[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de UPGRADE/PEÇAS AVULSAS (Gamer/Profissional/uso casual)

Boa tarde, a todos estou montando um pc com as seguintes configurações:

Placa-mãe: MSI MAG B650 TOMAHAWK WIFI ATX AM5
CPU: AMD Ryzen 9 7950X 4.5 GHz 16-Core
Cooler: NZXT Kraken X73 Fluido Dinâmico
Memória RAM: Corsair Vengeance (Preto) 32 GB (2x16 GB) DDR5-5200
Fonte: XPG Core Reactor 850 W Certificado 80+ Gold Semi ATX
Discos: Western Digital SSD SN850 1 TB M.2-228
GPU: ASRock Radeon RX 7900 XTX 24 GB Phantom Gaming
https://meupc.net/build/pS98Y9
- (erro)

estou utilizando o site meupc para facilitar a vida, porém o mesmo diz que o tdp da placa mãe não são compatíveis, o ryzen eu verifiquei no site da placa mãe e é compatível porém fiquei encucado e preocupado pq já comprei o processador, e também com a questão da placa de vídeo rx 7900 xtx são realmente necessários 2 pcie x16 para utilizar ela ou só um basta ? agradeço a disponibilidade de todos

Olá pessoal, tô montando um Pc novo, quero saber entre a asus rog x670e-a gaming e Asus x670e-pro qual a melhor? Tô montando um setup branco por isso essas escolhas

Olá pessoal, tô montando um Pc novo, quero saber entre a asus rog x670e-a gaming e Asus x670e-pro qual a melhor? Tô montando um setup branco por isso essas escolhas
3k em placa mãe só por ser branca? Tem que ter outro motivo...

Vc precisa realmente dos recursos que ela oferece? Pq dá pra economizar uma grana violenta pra comprar outros componentes melhores que vão trazer muito mais benefício, como GPU/CPU/Periféricos

Boa noite, pessoal! Estou no processo de montar um pc custo-benefício do zero,e andei pesquisando bastante sobre qual processador e placa-mãe escolher.

Me interessei bastante pelo I5 12400F, no entanto vejo que ele e suas placas mãe estão um pouco mais caros do que um Ryzen 5 5600 com uma placa-mãe B550, e gostei bastante da ideia de pegar esse Ryzen. Porém, o que me dá medo é que eu vi diversos relatos de placas-mãe B450M , e até mesmo de algumas B550, dando problemas relacionados à umidade, em que a alta umidade não deixa a placa-mãe ligar, não importando a marca da placa-mãe.

Eu gostaria de saber se esse problema ainda existe na placa mãe GIGATEBYTE B550M DS3H e nas outras B550, e se vale a pena comprar ela para usar com o ryzen 5600? Estou pensando nessa placa-mãe pois achei as de maior qualidade como da ASUS mais caras e essa está por 839 na terabyte.

Boa noite, pessoal! Estou no processo de montar um pc custo-benefício do zero,e andei pesquisando bastante sobre qual processador e placa-mãe escolher.

Me interessei bastante pelo I5 12400F, no entanto vejo que ele e suas placas mãe estão um pouco mais caros do que um Ryzen 5 5600 com uma placa-mãe B550, e gostei bastante da ideia de pegar esse Ryzen. Porém, o que me dá medo é que eu vi diversos relatos de placas-mãe B450M , e até mesmo de algumas B550, dando problemas relacionados à umidade, em que a alta umidade não deixa a placa-mãe ligar, não importando a marca da placa-mãe.

Eu gostaria de saber se esse problema ainda existe na placa mãe GIGATEBYTE B550M DS3H e nas outras B550, e se vale a pena comprar ela para usar com o ryzen 5600? Estou pensando nessa placa-mãe pois achei as de maior qualidade como da ASUS mais caras e essa está por 839 na terabyte.
5600 é melhorzinho no custo benefício. Tá por 900, enquanto o 12400F tá por 1100. A diferença em performance é pequena, acho que não compensa. Só tem que conferir se o preço do conjunto CPU + placa mãe é menor também.

Esses relatos de problemas na placa mãe são difíceis de serem verificados. Não vejo pq gastar dinheiro com boatos.

5600 é melhorzinho no custo benefício. Tá por 900, enquanto o 12400F tá por 1100. A diferença em performance é pequena, acho que não compensa. Só tem que conferir se o preço do conjunto CPU + placa mãe é menor também.

Esses relatos de problemas na placa mãe são difíceis de serem verificados. Não vejo pq gastar dinheiro com boatos.

Entendi! Então, pelo que eu vi aqui até mesmo o combo AMD está saindo mais barato que o combo INTEL, pois a placa-mãe intermediária mais barata que encontrei foi uma B660M GAMING da Gigabyte na Kabum por 810. Nesse caso, o que desempata é o preço do processador AMD que está mais barato.

E mais uma coisa, no AliExpress o Ryzen 5 5600 está saindo por 689 reais em uma loja aparentemente confiável e com muitas avaliações posítivas. Vale a pena arriscar comprar por lá? ou é mais negócio pegar por aqui pelos 900 reais oferecidos mesmo, tendo em vista que há a garantia de 3 ANOS da AMD?

Eu acho que a vantagem da 12th gen da intel pros ryzen 5000 é a maior opção de upgrade, do 5600 vc vai no máximo pra um 5800x3D pra jogos. Já da 12th gen tem a 13th gen da intel com opções melhores que o 5800x3D, atualmente, no mesmo preco ou as vezes até mais barato que ele (13600k/13500 e até o 13400F)

Entendi! Então, pelo que eu vi aqui até mesmo o combo AMD está saindo mais barato que o combo INTEL, pois a placa-mãe intermediária mais barata que encontrei foi uma B660M GAMING da Gigabyte na Kabum por 810. Nesse caso, o que desempata é o preço do processador AMD que está mais barato.

E mais uma coisa, no AliExpress o Ryzen 5 5600 está saindo por 689 reais em uma loja aparentemente confiável e com muitas avaliações posítivas. Vale a pena arriscar comprar por lá? ou é mais negócio pegar por aqui pelos 900 reais oferecidos mesmo, tendo em vista que há a garantia de 3 ANOS da AMD?
A galera diz que processador não costuma ser taxado nem costuma dar problemas pra precisar de garantia. Mas é um risco. Considere que vc tá pagando ~100 reais como 'seguro', não só pra evitar prejuízo, mas também pra evitar dor de cabeça. Na minha opinião o desconto do Aliexpress é muito baixo pra compensar nesse caso.

Eu acho que a vantagem da 12th gen da intel pros ryzen 5000 é a maior opção de upgrade, do 5600 vc vai no máximo pra um 5800x3D pra jogos. Já da 12th gen tem a 13th gen da intel com opções melhores que o 5800x3D, atualmente, no mesmo preco ou as vezes até mais barato que ele (13600k/13500 e até o 13400F)
Colocando no papel, ir na 12th gen da Intel vai gastar uns 400 reais a mais. O que já quase daria pra comprar uma placa mãe nova quando quiser fazer o upgrade.

Além disso, tem que avaliar quais são seus hábitos de consumo. Pra quem gosta de atualizar a CPU toda geração, pode ser viável. Mas tem gente que é mais como eu que fui de um intel 2500k pra um Ryzen 1600 e depois pra um 5600. Então tô sempre pulando pelo menos 2 gerações pra dar upgrade na CPU.

Colocando no papel, ir na 12th gen da Intel vai gastar uns 400 reais a mais. O que já quase daria pra comprar uma placa mãe nova quando quiser fazer o upgrade.

Além disso, tem que avaliar quais são seus hábitos de consumo. Pra quem gosta de atualizar a CPU toda geração, pode ser viável. Mas tem gente que é mais como eu que fui de um intel 2500k pra um Ryzen 1600 e depois pra um 5600. Então tô sempre pulando pelo menos 2 gerações pra dar upgrade na CPUCPU
Sim, concordo!

Só que agora se vc quiser longevidade tem que ir de AM5, já que se a AMD seguir oq fez com o AM4 ele vai durar mt tempo, só que hj AM5 é muito mais caro que qualquer kit intermediário AM4/LGA1700 pq é obrigatório comprar memórias DDR5, então considerando só os 2 (AM4 e LGA1700), na minha opinião, visando longevidade ir de intel vale mais a pena

A galera diz que processador não costuma ser taxado nem costuma dar problemas pra precisar de garantia. Mas é um risco. Considere que vc tá pagando ~100 reais como 'seguro', não só pra evitar prejuízo, mas também pra evitar dor de cabeça. Na minha opinião o desconto do Aliexpress é muito baixo pra compensar nesse caso.
Beleza! Para ter mais segurança então vou comprar aqui no Brasil mesmo.
Pq o LGA1700 tem a 13th gen da intel que é mais recente e o AM4 só tem até a série 5000
Então, eu praticamente sou como o @brasileirinho1337 com processador kkkkkkk. Vou demorar para dar upgrade no processador, até porque eu estou saindo de um i5-2310, então qualquer processador que eu escolher (Intel 12th ou Ryzen 5) já estaria me servindo muito bem. Mesmo nesse caso compensa mais a 12th gen da Intel?? Porque acredito muito também que se eu for trocar mais pra frente, seria por um processador AM5 (atualmente está fora de cogitação, pois tudo da nova geração está muito caro) ou por uma suposta 17 geração da Intel, por ai.

Beleza! Para ter mais segurança então vou comprar aqui no Brasil mesmo.

Então, eu praticamente sou como o @brasileirinho1337 com processador kkkkkkk. Vou demorar para dar upgrade no processador, até porque eu estou saindo de um i5-2310, então qualquer processador que eu escolher (Intel 12th ou Ryzen 5) já estaria me servindo muito bem. Mesmo nesse caso compensa mais a 12th gen da Intel?? Porque acredito muito também que se eu for trocar mais pra frente, seria por um processador AM5 (atualmente está fora de cogitação, pois tudo da nova geração está muito caro) ou por uma suposta 17 geração da Intel, por ai.
Se você não for fazer nenhum upgrade por muito bastante tempo compensa o mais barato mesmo já que daqui uns 5 anos tanto os AM4 quanto a 13th gen vão provavelmente estar obsoletas, no caso vale mais o 5600 então, por benchmarks ele é praticamente igual o 12400, perde em umas coisas e ganha em outras mas é bem mais barato e uma B550 normalmente custa menos que uma B660

Se você não for fazer nenhum upgrade por muito bastante tempo compensa o mais barato mesmo já que daqui uns 5 anos tanto os AM4 quanto a 13th gen vão provavelmente estar obsoletas, no caso vale mais o 5600 então, por benchmarks ele é praticamente igual o 12400, perde em umas coisas e ganha em outras mas é bem mais barato e uma B550 normalmente custa menos que uma B660
Então devo ficar com o Ryzen mesmo kkkkkkkkk. Mas obrigado pelas sugestões pessoal, ajudaram bastante a esclarecer as coisas aqui pra mim. Vocês teriam sugestões de uma B550M boa e barata para o Ryzen 5 5600??

Olá. Estou cogitando investir 6 mil reais para montar uma CPU gamer.
Não precisarei de monitor, teclado e mouse.
Sugestões?
Obrigado!

Olá. Estou cogitando investir 6 mil reais para montar uma CPU gamer.
Não precisarei de monitor, teclado e mouse.
Sugestões?
Obrigado!
Em tempo, minha configuração atual é um i7 4790k, com 16 GB de RAM (2 x 8 GB 1600mhz em dual channel), placa-mãe MSI Z97 Gaming 5 e uma GTX 970.

Essa configuração tocaria uma RX 6700 pulse? Só a placa sairia mais em conta, hehe.

Última edição:
Boa Tarde.
Atualmente tenho:
Processador: i3-8100
Placa mae: Tuf h310m Game plus.
Placa de Video: GTX1050 TI
Ram: 16Gb

Qual seria um up bacana, custo beneficio.?
Sinceramente estava pensando em pegar um processador Ryzen 5500 ou 5600, com uma B450 ou B550 e mais pra frente dar um up na placa de video.

O que Indicam?

Bom Dia.

Gigabyte B550M DS3H +- 850,00
Gigabyte B450M Aorus Elite +- R$ 800,00
Gigabyte B450M DS3H V2 +- R$650,00

Para suportar um processador 5600 + GTX 1660s + 16GB

Uso apenas para games (não competitivos), navegação e estudo. Nada de overclock

Boa noite!
Estou precisando fazer um upgrade de processador + placa mãe pois apesar de bons os que tenho, constantemente tenho tido travamentos com o processador em 100% de uso (com jogo + navegador + discord abertos).

Atualmete tenho uma Z170x Gaming 3 + i5 6600k (com over em 4.2ghz sem mexer nos vcores).
Junto com o kit tem uma gtx1660 OC da galax, fonte corsair 650w, dois ssds (240gb sata + 480gb nvme), 2x 8gb ddr4 3200 XPG e um coolermaster hyper212 Black Series RGB.

Estou querendo gastar até 2mil e preciso de uma placa mãe que tenha pelo menos 6 portas USB. Não faço questão de wifi e adoraria que tivesse uma porta typeC e que fosse ATX (mas não deixarei de comprar caso não tenha). O quão seria ruim colocar um 11400/11400f numa H510 ao invés de uma B560?
os 2mil seria para pagamento a vista/pix, quando forem indicar links das peças/kits.

OBS: O Ryzen5 5600g/5600x seria muito superior ao 11400/11400f? vejo que em preço estão parecidos mas tive trauma de processadores antigos que tive da AMD (em especial o Phenom II x4 BE) e esquentavam horrores!

Obrigado pela atenção!

Boa tarde

Jogo casualmente e não me importo tanto com gráficos, mas preciso de um upgrade pois a máquina já está caducando. Quero trocar somente o kit, gastando no máximo 1.5k priorizando ao máximo melhor custo x benefício.

O kit que tenho atualmente e desejo substituir:

- Amd fx 8320 Black edition
- Motherboard gigabyte 970ad3 socket am3+
- memória ddr3 2x4gb

A placa de vídeo é uma rx580 de 8gb e irei mantê-la junto com o resto da configuração.

Poderiam me ajudar? Agradeço muito.

Recentemente adquiri uma RX6600 e estou usando com um ryzen 3 2200g, no pcbuilds diz que esse kit não da gargalo e funciona bem, mas em alguns jogos percebi que o processador pena muito e da bastante 1% low, nao sei bem ao certo ate onde o processador esta impactando a minha gameplay, uso16GB dual channel 2400Mhz numa asrock a320m-hd, mas se houver um upgrade qual ryzen posso colocar?

Boa tarde

Jogo casualmente e não me importo tanto com gráficos, mas preciso de um upgrade pois a máquina já está caducando. Quero trocar somente o kit, gastando no máximo 1.5k priorizando ao máximo melhor custo x benefício.

O kit que tenho atualmente e desejo substituir:

- Amd fx 8320 Black edition
- Motherboard gigabyte 970ad3 socket am3+
- memória ddr3 2x4gb

A placa de vídeo é uma rx580 de 8gb e irei mantê-la junto com o resto da configuração.

Poderiam me ajudar? Agradeço muito.
Dá pra pegar um Ryzen 4500 + 2x 8GBDDR4

Users who are viewing this thread

Voltar