GPU: Eu vejo algumas RTX 3060 aparecendo em promoção, então tentaria pegar uma para maior longevidade.Pessoal, sou desenvolvedor e sempre fui um cara do software. Nunca fui muito de estudar a parte de hardware. Como estou em home office desde o início da pandemia, tomei a decisão de abandonar o uso de notebooks como ferramenta principal de trabalho, e também de aposentar meu Xbox One S. Logo, estou pesquisando nas últimas semanas uma config que supra as minhas necessidades: programação/estudos e games.
Montei uma config que me agradou bastante após pesquisas e reviews. Gostaria de uma análise dos colegas que provavelmente tem um conhecimento de hardware muito maior que o meu.
Meu objetivo é gastar no máximo R$ 6.500,00, e com a config abaixo + gabinete, fica menos do que isso.
Processador: AMD RYZEN 5 5600X
Placa-Mãe: Asus TUF Gaming B550M-Plus
GPU: MSI GEFORCE RTX 2060 VENTUS GP OC, 6GB, GDDR6, 192-BIT
RAM: XPG Gammix D45, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4
SSD1: Kingston 1000GB NVMe
SSD2: Kingston 240GB NVMe
Fonte de Alimentação: Gamer ATX Cougar VTK 550W
Cooler CPU: DEEPCOOL GAMMAXX GTE V2 BLACK
Fans: 3x XPG, 120mm
Se futuramente eu fizer um upgrade para um processador de 8-core / 16-threads, como um Ryzen 7 5800x, a fonte de 550w dá conta ou é melhor pegar uma com mais potência?
Obrigado.
Fonte: Verifique a diferença de preço dessa Cougar para outros modelos como a Corsair CX650M, XPG Core Reactor (10 anos de garantia), XPG Pylon, etc. Se couber dentro do seu orçamento recomendaria esses outros modelos em vez da Cougar.
Qual seria o gabinete?
E sim, para o setup descrito, na teoria a fonte é pra aguentar o possível upgrade, problema é que não confio muito nessas fontes da Cougar, e fonte é algo que não se economiza. Pode ser que essa fonte dure por muitos anos, mas eu particularmente tentaria investir em uma outra de maior credibilidade como a XPG Core ou Pylon por exemplo.
Olá a todos.
Hoje assisti um video onde o "gordinho" da pichau fala que durante a Black Friday desse ano os preços dos processadores AMD e Intel da geração passada pode cair pela metade.
Da mesma forma seria as placas mãe.
Ele deu o exemplo de um Ryzen 5600 que poderia chegar ao valor de R$700 e um B-550 a R$480 a R$500
Segundo ele um i5 12400f poderia chegar a R$650
Isso seria muito tentador, mas não sei se dá pra acreditar nesse papo dele
Pode até ser que aconteça, como sempre aparecem umas promoções loucas mas o problema é a quantidade disponível. Às vezes ficam só 5 ou 10 peças nesse preço, e só alguns sortudos pegam.
Acho que da pra montar um pc voltado ao FULL HD, aqui um exemplo:Fala pessoal, tudo bem?
Meu notebook morreu e agora preciso comprar um computador. Estava pensando em comprar um PC pronto (PC GAMER, rsrs..) ou então montar um por conta (sei montar).
Minha duvida é:
Qual PC eu montaria com uns R$4.500 ??
Abracos e obrigado!!
CPU: i3 12100F / 121400F
Cooler: AK400 / Redragon Tyr (só verificar se vem com kit LGA 1700)
Placa-mãe: H610M / B660M
Placa de Vídeo: GTX 1660 Super ou Ti / RTX 2060 / RTX 3060 (se couber no orçamento)
Fonte: 500~650w de boa qualidade
Armazenamento: SSD ??
Gabinete: ??
Pro lado da AMD pra tentar pegar um Ryzen 5500/5600 + B550M TUF, e por aí vai...
Bem, no seu caso é um tanto complicado tentar reaproveitar as memórias, até porque não se tem certeza do que pode estar ocasionando esses reboots aleatórios. Podem ser várias coisas mas eu só iria na CPU em último caso, pois eu pessoalmente nunca vi um CPU dar defeito... Claro que pode acontecer mas é muito raro. Como você trocou de gabinete recentemente, então certamente verificou se os cabos estão bem encaixados na placa-mãe, se não há alguma sujeira nos slots das memórias, que por sinal é o primeiro componente que verifico, principalmente quando utiliza 4 pentes de memória com os Ryzen... se o CPU está devidamente instalado com nenhum pino torto, etc.Cheguei a responder em outro tópico, mas o problema é desde que montei estou tendo problemas de temperatura.. inicialmente montado num Cosmos II com um ARCTIC FREEZE II 280MM as temps em idle ficavam em 80 e em jogos 90 graus. Nos grupos especificos falaram q era normal q o cpu aguenta.. bom tirando o visual de ver temps altas, deixei assim mas o problema é q do nada em tempos aleatorios (as vezes poderia durar mais de um dia) o pc simplesmente reiniciava. As vezes vendo somente um video no youtube ou respondendo o zap pelo PC. Remontei o cooler, passei nova pasta termica (Corsair XMT50), coloquei ate mesmo modo ECO de 65w e nada resolveu. Fiz RMA do cooler, nao resolveu. Resolvi trocar o cooler pelo Kraken Z73 e o gabinete por um LianLi O11D Xl com 7 fans extra (alem dos 3 do Kraken).. Abaixou a temp q agora varia em idle de 60 a 75 graus e em jogos 85 graus.. Mas ainda assim o PC continua rebootando aleatoriamente do nada, as vezes só vendo um video no youtube ou vendo uma serie. Nao tem regra, as vezes passo horas jogando e nao reboota.
Ja tirei as memorias e testei individualmente (pq eu tava usando memorias de marcas diferentes) e mesmo assim o comportamento do reboot continua. Ja formatei o Windows 11 e tb nao resolveu. Pessoal no outro grupo recomendou fazer RMA do cpu.. o jeito vai ser fazer mas o ruim é q vou ficar sabe la quanto tempo sem PC ate eles verificarem e trocarem, caso seja cpu pq tb nao sei se é cpu o problema. Meio q ja me frustrou trocar gabinete e cooler (mais de 4mil reais nesses dois) e nao resolver o problema q ja to a 1 ano assim. Passei 6 anos usando meu i7 6700k com um cooler corsair H100 de primeira geração (a primeira versao desse modelo quando lançou). E sempre só ia trocando VGA e nunca tive problema ate q o cpu começou a gargalar as vgas..
hoje to com RTX3080TI e uma tv oled 4k e só vejo conteudos e jogos em 4k com HDR.
Hoje nao faço quase render nenhum mas trabalho no PC com multi tarefas e maquinas virtuais, as vezes abrindo 3-4 maquinas ao mesmo tempo. Então queria gastar novamente pra manter meus 5-6 anos só trocando de VGA e nao ter q ficar trocando cpu, cooler, exceto quando eles realmente ficarem defasados demais, ainda mais q intel nao ajuda e fica trocando socket com muito mais frequencia que AMD. Mas o consumo é potencialmente 4k em tudo q for possivel. Placamae, preciso de uma q tenha bluetooth e wifi 6E, e de preferencia uma quantidade boa de USBs, pois uso bastante perifericos..
A fonte tenho atualmente uma corsair HX1000. Sobre preços não é ilimitado mas consigo gastar um pouco mais, ja gastei 4k só pelo gabinete e cooler.. e tenho certa facilidade de trazer peças dos EUA quando a diferença compensa.
Uma curiosidade: Seu computador é ligado diretamente na tomada, em algum filtro de linha ou Nobreak senoidal?
Agora voltando às recomendações de placa-mãe, como ainda não lançaram as Z790 / B760 / etc., caso esteja cogitando um i7 13700k ou i5 13600k por exemplo, alguns modelos atuais de Z690 poderiam te atender bem, como a Z690 AORUS MASTER, Z690 AERO, MSI MPG Z690 Edge, e outras. Mas isso vai depender também de quais módulos de memória você irá utilizar: DDR4 ou DDR5. Por isso antes da compra, se realmente for em alguns desses CPUs de 13ª geração, seria bom verificar reviews e comparativos de performance desses processadores com DDR4 e DDR5, se vale realmente a pena ir nos módulos mais atuais, e se fará uma diferença significativa na performance vs preço.
Na teoria consegue usar sim, sem problemas.Acabei de comprar a seguinte placa: Placa de Vídeo GALAX - GeForce RTX 3060 Ti, 1-Click OC, 8GB GDDR6 LHR.
Eu tenho uma fonte Fonte XFX 500W XT Bronze Full Wired 80+, eu consigo usar essa placa nela? ou eu deixo a placa guardada e uso pegar a XPG Core Reactor, 850W?
Meu setup atualmente é o seguinte:
PRIME A320M-K/BR
R5 2600
HyperX 2666 2x8
Fonte XFX 500W XT Bronze Full Wired 80+