Processador OK, Cooler muito fraco pra essa CPU, Placa-mãe de entrada, Memórias "OKish" (?), Placa de vídeo muito boa mas muito exageradamente
cara demais! SSD OK, Gabinete de entrada OK até com preço legal, Fonte muito duvidosa.
Montei uma configuração na Pichau, mas no site deles achei muita coisa faltando e sem muita opção, outras coisas bem caras mas foi o que consegui por enquanto:
CPU:
AMD Ryzen 7 5700X (Opção mais barata:
Ryzen 5 5600)
Cooler:
DeepCool Gammaxx 400 Pro (Opção mais barata:
Gammaxx GTE V2)
Placa-mãe:
MSI MPG B550 Gaming Plus
Memórias:
Corsair Vengeance RGB PRO 8GB 3200MHz C16 (2x)
Placa de Vídeo:
Asus GeForce RTX 3060 TI V2 Mini OC Edition (03 anos de garantia, vide
Site da ASUS para revendedores oficiais, Pichau deve certamente ser um)
Armazenamento:
XPG SX8200 Pro 1TB
Gabinete:
DeepCool CG540 (Com 04 fans)
PSU:
Corsair RMx Series RM650x (10 anos de garantia, fonte:
aqui)
Total: R$ 8.658,56 (à vista)
No momento CPUs como 5600/12400F são mais do que suficientes para jogos em FULL HD, porém não se sabe mais no futuro se os jogos que lançarão terão um maior proveito de mais núcleos, por enquanto não, então nesse caso vale a pena considerar ir no 5600 caso queira diminuir um pouco o orçamento. O Gammaxx que coloquei à principio é um pouco melhor, porém a outra opção deve dar conta sem problemas também. As memórias eu não achei opções mais baratas da mesma qualidade na hora que fiz essa listagem. A 3060Ti perde pouco pra 3070 em desempenho, e essa diferença de desempenho é pouca comparada a diferença de valor que você estava cogitando, então na minha opinião vale muito mais a pena ir nela, ainda mais nesse modelo que tem uma ótima garantia e da conta de sobra dos jogos em FULL HD. O SSD eu coloquei esse da XPG que promete mais velocidade e estava com preço parecido, e a fonte mudei para um modelo muito mais confiável e com muito mais tempo de garantia do que aquela Cougar duvidosa.
Foi o que deu pra fazer considerando apenas os specs no site da Pichau nesse momento, se estiver precisando diminuir mais o valor, você tem as opções que mandei acima (como trocar CPU e Cooler por Ryzen 5 5600 e Gammaxx GTE V2, diminuindo uns 500~600 reais) ou você pode tentar averiguar esses componentes em outros sites como Kabum e Terabyte por exemplo.
Boa sorte!
Nossa que paia, é verdade! O Ryzen 4500 só "tanka" PCIe 3.0, então nesse caso não é uma boa parear ele com uma RX 6500XT pois perderá performance, você está correto.
Cara esse gabinete é muito bonitinho, parabéns pela aquisição! kkkkk
Uma opção de placa-mãe bacana que tinha era a
Gigabyte A520I AC porém eu não vejo ela vendendo mais no mercado nacional, quem sabe você procurando mais possa achar. Sobre as B550i eu raramente vejo e quando vejo custam um rim mas acho que a A520i que citei deve ser tranquila com o Ryzen 5600G.
Bem, se mesmo após pesquisar e entender os riscos desses produtos importados (sem garantia, chances de taxação, demora na entrega às vezes) de Xeons mais antigos, pode ser uma opção sim, visto que pra pegar um kit com 4600G já chegaria nos 2k e você encontra-se com orçamento muito limitado.
Mas quanto você estaria disposto a pagar agora no seu setup, visto que você já possui gabinete e periféricos? Teria de gastar com monitor também? O uso seria para jogos leves como CS:GO, Valorant, League, etc., correto?
Eu acho que o setup está incrível, muito bem balanceado para o que você almeja e ainda com margem para futuros upgrades, podendo colocar uma placa de vídeo para rodar jogos mais pesados caso queira daqui uns meses ou anos.
O que eu poderia sugerir seria a adição de um cooler pra deixar esse 5600G de cabeça fria, como o
DeepCool Gammaxx 400 V2.
No mais, parece excelente e no limite do orçamento, boa sorte!