[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de UPGRADE/PEÇAS AVULSAS (Gamer/Profissional/uso casual)

Só em usos específicos pra ver diferença e pra maioria das pessoas não vai mudar nada, saí de um M2 Sata pra um PCIe 3.0 e agora pra um PCIe 4.0 e a diferença é 0 em uso real (pro meu uso, claro), acho que pra maioria dos casos seria melhor ver velocidades aleatórias ao invés das sequenciais, pode até ser que do M2 Sata pro PCIe 4.0 esteja mais rápido pra algumas coisas, mas não dá pra dizer a diferença entre 150ms e 100ms ou 20s e 19s se não tiver cronometrando
Então vai alcançar a vel. máx s/ problemas, mas não irá sentir mta dif na prática (por enqto).

No meu caso vou usar um programa de gravação, daw, que utiliza driver de áudio asio e esse driver costuma dar delay no retorno de audio do fone, então quanto mais rápido o sistema melhor, peguei esse com leitura rápida pensando nisso, além de velocidade pro sistema também e um jogo ou outro, claro

No meu caso vou usar um programa de gravação, daw, que utiliza driver de áudio asio e esse driver costuma dar delay no retorno de audio do fone, então quanto mais rápido o sistema melhor, peguei esse com leitura rápida pensando nisso, além de velocidade pro sistema também e um jogo ou outro, claro
Como é um uso mais específico aí não sei dizer, imagino que as velocidades sequenciais sejam mais relevantes pra transferência de arquivos gigantes mesmo (e talvez abrir projetos de vários GB), e pro resto as velocidades aleatórias e latências de escrita e leitura, provavelmente num fórum/sub específico dá pra achar mais informação sobre onde seria o "gargalo" desse delay, mas de qualquer forma é um excelente SSD

Fala adrenaliners, tenho uma dúvida cruel: Qual upgrade fazer?
Atualmente tenho um i7 4790 + gtx 970 e quero fazer um upgrade.

Estou em dúvida entre 2:
- trocar vga por 1660 super
- trocar processador (e o resto do kit) por i3 1200

Qual dos dois vai me dar mais desempenho em jogos?
Up de vga c/ ctz, será da "água pro vinho". Como vc tem a 970 não terá mto ganho trocando pelo 12100f. Eu faria um esforço e pegaria uma 2060, (quem sabe até uma 6600 numa promo boa), e + pra frente trocaria o resto do kit.

Como é um uso mais específico aí não sei dizer, imagino que as velocidades sequenciais sejam mais relevantes pra transferência de arquivos gigantes mesmo (e talvez abrir projetos de vários GB), e pro resto as velocidades aleatórias e latências de escrita e leitura, provavelmente num fórum/sub específico dá pra achar mais informação sobre onde seria o "gargalo" desse delay, mas de qualquer forma é um excelente SSD
Pode crer, tenho uma outra dúvida, na b550 tuf m plus tem duas entradas pra nvme uma gen4 próxima ao processador e outrw gen3 abaixo da placa de vídeo acho, vi que tem uma questão de que se usar as duas ou alguma porta Sata acaba desativando a porta, minha intenção era usar o gen4 pro Windows e programas específicos e colocar 2tb gen3 pro uso normal e jogos, o que desativa o que nesse uso, tenho tbm um hd padrão e um ssd padrão tb

Pode crer, tenho uma outra dúvida, na b550 tuf m plus tem duas entradas pra nvme uma gen4 próxima ao processador e outrw gen3 abaixo da placa de vídeo acho, vi que tem uma questão de que se usar as duas ou alguma porta Sata acaba desativando a porta, minha intenção era usar o gen4 pro Windows e programas específicos e colocar 2tb gen3 pro uso normal e jogos, o que desativa o que nesse uso, tenho tbm um hd padrão e um ssd padrão tb
Pelo que vi aqui dá pra usar as 2 tranquilo sem perder nada, acho que só desativa quando a placa-mãe tem 6 sata e a B550M tem 4, na minha se usar o M2_2 desativa o último slot PCIex, mas no manual da TUF não achei nada então não deve desativar nada, acho que a placa de vídeo vai rodar em 8x ao invés de 16x dessa forma (ou talvez os SSD's em 2x, não sei)

Última edição:
Pelo que vi aqui dá pra usar as 2 tranquilo sem perder nada, acho que só desativa quando a placa-mãe tem 6 sata e a B550M tem 4, na minha se usar o M2_2 desativa o último slot PCIex, mas no manual da TUF não achei nada então não deve desativar nada, acho que a placa de vídeo vai rodar em 8x ao invés de 16x dessa forma
Ah de boa então, mesmo que se desativar uma entrada eu devo usar 1 ou no máximo 2...

Acho que vou pegar essa Ryzen 5 5600G , terei problemas na minha AB350M-GAMING 3,..c
Tenho uma b350 tbm, embora seja uma Asus, já tem bios disponível pros cpu's 5xxx. Só att o bios do seu 1700 e trocar pelo 5600 q vai de boas.
Acho que vou pegar essa Ryzen 5 5600G , terei problemas na minha AB350M-GAMING 3? Perda de algo, temperatura ou so fazer o que me falou, atualizar a bios e GG...sabe me dizer? Valeu..

perguntando porque nao manjo das diferenças enter G ou X

EDIT: Já vi aqui, agora entendi um pouco ...desculpa ai , nao consigo deletar a msg rs!!

Última edição:
Acho que vou pegar essa Ryzen 5 5600G , terei problemas na minha AB350M-GAMING 3,..c

Acho que vou pegar essa Ryzen 5 5600G , terei problemas na minha AB350M-GAMING 3? Perda de algo, temperatura ou so fazer o que me falou, atualizar a bios e GG...sabe me dizer? Valeu..

A princípio não (só em casos onde houver um azar de ter uma queda de energia, ou pen drive estiver/for bem "1/2 boca" e corromper o chip onde está gravado o bios durante a att), é só att o bios e GG. O "G" vem c/ gráfico integrado do cpu sendo um pouco inferior em desempenho ao "X" q não tem. Como vc já tem a 1060 (presumo pela sua ass.), o 5600 s/ o "X" pode ser uma melhor opção.

A princípio não (só em casos onde houver um azar de ter uma queda de energia, ou pen drive estiver/for bem "1/2 boca" e corromper o chip onde está gravado o bios durante a att), é só att o bios e GG. O "G" vem c/ gráfico integrado do cpu sendo um pouco inferior em desempenho ao "X" q não tem. Como vc já tem a 1060 (presumo pela sua ass.), o 5600 s/ o "X" pode ser uma melhor opção.
Valeu ajudou bastante!

Fala adrenaliners, tenho uma dúvida cruel: Qual upgrade fazer?
Atualmente tenho um i7 4790 + gtx 970 e quero fazer um upgrade.

Estou em dúvida entre 2:
- trocar vga por 1660 super
- trocar processador (e o resto do kit) por i3 1200

Qual dos dois vai me dar mais desempenho em jogos?
trocar por um i3 12100F vai apenas aumentar sua taxa de frames em alguns jogos que não exigem muito da GPU, mas vc continua ainda com fator limitante que será a placa de vídeo que já não roda legal muitos games atuais!
Eu no seu caso compraria primeiro uma placa de video melhor, no caso recomendo a RTX 2060 que está por 1990 reais da MSI modelo Ventus na kabum, depois junta uma grana e compra uma plataforma nova, pega um i5 12400F + B660 qualquer e pronto!
A RTX 2060 vai dar um novo fôlego pra vc rodar games mesmo usando o i7 4790, permite que vc rode os jogos com mais qualidade gráfica ao menos, algo que a 970 não permite mais!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

EDIT: Já vi aqui, agora entendi um pouco ...desculpa ai , nao consigo deletar a msg rs!!
se vc ja tem uma placa de vídeo, por que vai comprar um Ryzen com gráfico integrado?
É mais caro e tem menos performance que o R5 5600/5600X, alem de operar em PCI-e 3.0 x8 devido a presença da GPU Vega no processador o que te faz perder ainda um pouco de performance na sua placa de vídeo!
Compre o Ryzen 5 5600 amigo, esquece G, compra o X ou o 5600 normal, mas não compre o 5600G pq não faz sentido!

Última edição:
se vc ja tem uma placa de vídeo, por que vai comprar um Ryzen com gráfico integrado?
É mais caro e tem menos performance que o R5 5600/5600X, alem de operar em PCI-e 3.0 x8 devido a presença da GPU Vega no processador o que te faz perder ainda um pouco de performance na sua placa de vídeo!
Compre o Ryzen 5 5600 amigo, esquece G, compra o X ou o 5600 normal, mas não compre o 5600G pq não faz sentido!
Acabei de fazer a compra da 5600 , obrigado pela ajuda de voces!

Pessoal, as placas mães LGA 1700 vão ser compatíveis com a 13 gen da Intel?
Estou na ideia de comprar um z690 e ficar com um pentium até a nova geração ou aguardar a black fraude para uma CPU Parrruda da 12 gen. Não sei se uma B660 vai aguentar até mesmo a 12600k.
Estou usando um 5600g mas como estou na região norte e placa mães da AMD tendem a ter o problema do "'secador de cabelo'', já quero deixar esse kit como reserva.
até o momento o que se sabe é que as Z690 serão segundo informações de alguns fabricantes de placas, mas resta saber se isso se estende as B660 também, o que me dá raiva na intel é esse troca troca de placa, enquanto eles não colocarem na mente que a AMD engoliu eles por causa de dois fatores que são a longevidade do soquete AM4 e dos chipsets e a não obrigatoriedade de ter que comprar uma placa mãe e um processador top de linha e mais caros para poder fazer overclock, na minha humilde visão a intel pode lançar o processador que alcance 10ghz, mas enquanto não parar com esse troca troca e essa merda de serie K + chipset Z, ela vai continuar na traseira da AMD!

Tenho um 9900K + Z390 fazem uns 4 anos, baita plataforma pra jogar, mas quer saber, é um processador que custou mais de 3 mil reais, uma placa mae que custou quase 2 mil, e tudo isso pra não passar muito dos 5,2ghz (sendo que o turbo dele já é 5ghz) chegando a 90 graus com water cooler, consumindo 190W so o processador, e não representando um ganho de performance real tão expressivo, é pra isso que pagamos a mais por um serie K + Z690????? :pense:

Foda...pensando bem, acho que intel não leva mais meu suado $$$, não enquanto continuar nessa filosofia K+Z e esse troca troca de soquetes e plataformas!

Se sou vc fico na AMD mesmo, nao sei qual é sua placa mae, mas se for pelo menos uma B450 / B550 vc ja pode por um Ryzen 7 5700/5800 aí e ficar muito tranquilo com relação a performance, comprar um i5 12600K pra que???? Para ter que comprar uma Z690, um cooler que nao pode ser um cooler qualquer (pq ele nao vem com cooler), ter que comprar memorias DDR5 que ainda são bem caras para extrair todo potencial do Gen 12 e por fim poder chegar a uns 5,2ghz sendo que isso seria uns 300mhz a mais só de overclock nesse processador (o turbo dele é 4.9ghz), porém ele nao vai muito alem disso se vc nao investir numa placa mae Z690 pica das galaxias e um water cooler que serve pra resfriar motor a combustão!

Pensa bem....acho uma tremenda bobagem intel serie K!
Pra mim a intel só 2 processadores plausíveis, o i5 12400F e o i312100F, o resto é piada pronta!

Última edição:
Boa tarde pessoal beleza?

Queria a opinião de vocês, hoje tenho:

placa-mãe: Azus tuf z370-pro gaming
Processador: I5-8400
Placa de vídeo: GTX 1070
RAM: 3x8GB (2300, dois fabricantes diferentes)

Ainda hoje rodos todos games que gosto em full - Medio - Alto - Ultra (dependem muito do game).

To querendo jogar na minha TV 4k 60Hz, a minha duvida é a seguinte, do um up no pc (algo para aguentar pelo menos 6 anos como esse que tenho que montei em 2016, ou compro um X-BOX series S, até porque os jogos de FPS eu jogo no teclado e mouse no monitor mesmo, já os mais casuais gostaria de jogar na TV. tenho 3k + vendas das peças para montar, pelo que vi consigo levantar uns 1,2 na placa de vido + 800 no processador e MB. então seria 5k, minha fonte é de 550w gold, dependendo da placa de vídeo precisaria dar um up nela tambem.

Valeu.

Boa tarde pessoal beleza?

Queria a opinião de vocês, hoje tenho:

placa-mãe: Azus tuf z370-pro gaming
Processador: I5-8400
Placa de vídeo: GTX 1070
RAM: 3x8GB (2300, dois fabricantes diferentes)

Ainda hoje rodos todos games que gosto em full - Medio - Alto - Ultra (dependem muito do game).

To querendo jogar na minha TV 4k 60Hz, a minha duvida é a seguinte, do um up no pc (algo para aguentar pelo menos 6 anos como esse que tenho que montei em 2016, ou compro um X-BOX series S, até porque os jogos de FPS eu jogo no teclado e mouse no monitor mesmo, já os mais casuais gostaria de jogar na TV. tenho 3k + vendas das peças para montar, pelo que vi consigo levantar uns 1,2 na placa de vido + 800 no processador e MB. então seria 5k, minha fonte é de 550w gold, dependendo da placa de vídeo precisaria dar um up nela tambem.

Valeu.
Cara, pra quem joga em PC, partir pra um Xbox Series S é um considerável downgrade, pega um processador melhor e uma placa de vídeo melhor e atualiza seu PC atual, atualiza sua Bios usando o seu i5 8400 e compra um Core i7 9700KF usado pra usar na sua z370, o resto da grana vc vende o que nao vai usar mais e compra uma RTX 3060Ti ou até mesmo uma 3070 e pronto, vai ter um PC muito melhor que um series S pra jogar, liga o PC na TV pra jogar os games que iria jogar no series S e seja feliz!

Ahh só lembrando que o Series S não roda jogos em 4K nativo (é uma meia duzia que ele roda e são jogos crossgen), a maioria dos jogos no series S rodam em 1080p nativo, tem jogos que rodam em 1440p, e todos fazem upscaling para 4K apenas!

Cara, pra quem joga em PC, partir pra um Xbox Series S é um considerável downgrade, pega um processador melhor e uma placa de vídeo melhor e atualiza seu PC atual, atualiza sua Bios usando o seu i5 8400 e compra um Core i7 9700KF usado pra usar na sua z370, o resto da grana vc vende o que nao vai usar mais e compra uma RTX 3060Ti ou até mesmo uma 3070 e pronto, vai ter um PC muito melhor que um series S pra jogar, liga o PC na TV pra jogar os games que iria jogar no series S e seja feliz!

Ahh só lembrando que o Series S não roda jogos em 4K nativo (é uma meia duzia que ele roda e são jogos crossgen), a maioria dos jogos no series S rodam em 1080p nativo, tem jogos que rodam em 1440p, e todos fazem upscaling para 4K apenas!
Então os FPS não tenho como largar o PC, mas como acho que aguenta bem ainda minha config, posso continuar com ele, seria mais para jogar um casual na TV mesmo ai queria aproveitar o 4k dela, e a minha config não guenta, pensei em fazer so um up de placa de video por ora, pegar uma 3070 Ti, que deve aguentar uns 6 anos, que ai vendo a minha por 1,2k e coloco mais 2 e alguma coisa para pegar ela, e depois pego um processador mais fera, até pq pra mim 60 fps ta otimo acho que não deva gargala tanto o i5-8400

Se sou vc fico na AMD mesmo, nao sei qual é sua placa mae, mas se for pelo menos uma B450 / B550 vc ja pode por um Ryzen 7 5700/5800 aí e ficar muito tranquilo com relação a performance,

Pensa bem....acho uma tremenda bobagem intel serie K!
Pra mim a intel só 2 processadores plausíveis, o i5 12400F e o i312100F, o resto é piada pronta!
Estou na B450m mas depois de checar tantos caso de problemas com essas placas já quero voltar para intel.
Estou em Manaus desde o ano passado e pra ver a situação, nenhuma loja local vende AMD pois já querem evitar esse problema crônico das placas em regiões úmidas.
Meu trabalho vai terminar só no início de 2023 e só for para ter que pagar quase mil reais numa B450/550 decente, já vou com intel que não está com essa dor de cabeça.

Eu gostaria de orientação dos senhores para fazer um upgrade da minha máquina abaixo.

Processador: AMD FX-8350
Placa-Mãe: Vishera GA-990FXA-UD3
Placa de Vídeo: GIGABYTE ATI Radeon 7870 2GB
Memória RAM: Vengeance Corsair 2x4GB 1600
Fonte: Corsair TX 550M

Quero atualizar para uma configuração, onde eu possa aproveitar essa fonte e a placa de vídeo por algum tempo.
Quero usar o upgrade para fazer as simulações de CFD (Computational Fluid Dynamics) do meu mestrado, onde o que pega é o processador.
Por favor, orientem um processador, placa-mãe e SSD.

Estou na B450m mas depois de checar tantos caso de problemas com essas placas já quero voltar para intel.
Estou em Manaus desde o ano passado e pra ver a situação, nenhuma loja local vende AMD pois já querem evitar esse problema crônico das placas em regiões úmidas.
Meu trabalho vai terminar só no início de 2023 e só for para ter que pagar quase mil reais numa B450/550 decente, já vou com intel que não está com essa dor de cabeça.
Não sei de onde tirou isso e com qual embasamento, mas se quer ir de intel...fazer o que!

Então os FPS não tenho como largar o PC, mas como acho que aguenta bem ainda minha config, posso continuar com ele, seria mais para jogar um casual na TV mesmo ai queria aproveitar o 4k dela, e a minha config não guenta, pensei em fazer so um up de placa de video por ora, pegar uma 3070 Ti, que deve aguentar uns 6 anos, que ai vendo a minha por 1,2k e coloco mais 2 e alguma coisa para pegar ela, e depois pego um processador mais fera, até pq pra mim 60 fps ta otimo acho que não deva gargala tanto o i5-8400
o Xbox Series S não roda 4K nativo amigo, vc não vai aproveitar o 4K da sua TV com Xbox Series S da mesma que não aproveita com seu PC!

Não sei de onde tirou isso e com qual embasamento, mas se quer ir de intel...fazer o que!
Verifica no youtube a quantidade de reclamações de usuários com problemas.
ttps://www.youtube.com/watch?v=7Ox5UWtO-Jw
Só sei de uma coisa ou as lojas daqui de Manaus não gostam de AMD por essa problema ou é uma questão de fornecedor.
Umidade aqui em Manaus é cruel o ano inteiro.

Última edição:
tem alguma recomendação de loja/vendedor de placa de video?
Huananzhi, sem dúvidas, única que confio.

Pessoal bom dia!
Eu to muito na dúvida entre 3 placas de vídeo agora:
RX 580 8gb da XFX por R$ 850,00
RX 6500 XT 4gb da Gigabyte por R$ 1.000,00
GTX 1660 6gb da GALAX modelo OC por R$ 1.000,00
Todas seminovas e nunca usadas por mineração.
Meu kit é um Ryzen 3 4100 com 24gb RAM a mobo é a A320M com fonte 500 Nidus da Pichau.

A ideia é atualizar esse kit daqui uns 6 meses quando sobrar uma grana.

O que acham? Não tenho vaidade para gráficos ULTRA nem nada, jogando em full HD Médio/Alto tá ótimo.

Obrigado.
Tanto a rx 6500xt quanto a 1660 vão ser ótimas, mas essa rx 580, pode esquecer. Não vale a pena hj em dia. Sinceramente, no seu lugar, eu pegaria aquela 1080 por 1400 reais no aliexpress, com 2 anos de garantia. Porém, se a grana for limitada a 1000 reais, eu iria de gtx 1660, pq a diferença das duas é uns 5% mais ou menos e a gtx tem um ponto muito bom contra a RX 6500XT... Os drivers nvidia. Os driver amd são decepcionantes. E os drivers nvidia, vc pode baixar o mais atual e ser feliz.

O 8400 vai morrer com essa 3070ti. Sinceramente, eu venderia o kit com processador e mobo e pegaria um r5 5600X ou 5700X no aliexpress eles estão na casa dos 900 reais (5600X) e 1200 (5700X/5800X). Eles aguentam a 3070 ti tranquilo e não vai precisar trocar por pelo menos 6 anos.

Última edição:
Pessoal, atualmente estou tendo problemas em alguns jogos principalmente por causa do meu processador que é beeem antigo, então gostaria de dar um UP principalmente nele pois creio que pros jogos que jogo a VGA é razoável.

Não costumo jogar jogos triplo-A, os jogos que normalmente costumo jogar são no estilo de Albion, Lost Ark, Path of Exile (principalmente), jogos manager como FM2022.

Tenho disponível para gastar no máximo 3K, a intenção é o seguinte, OU gastar o MÌNIMO para rodar tranquilamente os jogos acima e futuramente trocar tudo por uma arquitetura atual OU gastar 3K já visando um possível upgrade futuro trocando alguns componentes.

A minha config atual segue abaixo e desde já agradeço a todos que ajudarem.

CPU
Intel Core i5 3470 @ 3.20GHz
Tecnologia Ivy Bridge 22nm
RAM
8,00GB Dual-Channel DDR3 @ 665 MHz (9-9-9-24)
placa-mãe
Gigabyte Technology Co. Ltd. B75M-D3H (Intel Core i5-3470 CPU @ 3.20GHz)
Gráficos
2048MB ATI AMD Radeon R9 270 - 2GB GDDR5 (C.P. Technology)
Storage
476GB ADATA SU750 ATA Device (SATA (SSD))
Fonte
Corsair 430W (tem 10 anos pra mais rs)

Pessoal, atualmente estou tendo problemas em alguns jogos principalmente por causa do meu processador que é beeem antigo, então gostaria de dar um UP principalmente nele pois creio que pros jogos que jogo a VGA é razoável.

Não costumo jogar jogos triplo-A, os jogos que normalmente costumo jogar são no estilo de Albion, Lost Ark, Path of Exile (principalmente), jogos manager como FM2022.

Tenho disponível para gastar no máximo 3K, a intenção é o seguinte, OU gastar o MÌNIMO para rodar tranquilamente os jogos acima e futuramente trocar tudo por uma arquitetura atual OU gastar 3K já visando um possível upgrade futuro trocando alguns componentes.

A minha config atual segue abaixo e desde já agradeço a todos que ajudarem.

CPU
Intel Core i5 3470 @ 3.20GHz
Tecnologia Ivy Bridge 22nm
RAM
8,00GB Dual-Channel DDR3 @ 665 MHz (9-9-9-24)
placa-mãe
Gigabyte Technology Co. Ltd. B75M-D3H (Intel Core i5-3470 CPU @ 3.20GHz)
Gráficos
2048MB ATI AMD Radeon R9 270 - 2GB GDDR5 (C.P. Technology)
Storage
476GB ADATA SU750 ATA Device (SATA (SSD))
Fonte
Corsair 430W (tem 10 anos pra mais rs)
Caso queira gastar pouco, recomendaria um 3770 mesmo, o desempenho é legal e a vc só trocaria o processador, porém, n vai demorar pra vc ter q trocar ele dnv. Então, se tiver uma grana sobrando, sugiro a troca de geração. Pega um r5 3600, por exemplo, já ia ser um salto enorme e o preço não está tão salgado.

Tópico para concentrar mensagens de quem busca dicas e indicações de peças individuais e upgrades.
Pessoal, preciso de indicação do que fazer...
Minha placa mãe queimou e possuo um i7 7700k, pesquisando por conta não encontrei placa mãe nova com o chipset necessário, e provavelmente vou tentar vender ele e dar upgrade de processador.
Alguma indicação de bom custo até 1800 reais de processador x placa mãe? ( tanto intel quanto amd, aceito todas sugestões )

Galera tava querendo montar um PC para jogar os jogos pesados atuais, por acaso a seguinte configuração daria conta?

Configuração do PC:

Processador: Intel Core i5-12400F
Cooler: BOX Original Intel
placa-mãe: ASUS TUF Gaming B660M-PLUS D4, DDR4
memória: 2x Team Group T-Force Pichau Delta 8GB
SSD: Mancer Blink BM300, 512GB, 2.5, Sata III 6GB/s, Leitura 490 MB/s, gravação 440 MB/s
Placa de vídeo: MSI GeForce RTX 3070 Ventus 2X OC, LHR, 8GB, GDDR6
Fonte: Redragon RGPS 700W Full Modular Bronze 80 Plus

Pretendo montar meu gabinete no fim do ano, e gostaria de ajuda com o processador pois estou indeciso sobre a marca. Fiquei entre o i5 12600k ou os Ryzen 9 5900x/ 5 5600x/ 7 5800x. Qual vcs recomendam pra jogos competitivos (se puderem explicar oq eu devo olhar)? Não pretendo overclockar. E tbm sobre placa mãe, não sei se pego uma B ou de cara uma Z. Se puderem recomendar alguns modelos tbm já seria de grande ajuda. Dps dessa dissertação obg :D

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar