coisa continuar impune vai continuar acontecendo

Como por exemplo, o carinha lá que acendeu o artefato e iniciou o fogo.

Chegou no tribunal chorando e gritando que é inocente. Tenso pra caramba. Ele não quis de forma alguma matar ninguém, julgamento extremamente complicado.

Acho muuito mais grave o fato de trancarem as portas, QUEM TRANCOU, se realmente foi trancado, enfim.

Ninguém em lugar nenhum é perfeito, todo mundo pode errar... fácil julgar quando não se conhece ninguem... vai dar muita treta isso aí
Apenas para falar a respeito de terem trancado a saída, todas as testemunhas falaram que ninguém efetivamente proibiu a saída ou trancaram portas, foi apenas o tempo de 10 segundos+- até todos entenderem o que estava acontecendo, alguns falaram que muitas pessoas nem viram que era incêndio, acreditavam que era briga, após este tempo de entenderem do que se tratava, ninguém ficou trancado.

O Júri está sendo transmitido ao vivo e fica disponível no canal do YouTube do TJRS, interessante assistir para entender como tudo ocorreu, tanto no momento da tragédia quanto "pequenos detalhes" que desencadearam tudo.

Algumas falas de sobreviventes me deixaram muito emocionado.
 
É que é bem relativo isso também.

Imagina que o lugar é todo correto, tem sprinklers no teto, tem saídas adequadas, tem teto anti-incêndio...o cara acende o fogo de artifício lá dentro, ativa o sistema de sprinklers, molha todo mundo lá dentro, galera tenta vazar pra fugir do banho de água e as portas estão trancadas porque a ordem é "não deixa ninguém sair sem pagar"...no final de quem seria a culpa de ter estragado a festa?

Claro que é algo totalmente diferente, mas a pessoa que causou o problema desde o início continua sendo a mesma...
Sim, ele tem a culpa de ter iniciado todo o processo, isso é inegável. Estou me referindo à presença de dolo ou não. No caso dele, fez uma cagada irresponsável, mas sem entender que poderia matar dezenas de pessoas. Os outros foram omissos/irresponsáveis sabendo de todos os riscos.
 
Eu vejo que o maior problema foi que o cara que fez a obra de isolamento não pensou em incêndio e saiu usando material indevido. O espaço interno tb tinha muitas paredes e cancelas. Se tiver luz tudo bem. Mas no escuro, ninguém vê onde é a saída.

A espuma que usaram no teto parece espuma de colchão. Material barato, leve e fácil de aplicar.
 
Eu ainda acho que o maior culpado de tudo é o cara que tacou fogo num lugar fechado..."não se brinca com fogo" é basicamente a primeira coisa que todos os pais ensinam...

Os outros lá tem um pouco de culpa obviamente (trancar a porta foi outra coisa grave), mas tudo volta pro cara do incêndio...sem ele ter feito isso, ninguém lá morreria literalmente...

Numa analogia pra mim, é basicamente colocar fogo num busão lotado, nem todo mundo vai conseguir sair, motorista do busão pode errar em não abrir a porta, pessoas serão pisoteadas, gente vai morrer...o que causou tudo isso? um cara que tacou fogo no busão...

Pra quem quer ter uma noção do que aconteceu lá na Kiss, tem outros casos que descobri depois que foram praticamente iguais...esse aqui é tenso (não recomendo escutar com áudio, tem gente implorando pra sair no final e tu sabe que todos na porta ali morreram), Station Night Club em Rhode Island...

[+21]

A banda fazia esse número em outros shows(era padrão deles), em algum momento alguém deve ter comunicado a casa que teria show pirotecnico, e a casa deve ter afirmado positivamente,nesses casos são multiplos fatores de culpa, o kra que ascende lógico que tem culpa, mas permitiriam o kra, gente que sabia ou pelo menos deveria saber das fragilidades do recinto quanto a incêndios, a casa é mil vezes mais culpada, pq tem muita negligência enquanto a segurança, falta de rota de fuga, extintor que não funcionou na hora H, material inflamável e que solta gás tóxico no teto, é muitos erros muita culpa.

A imprudência e irresponsabilidade quanto a prevenção de acidentes é até pior que um ato inconsequente que iniciou o incêndio, pq em outros lugares o extintor funcionaria e controlariam o incêndio, ou mesmo que não, o teto de outros locais não seria inflamavel, se a casa seguisse a lei, ninguém teria morrido.
 
Luciano Augusto Bonilha Leão, 43 anos, um dos quatro réus da Boate Kiss, prestou depoimento nesta quinta-feira (9/12). Ele mandou uma mensagem aos familiares das 242 vítimas. “A luta deles é legítima. Minha mãe é a maior joia da minha vida. Se eu tivesse morrido, ela não teria a escolha de pensar se o filho é assassino ou inocente. Mas tenho a consciência de que não queria a tragédia, sou inocente. Mas se for para tirar a dor desses pais, que me condenem”, disse, diante do tribunal do júri.

Elissandro Spoh, um dos sócios da Boate Kiss, foi o primeiro réu a depor no tribunal do júri. Nessa quarta-feira (8/12), ele disse que perdeu muitos amigos e funcionários no incêndio. “Querem me prender, me prendam, eu estou cansado, cara. Eu sei que perderam gente e tal, mas eu perdi um monte de amigos, eu perdi funcionários. Acham que eu não tinha amigos lá? Acham que eu ia fazer uma coisa dessas?”, disse, em choro intenso.

 
Luciano Augusto Bonilha Leão, 43 anos, um dos quatro réus da Boate Kiss, prestou depoimento nesta quinta-feira (9/12). Ele mandou uma mensagem aos familiares das 242 vítimas. “A luta deles é legítima. Minha mãe é a maior joia da minha vida. Se eu tivesse morrido, ela não teria a escolha de pensar se o filho é assassino ou inocente. Mas tenho a consciência de que não queria a tragédia, sou inocente. Mas se for para tirar a dor desses pais, que me condenem”, disse, diante do tribunal do júri.

Elissandro Spoh, um dos sócios da Boate Kiss, foi o primeiro réu a depor no tribunal do júri. Nessa quarta-feira (8/12), ele disse que perdeu muitos amigos e funcionários no incêndio. “Querem me prender, me prendam, eu estou cansado, cara. Eu sei que perderam gente e tal, mas eu perdi um monte de amigos, eu perdi funcionários. Acham que eu não tinha amigos lá? Acham que eu ia fazer uma coisa dessas?”, disse, em choro intenso.

Me parece legítimo que ninguém ali DESEJASSE o acidente. O problema é que a culpa permanece. O dolo não se manifesta apenas no ato, mas também na criação das condições, e nisso eles QUISERAM correr o risco.

Infelizmente é isso.
 
Não acompanhei tudo, estou acompanhando mais nesses últimos dias.

O que eu ainda não peguei foi o que aconteceu exatamente após o disparo do artifício. Parece que desligaram o microfone do palco, o músico tentou apagar com água porque não tinha extintor e o fogo se alastrou mais ainda.

Deu a impressão que o tumulto e a correria só começou quando a coisa já tava feia já e que quase ninguém viu o princípio de incêndio. É isso que eu queria entender.
 
Não acompanhei tudo, estou acompanhando mais nesses últimos dias.

O que eu ainda não peguei foi o que aconteceu exatamente após o disparo do artifício. Parece que desligaram o microfone do palco, o músico tentou apagar com água porque não tinha extintor e o fogo se alastrou mais ainda.

Deu a impressão que o tumulto e a correria só começou quando a coisa já tava feia já e que quase ninguém viu o princípio de incêndio. É isso que eu queria entender.
Foi praticamente isso, fora que fecharam a porta alguns minutos. Mas a defesa dos réus mostrou algumas negligencias dos órgãos fiscalizadores.
 
Foi praticamente isso, fora que fecharam a porta alguns minutos. Mas a defesa dos réus mostrou algumas negligencias dos órgãos fiscalizadores.

O próprio prédio que está ocorrendo a audiência está com o alvará vencido.

Juíz colocou um recesso maior pro pessoal poder ver o segundo tempo do jogo do grêmio

Esse julgamento é um circo total.
 
Até tava falando com um conhecido ontem sobre esse julgamento, ele disse que é muito provável que não dará em nada porque tão julgando como homicídio e não homicídio culposo, ai irá ter esse julgamento, não vai dar em nada, vão prorrogar mais ainda e quando vê, já prescreveu o prezo pra condenação (Lula sitio feelings) e nenhum bombeiro ou fiscal do governo irá parar na cadeia...pode ser que um dos donos da boate vá parar na cadeia para dizer que "alguém foi condenado", mas grandes chances de não dar em nada...
 
Até tava falando com um conhecido ontem sobre esse julgamento, ele disse que é muito provável que não dará em nada porque tão julgando como homicídio e não homicídio culposo, ai irá ter esse julgamento, não vai dar em nada, vão prorrogar mais ainda e quando vê, já prescreveu o prezo pra condenação (Lula sitio feelings) e nenhum bombeiro ou fiscal do governo irá parar na cadeia...pode ser que um dos donos da boate vá parar na cadeia para dizer que "alguém foi condenado", mas grandes chances de não dar em nada...

Vão dar pena de 5 anos pra algum dos sócios, vai ficar 1 ano na cadeia, e se não matarem, ele sai e vida que segue.
 
carta psicografada como prova :pepe: :pepe: :pepe: :pepe: :pepe: :pepe:

brasil sil sil sil
que absurdo um negócio desses.... não quero nem pensar em como as pessoas que perderam entes queridos devem se sentir ouvindo uma coisa dessas....:fire:
 
Penas:
  • Elissandro Spohr, sócio da boate: 22 anos e seis meses de prisão
  • Mauro Hoffmann, sócio da boate: 19 anos e seis meses de prisão
  • Marcelo de Jesus, vocalista da banda: 18 anos de prisão
  • Luciano Bonilha, auxiliar da banda: 18 anos de prisão

 
Brasil sendo Brasil.

"Condeno os réus..." Opa, calma lá, amigão. Chegou um HC preventivo aqui. Não precisa ir preso agora não. :br:
 
Brasil sendo Brasil.

"Condeno os réus..." Opa, calma lá, amigão. Chegou um HC preventivo aqui. Não precisa ir preso agora não. :br:

É uma piada mesmo essa nossa justiça.
 
Assisti a um vídeo do Regis Tadeu, aquele crítico musical, e caiu a ficha depois do final desse julgamento teatral. Ele fala que 90% das casas noturnas estão no mesmo patamar que esteve a Boate Kiss: Inúmeras irregularidades, sem alvará e muita propina na mão dos fiscais, e que a burocracia foi feita pra “construir“ um esquema de “facilitadores” pra rolar dinheiro por fora mesmo. O sistema é foda.
 
Excelente que foram condenados, mas com certeza caberiam mais réus ali

Sim, principalmente quem concede o alvará de funcionamento.
O Estado diz que o estabelecimento está apto a funcionar. Algo dá errado. O Estado não se responsabiliza.

Minha esposa que é mais versada na área do direito me explicou que existe uma "blindagem" dos membros do Estado.
Por exemplo, você não pode processar um promotor, você processa a cidade e a cidade aceita ou não e depois parte para as consequências legais daquele individuo.

Ou seja, não seria possível processar um bombeiro que concedeu um alvará para o funcionamento da boate.
Precisaria processar a cidade de Santa Maria e um juiz acatando ou não poderia dar ganho de causa e depois, talvez, alguma providência poderia ser tomada.

Porém, se esse mesmo bombeiro trabalhasse de final de semana como engenheiro e concedesse um laudo de pleno funcionamento ele estaria indo junto com os 4.

O Estado é uma instituição em que seus membros são desconectados das responsabilidade legais que recaem sobre os demais cidadãos e quanto mais alto na hierarquia mais distante da realidade mundana.
 
22 anos que pra progressão resulta em meros 3,6 anos no regime fechado, ou seja, vão sair tranquilos em pouquíssimo tempo. No Brasil os bandidos sempre têm mais direitos que as vítimas.
 
Assisti a um vídeo do Regis Tadeu, aquele crítico musical, e caiu a ficha depois do final desse julgamento teatral. Ele fala que 90% das casas noturnas estão no mesmo patamar que esteve a Boate Kiss: Inúmeras irregularidades, sem alvará e muita propina na mão dos fiscais, e que a burocracia foi feita pra “construir“ um esquema de “facilitadores” pra rolar dinheiro por fora mesmo. O sistema é foda.
Alguém tem que servir de exemplo.
 
Sim, principalmente quem concede o alvará de funcionamento.
O Estado diz que o estabelecimento está apto a funcionar. Algo dá errado. O Estado não se responsabiliza.

Minha esposa que é mais versada na área do direito me explicou que existe uma "blindagem" dos membros do Estado.
Por exemplo, você não pode processar um promotor, você processa a cidade e a cidade aceita ou não e depois parte para as consequências legais daquele individuo.

Ou seja, não seria possível processar um bombeiro que concedeu um alvará para o funcionamento da boate.
Precisaria processar a cidade de Santa Maria e um juiz acatando ou não poderia dar ganho de causa e depois, talvez, alguma providência poderia ser tomada.

Porém, se esse mesmo bombeiro trabalhasse de final de semana como engenheiro e concedesse um laudo de pleno funcionamento ele estaria indo junto com os 4.

O Estado é uma instituição em que seus membros são desconectados das responsabilidade legais que recaem sobre os demais cidadãos e quanto mais alto na hierarquia mais distante da realidade mundana.

Na verdade há sim a possibilidade de um agente/servidor/membro do Estado ser processado, porém não diretamente pelo indivíduo que sofreu o dano, mas pelo Estado. Isso é chamado de ação regressiva e está previsto no artigo 37º, §6º da Constituição Federal:

§ 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

Basicamente, no caso em questão, o indivíduo processaria o Estado (o Governo Estadual do RS, pois o Corpo de bombeiros é do estado do Rio Grande do Sul, não do município de Santa Maria) pelo dano que teve em decorrência da omissão estatal, após todo o processo o Estado ressarce a vítima e em seguida ingressa com ação regressiva contra o agente/servidor responsável pelo dano (no caso em questão o bombeiro que concedeu indevidamente o alvará de funcionamento para a boate, caso comprovado o dolo ou culpa do mesmo).
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo