[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de UPGRADE/PEÇAS AVULSAS (Gamer/Profissional/uso casual)

O chip aparentemente é horrível, hynix C/D, não consigo tirar mais uma gota de performance dele, já até enjoei da tela da BIOS. Mas faz sentido, se não vai ter ganhos não compensa gastar mais grana nisso. Vou ficar quietinho com essas memórias aqui por enquanto, caso eu ache alguém que as compre eu compro um kit que me agrade mais esteticamente. Obrigado pela resposta :3.
O ideal de Hynix DJR/CJR seria se vc pudesse rodar a frequências mais altas que é exatamente o oposto do que o 5800X3D vai permitir, se nem subir o VSOC adianta é melhor só deixar quieto e confiar na cache fazer o trabalho dela.

O ideal de Hynix DJR/CJR seria se vc pudesse rodar a frequências mais altas que é exatamente o oposto do que o 5800X3D vai permitir, se nem subir o VSOC adianta é melhor só deixar quieto e confiar na cache fazer o trabalho dela.
Então, eu deixei a preguiça de lado e fui pro reddit ler os gringos, eles confirmaram exatamente o que você disse (e ainda achei uns links do toms e outros sites) - o 5800x3d ganha pouquíssima performance com RAM high end. Uma memória 3800 cl 14 ganha só 1.4% de performence sobre uma memória batata 3200 cl 22. A titulo de curiosidade o XMP dessas minhas memórias vem configurado 3600 cl18 1.35v. E é a única voltagem que eu consigo rodar qualquer coisa acima dos 2400mhz de stock que ela vem. Se existe algum problema em rodar acima de 1.2v eu ja estou fodido há uns 18 meses, desde que uso elas com o antigo 3700x.
Obrigado pela disposição em explicar coisas que, em teoria, eu devia ser capaz de saber sozinho kkk. Tmj.
Agora vou pro tópico de refrigeração pedir ajuda sobre o wc.

Então, eu deixei a preguiça de lado e fui pro reddit ler os gringos, eles confirmaram exatamente o que você disse (e ainda achei uns links do toms e outros sites) - o 5800x3d ganha pouquíssima performance com RAM high end. Uma memória 3800 cl 14 ganha só 1.4% de performence sobre uma memória batata 3200 cl 22. A titulo de curiosidade o XMP dessas minhas memórias vem configurado 3600 cl18 1.35v. E é a única voltagem que eu consigo rodar qualquer coisa acima dos 2400mhz de stock que ela vem. Se existe algum problema em rodar acima de 1.2v eu ja estou fodido há uns 18 meses, desde que uso elas com o antigo 3700x.
Obrigado pela disposição em explicar coisas que, em teoria, eu devia ser capaz de saber sozinho kkk. Tmj.
Agora vou pro tópico de refrigeração pedir ajuda sobre o wc.
A voltagem que falei pra não passar de 1.2V é a do SOC (controlador de memória) não a da RAM, então vc não arrebentou nada ai não pode ficar tranquilo kkk.

A voltagem que falei pra não passar de 1.2V é a do SOC (controlador de memória) não a da RAM, então vc não arrebentou nada ai não pode ficar tranquilo kkk.
Ah ta safe. Morro de medo de mexer na voltagem do controlador. Ou basicamente qualquer outra voltagem. Valeu!

Focaria somente na GPU por hora, GPU e monitor seria interessante mas passaria dos 6K.
Pegaria uma 3060Ti, 3070 ou 3070Ti, dessas a 3060Ti seria o melhor CxB didisparado.
Valeu pela dica. Alguma indicação de qual marca tá interessante atualmente? Além disso, esqueci de citar que meu SSD menor que uso para sistema já vai fazer 5 anos, acha que é uma boa pegar um M.2 para substituir ele?

Valeu pela dica. Alguma indicação de qual marca tá interessante atualmente? Além disso, esqueci de citar que meu SSD menor que uso para sistema já vai fazer 5 anos, acha que é uma boa pegar um M.2 para substituir ele?
A que tá com o melhor CxB atualmente:

Sinceramente considerando marcas eu só fugiria das mais "alternativas" mesmo e de zotac claro.

O SSD seria mais valido vc usar o MX500 como principal, ele é melhor que o outro que vc usa como boot drive, um m.2 seria melhor mas não daria grandes ganhos pra uso diário, considerando a limitação de orçamento eu focaria na GPU/Monitor que é o que mais vai impactar de maneira positiva no seu PC.

Salve galera, estou fazendo um upgrade para a seguinte config:

Placa-Mãe ASRock B450M Steel Legend OU Asus TUF Gaming B450M-Pro II
Memória XPG Spectrix 8GB 3600MHz 2x
PROCESSADOR AMD RYZEN 5 5600X
SSD NVME 256GB 3500MB/s
Gabinete Mancer Anubis
Kit 3x Cooler FAN Rise Mode Laser 120mm, ARGB

RX 580 8GB Gigabyte (JA TENHO)
SSD kingston 240GB (JA TENHO)
Fonte Corsair CX650 (JA TENHO)
HD Seagate barracuda 1TR (JA TENHO)

Minhas duvidas sao, existe algum problema de compatibilidade desses componentes?
outra, steel legend ou tuf gaming?
e por ultimo, esse upgrade está bom? recomenda mudar algo dentro do mesmo orçamento?
abraços

nao tem diferença mesmo o modelo x?
vi tambem que alguns modelos da tuf podem nao vir com a bios atualizada pros novos ryzen

nao tem diferença mesmo o modelo x?
vi tambem que alguns modelos da tuf podem nao vir com a bios atualizada pros novos ryzen
Diferença são 200MHz, um X no nome e 400 reais no preço.
B450M pode não estar atualizada ainda então é bom ver com a loja, a 550 pegaria direto o 5600X.

Pessoal, to completamente por fora do mundo de hardware nos ultimos 5 anos, e preciso dar um UP no PC.

Gostaria da ajuda dos senhores de qual seria o melhor CxB.

Eu atualmente uso o PC da Assinatura, e pretendo fazer um UP pra DDR4.

Eu confesso que gosto bastante da Intel e tenho um pe atras com a AMD (tive problemas com as placas de video deles toda hora).

Mas como o CxB dos Ryzen esta bem evidente, estou inclinado a ir pra um kit Ryzen, porem nao descarto a Intel.

Enfim hj em dia com o Orçamento de uns 3k pro kit (mobo+cpu+cooler+memorias) qual seria o melhor CxB ??

Pessoal, to completamente por fora do mundo de hardware nos ultimos 5 anos, e preciso dar um UP no PC.

Gostaria da ajuda dos senhores de qual seria o melhor CxB.

Eu atualmente uso o PC da Assinatura, e pretendo fazer um UP pra DDR4.

Eu confesso que gosto bastante da Intel e tenho um pe atras com a AMD (tive problemas com as placas de video deles toda hora).

Mas como o CxB dos Ryzen esta bem evidente, estou inclinado a ir pra um kit Ryzen, porem nao descarto a Intel.

Enfim hj em dia com o Orçamento de uns 3k pro kit (mobo+cpu+cooler+memorias) qual seria o melhor CxB ??
AMD:

Cooler box ou um desses já serve:

Intel:

Memória a mesma do AMD.

Considerando os valores do dia de hoje (se vc tiver com pressa pra trocar) tá bem caro e não tá valendo a pena, essas mesmas peças já tiveram com preços bem melhores uns dias atrás.

AMD:

Cooler box ou um desses já serve:

Intel:

Memória a mesma do AMD.

Considerando os valores do dia de hoje (se vc tiver com pressa pra trocar) tá bem caro e não tá valendo a pena, essas mesmas peças já tiveram com preços bem melhores uns dias atrás.
a questao é, sera q vai voltar pra esses preços melhores ??, no brasil e facil aumentar o valor, agora pra abaixar é complicado.

Sabe me informar mais ou menos a diferença de valor q estava ??

a questao é, sera q vai voltar pra esses preços melhores ??, no brasil e facil aumentar o valor, agora pra abaixar é complicado.

Sabe me informar mais ou menos a diferença de valor q estava ??
No kit AMD já teve placas um pouco mais baratas de 500~750 reais mas nada muito relevante, já o Intel a CPU já esteve 200 reais mais barata e a placa mais 250~300 mais barata.

Priorizando o CxB hoje eu pegaria o combo AMD, se puder esperar mais uns dias fica acompanhando os valores pra ver se aparece alguma "promoção" das peças pro Intel nas lojas.

No kit AMD já teve placas um pouco mais baratas de 500~750 reais mas nada muito relevante, já o Intel a CPU já esteve 200 reais mais barata e a placa mais 250~300 mais barata.

Priorizando o CxB hoje eu pegaria o combo AMD, se puder esperar mais uns dias fica acompanhando os valores pra ver se aparece alguma "promoção" das peças pro Intel nas lojas.

Essa B550M Plus teve na faixa de 700? Eu nao lembro de ter visto..

Estava me referindo a outros modelos de B550M similares/levemente inferiores mesmo, nos preços do dia de hoje ainda vale pagar um pouco a mais nessa TUF ai.

ataa

Essa B550M Plus deveria ter pelo menos 6 sata, por isso eu ainda nao comprei kkkk

ataa

Essa B550M Plus deveria ter pelo menos 6 sata, por isso eu ainda nao comprei kkkk
Até mesmo os modelos mais high-end já estão vindo com menos e menos sata, essa geração eu brinquei com varias Z690 até melhores do que a que eu acabei ficando pra usar (não quis usar DDR5) e praticamente todas são 4~6 portas.

E mesmo na atual que tem 6 portas as 2 ultimas são por design do chipset compartilhadas com o ultimo slot de m.2 ou seja a configuração máxima de armazenamento é 4 m.2 + 4 sata ou 3 m.2 + 6 sata.

Até mesmo os modelos mais high-end já estão vindo com menos e menos sata, essa geração eu brinquei com varias Z690 até melhores do que a que eu acabei ficando pra usar (não quis usar DDR5) e praticamente todas são 4~6 portas.

E mesmo na atual que tem 6 portas as 2 ultimas são por design do chipset compartilhadas com o ultimo slot de m.2 ou seja a configuração máxima de armazenamento é 4 m.2 + 4 sata ou 3 m.2 + 6 sata.

a x570 tuf tem 8...srs

problema que custa quase 400 a mais..a duvida é essa..
e nao to afim de pegar no ali, pq tem chance de tomar uma taxa no rabo ainda

a x570 tuf tem 8...srs

problema que custa quase 400 a mais..a duvida é essa..
e nao to afim de pegar no ali, pq tem chance de tomar uma taxa no rabo ainda
Creio que no seu caso vc tenha uma infinidade de HDs certo? Não seria interessante pegar uma placa de expansão pci-e com varias sata? Talvez saia mais barato do que comprar uma placa mais cara se vc tá visando o CxB.

Apesar que a X570 Tuf está com um preço razoável hoje na loja do pombo:

Creio que no seu caso vc tenha uma infinidade de HDs certo? Não seria interessante pegar uma placa de expansão pci-e com varias sata? Talvez saia mais barato do que comprar uma placa mais cara se vc tá visando o CxB.

pior q eu peguei uma placa de expansão no ali, mas nem sei onde enfiei..faz tmpo...
Até vou procurar isso hj..

Apesar que a X570 Tuf está com um preço razoável hoje na loja do pombo:

mas a mobo seria mais negócio... mais pratico..srr

Esse preço ta em quase todas as lojas hj

Me tire uma duvida rapidinho, nao seria mais jogo no meu caso comprar uma placa mae mais ''simples'' , uma B450 no caso.

Pq eu eu nem tenho placa de video e etc pra fazer uso de Pci 4.0 e tals, ainda nao tenho SSD Nvme (comparei futuramente) entao acho que no MOMENTO, seria um Overkill comprar uma B550 com todas essas tecnologias.

Pensando em futuros upgrades, faz sentido investir um pouco mais agora, porem aqui onde moro, a rede eletrica é pessima (ja fiz tudo q dava pra fazer) e vira e mexe queima minhas Placas mae, nos ultimos 5 anos pra ter ideia queimou 3 Mobos e 2 Pentes de memoria.

Entao fico com receio de investir pesado nisso e daqui um ou 2 anos acontecer algo e queimar e eu perder todo o investimento sem ter aproveitado as tecnologias. (com esses preços tao cedo nao pretendo trocar a VGA e tals).

Pessoal, qual seria melhor pedida em relaçao um Ryzen 5950X, um asus tuf gaming x570-plus ou Uma B550 Aorus pro v2?vi que ambos são 12+2 phases, qual é mais parruda em relaçao a phases?

Última edição:
Pessoal, qual seria melhor pedida em relaçao um Ryzen 5950X, um asus tuf gaming x570-plus ou Uma B550 Aorus pro v2?vi que ambos são 12+2 phases, qual é mais parruda em relaçao a phases?

x570 tuf aguenta até um 10950x em over kkk
relaxa

Me tire uma duvida rapidinho, nao seria mais jogo no meu caso comprar uma placa mae mais ''simples'' , uma B450 no caso.

Pq eu eu nem tenho placa de video e etc pra fazer uso de Pci 4.0 e tals, ainda nao tenho SSD Nvme (comparei futuramente) entao acho que no MOMENTO, seria um Overkill comprar uma B550 com todas essas tecnologias.

Pensando em futuros upgrades, faz sentido investir um pouco mais agora, porem aqui onde moro, a rede eletrica é pessima (ja fiz tudo q dava pra fazer) e vira e mexe queima minhas Placas mae, nos ultimos 5 anos pra ter ideia queimou 3 Mobos e 2 Pentes de memoria.

Entao fico com receio de investir pesado nisso e daqui um ou 2 anos acontecer algo e queimar e eu perder todo o investimento sem ter aproveitado as tecnologias. (com esses preços tao cedo nao pretendo trocar a VGA e tals).
Não sei quão ruim é exatamente e quais os problemas sua rede elétrica tem mas aqui em Salvador chega ao nível de bizarrice de alguns dias a noite (horário de pico) ficar a absurdos ~88V (e oscilando loucamente pro valor normal) e nunca tive realmente problemas com queima de hardware, mas apareceu a B450 Aorus M com um valor melhor:

Desse valor ela é o melhor CxB pra AM4.
Se já tem a TUF nem precisa perder tempo trocando de placa, ela aguenta tranquilo o 5950X.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar