Olá pessoal, bom dia! Eu havia iniciado um tópico, mas os moderadores pediram pra eu vir aqui.
Estou montando meu primeiro PC para trabalho com programação. Eu utilizo hoje o Android Studio com Kotlin e Java (além de outras ferramentas mais leves) e estou migrando de um Samsung e30, com i3 7020u, m.2 sata com 16gb de ram.
O foco do PC será o processador. Hoje o meu i3 leva por volta de 3 a 4 minutos para "buildar" um aplicativo leve pra médio. E quando estou fazendo testes de interface, isso me atrasa muito, pois eu compilo várias vezes seguidas o app.
Não sei qual o processador mais adequado para o meu caso. Estou com um orçamento em torno de 3000 reais, então estou considerando um i5 10400f (já tenho uma gtx usada) ou um ryzen 5 5500.
Já me falaram que o ryzen 5500 esquenta muito e fica melhor pra jogos, e que o ideal era que eu pegasse um1 i5 12400f (desse pra cima), mas além desse processador ser mais caro, tenho receio de ser um processador exagerado pro que eu preciso.
Além disso, já estou considerando um nvme de 500gb, 16gb de ram, minha gtx 660, uma fonte de 600W, e a placa mãe eu vou adaptar de acordo com a escolha do processador. Não possuo gabinete, pretendo pegar um mini tower que seja bem ventilado.
Galera, muito obrigado! Estou super aberto a opiniões e dicas!
PS.
No tópico que eu escrevi, já haviam me falado pra eu pegar um i5 ou i7 com a maior quantidade possível de núcleos. Por quê? O ryzen realmente não dá conta? (Me interessei pelo ryzen pq ele tem menos de 1 ano de lançamento). O Android Studio utiliza muito multitasking do processador?
Obrigado.