[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de UPGRADE/PEÇAS AVULSAS (Gamer/Profissional/uso casual)

Pessoal, atualmente com a configuração que possuo na assinatura. Compensa mais uma RTX ou a série RX da AMD é interessante? Não me importo de comprar placa de video usada.
Meu bolso responde até 2K

Sou um jogador casual e Single Player. A Qualidade dos monitores um dia irá melhorar.

Última edição:
Até 2k usada, é 3060 Ti ou 6700 XT. Os maiores pró da 6700 XT, são os 12Gb de vram, e ter um pouco mais de performance (5-10% se não me engano). De resto, toma pau em RT, DLSS ainda existe em mais jogos, nvenc é bem melhor, se você for fazer uso de streaming, gravações etc, CUDA predomina em programas profissionais etc. Como você já está acostumado com a nvidia, tendo uma 1650, eu recomendaria uma 3060 Ti mesmo.

Até 2k usada, é 3060 Ti ou 6700 XT. Os maiores pró da 6700 XT, são os 12Gb de vram, e ter um pouco mais de performance (5-10% se não me engano). De resto, toma pau em RT, DLSS ainda existe em mais jogos, nvenc é bem melhor, se você for fazer uso de streaming, gravações etc, CUDA predomina em programas profissionais etc. Como você já está acostumado com a nvidia, tendo uma 1650, eu recomendaria uma 3060 Ti mesmo.
na olx são paulo da pra peneirar uma 3070, modelo nao chinesa por 2k

Olá, estou montando um PC e meu foco é rodar jogos em 1440p com um bom desempenho. Escolhi as peças na Kabum e preciso saber se estou fazendo a coisa certa. Alguma recomendação para dar uma diminuída no preço ou trocar alguma peça? (Não pretendo fazer overclock)

Fonte: Fonte XPG Core Reactor, 850W, 80 Plus Gold Modular
Gabinete: Gabinete Gamer Corsair 4000D Airflow
Wate Cooler: Water Cooler Cooler Master MasterLiquid ML240L V2
SSD: SSD 1 TB XPG S70 Blade
RAM: Memória Kingston Fury Beast, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4
CPU: Processador Intel Core i5-12600K
Placa-mãe: Placa Mãe Asus TUF Gaming H670-PRO Wi-Fi D4
GPU: Placa de Vídeo RTX 4070 Ti Gigabyte NVIDIA GeForce, 12 GB

Olá, estou montando um PC e meu foco é rodar jogos em 1440p com um bom desempenho. Escolhi as peças na Kabum e preciso saber se estou fazendo a coisa certa. Alguma recomendação para dar uma diminuída no preço ou trocar alguma peça? (Não pretendo fazer overclock)

Se não for fazer Overclock, você pode optar por uma B660, contanto que seja boa, A B660m leva deboa, só evite B660 tipo a Asrock do Vídeo, e a B660 da MSI com -p no final, essas daí são um lixo.

Qual seu orçamento?

Seria interessante, dependendo do seu uso, já partir para 32gb ram.

Obs: recomendo um ssd m2 exclusivo para o sistema, ajuda bastante.

Qual seu orçamento?

Seria interessante, dependendo do seu uso, já partir para 32gb ram.

Obs: recomendo um ssd m2 exclusivo para o sistema, ajuda bastante.
Opa, meu orçamento é 15k, a combinação que eu mandei está 14.700. Como assim um ssd exclusivo para o sistema?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se não for fazer Overclock, você pode optar por uma B660, contanto que seja boa, A B660m leva deboa, só evite B660 tipo a Asrock do Vídeo, e a B660 da MSI com -p no final, essas daí são um lixo.

Acha que a H670 traria alguma vantagem? Se for só o overclock mesmo então realmente melhor a B660, o que acha dessa: Placa Mãe MSI MAG B660M Bazooka

Última edição:
Opa, meu orçamento é 15k, a combinação que eu mandei está 14.700. Como assim um ssd exclusivo para o sistema?

Acha que a H670 traria alguma vantagem? Se for só o overclock mesmo então realmente melhor a B660, o que acha dessa: Placa Mãe MSI MAG B660M Bazooka
um ssd de uns 128 / 256gb para instalar o sistema e o de 1tb deixa para instalar os programas de trabalho / jogos

Aoba!
Atualmente com um i5 9400F, 16gb, gargalando uma 3060Ti (já gargalava a 1070 8gb em alguns casos). O proc fica 100% em games de mundo aberto, até no witcher next-gen.
Pra não trocar tudo, pensei no i7 9700F, mas tá o preço de algo bem mais novo.
Há anos sem acompanhar, que kit eu pegaria pra despreocupar de CPU? Em 2011 peguei um 2600k que durou até o i5 9400F - penso não ter sido uma troca tão válida.

Pra jogo, que é o foco desse desk, AMD tá mais em conta e entregando bem? Dicas pro tio, tio tem idade, tem dificuldade.

Pessoal, boa noite! Estou com R$ 8500 para um PC novo. Estou entre 13600K e 12700KF. Pelo que vi no por aí, parece que esse i5 se sairia melhor. Alguém teria mais alguma sugestão? E de placa mãe a B660 ds3h seria boa escolha?

Pessoal, boa noite! Estou com R$ 8500 para um PC novo. Estou entre 13600K e 12700KF. Pelo que vi no por aí, parece que esse i5 se sairia melhor. Alguém teria mais alguma sugestão? E de placa mãe a B660 ds3h seria boa escolha?
Particularmente não gosto muito de placa mãe da gigabyte, fora que a linha ds3h não é lá das melhores sendo uma placa mais de entrada por assim dizer, mas ela já é o suficiente mesmo pro 13600k, outras opções de placas seriam a b660 TUF, que tá o mesmo preço da ds3h e notoriamente é um projeto melhor, e por um pouco a mais tem a b660 Tomahwak da MSI, tudo depende do que você precisa numa placa mãe. Entre o 13600k e o 12700kf, o melhor é o 13600k, no futuro você até pode fazer um upgrade da sua b660 e colocar uma z690 com dd5 pra fazer aquele belo OC e empurra ele um pouco mais o CPU, sem falar que atualmente o 13600K mais barato que o 12700KF (Link da oferta a quem interessar: i5-13600k).

Aoba!
Atualmente com um i5 9400F, 16gb, gargalando uma 3060Ti (já gargalava a 1070 8gb em alguns casos). O proc fica 100% em games de mundo aberto, até no witcher next-gen.
Pra não trocar tudo, pensei no i7 9700F, mas tá o preço de algo bem mais novo.
Há anos sem acompanhar, que kit eu pegaria pra despreocupar de CPU? Em 2011 peguei um 2600k que durou até o i5 9400F - penso não ter sido uma troca tão válida.

Pra jogo, que é o foco desse desk, AMD tá mais em conta e entregando bem? Dicas pro tio, tio tem idade, tem dificuldade.
O cenário atual de CPU tá bem difícil de se desenhar um ganhador claro de "Esse kit é o melhor" os competidores pra esse posto são o i5-13600k + b660, que recomendei pro amigo na resposta acima, o R7 5800x3d + x570 e o R5 7600x + b650/x670 + memoria ddr5 (que sem dúvidas é atualmente o kit mais caro tendo como diferencial somente a longevidade da plataforma) pra mais detalhes recomendo ver esse vídeo do Robson que fez um baita comparativo entre os CPUs.

Eu to sofrendo também com meu i5 9400f, que toda hora capa minha rx 5700, e pessoalmente pretendo ir na opção mais CxB que é o kit do 13600k, única loucura que eu vou fazer é tentar segurar até novembro e ver se não consigo compra uma z690 + 16gb de ddr5 + uma fonte nova já que a minha não aguentaria um OC, dai não vou pensar em upgrade de CPU tão cedo.

Última edição:
Galera, estou querendo colocar mais 16GB de ram aqui no PC, visto que para jogar e gravar em 4k está ficando no limite. Aconselham pegar mais 2x8GB 3200MHz ou 2x16GB 3600MHz e vender as minhas de 3200MHz? Alguma recomendação de compra no Aliexpress?

Kingston fury beast ddr4

ou

Corsair ddr4

Se a Corsair for mais alta que a TridentZ pode ser que dê problema com o fan do Noctua.

Valeu!!!

Pessoal, boa tarde.

Estou querendo fazer uma UP no meu Kit, que é um i7 6700k mais uma z270 gamming z Aorus, e uma 1070 Aorus, pensei inicialmente troca só placa de video, mas uma rtx 3060 deve dar gargalo já com esse kit. Memoria 3200, 16gb.

Pensei em ir para um kit melhor, quero manter uma boa placa mae, que tenha uma boaaaaa placa de audio.

Pensei, em um z490 aoros, mais um intel confidencial, 10900, que tem no ali por uns 1200, mas não sei se vale tanto, e o kit placa mae e processador vai sair uns 2500.

Sendo que com 1800 eu pego placa mae b550 top e um 5700x, o que voces acham, esse kit dura uns 4, 5 anos, igual durou meu kit intel ?
Não quero nada de absurdo, só um bom custo x beneficio.

O que me indicariam, pensando em longevidade sem gastar muito.

Boa tarde pessoal!
Surgiu uma oportunidade de dar um leve up no sistema. Esse up seria ou processador Ex.: Ryzen 7 5700x ou em amarzenamento Ex.: Um nvme ou ssd sata de 2tb.Estou precisando de sugestões! hehe
O pc atual consigo rodar todos os games dentro da limitação do sistema e isso não me afeta muito, porém vejo que o up procuraria nesses 2 exemplos supracitados. O processador seria no ali ou se achar preço semelhante por aqui no Brasil e havendo a possibilidade de não contar com a venda do atual por enquanto. O SSD poderia ser mais a curto prazo pelo menos 2 unidades, o que chateia e que a diferença de preço dos de 1 tb pra 2 tá ficando algumas vezes praticamente o dobro e um pouco mais. Sobre os preços o teto ficaria na faixa de 1k R$ e questão de lojas está incluso também opções no Ali e os exemplos também!
Ficarei no aguardo! Muito obrigado!

Ola pessoal, estou indo pros States essa semana e estou na dúvida aqui porque estou para trocar meu PC todo, então chegou a hora de escolher se fico na Intel ou vou para a AMD.
Qual desses kits vocês indicam?
Em todos os kits estou colocando dois SSDs M.2 de 2tb + RTx 4070ti + 32gb DDR4 3600mhz

Kit 01 - AMD Ryzen 5900x + MSI MPG X570S Edge MAX WiFi DDR4 = 1834 dólares
Kit 02 - AMD Ryzen 5900x + MSI MPG X570S Carbon MAX WiFi DDR4= 1870 dólares
Kit 03 - Intel i5 13600k + MSI MAG Z690 Tomahawk WiFi DDR4= 1852 dólares -> Nesse kit terei que atualizar a BIOS da MB para pegar o 13600k
Kit 04 - Intel i5 13600k + MSI MAG Z790 Tomahawk WiFi DDR4= 1890 dólares

Também tenho a intenção olhar para o antigo i7 12700k porque a CPU e a MB são mais baratas e a perda de desempenho não é tão grande.

valeu!

Última edição:
Srs. boa tarde a todos, caso puderem ajudar a indecisão...kkk...

Então tenho um tio que mora em Londres, ele vinha para o Brasil e pedi a ele pra trazer essa placa "ASUS ROG Strix B650E-E Gaming WiFi". Não sei o que aconteceu, ele até conseguiu trazer, porém trouxe essa "MSI MPG X570S CARBON MAX WIFI" (mandei o link pra da amazon pra ele comprar, mas acho que algo deu errado saudhUAHDuahdusahudhasudhaush).

Bola pra frente...a Ideia era vender meu setup atual e complementar caso necessario para comprar o Ryzen 7600x e Memória RAM dd5 pra montar o KIT AM5.

SETUP ATUAL ABAIXO:
-Ryzen 3600
-GTX 970 G1 Gaming MSI (já comprei uma 3070ti faz um 1 mês)
-16 GB Hyperx 3600
-COLORFUL-CVN X570 GAMING PRO V14

Agora a dúvida, pego essa placa que ele trouxe, ele não vai me cobrar nada, vendo também e compro um kit novo pra AM5? Ou uso a placa que ele trouxe e compro um outro processador tipo o ryzen 7 5800X3D por exemplo?

Srs. boa tarde a todos, caso puderem ajudar a indecisão...kkk...

Então tenho um tio que mora em Londres, ele vinha para o Brasil e pedi a ele pra trazer essa placa "ASUS ROG Strix B650E-E Gaming WiFi". Não sei o que aconteceu, ele até conseguiu trazer, porém trouxe essa "MSI MPG X570S CARBON MAX WIFI" (mandei o link pra da amazon pra ele comprar, mas acho que algo deu errado saudhUAHDuahdusahudhasudhaush).

Bola pra frente...a Ideia era vender meu setup atual e complementar caso necessario para comprar o Ryzen 7600x e Memória RAM dd5 pra montar o KIT AM5.

SETUP ATUAL ABAIXO:
-Ryzen 3600
-GTX 970 G1 Gaming MSI (já comprei uma 3070ti faz um 1 mês)
-16 GB Hyperx 3600
-COLORFUL-CVN X570 GAMING PRO V14

Agora a dúvida, pego essa placa que ele trouxe, ele não vai me cobrar nada, vendo também e compro um kit novo pra AM5? Ou uso a placa que ele trouxe e compro um outro processador tipo o ryzen 7 5800X3D por exemplo?
Depende... essa placa que seu tio trouxe é bem bacana, até onde eu pude ver é um projeto mais focado no público entusiasta. Então depende mais se você prefere usar ela e ficar "limitado" ao Ryzen 5800x3d que é ápice da plataforma AM4. Se for vender o setup inteiro eu venderia a placa e partiria pro AM5, não faz sentido pra mim vender peças que funcionam com a plataforma AM4 só pra comprar outras depois, a não ser que você consiga um valor bom na venda que torne a diferença das peças novas quase inexistente.

Pessoalmente eu ficaria com a placa e compraria o R7 5800x3d, trocaria a fonte se for o caso e venderia as peças que foram trocadas avulsas, mas fácil de vender e ainda sai mais barato que montar um sistema do zero, o R7 leva de boas a 3070ti e sinceramente no momento atual eu não vejo muita vantagem de migrar do AM4 pro AM5, levando em consideração a relação custo/desempenho.

Ola pessoal, estou indo pros States essa semana e estou na dúvida aqui porque estou para trocar meu PC todo, então chegou a hora de escolher se fico na Intel ou vou para a AMD.
Qual desses kits vocês indicam?
Em todos os kits estou colocando dois SSDs M.2 de 2tb + RTx 4070ti + 32gb DDR4 3600mhz

Kit 01 - AMD Ryzen 5900x + MSI MPG X570S Edge MAX WiFi DDR4 = 1834 dólares
Kit 02 - AMD Ryzen 5900x + MSI MPG X570S Carbon MAX WiFi DDR4= 1870 dólares
Kit 03 - Intel i5 13600k + MSI MAG Z690 Tomahawk WiFi DDR4= 1852 dólares -> Nesse kit terei que atualizar a BIOS da MB para pegar o 13600k
Kit 04 - Intel i5 13600k + MSI MAG Z790 Tomahawk WiFi DDR4= 1890 dólares

Também tenho a intenção olhar para o antigo i7 12700k porque a CPU e a MB são mais baratas e a perda de desempenho não é tão grande.

valeu!
Nesse valores o kit Intel sem dúvidas, entre a z690 e a z790 iria da que te agradar mais, no site da MSI a z690 tá listada com uma frequência maior de OC da memoria ram (até 6400hz) e tem um slot pciE x16 a mais (3 contra 2 da z790) sem falar que é mais barata, então não vejo porque pegar a z790 a ser pela bios já vir atualizada, coisa que pode ser facilmente resolvida na z690 que tem bios flashback. O 12700k também é uma opção boa, se você não for fazer OC até o 12700f dependendo do preço é uma alternativa legal.

Galera, estou querendo colocar mais 16GB de ram aqui no PC, visto que para jogar e gravar em 4k está ficando no limite. Aconselham pegar mais 2x8GB 3200MHz ou 2x16GB 3600MHz e vender as minhas de 3200MHz? Alguma recomendação de compra no Aliexpress?

Kingston fury beast ddr4

ou

Corsair ddr4

Se a Corsair for mais alta que a TridentZ pode ser que dê problema com o fan do Noctua.

Valeu!!!
O que for mais barato de verdade, a diferença entre 3200MHz e 3600MHz só é sentida de fato em aplicações extremamente pesadas como por ex: em analise de dados, pro seu uso o salto na quantidade de memoria vai ser mais perceptível que da frequência. Dito isso, se a diferença no valor for muito baixa vale a pena a frequência maior já que é um ganho a mais.

Última edição:
Pessoal alguem poderia me dizer qual melhor processador para usar com a RX 6600? e o melhor para usar com a GTX 1660 Super, agradeço.

...

Nesse valores o kit Intel sem dúvidas, entre a z690 e a z790 iria da que te agradar mais, no site da MSI a z690 tá listada com uma frequência maior de OC da memoria ram (até 6400hz) e tem um slot pciE x16 a mais (3 contra 2 da z790) sem falar que é mais barata, então não vejo porque pegar a z790 a ser pela bios já vir atualizada, coisa que pode ser facilmente resolvida na z690 que tem bios flashback. O 12700k também é uma opção boa, se você não for fazer OC até o 12700f dependendo do preço é uma alternativa legal.

...

Mas tendo esse recurso (Bios Flashback) na MSI MAG Z690 Tomahawk WiFi DDR4 eu atualizo a MB sem ter a necessidade de se ter um processador da linha 12000 ou preciso usar um processador do ano passado pra atualizar a bios?

Mas tendo esse recurso (Bios Flashback) na MSI MAG Z690 Tomahawk WiFi DDR4 eu atualizo a MB sem ter a necessidade de se ter um processador da linha 12000 ou preciso usar um processador do ano passado pra atualizar a bios?
Não, não precisa de processador da 12ª gen e é um processo bem simples, só seguir o que é indicado no manual da placa mãe. Dependendo da onde for comprar a própria loja atualiza pra você, basta dizer que vai colocar um processador da 13ª gen é uma espécie de "cortesia" da loja e bem... se aqui no BR isso é comum imagina nos EUA.

Pessoal alguem poderia me dizer qual melhor processador para usar com a RX 6600? e o melhor para usar com a GTX 1660 Super, agradeço.
Situacional, melhor pra que? Só jogar ou usa aplicações que são CPU bound ? Qual plataforma você prefere, quanto pode investir ? etc etc. Nas linhas gerais (focando em jogos FHD, 120~60hz) um Ryzen 5600x leva de boas ambas as placas e tem um bom CxB, dai tu nivela pra cima ou pra baixo dependendo do orçamento, mas não passaria do 13600k/5800x3d pois um CPU melhor que isso provavelmente ficaria sobrando na GPU, esses dois já sobram um pouco visto que empurram até uma RTX 4080.

Última edição:
Bom dia pessoal,
Estou montando um pc novo, minha intenção é ficar uns 5 anos com ele.
Ja comprei um gabinete Lian Li Dynamic Evo e uma fonte de 850W Corsair.
Como o gabinete é branco pensei em pegar uma placa mãe com tons brancos, ou prata.
Quero montar o pc com processador intel com ddr5.

Acabei encontrando essa placa mae da Colorful CVN Z690D5 Gaming Frozen V20:

Não achei muitas referências sobre essa placa, será que vale a pena ou tenho outras opções de marcas mais famosas?

Obrigado.

Boa noite, Um Ryzen 5 5500 segura 4k com uma boa placa de video ? se não qual o minimo de processador tanto faz intel ou amd.
estou a anos com o mesmo PC e atualmente me bateu a vontade de atualizar e voltar a jogar.

Boa noite pessoal,

Recentemente troquei minha 1070 da Galax pela 3070TI Vision da Gigabyte e senti uma leve perda de desempenho em jogos.

Tenho uma B450M Steel Legend e não queria trocar ela por agora, ela aguentaria um R7 5700x? Vi algumas recomendações de pegar um R5 5600x, mas a diferença de preço está bem pequena.

Minha build:

- B450M Steel Legend
- R5 3600
- RTX 3070TI 8GB Gigabyte
- 2x16GB RAM XPG Spectrix 3600MHz
- SSD 500GB Kingston
- Corsair CV650

Perda? Tem que ter algo de errado aí. Mesmo em situações onde você estaria limitado pela CPU, no mínimo deveria pegar o mesmo FPS da 1070. Você por acaso testou jogos onde você estava 100% limitado pela GPU antes?

Vish amigo, concordo com o orelha, se fosse caso de bottleneck o mínimo seria manter o mesmo desempenho, tem algo de errado ai.

Boa noite, Um Ryzen 5 5500 segura 4k com uma boa placa de video ? se não qual o minimo de processador tanto faz intel ou amd.
estou a anos com o mesmo PC e atualmente me bateu a vontade de atualizar e voltar a jogar.
A CPU não liga pra resolução, quem faz o trabalho todo é a GPU. Então o 5500 segura 4k sim se tiver com uma GPU adequada.

Galerinha, queria comprar dois pentes de memória ram de 16gb.

Alguém indica algo com preço bom?

Users who are viewing this thread

Voltar