Colegas, estou montando outra máquina com um Ryzen 5700X3D e estou na dúvida entre essas duas mobo ATX da MSI (não quero micro ATX de jeito nenhum, pois preciso de 2 slots nvme, 5 dispositivos SATA, várias portas USB e também uso 3 slots PCI-e, por isso descartei outras placas boas como a B550M TUF Gaming da Asus que acabam tendo limitações )
MPG Gaming Plus
A famosa vitaminada e adorada Tomahawk
As placas tem uma diferença de R$300, mas achei muito poucas diferenças entre elas, exceto que a Tomahawk:
- teoricamente suporta um pouquinho mais de over nas memórias, mas não pretendo fazer over.
- tem duas entradas para lan, uma delas de altíssima velocidadade (2.5Gb mas internet doméstica tá muito longe disso)
- tem mais conectores para fans, 8, mas MPG tem 7, mais do que suficiente.
- dizem que tem um VRM levemente superior mas não consegui atestar isso na página da MSI, parecem a mesma coisa . Ambas são 10+2+1 fases, mas não sei se os componentes da Tomahaek são melhores, de qq forma não vou fazer over, o 5700X3D tem TDP de 105W, talvez no futuro troque a CPU por um 5950X se baratear mas também é 105W)
De resto, é a mesma qtde de nvme, sata, slots PCI-e e quase a mesma coisa das USB, ambas tem o botão flash BIOS, dissipadores bem robustos etc.
Vale gastar R$300 a mais na Tomahawk?