[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de PC NOVO/CONFIGURAÇÃO COMPLETA (Gamer/Profissional/uso casual)

Pessoal, sou desenvolvedor e sempre fui um cara do software. Nunca fui muito de estudar a parte de hardware. Como estou em home office desde o início da pandemia, tomei a decisão de abandonar o uso de notebooks como ferramenta principal de trabalho, e também de aposentar meu Xbox One S. Logo, estou pesquisando nas últimas semanas uma config que supra as minhas necessidades: programação/estudos e games.

Montei uma config que me agradou bastante após pesquisas e reviews. Gostaria de uma análise dos colegas que provavelmente tem um conhecimento de hardware muito maior que o meu.
Meu objetivo é gastar no máximo R$ 6.500,00, e com a config abaixo + gabinete, fica menos do que isso.

Processador: AMD RYZEN 5 5600X
Placa-Mãe: Asus TUF Gaming B550M-Plus
GPU: MSI GEFORCE RTX 2060 VENTUS GP OC, 6GB, GDDR6, 192-BIT
RAM: XPG Gammix D45, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4
SSD1: Kingston 1000GB NVMe
SSD2: Kingston 240GB NVMe
Fonte de Alimentação: Gamer ATX Cougar VTK 550W
Cooler CPU: DEEPCOOL GAMMAXX GTE V2 BLACK
Fans: 3x XPG, 120mm

Se futuramente eu fizer um upgrade para um processador de 8-core / 16-threads, como um Ryzen 7 5800x, a fonte de 550w dá conta ou é melhor pegar uma com mais potência?

Obrigado.
GPU: Eu vejo algumas RTX 3060 aparecendo em promoção, então tentaria pegar uma para maior longevidade.

Fonte: Verifique a diferença de preço dessa Cougar para outros modelos como a Corsair CX650M, XPG Core Reactor (10 anos de garantia), XPG Pylon, etc. Se couber dentro do seu orçamento recomendaria esses outros modelos em vez da Cougar.

Qual seria o gabinete?
E sim, para o setup descrito, na teoria a fonte é pra aguentar o possível upgrade, problema é que não confio muito nessas fontes da Cougar, e fonte é algo que não se economiza. Pode ser que essa fonte dure por muitos anos, mas eu particularmente tentaria investir em uma outra de maior credibilidade como a XPG Core ou Pylon por exemplo.

Olá a todos.
Hoje assisti um video onde o "gordinho" da pichau fala que durante a Black Friday desse ano os preços dos processadores AMD e Intel da geração passada pode cair pela metade.
Da mesma forma seria as placas mãe.
Ele deu o exemplo de um Ryzen 5600 que poderia chegar ao valor de R$700 e um B-550 a R$480 a R$500
Segundo ele um i5 12400f poderia chegar a R$650

Isso seria muito tentador, mas não sei se dá pra acreditar nesse papo dele

Pode até ser que aconteça, como sempre aparecem umas promoções loucas mas o problema é a quantidade disponível. Às vezes ficam só 5 ou 10 peças nesse preço, e só alguns sortudos pegam.

Fala pessoal, tudo bem?

Meu notebook morreu e agora preciso comprar um computador. Estava pensando em comprar um PC pronto (PC GAMER, rsrs..) ou então montar um por conta (sei montar).

Minha duvida é:

Qual PC eu montaria com uns R$4.500 ??

Abracos e obrigado!!
Acho que da pra montar um pc voltado ao FULL HD, aqui um exemplo:

CPU: i3 12100F / 121400F
Cooler: AK400 / Redragon Tyr (só verificar se vem com kit LGA 1700)
Placa-mãe: H610M / B660M
Placa de Vídeo: GTX 1660 Super ou Ti / RTX 2060 / RTX 3060 (se couber no orçamento)
Fonte: 500~650w de boa qualidade
Armazenamento: SSD ??
Gabinete: ??

Pro lado da AMD pra tentar pegar um Ryzen 5500/5600 + B550M TUF, e por aí vai...

Cheguei a responder em outro tópico, mas o problema é desde que montei estou tendo problemas de temperatura.. inicialmente montado num Cosmos II com um ARCTIC FREEZE II 280MM as temps em idle ficavam em 80 e em jogos 90 graus. Nos grupos especificos falaram q era normal q o cpu aguenta.. bom tirando o visual de ver temps altas, deixei assim mas o problema é q do nada em tempos aleatorios (as vezes poderia durar mais de um dia) o pc simplesmente reiniciava. As vezes vendo somente um video no youtube ou respondendo o zap pelo PC. Remontei o cooler, passei nova pasta termica (Corsair XMT50), coloquei ate mesmo modo ECO de 65w e nada resolveu. Fiz RMA do cooler, nao resolveu. Resolvi trocar o cooler pelo Kraken Z73 e o gabinete por um LianLi O11D Xl com 7 fans extra (alem dos 3 do Kraken).. Abaixou a temp q agora varia em idle de 60 a 75 graus e em jogos 85 graus.. Mas ainda assim o PC continua rebootando aleatoriamente do nada, as vezes só vendo um video no youtube ou vendo uma serie. Nao tem regra, as vezes passo horas jogando e nao reboota.

Ja tirei as memorias e testei individualmente (pq eu tava usando memorias de marcas diferentes) e mesmo assim o comportamento do reboot continua. Ja formatei o Windows 11 e tb nao resolveu. Pessoal no outro grupo recomendou fazer RMA do cpu.. o jeito vai ser fazer mas o ruim é q vou ficar sabe la quanto tempo sem PC ate eles verificarem e trocarem, caso seja cpu pq tb nao sei se é cpu o problema. Meio q ja me frustrou trocar gabinete e cooler (mais de 4mil reais nesses dois) e nao resolver o problema q ja to a 1 ano assim. Passei 6 anos usando meu i7 6700k com um cooler corsair H100 de primeira geração (a primeira versao desse modelo quando lançou). E sempre só ia trocando VGA e nunca tive problema ate q o cpu começou a gargalar as vgas..
hoje to com RTX3080TI e uma tv oled 4k e só vejo conteudos e jogos em 4k com HDR.
Hoje nao faço quase render nenhum mas trabalho no PC com multi tarefas e maquinas virtuais, as vezes abrindo 3-4 maquinas ao mesmo tempo. Então queria gastar novamente pra manter meus 5-6 anos só trocando de VGA e nao ter q ficar trocando cpu, cooler, exceto quando eles realmente ficarem defasados demais, ainda mais q intel nao ajuda e fica trocando socket com muito mais frequencia que AMD. Mas o consumo é potencialmente 4k em tudo q for possivel. Placamae, preciso de uma q tenha bluetooth e wifi 6E, e de preferencia uma quantidade boa de USBs, pois uso bastante perifericos..
A fonte tenho atualmente uma corsair HX1000. Sobre preços não é ilimitado mas consigo gastar um pouco mais, ja gastei 4k só pelo gabinete e cooler.. e tenho certa facilidade de trazer peças dos EUA quando a diferença compensa.
Bem, no seu caso é um tanto complicado tentar reaproveitar as memórias, até porque não se tem certeza do que pode estar ocasionando esses reboots aleatórios. Podem ser várias coisas mas eu só iria na CPU em último caso, pois eu pessoalmente nunca vi um CPU dar defeito... Claro que pode acontecer mas é muito raro. Como você trocou de gabinete recentemente, então certamente verificou se os cabos estão bem encaixados na placa-mãe, se não há alguma sujeira nos slots das memórias, que por sinal é o primeiro componente que verifico, principalmente quando utiliza 4 pentes de memória com os Ryzen... se o CPU está devidamente instalado com nenhum pino torto, etc.

Uma curiosidade: Seu computador é ligado diretamente na tomada, em algum filtro de linha ou Nobreak senoidal?

Agora voltando às recomendações de placa-mãe, como ainda não lançaram as Z790 / B760 / etc., caso esteja cogitando um i7 13700k ou i5 13600k por exemplo, alguns modelos atuais de Z690 poderiam te atender bem, como a Z690 AORUS MASTER, Z690 AERO, MSI MPG Z690 Edge, e outras. Mas isso vai depender também de quais módulos de memória você irá utilizar: DDR4 ou DDR5. Por isso antes da compra, se realmente for em alguns desses CPUs de 13ª geração, seria bom verificar reviews e comparativos de performance desses processadores com DDR4 e DDR5, se vale realmente a pena ir nos módulos mais atuais, e se fará uma diferença significativa na performance vs preço.

Acabei de comprar a seguinte placa: Placa de Vídeo GALAX - GeForce RTX 3060 Ti, 1-Click OC, 8GB GDDR6 LHR.
Eu tenho uma fonte Fonte XFX 500W XT Bronze Full Wired 80+, eu consigo usar essa placa nela? ou eu deixo a placa guardada e uso pegar a XPG Core Reactor, 850W?

Meu setup atualmente é o seguinte:
PRIME A320M-K/BR
R5 2600
HyperX 2666 2x8
Fonte XFX 500W XT Bronze Full Wired 80+
Na teoria consegue usar sim, sem problemas.

GPU: Eu vejo algumas RTX 3060 aparecendo em promoção, então tentaria pegar uma para maior longevidade.

Fonte: Verifique a diferença de preço dessa Cougar para outros modelos como a Corsair CX650M, XPG Core Reactor (10 anos de garantia), XPG Pylon, etc. Se couber dentro do seu orçamento recomendaria esses outros modelos em vez da Cougar.

Qual seria o gabinete?
E sim, para o setup descrito, na teoria a fonte é pra aguentar o possível upgrade, problema é que não confio muito nessas fontes da Cougar, e fonte é algo que não se economiza. Pode ser que essa fonte dure por muitos anos, mas eu particularmente tentaria investir em uma outra de maior credibilidade como a XPG Core ou Pylon por exemplo.

Pode até ser que aconteça, como sempre aparecem umas promoções loucas mas o problema é a quantidade disponível. Às vezes ficam só 5 ou 10 peças nesse preço, e só alguns sortudos pegam.

Placa de Vídeo: GTX 1660 Super ou Ti / RTX 2060 / RTX 3060 (se couber no orçamento)

Pro lado da AMD pra tentar pegar um Ryzen 5500/5600 + B550M TUF, e por aí vai...

Bem, no seu caso é um tanto complicado tentar reaproveitar as memórias, até porque não se tem certeza do que pode estar ocasionando esses reboots aleatórios. Podem ser várias coisas mas eu só iria na CPU em último caso, pois eu pessoalmente nunca vi um CPU dar defeito... Claro que pode acontecer mas é muito raro. Como você trocou de gabinete recentemente, então certamente verificou se os cabos estão bem encaixados na placa-mãe, se não há alguma sujeira nos slots das memórias, que por sinal é o primeiro componente que verifico, principalmente quando utiliza 4 pentes de memória com os Ryzen... se o CPU está devidamente instalado com nenhum pino torto, etc.

Uma curiosidade: Seu computador é ligado diretamente na tomada, em algum filtro de linha ou Nobreak senoidal?

Agora voltando às recomendações de placa-mãe, como ainda não lançaram as Z790 / B760 / etc., caso esteja cogitando um i7 13700k ou i5 13600k por exemplo, alguns modelos atuais de Z690 poderiam te atender bem, como a Z690 AORUS MASTER, Z690 AERO, MSI MPG Z690 Edge, e outras. Mas isso vai depender também de quais módulos de memória você irá utilizar: DDR4 ou DDR5. Por isso antes da compra, se realmente for em alguns desses CPUs de 13ª geração, seria bom verificar reviews e comparativos de performance desses processadores com DDR4 e DDR5, se vale realmente a pena ir nos módulos mais atuais, e se fará uma diferença significativa na performance vs preço.

Na teoria consegue usar sim, sem problemas.
Se eu for trocar agora de pc nao vou de DDR4. Como eu disse meu intuito é ficar com um pc alguns bons anos e só trocar VGA no maximo.
Sei que as Z690 vai suportar os 13700k.. qual vantagem de esperar as z790? algo interessante é esperado desses chipset?

Fala irmao, tudo bem? Obrigado pela resposta.

Acabei adquirindo o seguinte setup:

Processador Intel Core i5-12400F
Placa de Video XFX Radeon RX 6500 XT, 4GB, GDDR6, 64-bit
Placa Mae Asus Prime H610M-E D4
Memoria PNY XLR8, 16GB (1x16GB), DDR4, 3200MHz
Gabinete Gamer Pichau Trooper Vidro Temp Preto, PG-TRO1-FL
Fonte Cougar VTE 500 80Plus Bronze PFC Ativo, CGR BS-500

Para armazenamento eu vou usar um SSD M2 que tenho aqui da Corsair mesmo, que estava no notebook.

Alguma sugestao de cooler ou posso usar o que vem no BOX mesmo?

Abracos e obrigado!

Se eu for trocar agora de pc nao vou de DDR4. Como eu disse meu intuito é ficar com um pc alguns bons anos e só trocar VGA no maximo.
Sei que as Z690 vai suportar os 13700k.. qual vantagem de esperar as z790? algo interessante é esperado desses chipset?
Hmmm, teremos que esperar os lançamentos dos modelos de Z790 para saber, mas eu creio que algo de destaque serão talvez mais linhas PCIe 4.0 mas ainda é incerto, só após o lançamento e reviews poderemos saber com certeza...

Os preços das memórias DDR5 vêm caindo nos últimos tempos, então quem sabe role até umas promoções boas de black fraude, ainda mais para ti que tem facilidade de trazer coisas dos EUA, lá sim tem Black Friday de verdade, aqui no BR é tudo pela metade do dobro do preço. :haha:

Fala irmao, tudo bem? Obrigado pela resposta.

Acabei adquirindo o seguinte setup:

Processador Intel Core i5-12400F
Placa de Video XFX Radeon RX 6500 XT, 4GB, GDDR6, 64-bit
Placa Mae Asus Prime H610M-E D4
Memoria PNY XLR8, 16GB (1x16GB), DDR4, 3200MHz
Gabinete Gamer Pichau Trooper Vidro Temp Preto, PG-TRO1-FL
Fonte Cougar VTE 500 80Plus Bronze PFC Ativo, CGR BS-500

Para armazenamento eu vou usar um SSD M2 que tenho aqui da Corsair mesmo, que estava no notebook.

Alguma sugestao de cooler ou posso usar o que vem no BOX mesmo?

Abracos e obrigado!
Parabéns pela aquisição irmão, ainda ficou com margem para fazer upgrade de GPU quando quiser.

Uma boa sugestão de cooler seria o DeepCool AK400, principalmente se morar em uma região muito quente.

Olá a todos.
Hoje assisti um video onde o "gordinho" da pichau fala que durante a Black Friday desse ano os preços dos processadores AMD e Intel da geração passada pode cair pela metade.
Da mesma forma seria as placas mãe.
Ele deu o exemplo de um Ryzen 5600 que poderia chegar ao valor de R$700 e um B-550 a R$480 a R$500
Segundo ele um i5 12400f poderia chegar a R$650

Isso seria muito tentador, mas não sei se dá pra acreditar nesse papo dele

Volta e meia vejo a Pichau fazendo essas promoções agressivas, mas sempre para 5/10/20 unidades. Não duvido que tenha uma queda, mas vai saber.

Qual seria o gabinete?

Obrigado pela resposta.

Sobre a GPU, olhei os preços atuais da RTX 3060 e passa um pouco do meu orçamento. Acredito que eu vá de 2060 mesmo. Só se eu encontrar uma promoção boa da 3060 até lá.

Sobre a fonte, obrigado pelos esclarecimentos. Coloquei na lista a Corsair CX650M no lugar da Cougar.

Sobre o gabinete, quero um preto e discreto. Tenho esses na lista:
Macube 110
Masterbox NR400
Galax Nebulosa
Mancer Typhoon

Obrigado pela resposta.

Sobre a GPU, olhei os preços atuais da RTX 3060 e passa um pouco do meu orçamento. Acredito que eu vá de 2060 mesmo. Só se eu encontrar uma promoção boa da 3060 até lá.

Sobre a fonte, obrigado pelos esclarecimentos. Coloquei na lista a Corsair CX650M no lugar da Cougar.

Sobre o gabinete, quero um preto e discreto. Tenho esses na lista:
Macube 110
Masterbox NR400
Galax Nebulosa
Mancer Typhoon
Tranquilo!

Essa Corsair CX é uma ótima fonte, excelente escolha.
Sobre os gabinetes parecem boas opções, principalmente os dois primeiros na minha opinião. Só fique atento que alguns desses modelos de gabinete não vem com fans, sendo recomendado comprar algumas para ajudar nas temperaturas dos componentes do seu computador. No mais é isso, ficou um belo setup. :joia:

Olá pessoal, espero que esteja tudo bem com todos!
Preciso resolver um dilema aqui!
Hoje eu tenho o seguinte PC:
FX-6300
8GB RAM DDR3 1866mhz
GPU HD5750 1GB
Fonte 500W corsair CX500.

Minha futura configuração dependendo do tempo que eu demorar pra montar, seria algo tipo:
R7 5700X
32GB 4x8 3200mhz
fonte 650W
GPU RTX 3060TI

Não coloquei a placa mãe pois verei o que posso comprar quando for comprar! mas fica entre a b450 ou b550

Problema que essa config não fica barato e hoje não há possibilidade de comprar, e também tem a nova gen chegando!

Pensando nisso eu resolvi que preciso de um pc que aguente ai mais um ou dois anos!

Estou aqui pensando seriamente em colocar mais 8GB de ram no meu pc atual e colocar uma placa de vídeo melhor, tipo uma gtx1650 ou algo que nao gargale muito nele, pensei na rx550 que ta com preço mais acessivel, nao vai gargalar, mas é muito mais fraca que a 1650,

Ou invés disso, comprar um kit ryzen com 16gb e um R75700G, sei que vai ser algo parecido com a RX550 gastando mais, mas terei base para continuar montando o PC, lembrando que meu pc atual não será vendido, deixarei pra outras tarefas aqui!

Em fim, qual a opinião de vocês quanto isso tudo?

PS: Acabei de olhar e acho que uma gtx 1050 pode ser interessante no cenário de manter a config atual

• Curtir
Reações: sav
Olá pessoal, espero que esteja tudo bem com todos!
Preciso resolver um dilema aqui!
Hoje eu tenho o seguinte PC:
FX-6300
8GB RAM DDR3 1866mhz
GPU HD5750 1GB
Fonte 500W corsair CX500.

Minha futura configuração dependendo do tempo que eu demorar pra montar, seria algo tipo:
R7 5700X
32GB 4x8 3200mhz
fonte 650W
GPU RTX 3060TI

Não coloquei a placa mãe pois verei o que posso comprar quando for comprar! mas fica entre a b450 ou b550

Problema que essa config não fica barato e hoje não há possibilidade de comprar, e também tem a nova gen chegando!

Pensando nisso eu resolvi que preciso de um pc que aguente ai mais um ou dois anos!

Estou aqui pensando seriamente em colocar mais 8GB de ram no meu pc atual e colocar uma placa de vídeo melhor, tipo uma gtx1650 ou algo que nao gargale muito nele, pensei na rx550 que ta com preço mais acessivel, nao vai gargalar, mas é muito mais fraca que a 1650,

Ou invés disso, comprar um kit ryzen com 16gb e um R75700G, sei que vai ser algo parecido com a RX550 gastando mais, mas terei base para continuar montando o PC, lembrando que meu pc atual não será vendido, deixarei pra outras tarefas aqui!

Em fim, qual a opinião de vocês quanto isso tudo?

PS: Acabei de olhar e acho que uma gtx 1050 pode ser interessante no cenário de manter a config atual
Cara, seria muito prudente você pegar um processador um pouco inferior tipo R5 5600 e com a $ que sobra em relação ao R7 5700x você pega um B550 e NÃO PODE FALTAR UM SSD .M2

Mas se você quer um PC custo benefício seria algo assim:
Processador R5 5600
Placa mãe B450
16Gb RAM
Placa Video RX 6600
Fonte de 500w
SSD M.2 - 500Gb
Gabinete
Numa Pesquisa rápida aqui deu R$4500,00 (no meu ponto de vista um ótimo preço)

Ano passado isso custava só uma RTX 3060

Olá, gente. Sou novato no assunto de hardware e pretendo juntar +/- 9700 para montar meu pc gamer (quero montar, mas se houver opções boas montadas, eu aceito também), há alguma config que vcs recomendam? É possível montar um com rtx 3070 ti (sei q ela está cara e por isso quero esperar alguma promoção) ou é sonhar demais pelo meu orçamento?

Olá, gente. Sou novato no assunto de hardware e pretendo juntar +/- 9700 para montar meu pc gamer (quero montar, mas se houver opções boas montadas, eu aceito também), há alguma config que vcs recomendam? É possível montar um com rtx 3070 ti (sei q ela está cara e por isso quero esperar alguma promoção) ou é sonhar demais pelo meu orçamento?
Da pra montar um setup bacana com esse orçamento de R$ 9700,00.
Mas antes de tudo é preciso verificar algumas coisas:

• Você pretende jogar em qual resolução? 1080p ou 1440p?
• Já possui monitor ou terá de incluir um no orçamento?
• Esse orçamento é pra pagamento à vista?
• Irá comprar o pc agora ou pretende esperar os lançamentos que estão pra chegar (ou esperar black fraude)?

Dependendo das respostas podemos te dar algumas sugestões.

Olá, gente. Eu estou com um orçamento limitado para montar um PC pra jogar e estudar, queria saber se esse computador que montei é bom:

AMD Ryzen 5 5500
RTX 3050 MSI Ventus 2x
Memória DDR4 Kingston Fury Beast 3200Mhz
Fonte PCYES Electro V2 650W
SSD Kingston NV1 500GB
Cooler DeepCool Gammaxx 400 V2
Placa-Mãe Asus Prime A520M ou Asus Prime B450M Gaming II?

O que acham?

Da pra montar um setup bacana com esse orçamento de R$ 9700,00.
Mas antes de tudo é preciso verificar algumas coisas:

• Você pretende jogar em qual resolução? 1080p ou 1440p?
• Já possui monitor ou terá de incluir um no orçamento?
• Esse orçamento é pra pagamento à vista?
• Irá comprar o pc agora ou pretende esperar os lançamentos que estão pra chegar (ou esperar black fraude)?

Dependendo das respostas podemos te dar algumas sugestões.
Gostaria de 1440p, mas como eu costumo jogar jogos mais competitivos, acho q n há tanta necessidade.
Nao tenho monitor
Siim, tudo à vista
Vou comprar ele entre dezembro/janeiro

Olá, gente. Eu estou com um orçamento limitado para montar um PC pra jogar e estudar, queria saber se esse computador que montei é bom:

AMD Ryzen 5 5500
RTX 3050 MSI Ventus 2x
SSD Kingston NV1 500GB

O que acham?
Na minha opinião não está ruim não, porem acho um pouco desnecessário colocar aircooler no 5 500 no momento, a não ser que vc more num lugar bem quente... caso o contrario use o dinheiro dele pra pegar uma placa mãe melhor.

AMD Ryzen 5 5500
RTX 3050 MSI Ventus 2x
SSD Kingston NV1 500GB

O que acham?
Qual o valor do orçamento?
Não acho que ficou ruim, dependendo do valor.

Gostaria de 1440p, mas como eu costumo jogar jogos mais competitivos, acho q n há tanta necessidade.
Nao tenho monitor
Siim, tudo à vista
Vou comprar ele entre dezembro/janeiro
OK, sendo assim deixarei um setup como sugestão. Os preços podem (e vão) variar daqui 2 meses mas você pode pegar isso como base e tentar economizar o quanto puder aproveitando as promoções de final de ano como black fraude e outras, por isso recomendo ficar de olho nas ofertas.

CPU: Processador Intel Core i5-12400F 2.5GHz LGA 1700
Cooler para CPU: DeepCool AK400 R-AK400-BKNNMN-G-1
Placa-mãe: MSI MAG B660M Bazooka
Memórias: Kingston Fury Beast 3200Mhz Black 8GB (duas dessas, totalizando 16GB)
Placa de Vídeo: PNY NVIDIA GeForce RTX 3060 Ti ou ASUS NVIDIA GeForce RTX 3060 Ti (ambas com 03 anos de garantia, mas não conheço o RMA da PNY então recomendo pesquisar sobre)
SSD1: Adata Falcon 512GB (Esse para Windows + Programas)
SSD2: Kingston NV1 1TB (Esse para jogos, arquivos, etc...)
Fonte: XPG Core Reactor 750W 80 Plus Gold Modular
Gabinete: Montech Air 1000 PREMIUM Mid Tower Black Com 04 Fans
Monitor: LG Ultra Gear 23.8' IPS 144 Hz Full HD 1ms FreeSync

Total: R$ 7.569,54 + Frete (Isso hoje, dia 19/09)

Esse setup pode variar conforme suas necessidades, como os SSDs por exemplo, onde coloquei dois mas que você pode remover o de 512GB e utilizar somente o de 1TB caso queira, então faça da forma que achar melhor para ti. Além do modelo de Placa de Vídeo, podendo aparecer uma RTX 3070 com preço atraente ou outro modelo mesmo de RTX 3060 Ti com preço melhor, e por aí vai...
Mas tenha em vista que esse setup acima é focado em FULL HD e que nos padrões atuais da conta de qualquer jogo com folga. Caso queira um setup para 2k (1440p), você terá de fazer algumas alterações como:

Monitor: Asus TUF 31.5' LED Curvo 144 Hz 2K QHD ou LG 34 LED Ultra Wide Curvo 160 Hz QHD 34WP65C-B (caso queira um UltraWide vá nesse LG, mas ambos os monitores são painel VA)
Placa de Vídeo: RTX 3070 / RTX 3070 TI / RTX 3080 (isso vai também depender do preço que você conseguir na hora da compra, então recomendo ficar de olho nelas e verificar review dos modelos e quanto tempo de garantia, geralmente marcas como MSI ou ASUS oferecem um bom serviço e com 03 anos de garantia).

Enfim, essas são algumas sugestões para você ter como base e como pode ver, para jogar em 1440p terá de gastar um pouco mais, porém se for esse o seu foco e se couber no seu orçamento na hora de finalizar a compra, vá em frente. Só como eu disse, lembre-se de verificar bem as ofertas de final de ano e qualquer dúvida, pesquise reviews e críticas, veja se vale a pena e não compre nada com dúvidas ou incertezas.

Boa sorte! :joia:

Qual o valor do orçamento?
Não acho que ficou ruim, dependendo do valor.

OK, sendo assim deixarei um setup como sugestão. Os preços podem (e vão) variar daqui 2 meses mas você pode pegar isso como base e tentar economizar o quanto puder aproveitando as promoções de final de ano como black fraude e outras, por isso recomendo ficar de olho nas ofertas.

CPU: Processador Intel Core i5-12400F 2.5GHz LGA 1700
Cooler para CPU: DeepCool AK400 R-AK400-BKNNMN-G-1
Placa-mãe: MSI MAG B660M Bazooka
Memórias: Kingston Fury Beast 3200Mhz Black 8GB (duas dessas, totalizando 16GB)
Placa de Vídeo: PNY NVIDIA GeForce RTX 3060 Ti ou ASUS NVIDIA GeForce RTX 3060 Ti (ambas com 03 anos de garantia, mas não conheço o RMA da PNY então recomendo pesquisar sobre)
SSD1: Adata Falcon 512GB (Esse para Windows + Programas)
SSD2: Kingston NV1 1TB (Esse para jogos, arquivos, etc...)
Fonte: XPG Core Reactor 750W 80 Plus Gold Modular
Gabinete: Montech Air 1000 PREMIUM Mid Tower Black Com 04 Fans
Monitor: LG Ultra Gear 23.8' IPS 144 Hz Full HD 1ms FreeSync

Total: R$ 7.569,54 + Frete (Isso hoje, dia 19/09)

Esse setup pode variar conforme suas necessidades, como os SSDs por exemplo, onde coloquei dois mas que você pode remover o de 512GB e utilizar somente o de 1TB caso queira, então faça da forma que achar melhor para ti. Além do modelo de Placa de Vídeo, podendo aparecer uma RTX 3070 com preço atraente ou outro modelo mesmo de RTX 3060 Ti com preço melhor, e por aí vai...
Mas tenha em vista que esse setup acima é focado em FULL HD e que nos padrões atuais da conta de qualquer jogo com folga. Caso queira um setup para 2k (1440p), você terá de fazer algumas alterações como:

Monitor: Asus TUF 31.5' LED Curvo 144 Hz 2K QHD ou LG 34 LED Ultra Wide Curvo 160 Hz QHD 34WP65C-B (caso queira um UltraWide vá nesse LG, mas ambos os monitores são painel VA)
Placa de Vídeo: RTX 3070 / RTX 3070 TI / RTX 3080 (isso vai também depender do preço que você conseguir na hora da compra, então recomendo ficar de olho nelas e verificar review dos modelos e quanto tempo de garantia, geralmente marcas como MSI ou ASUS oferecem um bom serviço e com 03 anos de garantia).

Enfim, essas são algumas sugestões para você ter como base e como pode ver, para jogar em 1440p terá de gastar um pouco mais, porém se for esse o seu foco e se couber no seu orçamento na hora de finalizar a compra, vá em frente. Só como eu disse, lembre-se de verificar bem as ofertas de final de ano e qualquer dúvida, pesquise reviews e críticas, veja se vale a pena e não compre nada com dúvidas ou incertezas.

Boa sorte! :joia:
Opa, muito obrigado pelo setup.... eu adquiri um processador amd 5 5600x, vc acha q mesmo tendo feito essa compra, eu posso manter o resto das peças q vc deixou? Acho q o orçamento e propósito do setup q vc montou está perfeito para mim. Obrigado!

Opa, muito obrigado pelo setup.... eu adquiri um processador amd 5 5600x, vc acha q mesmo tendo feito essa compra, eu posso manter o resto das peças q vc deixou? Acho q o orçamento e propósito do setup q vc montou está perfeito para mim. Obrigado!
Tranquilo!

Nesse caso como você já possui o Ryzen 5 5600X será preciso alterar a placa-mãe nesse setup. No mercado nacional tenho visto cada vez menos opções disponíveis, mas achei algumas por enquanto:

MSI MPG B550 Gaming Plus (Tá com frete grátis para as regiões Sul e Sudeste caso você more em alguma)
ASRock B450M Steel Legend (Opção mais barata, porém ela só é compatível com o seu Ryzen 5600X após atualização de BIOS, então é preciso verificar com a loja se a placa-mãe já vem com BIOS atualizada e/ou se é possível fazê-lo. Caso venha com BIOS desatualizada o computador não dará vídeo, então é preciso confirmar)
Asus TUF Gaming B550M-Plus (achei o preço meio salgado, mas se aparecer uma promoção boa acho que pode ser uma ótima opção)
As memórias e os outros componentes são perfeitamente compatíveis. Se tiver mais dúvidas pode perguntar que se eu souber respondo, é isso! :rub1:

Tranquilo!

Nesse caso como você já possui o Ryzen 5 5600X será preciso alterar a placa-mãe nesse setup. No mercado nacional tenho visto cada vez menos opções disponíveis, mas achei algumas por enquanto:

MSI MPG B550 Gaming Plus (Tá com frete grátis para as regiões Sul e Sudeste caso você more em alguma)
ASRock B450M Steel Legend (Opção mais barata, porém ela só é compatível com o seu Ryzen 5600X após atualização de BIOS, então é preciso verificar com a loja se a placa-mãe já vem com BIOS atualizada e/ou se é possível fazê-lo. Caso venha com BIOS desatualizada o computador não dará vídeo, então é preciso confirmar)
Asus TUF Gaming B550M-Plus (achei o preço meio salgado, mas se aparecer uma promoção boa acho que pode ser uma ótima opção)
As memórias e os outros componentes são perfeitamente compatíveis. Se tiver mais dúvidas pode perguntar que se eu souber respondo, é isso! :rub1:
Legal, mano, me recomendaram uma x570 plus, ela tambem seria uma boa opção? Ja vi algumas pessoas falarem bem dessa b550 gaming plus e por sorte sou do sudeste, vou dar uma pesquisada nela. Valeu!

Legal, mano, me recomendaram uma x570 plus, ela tambem seria uma boa opção? Ja vi algumas pessoas falarem bem dessa b550 gaming plus e por sorte sou do sudeste, vou dar uma pesquisada nela. Valeu!
Sim, ela é uma ótima opção também só que eu não achei preços legais, como a ASUS TUF Gaming X570-Plus por exemplo.
Acho que a B550 já lhe atenderia muito bem, por isso te indiquei ela, porém se quiser uns features a mais e gastar mais também, ai seria a X570.

Recomendo verificar reviews e diferenças entre B550 e X570 caso esteja em dúvida.

Galera,​

Seria uma boa solução montar um i312100f +TUF Gaming B660M hoje, pensando em upgrades futuros ( i7 de futuras gerações)??​

Como a intel vive trocando os sockets quando ela fosse mudar o socket atual lga 1700, para outro socket, ai sim pegar um i7 e ficar um bom tempo com ele nessa b660m? ou seria errado pensar dessa maneira?​

( correção era i3 e não i5)​

Última edição:

Galera,​

Seria uma boa solução montar um i512100f +TUF Gaming B660M hoje, pensando em upgrades futuros ( i7 de futuras gerações)??​

Como a intel vive trocando os sockets quando ela fosse mudar o socket atual lga 1700, para outro socket, ai sim pegar um i7 e ficar um bom tempo com ele nessa b660m? ou seria errado pensar dessa maneira?​

Acho interessante. Vc pega o 12100f por enqto e vai usando, é um bom cpu cxb, até após o lançamento da 13ªG abaixar os preços (quem sabe) e aí fazer o upgrade de cpu.

Sim pensamento seria exatamente esse, suponho assim que o ultimo i7 da 12ª terá uma boa longevidade, e atualmente o 12100f ja da conta de muitas coisas atualmente.

Pessoal, boa tarde!

Estou montando cinco computadores para serem utilizados em escritório de advocacia.

Pensei na seguinte configuração:

Processador: AMD Ryzen 5 PRO 4650G, 6 núcleos e 12 threads
Placa-mãe: MSI A320M-A Pro Max, AM4, Chipset AMD A320
Memória RAM: Husky Gaming, 1 pente de 8gb DDR4
Armazenamento: SSD Kingston A400, 480gb
Fonte: Hoopson FNT 400w
Gabinete: Aigo J3 Office, preto
Monitor: Soyo, Led, 20 polegadas
Teclado e mouse: Multilaser TC240 (simples)
Webcam: Logitech C505E HD 720p USB

Cooler para o processador: Cooler Master A30 AMD

O que vocês acham?
Vamos utilizar estes computadores apenas para navegar na internet, pacote office, PDF, armazenamento de algumas mídias, como fotos e vídeos, bem como participações em audiências e reuniões online. Ou seja, nada de uso pesado, apenas aplicações leves.

Outra coisa. Estou há muito tempo sem acompanhar o mercado de hardware, então eu queria saber, também, se as peças são compatíveis entre si.

Agradeço desde já!

Pessoal, boa tarde!

Estou montando cinco computadores para serem utilizados em escritório de advocacia.

Pensei na seguinte configuração:

Processador: AMD Ryzen 5 PRO 4650G, 6 núcleos e 12 threads
Placa-mãe: MSI A320M-A Pro Max, AM4, Chipset AMD A320
Memória RAM: Husky Gaming, 1 pente de 8gb DDR4
Armazenamento: SSD Kingston A400, 480gb
Fonte: Hoopson FNT 400w
Gabinete: Aigo J3 Office, preto
Monitor: Soyo, Led, 20 polegadas
Teclado e mouse: Multilaser TC240 (simples)
Webcam: Logitech C505E HD 720p USB

Cooler para o processador: Cooler Master A30 AMD

O que vocês acham?
Vamos utilizar estes computadores apenas para navegar na internet, pacote office, PDF, armazenamento de algumas mídias, como fotos e vídeos, bem como participações em audiências e reuniões online. Ou seja, nada de uso pesado, apenas aplicações leves.

Outra coisa. Estou há muito tempo sem acompanhar o mercado de hardware, então eu queria saber, também, se as peças são compatíveis entre si.

Agradeço desde já!
Para o uso básico de trabalho do dia-a-dia conforme você mencionou está bom sim.
As peças são si compatíveis porém, essa placa-mãe A320M MSI só dará vídeo com o Ryzen PRO 4650G mediante atualização de BIOS. Então nesse caso deve-se entrar em contato com a loja (no caso a KaBuM) e questionar a eles se essas placas-mãe já virão com essa atualização de BIOS para o funcionamento dos pc, caso contrário o máximo que você conseguirá será só a fan girando mas sem vídeo.
Outra coisa que pensei em sugerir seriam dois pentes de 4GB (2x4GB=8GB) para um desempenho melhor no geral, mas eu vi que os preços dos pentes de memória DDR4 de 4GB estão um tanto salgados, então entendo você estar cogitando esses pentes únicos de 8GB por estarem mais baratos.

Para o uso básico de trabalho do dia-a-dia conforme você mencionou está bom sim.
As peças são si compatíveis porém, essa placa-mãe A320M MSI só dará vídeo com o Ryzen PRO 4650G mediante atualização de BIOS. Então nesse caso deve-se entrar em contato com a loja (no caso a KaBuM) e questionar a eles se essas placas-mãe já virão com essa atualização de BIOS para o funcionamento dos pc, caso contrário o máximo que você conseguirá será só a fan girando mas sem vídeo.
Outra coisa que pensei em sugerir seriam dois pentes de 4GB (2x4GB=8GB) para um desempenho melhor no geral, mas eu vi que os preços dos pentes de memória DDR4 de 4GB estão um tanto salgados, então entendo você estar cogitando esses pentes únicos de 8GB por estarem mais baratos.

Entendi, amigo!!
Muito obrigado pela ajuda.

Com esse Ryzen 5, eu não conseguiria nem atualizar a BIOS da placa-mãe, né?
Eu vi que a pichau oferece a venda da mobo + atualização de bios. Talvez seja uma opção pegar essa abaixo já com a atualização de bios:

Será que essa MOBO, da Biostar, precisaria de atualizar a BIOS também?

Edit: Essas MOBOs, da Biostar e da MSI, poderemos utilizar dois monitores? Talvez esse seja um upgrade futuro.

Outra coisa. Pelo que eu entendi, me corrijam se eu estiver errado, todas as mobos com chipset A520 já são nativamente compatíveis com o Ryzen 4650G, enquanto aquelas com o chipset A320 precisam de atualização de bios para funcionarem com o Ryzen 4650G?

Muito obrigado!!

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar