[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de UPGRADE/PEÇAS AVULSAS (Gamer/Profissional/uso casual)

Sim de fato, passei longos anos com o meu setup atual.

A grande questão é, meu uso é exclusivo para jogos. Inicio com um Ryzen 7600 e uma Placa Mãe B ou pego uma X pensando no futuro com a atualização do CPU?
Acredito que não valeria muito a pena partir pra um 7700 ou 7700x só pra jogar.
Eu iria de B650 mesmo, a menos que tenha algo nas X que vc precise.

Só pra jogar, se couber no seu orçamento, vai de 7800X3D, esse é um monstro pra jogos.

Galera,

Tenho dois PCs e a situação é essa:
PC 1
Estúdio (produção musical)
R7 1700x - B350 - 32gb - RX550
Basicamente, estudo, gravações, etc.

PC 2
"gamer e multitarefas"
R7 3700x - X570 - 32gb - 1080ti
Estou usando 3 monitores FHD, 75hz, ultrawide (1x29" e 2x25").
As "tarefas" são photoshop, sketchup, premiere, etc.

NÃO FAÇO USO PROFISSIONAL DOS PCs!

A dúvida é:

Pensando em focar o PC 2 em jogos. O "multitarefa" não é profissional, apenas uso pessoal. Edito foto, vídeo, faço projeto arquitetônico, mobiliário, etc.

Troco o processador por um 5900x (passando o atual 3700x para o PC1)
Troco a GPU por uma 4080, ou espero pela 5080. (1080ti vai para o PC 1)

O custo da 4080 + 5900x é o mesmo de um 7800x3d + 32gb ddr5 + x670.

Logo, a segunda opção é vender o PC1, migrar o PC2 para o estúdio e montar um novo sistema para games, com o 7800x3d, sem trocar a GPU agora, ficando com a 1080ti mais um tempo.

Sugestões, por favor!

[HELP-ME] Ryzen 5600 vs I5 12400f

Estou em dúvida em qual processador pegar entre estes 2. A VGA que comprarei é a RTX 4060. A placa mãe precisa ter slot pci-e 4.0 para não capar a rtx 4060.

Estou bem em dúvida, pois não entendo nada de placa-mãe e vi que os 2 processadores tem desempenhos bem semelhantes, então estou tentando + ir pelo preço.

Preciso de um kit que fique em torno de R$ 1200 a 1400.

Foco é gaming + streaming casual. Nada está comprado, apenas decidindo ainda.

[HELP-ME] Ryzen 5600 vs I5 12400f

Estou em dúvida em qual processador pegar entre estes 2. A VGA que comprarei é a RTX 4060. A placa mãe precisa ter slot pci-e 4.0 para não capar a rtx 4060.

Estou bem em dúvida, pois não entendo nada de placa-mãe e vi que os 2 processadores tem desempenhos bem semelhantes, então estou tentando + ir pelo preço.

Preciso de um kit que fique em torno de R$ 1200 a 1400.

Foco é gaming + streaming casual. Nada está comprado, apenas decidindo ainda.
Na minha opinião ficaria com o Ryzen 5 5600, a plataforma em sí esta muito barata. E como o uso é destinado para jogos, principalmente nos competitivos os AMD geralmente estão desempenhando melhor.

Na minha opinião ficaria com o Ryzen 5 5600, a plataforma em sí esta muito barata. E como o uso é destinado para jogos, principalmente nos competitivos os AMD geralmente estão desempenhando melhor.
Boa, Gabriel, obrigado pela opinião! O processador em si, para mim, pode ser qualquer um dos 2. O maior problema está sendo o processador + placa mãe. No caso do Ryzen 5600, qual placa-mãe eu iria que me daria um pci-express 4.0 e que tivesse um bom custo x benefício? Eis a questão. Idem para o 12400f.

Fala pessoal. Estou comprando as peças para o meu novo PC. Já comprei memoria uma da corsair 32gb 6400mhz cl36, processador ryzen 7800x3d, 6 cooler Teucer jm-1, sendo três reverse. Em maio agora eu vou pro Paraguai e quero comprar placa mãe, mouse, teclado e outros periféricos. Estou na dúvida na placa mãe: Placa Mãe AMD (AM5) Asus B650E-e Rog Strix Gaming Wifi ou Placa Mãe Asus X670E-Pro Prime AM5 DDR5 Wifi. A primeira custa R$1.890 e a segunda custa R$1.781. Qual que eu compro?

Boa, Gabriel, obrigado pela opinião! O processador em si, para mim, pode ser qualquer um dos 2. O maior problema está sendo o processador + placa mãe. No caso do Ryzen 5600, qual placa-mãe eu iria que me daria um pci-express 4.0 e que tivesse um bom custo x benefício? Eis a questão. Idem para o 12400f.
Entendo, os colegas me corrijam se eu estiver errado. Mas qualquer placa mãe B550 com Ryzen 3º geração (No seu caso o Ryzen 5600) tem acesso ao PCI-Ex 4.0.

Eu recomendaria optar por uma boa Placa Mãe com Chipset B550.

Mais em conta, pode buscar por exemplo essas na faixa de uns R$ 600:

Gigabyte B550M K
ASUS Prime B550M-K

Se quiser apelar um pouco mais, tem outros modelos mais robustos na faixa dos R$ 900:

Gigabyte B550M AORUS Elite
ASRock B550M Steel Legend
Asus TUF Gaming B550M-Plus

Observação: Consulta feita no site da TerabyteShop.

Espero ter ajudado.

Galera, beleza?

Meu irmão me pediu para ajudá-lo na configuração de um PC para ele, cujo uso será edição de fotoe vídeo básica e alguns jogos casuais. Após dar uma pesquisada na internet, cheguei na configuração e preços abaixo. Acham que a configuração e preço são bons? Dá para tirar alguma coisa aí para baratear um pouco mais?

COMPONENTEMARCAMODELOPREÇO
PROCESSADORIntelIntel 12400fR$ 775,99
PLACA DE VÍDEONvidia/ GalaxPlaca de Vídeo RTX 4060 1-Click OC 1X GalaxR$ 1.689,99
PLACA MÃEAsusASRock B760M Steel Legend WIFIR$ 1.339,90
COOLERCoolerMasterCooler Para Processador Cooler Master Hyper 212 LedR$ 245,99
FONTECoolerMasterFonte Redragon RGPS 600W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, Full Modular, Cabo Flat, GC-PS003-1R$ 369,00
MEMÓRIA RAMKingstonMemória DDR5 Kingston FURY Beast, 16GB (2x8GB), 5200MHz, Black, KF552C40BBK2-16R$ 424,90
SSDKingstonSSD 500 GB Kingston NV2R$ 248,99
GABINETERisemodGabinete Gamer Rise Mode Glass 06x, Mid Tower, ARGB, ATX, Lateral e Frente em Vidro, 6x Fans, Preto - RM-CA-06XB-ARGBR$ 248,90
TOTALR$ 5.343,66

Última edição:
Colegas, estou montando outra máquina com um Ryzen 5700X3D e estou na dúvida entre essas duas mobo ATX da MSI (não quero micro ATX de jeito nenhum, pois preciso de 2 slots nvme, 5 dispositivos SATA, várias portas USB e também uso 3 slots PCI-e, por isso descartei outras placas boas como a B550M TUF Gaming da Asus que acabam tendo limitações )

MPG Gaming Plus

A famosa vitaminada e adorada Tomahawk

As placas tem uma diferença de R$300, mas achei muito poucas diferenças entre elas, exceto que a Tomahawk:

- teoricamente suporta um pouquinho mais de over nas memórias, mas não pretendo fazer over.
- tem duas entradas para lan, uma delas de altíssima velocidadade (2.5Gb mas internet doméstica tá muito longe disso)
- tem mais conectores para fans, 8, mas MPG tem 7, mais do que suficiente.
- dizem que tem um VRM levemente superior mas não consegui atestar isso na página da MSI, parecem a mesma coisa . Ambas são 10+2+1 fases, mas não sei se os componentes da Tomahaek são melhores, de qq forma não vou fazer over, o 5700X3D tem TDP de 105W, talvez no futuro troque a CPU por um 5950X se baratear mas também é 105W)

De resto, é a mesma qtde de nvme, sata, slots PCI-e e quase a mesma coisa das USB, ambas tem o botão flash BIOS, dissipadores bem robustos etc.

Vale gastar R$300 a mais na Tomahawk?

Última edição:
Boa tarde Senhores. Meu irmão está querendo aposentar a minha antiga placa, que atualmente está com ele. é uma RX 570 que comprei da china por meados de 2018 e até hoje funciona 100%, mas como ele comprou um monitor novo FHD, não está mais tankando os jogos que ele joga.

Eis a configuração dele:
Processador: Ryzen 5 5600G
Ram: 2x8gb 3200Mhz
Placa mãe: B550M Aorus elite
Fonte: thermaltake 430W 80 plus white (pfc ativo)
Monitor x resolução: Mancer horizon z24 (24" 1080x1920).

No geral ele joga mais jogos leves, nada competitivo. O que ele mais joga atualmente é Genshin impact, porém pretende jogar outras coisas como: Squad, Rdr2, Gta V e derivados. Nada muito atual rsrs

Ele estava pensando em pegar essa RX 6600 ASUS que está custando por volta de 1,6K a prazo (crédito).
Alguém poderia informar se esse modelo é bom? Ou tem alguma outra indicação?
Edit 1: ele pretendo gastar até 1,6k no crédito.

Entendo, os colegas me corrijam se eu estiver errado. Mas qualquer placa mãe B550 com Ryzen 3º geração (No seu caso o Ryzen 5600) tem acesso ao PCI-Ex 4.0.

Eu recomendaria optar por uma boa Placa Mãe com Chipset B550.

Mais em conta, pode buscar por exemplo essas na faixa de uns R$ 600:

Gigabyte B550M K
ASUS Prime B550M-K

Se quiser apelar um pouco mais, tem outros modelos mais robustos na faixa dos R$ 900:

Gigabyte B550M AORUS Elite
ASRock B550M Steel Legend
Asus TUF Gaming B550M-Plus

Observação: Consulta feita no site da TerabyteShop.

Espero ter ajudado.
Ajudou sim, prontamente eu decidi seguir com ryzen 5 + b550 ou i5 12400f + b660. No fim, acabei seguindo com Intel, pois já tive ambas as marcas e dou preferência para o lado azul da força, até mesmo pq vou poder atualizar para a 14 geração no futuro e com am4 ficaria limitado.

Galera, beleza?

Meu irmão me pediu para ajudá-lo na configuração de um PC para ele, cujo uso será edição de fotoe vídeo básica e alguns jogos casuais. Após dar uma pesquisada na internet, cheguei na configuração e preços abaixo. Acham que a configuração e preço são bons? Dá para tirar alguma coisa aí para baratear um pouco mais?

COMPONENTEMARCAMODELOPREÇO
PROCESSADORIntelIntel 12400fR$ 775,99
PLACA DE VÍDEONvidia/ GalaxPlaca de Vídeo RTX 4060 1-Click OC 1X GalaxR$ 1.689,99
PLACA MÃEAsusASRock B760M Steel Legend WIFIR$ 1.339,90
COOLERCoolerMasterCooler Para Processador Cooler Master Hyper 212 LedR$ 245,99
FONTECoolerMasterFonte Redragon RGPS 600W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, Full Modular, Cabo Flat, GC-PS003-1R$ 369,00
MEMÓRIA RAMKingstonMemória DDR5 Kingston FURY Beast, 16GB (2x8GB), 5200MHz, Black, KF552C40BBK2-16R$ 424,90
SSDKingstonSSD 500 GB Kingston NV2R$ 248,99
GABINETERisemodGabinete Gamer Rise Mode Glass 06x, Mid Tower, ARGB, ATX, Lateral e Frente em Vidro, 6x Fans, Preto - RM-CA-06XB-ARGBR$ 248,90
TOTALR$ 5.343,66
Para você baratear, compre uma placa-mãe mais barata, pq você precisa dessa placa-mãe tão cara? Tire tbm esse cooler do processador, o cooler-box já dá conta de resfriar o i5. As memórias eu acredito 2x8gb de 3200mhz já é suficiente e vai gastar no máximo 300 em um bom par de memórias.

Última edição:
bom dia gostaria de perguntar qual seria o melhor upgrade pro meu pc, no caso uma placa-mãe e um processador novo (Acho que minha placa-mãe não aguenta os mais novos)
Processador: AMD Ryzen 5 3350G with Radeon Vega Graphics 3.60 GHz
RAM: 16,0 GB 2666
placa-mãe: ASRock A320M-HDV r4.0
Placa de Vídeo: Rx 7600 8gb
orçamento até uns 1.400 por ai

bom dia gostaria de perguntar qual seria o melhor upgrade pro meu pc, no caso uma placa-mãe e um processador novo (Acho que minha placa-mãe não aguenta os mais novos)
Processador: AMD Ryzen 5 3350G with Radeon Vega Graphics 3.60 GHz
RAM: 16,0 GB 2666
placa-mãe: ASRock A320M-HDV r4.0
Placa de Vídeo: Rx 7600 8gb
orçamento até uns 1.400 por ai
Cabe um Ryzen 7 5700x3D, podendo pensar em uma troca da placa mãe em um futuro próximo.

Pessoal tudo bem? Preciso de uma ajuda.
Tô com a seguinte config:
R7 5700x3d comprado recentemente
32gb 3200 asgard tyr
Fonte corssair vs500
Rx580 8gb
Biostar a320mh

O processador está rodando travado no clock base, sem alterar nem mesmo no stress do cpuz, acredito que a placa mãe está limitando provavelmente por falta de energia.

Gostaria de saber a melhor placa mãe custo benefício, visando um futuro upgrade para uma placa de vídeo mais robusta e atualizada.
Quando eu digo custo benefício, é que não vou comprar placa de 1500 reais, mas sei que não posso comprar outra de entrada como a que eu já tenho…

Ele estava pensando em pegar essa RX 6600 ASUS que está custando por volta de 1,6K a prazo (crédito).
Alguém poderia informar se esse modelo é bom? Ou tem alguma outra indicação?
Edit 1: ele pretendo gastar até 1,6k no crédito.

A RX 6600 é uma ótima opção nesse preço, é bem mais forte que a RX570 e dá para encontrar por cerca de R$1500 no crédito:

Mas e puder gastar um pouco mais, recomendo a RX 6650XT, mais forte que a 6600, se procurar bem acha por volta de R$1800 no crédito, já vi promoções por R$1600 no crédito há algumas semanas atrás. Essa placa é muito forte pelo preço e um dos melhores custo-benefício do mercado, equivale a uma 4060, em alguns jogos até ganha. Então, talvez seja uma boa esperar um pouco alguma promoção.

Última edição:
carambas irmão não vai dar gargalo? a minha placa é a320 m pensei que ja era antiga de mais
Gargalo vai dar, mas tem como usar e se programar pra trocar em breve dai pra uma A-520 ou B-550, de preferencia B-550.

Olá pessoal, eu estou pra comprar uma dessas placa mãe, mas me deparei com duas ofertas lá na KABUM: https://www.kabum.com.br/produto/475266/placa-mae-gigabyte-b450m-k-amd-am4-matx-ddr4 e https://www.kabum.com.br/produto/127869/placa-mae-gigabyte-b450m-ds3h-v2-amd-b450-matx-ddr4-rev-1-0- .
Ambas são B450M, mas em uma delas tem esse termo "(rev.1.0)", e têm uma leve diferença de preço tbm. Gostaria q alguem me informasse sobre oq significa esse tal de REV.1.0 e me explicasse a diferença entre essas duas placas?

Olá pessoal, eu estou pra comprar uma dessas placa mãe, mas me deparei com duas ofertas lá na KABUM: https://www.kabum.com.br/produto/475266/placa-mae-gigabyte-b450m-k-amd-am4-matx-ddr4 e https://www.kabum.com.br/produto/127869/placa-mae-gigabyte-b450m-ds3h-v2-amd-b450-matx-ddr4-rev-1-0- .
Ambas são B450M, mas em uma delas tem esse termo "(rev.1.0)", e têm uma leve diferença de preço tbm. Gostaria q alguem me informasse sobre oq significa esse tal de REV.1.0 e me explicasse a diferença entre essas duas placas?

A B450M DS3H V2 é melhor, pois vem com dissipador no VRM (significa que vai esquentar menos) , tem 2 slots PCI-e 16x (o segundo rodando a 4x) e tem 4 slots de memória, enquanto a outra só tem 1 slot PCI-e 16X e só 2 slots de memória, e não tem dissipador nenhum.

Se você não vai conectar nada além de apenas a placa de vídeo, ter apenas 1 PCI-e 16X não fará diferença, mas ter apenas 2 slots de memória pode ser meio chato se precisar expandir (terá que vender suas memórias e trocar por outras, em vez de apenas comprar mais 2 pentes)

Última edição:
A B450M DS3H V2 é melhor, pois vem com dissipador no VRM (significa que vai esquentar menos) , tem 2 slots PCI-e 16x (o segundo rodando a 4x) e tem 4 slots de memória, enquanto a outra só tem 1 slot PCI-e 16X e só 2 slots de memória, e não tem dissipador nenhum.

Se você não vai conectar nada além de apenas a placa de vídeo, ter apenas 1 PCI-e 16X não fará diferença, mas ter apenas 2 slots de memória pode ser meio chato se precisar expandir (terá que vender suas memórias e trocar por outras, em vez de apenas comprar mais 2 pentes)
Muito obgd pelas infomações meu mano, foram muito úteis! Deus abençoe.

Pessoal tudo bem? Preciso de uma ajuda.
Tô com a seguinte config:
R7 5700x3d comprado recentemente
32gb 3200 asgard tyr
Fonte corssair vs500
Rx580 8gb
Biostar a320mh

O processador está rodando travado no clock base, sem alterar nem mesmo no stress do cpuz, acredito que a placa mãe está limitando provavelmente por falta de energia.

Gostaria de saber a melhor placa mãe custo benefício, visando um futuro upgrade para uma placa de vídeo mais robusta e atualizada.
Quando eu digo custo benefício, é que não vou comprar placa de 1500 reais, mas sei que não posso comprar outra de entrada como a que eu já tenho…

Pegaria esta mobo ai, acho que compensa pagar os 650,00 pelo tamanho ATX e não MATX.

Tem uma contrução muito bonita e tem suporte ao 5800x3D e por consequência o 5700x3D.

Caso queira PCI-EX 4.0, esta ai é uma boa opção:

Pegaria esta mobo ai, acho que compensa pagar os 650,00 pelo tamanho ATX e não MATX.
Tem uma contrução muito bonita e tem suporte ao 5800x3D e por consequência o 5700x3D.
Caso queira PCI-EX 4.0, esta ai é uma boa opção:

Infelizmente essa Aorus Elite B550 não foi bem no teste de temperaturas, aqueceu muito com algumas CPUs mesmo em stok, na verdade foi uma das piores do teste, confira no vídeo abaixo. Ela até que segura bem um 5600x, um 5700X e até 5700X3d em stok, chegando a 66, 67 e 74C respectivamente, mas o 5800X e 5900X mesmo em stok chegaram a 82C e 96C, isso já é perto ou acima do limite aceitável.

Como comparação, com um 5600x ela chegou a 66C, o que não é ruim, mas a mesma CPU em uma MSI B550 VDH MAX bateu 61C e na MSI B550 MAX WIFI bateu 58C. Detalhe: a MSI B550 VDH MAX é muito mais barata que ela, e a WIFI custa quase a mesma coisa:

Pior ainda: No overclock do 5700x bateu 94C e 5900X chegou a absurdos 126C !!!! Mesmo que não vá fazer overclock, isso já mostra que o VRM dela não é dos melhores, e não seria aconselhável nem mesmo pegar um 5900X ou 5950X no futuro caso queira, pois mesmo em stok a placa vai ficar quente. Ou seja: Não existe up de CPU possível nesta placa, vai parar no no 5700X3d

Enfim, concordo com a carinha do vídeo: Não é uma placa ruim, mas por quase R$800 é uma placa cara demais pelo que entregou, eu não daria mais que uns R$550 nesta placa. Por quase R$800 ou até menos tem coisa bem melhor e por uns R$900 já dá pra pegar uma Asus TUF B550 ou MSI B550 Gaming Plus que são muito superiores.

Já a Aorus Elite B450 não sei dizer, não vi review.

Última edição:
Fala pessoal, tudo bem? acho que estou postando na area correta haha, vamos la.
Esse mes ireia fazer a famosa visita ao Paraguai por Foz do Iguaçu e nesse meio eu decidi trocar meu kit de memoria,placa mae e processador, atualmente sao: ( Corsair Veng. 32gb 3600ghz, TUF Gaming B550M-PLUS e ryzen 5 5600x).
A ideia e buscar melhor desempenho para o meu game favorito WOW, atualmente com esse kit + 3070TI eu consigo ali entregar en 60-100 FPS porem algumas vezes cai ate a 20-30 FPS e fazendo varias pesquisas e analisando os setup dos caras que jogam com FPS solido ali acima de 90 independente do ponto do jogo (Nao jogo com a qualidade alta, busco so performance), ficou bem claro que memorias DDR5 sao o grande pulo do gato para o WOWzin.
Alguns de vocês teriam indicação de modelos de meoria para pegar no Paraguai? nao pretendo trazer Placa mae e ou processador, medo de ser agarrado na alfandega do aeroporto.
Vi la que a loja Atacado Games e a que tem mais opcoes , se tiverem dicas ai principalmente de modelos serei agradecido.
Vi modelos das Corsair vengeance e pareceu legais apesar do CL ser 36, vi que CL para DDR5 nao e tao critico. vlw obrigado.

Users who are viewing this thread

Voltar