[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de PC NOVO/CONFIGURAÇÃO COMPLETA (Gamer/Profissional/uso casual)

Galera, passei anos com notebook e agora quero voltar pro PC desktop. Tenho preferência por AMD e utilizo Linux exclusivamente. Jogo pouco, então não preciso de uma placa de vídeo logo de cara, mas pretendo colocar mais pra frente.

Vocês acham que vale a pena esperar os AMD Zen 5 pra baixar um pouco os AM5 atuais ou não vai ter essa queda de preço?

Queria montar um AM5 pra ter um PC pra uns bons anos. Monitor já tenho um OK. Seria mais gastar com a torre mesmo, nada em periféricos. Cheguei no seguinte setup:

Ryzen 5 7600x
Cooler thermalright perrless assassin 120 se
Placa mãe Asrock B650M HDV/m.2
DDR5 Kingston Fury 16gb 6000
SSD Kingston KC3000 1TB
Fonte XPG Pylon 650w
Gabinete Montech Air Base 903
Adaptador WiFi 6 Fenvi AX1800

Esse setup gira em torno de uns 4500 mais ou menos. O que acham? Da pra cortar custo em algo?

Placa de vídeo pretendo pegar só mais pra frente caso eu realmente fique afim de jogar coisas modernas, por isso a fonte de 650w. Mas nem sei se precisaria de tanto.
Se não tiver urgência é sempre válido esperar um pouco os lançamentos e ver o que acontece mas não tem garantia de preço baixar pelo menos no curto prazo, ainda mais se o dólar não colaborar daqui pra frente, pode ser que abaixe um pouco ou suba um pouco, eu pelo menos não espero que o preço dispare pra cima e nem que haja um corte significativo também

Sobre a config acho difícil de reduzir mais o custo aí, no máximo se fizer algo como trocar o 7600x pelo 7600, trocar o AC por um na faixa de 120~ reais mas não vai ser nada tão significativo a diferença também, e a depender do preço na data da compra e/ou qual GPU pretende comprar talvez pegar até um modelo melhorzinho de fonte seja interessante, na Tera tem aparecido as Super Flower em preços bem legais, por 450 reais tem um modelo 750w, semi-modular e com eficiência um pouquinho melhor por exemplo

Oi pessoal, tudo bem? Estava querendo montar um PC gamer em volta da RTX 4070ti, e gostaria de algumas indicações, já que não sei muito sobre hardwares. Tenho um orçamento entre 10k~15k, seria um investimento para um tempo mais longo, não há nenhum jogo específico que eu queira rodar no momento
4070 Ti Super- 5,3k~

CPU: Vou recomendar AM5 por conta das tretas recentes com os Intel 13/14th gen. Ryzen 7600 por 1350, Ryzen 7700 por 1850, Ryzen 7800x3D por 2500. Preços aqui
Cooler: Thermalright PA120 por 260 reais
Mobo: A B650M HDV/M.2 por 900 reais atende bem pra esses CPUs, aí vai da conectividade que você precisa e também se quer frufrus estéticos
Memória: Algum kit 2x16gb pelo menos 5600 CL36 ou melhor, faixa de 700-900 reais, um exemplo 6400 CL36 por 860 reais, não deve ser a mais barata mas já tava no meu histórico aqui então peguei por praticidade
Gabinete: Montech 903 Base por 300 reais
Armazenamento: 1TB SN850x por 600-650, 2TB KC3000 por 1050-1100. Talvez outras lojas tenham algo mais interessante mas o preço não vai fugir muito disso, priorizei drives high-end com boa velocidade, confiabilidade e 5 anos de garantia
Fonte: Tô meio desatualizado no momento, mas tem a Core Reactor II 750w por 640, MSI A850GL por 600, Core Reactor I 850w por 660, creio que a XPG seja um pouco melhor como fonte mas a garantia dela é um pouco mais ruinzinha que a da MSI e alguns tiveram dor de cabeça/demora no RMA, todas aí oferecem 10 anos de garantia, aqui talvez alguém mais atualizado pode dar outras recomendações melhores

Valor total assumindo montagem com o Ryzen 7700 e 2TB de armazenamento (seja 2TB ou 1TB+1TB) ficaria na faixa de 11300, tendo margem pra descer um pouco se pegar o Ryzen 7600 e/ou uma 4070 Super, ou pra subir se decidir ir de 7800x3D ou mudar a GPU pra 4080/4080 Super

Sobre a config acho difícil de reduzir mais o custo aí, no máximo se fizer algo como trocar o 7600x pelo 7600, trocar o AC por um na faixa de 120~ reais mas não vai ser nada tão significativo a diferença também
O 7600 já vem com cooler, ao ccontrário do 7600x. Acho que seria bacana porque é um gasto a menos.

Pelos meus cálculos no site da cooler master esse PC precisa de fonte de uns 550w caso eu coloque uma radeon 7700xt. Será que 750w não seria exagero?

Mas valeu. Economizando no cooler da pra dar o UP na fonte que tu falou.

Última edição:
O 7600 já vem com cooler, ao ccontrário do 7600x. Acho que seria bacana porque é um gasto a menos.

Pelos meus cálculos no site da cooler master esse PC precisa de fonte de uns 550w caso eu coloque uma radeon 7700xt. Será que 750w não seria exagero?

Mas valeu. Economizando no cooler da pra dar o UP na fonte que tu falou.
Por experiencia própria, pegue um cooler a parte. Esse cooler stock é só pra tapar buraco.

Então compensa pegar o 7600x já que da pra achar no mesmo preço do 7600.
Depende dos preços que você está vendo.

Por exemplo na Gigantec com o cupom PRIMEIRACOMPRA, o Ryzen 5 7600 está por R$1347 (Sem o valor do frete). Enquanto o Ryzen 5 7600x na mesma loja está por R$1461 (sem frete). Já é quase R$120 de "economia". Somando o valor que você gastaria pra comprar um cooler pro Ryzen 5 7600X, até daria pra esticar pro PA120 que o insanee420 citou

Depende dos preços que você está vendo.

Por exemplo na Gigantec com o cupom PRIMEIRACOMPRA, o Ryzen 5 7600 está por R$1347 (Sem o valor do frete). Enquanto o Ryzen 5 7600x na mesma loja está por R$1461 (sem frete). Já é quase R$120 de "economia". Somando o valor que você gastaria pra comprar um cooler pro Ryzen 5 7600X, até daria pra esticar pro PA120 que o insanee420 citou
7600x ta 1353 com frete grátis na amazon

Edit: pelo que eu vi parece que é uma loja hotmart que importa coisas. Não sei se vale o risco.

7600x ta 1353 com frete grátis na amazon

Edit: pelo que eu vi parece que é uma loja hotmart que importa coisas. Não sei se vale o risco.
Tinha visto esse anuncio e é uma compra internacional. Vendo uns review da loja, teve gente que teve que pagar taxa por isso não considerei ela.

Galera, tira uma duvida, vale mais a pena (DDR5) 32gb de RAM com frequência alta (6200MHz) ou 64gb com frequência mais baixa (5200MHz)?

Ae rapaziada montei o setup 💥
Ryzen 5600gt, b550m mais 16gb 3200
A questão é que o noob aqui não se atentou ao fato do 5600gt não ter suporte ao pcie 4.0
Pegando uma VGA pcie 4.0 eu terei muita queda de desempenho?
relax, 3.0 pra 4.0 quase imperceptivel. https://forum.adrenaline.com.br/threads/pcie-4-0-em-3-0-tem-muita-perda.707020/
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Oi pessoal, tudo bem? Estava querendo montar um PC gamer em volta da RTX 4070ti, e gostaria de algumas indicações, já que não sei muito sobre hardwares. Tenho um orçamento entre 10k~15k, seria um investimento para um tempo mais longo, não há nenhum jogo específico que eu queira rodar no momento
r7 7800x3d.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, tira uma duvida, vale mais a pena (DDR5) 32gb de RAM com frequência alta (6200MHz) ou 64gb com frequência mais baixa (5200MHz)?
no momento, pra games, 32gb a 6200mhz

Última edição:
Boa Tarde a todos, atualmente estou montando meu primeiro pc gamer, com um pouco conhecimento em hardware (atualmente), achei esse fórum pelo canal do Adrenalina
o pc tem que ter suporte pra JOGOS PESADO e Desenvolvimentos de Jogos e Blender (pois quero me forma em programação e Modelagem e Animação)

Configuração abaixo

Marca​
Periférico​
Valor​
Link​
Processador:AMD Ryzen 7 5800XR$ 1.499,00Link
Placa Mãe:Asus Rog Strix B550-F GamingR$ 1.649,90Link
Placa de Vídeo:ASRock AMD Radeon RX 7900 XT Phantom R$ 5.599,99Link
Armazenamento:SSD WD_BLACK SN770 M.2R$ 609,90Link
Fonte de Alimentação:Fonte SuperFrame 1000WR$ 799,99Link
Memória RAM:Memória DDR4 XPG Gammix D45R$ 327,90Link
Gabinete:Corsair 4000D AirflowR$ 499,90Link
Cooler:Water Cooler PCYES Sangue Frio 3 ARGB Black VulcanR$ 559,90Link

Observa 1: Estou na duvida se a placa mãe e a placa de vídeo cabem no Gabinete, na tabela acima.
Observa 2: Atualmente não estou precisando compra uma DDR5, mas se for necessário irei compra pra JOGA jogos pesado irei compra.
Observa 3: Se o processador não tanka a placa de vídeo, poderia me falar o processador recomendado

Orçamento: 14 mil se for 15 mil (empréstimo de mil reais.)

Boa Tarde a todos e obrigado

att:
Deivid Gabriel

Boa Tarde a todos, atualmente estou montando meu primeiro pc gamer, com um pouco conhecimento em hardware (atualmente), achei esse fórum pelo canal do Adrenalina
o pc tem que ter suporte pra JOGOS PESADO e Desenvolvimentos de Jogos e Blender (pois quero me forma em programação e Modelagem e Animação)

Configuração abaixo

Marca​
Periférico​
Valor​
Link​
Processador:AMD Ryzen 7 5800XR$ 1.499,00Link
Placa Mãe:Asus Rog Strix B550-F GamingR$ 1.649,90Link
Placa de Vídeo:ASRock AMD Radeon RX 7900 XT PhantomR$ 5.599,99Link
Armazenamento:SSD WD_BLACK SN770 M.2R$ 609,90Link
Fonte de Alimentação:Fonte SuperFrame 1000WR$ 799,99Link
Memória RAM:Memória DDR4 XPG Gammix D45R$ 327,90Link
Gabinete:Corsair 4000D AirflowR$ 499,90Link
Cooler:Water Cooler PCYES Sangue Frio 3 ARGB Black VulcanR$ 559,90Link

Orçamento: 14 mil se for 15 mil (empréstimo de mil reais.)

Boa Tarde a todos e obrigado

att:
Deivid Gabriel
Nesse post dei uma recomendação de config na faixa de 10-15k

Se for de AM4 não pegue o 5800x, o 5700x3D é melhor em jogos e o 5700x é praticamente equivalente (com PBO/OC) ao 5800x custando menos, pra Blender você provavelmente se beneficiaria de mais núcleos mas se eles vão ser necessários ai creio que só você pra dizer melhor, pra alguns um 5700x pode dar conta assim como pra outros até um 5950x pode deixar a desejar

Placa-mãe se não fizer questão de conectividade/frufrus tem a a B550M Pro-VDH por 750~ que já dá conta, ou se for com um CPU como o 5900x/5950x e rodar com OC, a B550 Gaming Plus pode ser mais indicada e tá por 950 reais

Placa de vídeo recomendo monitorar nesse site, o mesmo modelo tá por 5000 no momento na Amazon

Armazenamento eu pegaria o SN850x por conta da pouca diferença de preço pro SN770 no momento

Fonte pode ir com 850w, e pegando 850w aumenta bastante suas opções na hora de escolher. Super Flower 850w por 650 como exemplo, nessa faixa também deve encontrar modelos com 10 anos de garantia da MSI e XPG

Memória eu a princípio pegaria 2x16gb, se não se importar de pegar usado talvez ache algum kit em conta no ML/OLX/Facebook, ou até no Ali, senão deve achar kits aqui por 500-600 reais

Gabinete eu pessoalmente prefiro o Montech 903 por ser um pouquinho mais espaçoso, vir com um setup de fans melhor e 1 USB extra, mas aí também vai da estética que você gosta e se quer o filtro de poeira também, o Montech não tem filtro

Sobre cooler se não tem existe necessidade de WC eu dou preferência pra Air Cooler por causa de confiabilidade/durabilidade, se for pra ir de WC eu tentaria pegar algum modelo que dê no mínimo 3 anos de garantia ou se possível 5 anos. De AC tem o PA120 por 260 reais, AG500 por 190 reais, Fuma 3 por 390 reais e qualquer um desses aí dá conta tranquilo da grande maioria dos setups

Observa 1: Estou na duvida se a placa mãe e a placa de vídeo cabem no Gabinete, na tabela acima.
Observa 2: Atualmente não estou precisando compra uma DDR5, mas se for necessário irei compra pra JOGA jogos pesado irei compra.
Observa 3: Se o processador não tanka a placa de vídeo, poderia me falar o processador recomendado
1 - Cabe
2 - Montando do 0 hoje eu provavelmente iria de AM5/DDR5 mesmo, apesar de AM4 ser um pouco mais barato o seu orçamento não é tão baixo então acho que faz sentido, ainda mais que pretende usar Blender e talvez possa se beneficiar de um CPU melhorzinho, além de que aumentaria suas opções de upgrade futuro
3 - Depende de vários fatores, resolução, jogo, settings do jogo, refresh rate etcetc, e como falei ali se for de AM4 o 5700x3D pelo menos em jogos é melhor

Dito isso o que eu faria assumindo 14k de orçamento é:

CPU: Ryzen 7700 por 1850, Ryzen 9 7900 por 2400 (focado mais em Blender/trabalho) ou Ryzen 7800x3D (focado mais em jogos) por 2500. Preços aqui
Cooler: Thermalright PA120 por 260 reais
Mobo: A B650M HDV/M.2 por 900 reais atende bem pra esses CPUs, aí vai da conectividade que você precisa e também se quer frufrus estéticos
Memória: Algum kit 2x16gb pelo menos 5600 CL36 ou melhor, faixa de 700-900 reais, um exemplo 6400 CL36 por 860 reais, não deve ser a mais barata mas já tava no meu histórico aqui então peguei por praticidade
Gabinete: Montech 903 Base por 300 reais
Armazenamento: 1TB SN850x por 600-650, 2TB KC3000 por 1050-1100. Talvez outras lojas tenham algo mais interessante mas o preço não vai fugir muito disso, priorizei drives high-end com boa velocidade, confiabilidade e 5 anos de garantia
Fonte: Tô meio desatualizado no momento, mas tem a Super Flower 850w por 650, MSI A850GL por 600, Core Reactor I 850w por 660, garantia da XPG é um pouco mais ruinzinha que a da MSI e alguns tiveram dor de cabeça/demora no RMA, essas 2 aí oferecem 10 anos de garantia e a Super Flower dá 5 anos, aqui talvez alguém mais atualizado pode dar outras recomendações melhores.

Valor final de 11k~ usando o Ryzen 7900 e 1TB de armazenamento, que fica uns 500~ reais abaixo do seu orçamento inicial porém com um CPU bem melhor

Pensando em voltar para a master race, estou há muitos anos fora, então estou bem leigo. Achei esse PC no OLX e estou pensando em fazer uma oferta, minha preocupação é o CPU ser Ryzen 5 e não empurrar bem a placa de vídeo para jogar em WQHD, opinião aí dos experts? Opinião também se alguma dessas marcas é problemática com histórico de defeitos e rma?

Ryzen 5 7600x
Water cooler MSI M360
Placa Mãe Gigabyte B650M Gaming X AX (tem wifi e bluetooth, que são super úteis pra mim em um desktop)
RTX 4070 Ti Galax EX Gamer V2
2x16 gb XPG Lancer DDR5 6000mhz
SSD 2tb Corsair MP600 Core CT
Fonte XPG Core Reactor 850w plus gold modular
Gabinete Sharkoon TG5

Ou daria para montar algo novo por 10k melhor que isso? Vou ofertar menos que isso caso vocês julguem que a configuração é legal, mas se for para montar algo novo 10k é o limite.

Pensando em voltar para a master race, estou há muitos anos fora, então estou bem leigo. Achei esse PC no OLX e estou pensando em fazer uma oferta, minha preocupação é o CPU ser Ryzen 5 e não empurrar bem a placa de vídeo para jogar em WQHD, opinião aí dos experts? Opinião também se alguma dessas marcas é problemática com histórico de defeitos e rma?

Ryzen 5 7600x
Water cooler MSI M360
Placa Mãe Gigabyte B650M Gaming X AX (tem wifi e bluetooth, que são super úteis pra mim em um desktop)
RTX 4070 Ti Galax EX Gamer V2
2x16 gb XPG Lancer DDR5 6000mhz
SSD 2tb Corsair MP600 Core CT
Fonte XPG Core Reactor 850w plus gold modular
Gabinete Sharkoon TG5

Ou daria para montar algo novo por 10k melhor que isso? Vou ofertar menos que isso caso vocês julguem que a configuração é legal, mas se for para montar algo novo 10k é o limite.
Leva tranquilo em WQHD, falando por experiencia propria.

Galera, preciso de ajuda!

Ao invés de comprar um note novo para trabalho (que provavelmente seria um MacBook M3 Max), decidi montar um PC que será minha workstation mas que também possa utilizar pra uma jogatina de vez em quando. Com isso em mente, o mais importante pra mim é CPU/RAM (e mobo talvez?) e a VGA é secundária.

O que seria o melhor hoje em dia, sem entrar naqueles muito extremos (tipo Threadripper/Xeon)? Dei uma olhada e parece que o Ryzen 9 7950X3D seria o melhor atualmente, ou tem algum INTEL melhor nessa faixa de preço? Se ele for o melhor, faz sentido comprar agora ou terá algum lançamento em breve (1~2 meses no máximo) que vale a pena aguardar?

Basicamente estou pensando em algo assim:

CPU: Ryzen 9 7950X3D
MOBO: Sinceramente, não faço ideia ainda, não pretendo fazer OC nem nada demais, talvez só ter bluetooth/wi-fi seja suficiente
RAM: 2x 32GB com boa performance, mas nada muito extremo/caro
SSD: Antigamente sei que os Samsung eram considerados um dos melhores, ainda continua? Aqui preciso só de 1TB de boa qualidade
VGA: Pensando em pegar no máximo uma RTX 4070. Tem alguma da AMD que vale mais a pena? Como disso, jogar seria o uso secundário do PC, não preciso de MUITA potência
Fonte: Penso em pegar uma das que o colega @insanee420 compartilhou 3 posts acima

Tem mais alguma coisa que eu esteja esquecendo ou deva prestar mais atenção?

Olá pessoal! Estou considerando montar um PC Gamer e recebi a recomendação de comprar um já montado pela “Pichau”. Segundo meus amigos, as configurações deles são boas e o preço é atrativo. No entanto, ao pesquisar, descobri que no final do ano serão lançadas as placas de vídeo da série 5000. Agora estou na dúvida: vale a pena comprar agora ou esperar um pouco mais para aproveitar a possível queda de preços das placas da série 4000?

Segue a configuração que estou considerando:

• Processador: Intel Core i7-13700KF (16 núcleos, 24 threads, 3,4 GHz base e 5,4 GHz turbo)
  • Water Cooler: Aigo AC SE 360 (360 mm, RGB)
  • Placa-mãe: Z690M DDR4 Socket LGA1700 Intel Z690
  • Placa de Vídeo: GeForce RTX 4080 (16 GB, GDDR6X, 256 bits)
  • Memória RAM: Team Group T-Force Pichau Delta RGB 16 GB (2x16) DDR4 3200 MHz
  • SSD: Pichau Kepler Z1 (2 TB, M.2, PCIe NVMe, leitura 3200 MB/s, gravação 2900 MB/s)
  • Fonte: 850W 80 Plus PFC Ativo
  • Gabinete: Pichau HX600 (RGB, Full-Tower, lateral de vidro)
O valor à vista é R$ 13.799,91.

Gostaria de saber a opinião de vocês: é melhor esperar pela Black Friday e pelo lançamento da série 5000 ou adquirir o PC agora? 🤔
Alguém? :bem:

APU AM5 x GPU AM4

rapazeada, seguinte: to numa séria dúvida.
tenho duas ideias de PCs, porém, com propostas diferentes.

PC 1: ryzen 5 7600x (usando IGPU por enquanto) - MSI B650M PRO - 16GB DDR5 5200mhz - 1TB SSD - MSI MAG 650W

PC 2 - ryzen 5 5500 - B550 DS3H AC - RX 6600- 16GB DDR4 3200mhz - 1TB SSD - MSI MAG 650W

qual vocês acham que compensam mais? o primeiro fiz pensando em upgrades futuros e o segundo é pra ser mais imediato.

Galera, preciso de ajuda!

Ao invés de comprar um note novo para trabalho (que provavelmente seria um MacBook M3 Max), decidi montar um PC que será minha workstation mas que também possa utilizar pra uma jogatina de vez em quando. Com isso em mente, o mais importante pra mim é CPU/RAM (e mobo talvez?) e a VGA é secundária.

O que seria o melhor hoje em dia, sem entrar naqueles muito extremos (tipo Threadripper/Xeon)? Dei uma olhada e parece que o Ryzen 9 7950X3D seria o melhor atualmente, ou tem algum INTEL melhor nessa faixa de preço? Se ele for o melhor, faz sentido comprar agora ou terá algum lançamento em breve (1~2 meses no máximo) que vale a pena aguardar?

Basicamente estou pensando em algo assim:

CPU: Ryzen 9 7950X3D
MOBO: Sinceramente, não faço ideia ainda, não pretendo fazer OC nem nada demais, talvez só ter bluetooth/wi-fi seja suficiente
RAM: 2x 32GB com boa performance, mas nada muito extremo/caro
SSD: Antigamente sei que os Samsung eram considerados um dos melhores, ainda continua? Aqui preciso só de 1TB de boa qualidade
VGA: Pensando em pegar no máximo uma RTX 4070. Tem alguma da AMD que vale mais a pena? Como disso, jogar seria o uso secundário do PC, não preciso de MUITA potência
Fonte: Penso em pegar uma das que o colega @insanee420 compartilhou 3 posts acima

Tem mais alguma coisa que eu esteja esquecendo ou deva prestar mais atenção?
Dá pra conferir se o 7950x3D vale a pena pra você ao invés do 7950x, caso seus softwares não se beneficiem do cache extra as vezes pode compensar pegar o 7950x já que o foco não são jogos apesar de que a diferença até não tá tão grande. Apenas pra registrar, Ryzen 7950x por 3350 e Ryzen 7950x3D por 3882

Intel também é válido um 13900/14900/13700/14700 mas está tendo umas tretas no momento com muitos CPUs de 13/14 geração instáveis, ainda está se desenrolando essa história mas me dá um certo receio recomendar esses CPUs sabendo disso e sem saber se é algum problema mais grave que vai afetar mais gente ainda no curto/médio prazo

E de qualquer forma, sim, vai ter lançamento da linha 9000 da AMD dia 31/07 mas por enquanto vão ser apenas os CPU non-X3D e não sabemos por quanto vai chegar ainda, o 9950x sem dúvidas vai ser melhor que o 7950x, mas caso seu uso se beneficie do cache do X3D aí ficaria naquela de ou pega o 7950x3D agora ou espera mais algum tempo, e se o desempenho extra sequer valeria a diferença de preço aí é outro papo também

Mobo olhei na Tera/Kabum/Pichau e de mais em conta com BT/Wifi achei essa MSI B650M Gaming Plus por 1275 e a Gigabyte B650 Gaming X AX por 1550, nesse vídeo dá pra ter noção das temps do VRM rodando o 7950x no Cinebench por 1h porém aí é com temp ambiente 21c, o 7950x3D tem consumo máx menor que o 7950x então é pra esquentar um tanto a menos, mas caso queira mais margem de segurança por conta de temp ambiente alta e/ou airflow insuficiente dá pra dar uma olhada em outro modelo similar a Gigabyte, já que ela roda um bom tanto mais fria que essa B650M da MSI (87c vs 68c). Outro ponto que talvez interesse é que as mobos da MSI oferecem 3 anos de garantia e as outras fabricantes só 1 ano

RAM um kit 5600 CL36 atende legal, se conseguir frequência maior e/ou CL menor é bom mas nem sempre compensa a diferença de preço, e também seria o caso de ver se algum software seu sequer se beneficia da velocidade maior/latência menor. Numa olhada rápida esse kit 6000 CL30 parece interessante, se achar cupom deve sair na faixa de 1700~ que não é tanta diferença pra memórias mais lentas, achei esse kit 5600 CL36 por 1500 e os kits 5200 CL40 tão 1300~

SSD a Samsung tem ótimos modelos (980 Pro/990 Pro) mas só oferece garantia se comprar direto com ela se não me engano, a WD e Corsair tem modelos similares e os mesmos 5 anos de garantia caso venha a precisar, o SN850x tá 660 no momento, KC3000 por 696 e Fury Renegade por 800, entre esses eu iria no mais barato na data da compra

GPU a 4070 Super pode ser mais interessante que a 4070 já que os preços as vezes estão bem próximos, similar/equivalente da AMD seria na faixa da 7800XT e 7900 GRE, em performance bruta todas aí são próximas e o que varia mais é a quantidade de VRAM e tecnologias de cada uma

Olá pessoal! Estou considerando montar um PC Gamer e recebi a recomendação de comprar um já montado pela “Pichau”. Segundo meus amigos, as configurações deles são boas e o preço é atrativo. No entanto, ao pesquisar, descobri que no final do ano serão lançadas as placas de vídeo da série 5000. Agora estou na dúvida: vale a pena comprar agora ou esperar um pouco mais para aproveitar a possível queda de preços das placas da série 4000?

Segue a configuração que estou considerando:

• Processador: Intel Core i7-13700KF (16 núcleos, 24 threads, 3,4 GHz base e 5,4 GHz turbo)
  • Water Cooler: Aigo AC SE 360 (360 mm, RGB)
  • Placa-mãe: Z690M DDR4 Socket LGA1700 Intel Z690
  • Placa de Vídeo: GeForce RTX 4080 (16 GB, GDDR6X, 256 bits)
  • Memória RAM: Team Group T-Force Pichau Delta RGB 16 GB (2x16) DDR4 3200 MHz
  • SSD: Pichau Kepler Z1 (2 TB, M.2, PCIe NVMe, leitura 3200 MB/s, gravação 2900 MB/s)
  • Fonte: 850W 80 Plus PFC Ativo
  • Gabinete: Pichau HX600 (RGB, Full-Tower, lateral de vidro)
O valor à vista é R$ 13.799,91.

Gostaria de saber a opinião de vocês: é melhor esperar pela Black Friday e pelo lançamento da série 5000 ou adquirir o PC agora? 🤔
Ajudei 2 users com orçamento similar aqui e aqui e o que eu faria é

CPU: 13700k/14700k está por 2700~
WC: LS720 - 800 reais. Recomendo modelos com pelo menos 3 anos de garantia mas de preferência 5 anos pra evitar dores de cabeça no curto/médio-prazo caso venha a ser sorteado com defeitos, caso esteja ok com 1 ano de garantia aí aumenta o leque de opções e baixa o preço, aí vai de cada um. Se for num mais barato pode considerar uns 300-400 só
Placa-mãe: Não sei modelos pra Intel de cabeça mas vou assumir na faixa de 1500-2000
RAM: 400-600 pra um kit 2x16gb DDR4 ou 700-900 pra um kit 2x16gb DDR5
SSD: Um dos que já recomendei acima a princípio, não conheço o modelo da Pichau e parece ter só 1 ano de garantia, eu prefiro ter uma segurança a mais pra algumas peças mas aí vai de cada um também. KC3000 2TB por 1050-1100 ou até o SN770 por 950-1000
Fonte: Já recomendado acima, faixa de 600-700 reais tem boas opções.
Gabinete: Já recomendado acima, faixa de 300 reais.
4080/4080 Super tá na faixa de 7k~

Total: 15500 assumindo tudo do mais caro (800 de WC, 2000 de mobo, 900 de RAM, 1100 de SSD, 700 de fonte) porém podendo baratear dependendo de promoções/data da compra e escolhas que você mudar aí, ficou um tanto mais caro mas você sai com WC/SSD melhor e com 4 anos a mais de garantia e não tem custo extra com fans de gabinete, na prática imagino que encontre mobos por 1500~ e RAM/SSD um tanto mais barato também e economize uns 600-700 reais, aí vai de você se quer baratear no WC/SSD também mas fica um valor similar, vai das escolhas/preferências de cada um

E não sei se tem urgência, mas eu daria uma pesquisada e talvez aguardaria um tempinho pra ver se tem algum parecer da Intel sobre a situação com os CPUs de 13/14 geração dando pau, ainda que ela possa honrar a garantia talvez seja uma dor de cabeça no curto/médio-prazo, caso seja um PC apenas pra jogos eu não excluiria um kit AM5 com o 7800x3D como opção

A 4070 Ti Super talvez seja uma opção interessante também já que encontra na faixa de 5,3k~ e as 4080 que eu vi tão tudo por 7k~ que eu acho meio salgado considerando a diferença de performance, e caso queira esperar os lançamentos também é válido, porém aí possivelmente só no fim do ano ou ano que vem, e sabe lá se vai ter queda de preço significativa aqui também

APU AM5 x GPU AM4

rapazeada, seguinte: to numa séria dúvida.
tenho duas ideias de PCs, porém, com propostas diferentes.

PC 1: ryzen 5 7600x (usando IGPU por enquanto) - MSI B650M PRO - 16GB DDR5 5200mhz - 1TB SSD - MSI MAG 650W

PC 2 - ryzen 5 5500 - B550 DS3H AC - RX 6600- 16GB DDR4 3200mhz - 1TB SSD - MSI MAG 650W

qual vocês acham que compensam mais? o primeiro fiz pensando em upgrades futuros e o segundo é pra ser mais imediato.
Depende se pretende botar uma GPU mais forte futuramente e qual resolução/frame rate/jogos você quer jogar, as vezes algum CPU do AM4 já sobra desempenho pro que você quer, aí ir de AM5 pode ser um gasto desnecessário, vai do orçamento e do que pretende fazer no PC

Galera, sou quase leigo e estou precisando de ajuda para montar um PC gamer. Nada muito sofisticado. Apenas para rodar jogos atuais com um visual bom e framerate decente. Valor disponível: até 2500 reais.

Eu já tenho:

1) Uma placa de vídeo AMD Radeon Rx 580 8 gb 256 bit, gddr5.
2) Uma fonte MSI Mag A650 BN.
3) Um monitor Duex DX240 ZG.

E estava pensando em comprar:

A) Placa Mãe Gigabyte H610 H - 570 reais.
B) Processador Intel I5 12400F - 695 reais.
C) Dois pentes de memória Kingston Fury Beast de 8 GB, ddr4, 3200 MHz - 180 reais cada pente.
D) SSD Kingston NV2, 1TB, M.2 NVMe, 2280 - 420 reais.

Total - 2045 reais e o que sobrar vou comprar ainda um gabinete.

E aí, o que acham? Tem componentes ou configurações melhores nessa faixa de preço?

Boa noite Pessoal!

Gostaria de uma ajuda para montar um pc novo para meu primo, utilizando algumas peças que o mesmo já possui, lembrando ele joga muito pouco joga apenas (CS2 e Cod), o maior tempo do uso é em Multitarefas, com muitas abas abertas, software, utiliza 3 monitores.

Ele quer aproveitar os seguintes itens que ele tem
Gigabyte RTX 3060ti
Fonte Thermaltake 700 w (smart series)
2 SSD kingston

Ele quer Placa mãe + Processador + Memoria + SSD NVME

Detalhe, ele prioriza para uma placa mãe Top de linha para futuros upgrades (Linha Wifi/Plus,) 32Gb DDR5 já, e processador se for um AMD já com o socket AM5.

Tem 5,5 a 6k para gastar nessas 4 peças (Mb + Proc + Mem + SSD nvme)

Obrigado pela ajuda.

Galera, sou quase leigo e estou precisando de ajuda para montar um PC gamer. Nada muito sofisticado. Apenas para rodar jogos atuais com um visual bom e framerate decente. Valor disponível: até 2500 reais.

Eu já tenho:

1) Uma placa de vídeo AMD Radeon Rx 580 8 gb 256 bit, gddr5.
2) Uma fonte MSI Mag A650 BN.
3) Um monitor Duex DX240 ZG.

E estava pensando em comprar:

A) Placa Mãe Gigabyte H610 H - 570 reais.
B) Processador Intel I5 12400F - 695 reais.
C) Dois pentes de memória Kingston Fury Beast de 8 GB, ddr4, 3200 MHz - 180 reais cada pente.
D) SSD Kingston NV2, 1TB, M.2 NVMe, 2280 - 420 reais.

Total - 2045 reais e o que sobrar vou comprar ainda um gabinete.

E aí, o que acham? Tem componentes ou configurações melhores nessa faixa de preço?
Considerando o orçamento acho que está ok, de gabinete dá pra olhar o Montech 903 que sai na faixa de 300 reais pra versão Base

Boa noite Pessoal!

Gostaria de uma ajuda para montar um pc novo para meu primo, utilizando algumas peças que o mesmo já possui, lembrando ele joga muito pouco joga apenas (CS2 e Cod), o maior tempo do uso é em Multitarefas, com muitas abas abertas, software, utiliza 3 monitores.

Ele quer aproveitar os seguintes itens que ele tem
Gigabyte RTX 3060ti
Fonte Thermaltake 700 w (smart series)
2 SSD kingston

Ele quer Placa mãe + Processador + Memoria + SSD NVME

Detalhe, ele prioriza para uma placa mãe Top de linha para futuros upgrades (Linha Wifi/Plus,) 32Gb DDR5 já, e processador se for um AMD já com o socket AM5.

Tem 5,5 a 6k para gastar nessas 4 peças (Mb + Proc + Mem + SSD nvme)

Obrigado pela ajuda.
Placa-mãe top de linha é obrigação? E que futuros upgrades? Porque tem placa de 900 reais que dá conta de rodar o 7950x (e futuro 9950x), e considerando que ele só joga não vai usar um CPU desses assim como a exigência de VRM é beeeem abaixo disso, então pegar uma top de linha não faz muito sentido a não ser que precise de alguma conectividade específica por algum motivo (e aí pode ser pura satisfação pessoal/vontade mesmo), e teria que definir o que é uma top de linha porque uma X670E top de linha pode chegar a 4-5k, mas pra alguns uma B650 mediana já é top de linha

Dito isso já deixei recomendações acima que serviriam nesse caso, com 5.5-6k dá pra pegar um 7800x3D + B650M/B650 + 32gb 5600 CL36 ou melhor e 1 dos SSDs postados acima tranquilo e ainda sobra um trocado a depender da placa-mãe escolhida, só não sei se faz sentido combar um 7800x3D com uma 3060ti se não pensar em upgrade a GPU no futuro, usando uma 4090 em 1080p low no CS2 o 7800x3D ficou só uns 10% mais rápido que o 5600x, então com uma 3060 Ti possivelmente usando resolução mais alta e gráficos mais altos talvez a diferença nem exista, eu diria que é caso de pesquisar melhor e ver se o upgrade sequer faz diferença, se estiver num kit AM4 as vezes botar um 5700x3D agora vai dar na mesma que gastar 6k trocando tudo por conta do gargalo da GPU

Saudações prezado(a),

Gostaria de montar um computador utilizando o processador AMD Ryzen™ 7 7900X. Gostaria de saber quais componentes devo adquirir, especificamente que suportem as tecnologias mais recentes, como os padrões PCIe (embora eu não tenha conhecimento detalhado sobre quais são esses padrões).Tenho um orçamento de R$ 10.050,00 (e alguns centavos) para a montagem deste computador.

Gabinete
Placa-mãe Processador
Memória RAM de 64 GB DDR5
Um SSD de 1 TB, o mais rápido disponível (Só preciso de 1 armazenamento)
Fonte de alimentação
Water cooler
Placa de vídeo

Com esse orçamento, seria possível montar um PC com os seguintes componentes?

Edit: Esqueci de mencionar que, gostaria que fossem em lojas BR como: kabum, Tera, pichau etc.

Gostaria de montar um computador para trabalho . Uso cerca de 5 a 6 programas e mais de 15 telas simultâneas , alguém poderia me ajudar com quais peças comprar para montar o melhor pc possível (que cumpra da melhor forma esse meu tipo de tarefa) Com até R$7k!!!!!!!!

Boa noite! Sou novo na comunidade e estou querendo montar meu primeiro PC gamer, mas não entendo muito da questão de compatibilidade e fazer um investimento incerto é meu maior medo. Estou pensando em investir na faixa de R$6.000,00 ~ R$6.500,00.
Minha esposa é designer de interiores e ela utiliza programas de renderização como Lumion, V-Ray e Sketch Up. O que eu busco pra ela é agilidade nos processos, principalmente na renderização final de ambientes (internos e externos).
Já no meu caso, sou engenheiro e utilizo programas como Revit para modelagem 3D. Fora isso, gosto bastante de jogar nas horas vagas e tava pensando em algo que me permitisse curtir jogos como RDR2, Hogwarts Legacy, Cyberpunk 77, Baldur's Gate 3 na mais alta performance e que permita rodar o tão esperado GTA6 de forma satisfatória (sei que ainda não sairam as configurações para rodar, mas penso em algo que possa fazer um upgrade, caso essa configuração não atenda).

Tenho estudado junto com meu cunhado algumas peças mas eu não entendo 100% de compatibilidade.

Futuramente existe uma possibilidade de upgrade, mas a princípio, gostaria de boa qualidade com R$6.000,00

Agradeço se puderem me ajudar esse PC com o valor que tenho em mente.

Boa tarde, recentemente fiz alguns upgrade no meu Pc, segue lista

B450m steel legend
Ryzen 5700x3d (antes era um 3600)
1060 6gb
2x8gb 3200mhz
Monitor ultrawide 34" 1440p 144hz
Cooler master 600w PSU (NAO TEM CONECTOR pra 4070, se nao eu pegaria ela e nao quero mudar a fonte)

A dúvida é a seguinte, comprar uma 7900 gre (pelo psucalculator da 504watts) pra ter fôlego e dar conta de rodar tudo que lançar ou comprar uma 7700xt pra dar conta do recado em 1440p

Meu foco é jogar dota 2 com o máximo de performance

Budget até 4k

Saudações prezado(a),

Gostaria de montar um computador utilizando o processador AMD Ryzen™ 7 7900X. Gostaria de saber quais componentes devo adquirir, especificamente que suportem as tecnologias mais recentes, como os padrões PCIe (embora eu não tenha conhecimento detalhado sobre quais são esses padrões).Tenho um orçamento de R$ 10.050,00 (e alguns centavos) para a montagem deste computador.

Gabinete
Placa-mãe Processador
Memória RAM de 64 GB DDR5
Um SSD de 1 TB, o mais rápido disponível (Só preciso de 1 armazenamento)
Fonte de alimentação
Water cooler
Placa de vídeo

Com esse orçamento, seria possível montar um PC com os seguintes componentes?

Edit: Esqueci de mencionar que, gostaria que fossem em lojas BR como: kabum, Tera, pichau etc.
Pra qual uso especificamente vai ser o PC? Jogos? Trabalho? Quais softwares costuma usar?

Gostaria de montar um computador para trabalho . Uso cerca de 5 a 6 programas e mais de 15 telas simultâneas , alguém poderia me ajudar com quais peças comprar para montar o melhor pc possível (que cumpra da melhor forma esse meu tipo de tarefa) Com até R$7k!!!!!!!!
Quais programas especificamente? Se forem programas leves até um PC de 10 anos atrás as vezes daria conta já, então seria bom saber pra ver quão pesado ou leve é o seu uso na prática

Boa noite! Sou novo na comunidade e estou querendo montar meu primeiro PC gamer, mas não entendo muito da questão de compatibilidade e fazer um investimento incerto é meu maior medo. Estou pensando em investir na faixa de R$6.000,00 ~ R$6.500,00.
Minha esposa é designer de interiores e ela utiliza programas de renderização como Lumion, V-Ray e Sketch Up. O que eu busco pra ela é agilidade nos processos, principalmente na renderização final de ambientes (internos e externos).
Já no meu caso, sou engenheiro e utilizo programas como Revit para modelagem 3D. Fora isso, gosto bastante de jogar nas horas vagas e tava pensando em algo que me permitisse curtir jogos como RDR2, Hogwarts Legacy, Cyberpunk 77, Baldur's Gate 3 na mais alta performance e que permita rodar o tão esperado GTA6 de forma satisfatória (sei que ainda não sairam as configurações para rodar, mas penso em algo que possa fazer um upgrade, caso essa configuração não atenda).

Tenho estudado junto com meu cunhado algumas peças mas eu não entendo 100% de compatibilidade.

Futuramente existe uma possibilidade de upgrade, mas a princípio, gostaria de boa qualidade com R$6.000,00

Agradeço se puderem me ajudar esse PC com o valor que tenho em mente.
Dependendo da expectativa (como citou na mais alta performance, tem jogos bem pesados aí) pode ser que 6k~ fique meio apertado, de qualquer forma e apenas pra ajudar a me situar melhor, qual é a config do hardware (desktop ou notebook) atual e em qual software específico vocês sentem que mais tá faltando performance?

Boa tarde, recentemente fiz alguns upgrade no meu Pc, segue lista

B450m steel legend
Ryzen 5700x3d (antes era um 3600)
1060 6gb
2x8gb 3200mhz
Monitor ultrawide 34" 1440p 144hz
Cooler master 600w PSU (NAO TEM CONECTOR pra 4070, se nao eu pegaria ela e nao quero mudar a fonte)

A dúvida é a seguinte, comprar uma 7900 gre (pelo psucalculator da 504watts) pra ter fôlego e dar conta de rodar tudo que lançar ou comprar uma 7700xt pra dar conta do recado em 1440p

Meu foco é jogar dota 2 com o máximo de performance

Budget até 4k
Todas as placas da Nvidia com conector 12VHPWR vem com o adaptador já na caixa, e se tiver orçamento eu acho legal ir na melhor GPU que der, mas também seria o caso de ver se sequer faria muita diferença, não sei se Dota 2 é mais puxado pra CPU ou GPU mas aí também dependeria da resolução que você usa e os settings, se for jogar em 4k no ultra pode ser que uma GPU melhor faça uma boa diferença, agora caso seja 1080p/1440p jogando no low/medium as vezes usar uma 4070 ou até uma 4090 daria na mesma

Users who are viewing this thread

Voltar