• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de UPGRADE/PEÇAS AVULSAS (Gamer/Profissional/uso casual)

Estou com muitas dúvidas sobre o Rysen 7 5700x, mais relacionado com a mobo. Quais placas conseguem suportar o 5700x + rtx 3060 com custo beneficio. Obs: eu estava com um i8400 mas o processador já era defasado para a placa de vídeo. Mas ainda estou procurando alucinadamente uma placa mãe que não seja cara... só pra jogar meu Baldurs 3 de boa.. 😞 aí vem aquelas placas de série a, b e X... aí depois dizem que as de série a não valem a pena para o 5700x... perdidaço
Qual o orçamento? Porque deve ter custo-benefício de 300-400 reais com placas super básicas, eu tenho recomendado a B550M Pro-VDH por ter custo legal pro que entrega comparado com as concorrentes
 
Qual o orçamento? Porque deve ter custo-benefício de 300-400 reais com placas super básicas, eu tenho recomendado a B550M Pro-VDH por ter custo legal pro que entrega comparado com as concorrentes
Muito obrigado. Vou pesquisar e ver os preços. Precisa atualizar bios? Eu pergunto isso porque todo mundo faz essa bendita pergunta rs. De qualquer forma obrigado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Qual o orçamento? Porque deve ter custo-benefício de 300-400 reais com placas super básicas, eu tenho recomendado a B550M Pro-VDH por ter custo legal pro que entrega comparado com as concorrentes
Só mais uma dúvida, eu tenho 2 Kingston hyperfury 8gb de 2400mhz. É necessário trocar ?
 
Estou cogitando abandonar a ideia de pegar uma mobo LGA1700 + DDR5 e manter DDR4, trocando somente a mobo (Gigabyte B660M Aorus PRO) e o processador (13600KF).

Vai fazer muita diferença não migrar pra DDR5 agora? Meu kit de 32GB DDR4 tem poucos meses de uso.
 
Última edição:
Estou com muitas dúvidas sobre o Rysen 7 5700x, mais relacionado com a mobo. Quais placas conseguem suportar o 5700x + rtx 3060 com custo beneficio. Obs: eu estava com um i8400 mas o processador já era defasado para a placa de vídeo. Mas ainda estou procurando alucinadamente uma placa mãe que não seja cara... só pra jogar meu Baldurs 3 de boa.. 😞 aí vem aquelas placas de série a, b e X... aí depois dizem que as de série a não valem a pena para o 5700x... perdidaço

Rapaz acho bobeira vc fazer essa troca. O Ci5 8400 é quase tão bom como um Ci5 9400(que eu possuo). Uso o 9400 com uma RTX3060Ti.

É melhor vc vender a sua 3060 e com o dinheiro da venda dela e com o dinheiro que vai economizar com uma nova Mobo+CPU vc pegar uma VGA melhor como uma RX6750XT por 2.3K por exemplo.

Ou mesmo partir direto para uma RTX4070.

Vc vai ter um desempenho bem melhor do que trocar seu Ci5 8400 e permanecer com a 3060.

Mas se mesmo assim quiser fazer a troca e permanecer com a sua RTX3060, eu recomendo vc ir de Ci5 12400.

Estou cogitando abandonar a ideia de pegar uma mobo LGA1700 + DDR5 e manter DDR4, trocando somente a mobo (Gigabyte B660M Aorus PRO) e o processador (13600KF).

Vai fazer muita diferença não migrar pra DDR5 agora? Meu kit de 32GB DDR4 tem poucos meses de uso.

Bobeira migrar para DDR5. O ganho é muito pequeno. E vc já tem um processador de qualidade. Eu nem sairia dele para outro Ci5. A melhor coisa a ser feita é vc pegar uma RTX4070 ou RX7800XT em substituição a sua RTX3060Ti(eu também tenho uma dessas com um Ci5 9400).

Vai ser bem melhor do que vc gastar com nova Mobo+CPU e permanecer com a 3060Ti.
 
Última edição:
Muito obrigado. Vou pesquisar e ver os preços. Precisa atualizar bios? Eu pergunto isso porque todo mundo faz essa bendita pergunta rs. De qualquer forma obrigado.
Não precisa a princípio, e se precisar dá pra atualizar só com um pen-drive antes mesmo de botar o CPU nela, só conectar o cabo de energia da placa-mãe e da CPU se não me engano que ela atualiza deboa

Só mais uma dúvida, eu tenho 2 Kingston hyperfury 8gb de 2400mhz. É necessário trocar ?
Necessário não é, como já tem elas aí eu manteria, em alguns cenários uma memória mais rápida vai te dar mais desempenho mas não acho que vale a pena trocar a princípio

Estou cogitando abandonar a ideia de pegar uma mobo LGA1700 + DDR5 e manter DDR4, trocando somente a mobo (Gigabyte B660M Aorus PRO) e o processador (13600KF).

Vai fazer muita diferença não migrar pra DDR5 agora? Meu kit de 32GB DDR4 tem poucos meses de uso.
Não vai fazer diferença pra grande maioria das pessoas, e trocar o kit aí depende do seu uso, tá sendo limitado pelo CPU com essa 3060 Ti?
 
Não vai fazer diferença pra grande maioria das pessoas, e trocar o kit aí depende do seu uso, tá sendo limitado pelo CPU com essa 3060 Ti?
Não tenho ideia se tá tendo gargalo ou não. Tem algum teste/benchmark que eu possa fazer pra analisar melhor?
 
Não tenho ideia se tá tendo gargalo ou não. Tem algum teste/benchmark que eu possa fazer pra analisar melhor?
Eu olharia o uso de GPU quando estiver jogando algo, se estiver o tempo todo próximo dos 98-99% de uso de GPU tá tudo certo, se o uso ficar muito baixo possivelmente é o CPU limitando, mas é algo que se você testar em 5 jogos diferentes pode dar 5 resultados diferentes, ou até no mesmo jogo pode dar resultado diferente alterando alguma configuração gráfica, mas basicamente monitorando o uso de GPU dá pra saber

A troca de CPU seria por algum motivo específico? Porque se o desempenho estiver legal não vejo muito motivo pra troca a princípio, 11400F + 3060 Ti fica equilibrado, um 13600KF pode/vai entregar mais desempenho em alguns cenários mas depende do jogo, da resolução etc, a não ser que seja uma troca pensando em trabalho ou algum hobby que use muita CPU mesmo
 
Eu olharia o uso de GPU quando estiver jogando algo, se estiver o tempo todo próximo dos 98-99% de uso de GPU tá tudo certo, se o uso ficar muito baixo possivelmente é o CPU limitando, mas é algo que se você testar em 5 jogos diferentes pode dar 5 resultados diferentes, ou até no mesmo jogo pode dar resultado diferente alterando alguma configuração gráfica, mas basicamente monitorando o uso de GPU dá pra saber

A troca de CPU seria por algum motivo específico? Porque se o desempenho estiver legal não vejo muito motivo pra troca a princípio, 11400F + 3060 Ti fica equilibrado, um 13600KF pode/vai entregar mais desempenho em alguns cenários mas depende do jogo, da resolução etc, a não ser que seja uma troca pensando em trabalho ou algum hobby que use muita CPU mesmo
Vou testar alguns jogos AAA pra ver então.

Não tenho um motivo em específico, só upgrade de geração mesmo. O foco do PC é games - quero segurar 1080p acima de 60fps.
 
Boa tarde, eu comprei um Dell g15 com i5 12500h e 8gb de ram (expansível até 32gb) ddr5 4800hz.

Alguém teria sugestão de quais memórias 2x16gb seriam melhores para um futuro upgrade?
 
Vou testar alguns jogos AAA pra ver então.

Não tenho um motivo em específico, só upgrade de geração mesmo. O foco do PC é games - quero segurar 1080p acima de 60fps.
Pra 60fps creio que seu atual segure na maior parte dos jogos, mas um jogo ou outro tem a otimização cagada mesmo kkk, acho que miraria uma troca só pra >120hz com uma GPU que empurre isso tudo mesmo, mas depende bastante do jogo então só testando aí
 
Galera, tenho um i7 8700k. Acham que é o momento de fazer o upgrade ou ainda dá um caldo por alguns anos? valeu!
 
Galera, tenho um i7 8700k. Acham que é o momento de fazer o upgrade ou ainda dá um caldo por alguns anos? valeu!
Isso depende mais de sua necessidade. Porque para jogos e uso geral, o i7 8700K ainda é um processador bem competente hoje em dia, ele aguenta até a RTX 4070. Nesse caso, manteria ele por mais tempo.
 
Pessoal, qual gabinete vocês recomendam para caber uma RTX 4090, WC de 360MM e uma placa mãe ATX?

Qual placa mãe DDR5 vocês recomendam? Que tenha a última versão de BT e WI-FI.

Eu pensei em 1 gabinete que suportasse 10 fans, sendo 3 superiores do WC, 3 inferiores, 3 laterais e 1 na parte de trás. Existe algum gabinete que suporte isso sem ser esses do modelo “aquário”?
 
Vou testar alguns jogos AAA pra ver então.

Não tenho um motivo em específico, só upgrade de geração mesmo. O foco do PC é games - quero segurar 1080p acima de 60fps.

Para 1080p/120fps o seu Hardware está sobrando. Eu jogo aqui em 4K Dinâmicos(1600p/1800p)/Alto/60fps ou em alguns mais pesados em 1440p/Alto/60fps com um Ci5 9400 + RTX3060Ti + 16GB DDR4.

Tem games que da para vc jogar a 120fps em 1440p.

No seu caso nem precisa fazer Upgrade em nada no seu PC.

Por mim vc jogava em 1440p/144fps. Ou em 4K/120fps.

Aí compensava pegar uma RTX470 ou RX7800XT.
 
Galera, tenho um i7 8700k. Acham que é o momento de fazer o upgrade ou ainda dá um caldo por alguns anos? valeu!
Aí vai do resto do seu setup, do seu uso e se sente que tá fazendo falta um CPU melhor, pra alguns dá conta e pra outros não

Pessoal, qual gabinete vocês recomendam para caber uma RTX 4090, WC de 360MM e uma placa mãe ATX?
Quer investir até quanto?

Qual placa mãe DDR5 vocês recomendam? Que tenha a última versão de BT e WI-FI.
Intel ou AMD?

Eu pensei em 1 gabinete que suportasse 10 fans, sendo 3 superiores do WC, 3 inferiores, 3 laterais e 1 na parte de trás. Existe algum gabinete que suporte isso sem ser esses do modelo “aquário”?
Certo, provavelmente tem (talvez não os laterais sem ser aquário) mas pra esclarecer antes, quer que suporte 10 fans por estética e/ou tá pensando na refrigeração? Porque mais nem sempre é melhor, tem gabinetes que com 3 fans tem resultado melhor que com 10 fans as vezes ou simplesmente o mesmo resultado, então se estiver pensando apenas na refrigeração só entupir todo slot possível com fans é bem desnecessário
 
Quer investir até quanto?
Sem restrições de orçamento

Intel ou AMD?
Intel

Certo, provavelmente tem (talvez não os laterais sem ser aquário) mas pra esclarecer antes, quer que suporte 10 fans por estética e/ou tá pensando na refrigeração? Porque mais nem sempre é melhor, tem gabinetes que com 3 fans tem resultado melhor que com 10 fans as vezes ou simplesmente o mesmo resultado, então se estiver pensando apenas na refrigeração só entupir todo slot possível com fans é bem desnecessário.
Acredito que seria mais por estética mesmo... Mas se fosse só 3 superior, 3 inferior e 1 atrás já estava ótimo em termos de estética pra mim
 
Acredito que seria mais por estética mesmo... Mas se fosse só 3 superior, 3 inferior e 1 atrás já estava ótimo em termos de estética pra mim
Eu diria que os fans frontais são os mais importantes provavelmente, e fans inferiores (acima da fonte, eu assumo) a maioria só vai suportar 2, se você estiver se referindo a fans inferiores mesmo, com a fonte reposicionada pra outro lugar aí suas opções reduzem mais ainda, aí me vem a cabeça o Fractal Torrent porém ele não suportaria fans no topo kkk, acho que sem ser aquário e desse jeito não conheço nenhum case pra ser sincero, só o Lancool 3 de cabeça mas o "fans inferiores" dele seria acima da fonte, e não sei se isso conta pra você ou não
 
Para 1080p/120fps o seu Hardware está sobrando. Eu jogo aqui em 4K Dinâmicos(1600p/1800p)/Alto/60fps ou em alguns mais pesados em 1440p/Alto/60fps com um Ci5 9400 + RTX3060Ti + 16GB DDR4.

Tem games que da para vc jogar a 120fps em 1440p.

No seu caso nem precisa fazer Upgrade em nada no seu PC.

Por mim vc jogava em 1440p/144fps. Ou em 4K/120fps.

Aí compensava pegar uma RTX470 ou RX7800XT.
Então vou manter, por enquanto, tudo como está.

Vou começar a guardar dinheiro para, futuramente, upar a plataforma inteira + DD5 + RTX4xxx.
 
Boa tarde, galera queria dicas pra montar um PC que vai rodar como servidor do software da minha loja, coisa bem simples. Hoje ele roda na seguinte configuração:
Core i3 4130
16GB DDR3
SSD 480GB
Fonte Pereba comum

Queria algo nessa pegada:
i5/Ryzen 5 mais atuais ou i7/ Ryzen 7 um pouco mais antigos
placa mae pra usar video onboard
2x8GB DDR4
fonte boa e barata

Se o orçamento ficasse na entre 2k e 3k seria otimo.
 
Boa tarde, galera queria dicas pra montar um PC que vai rodar como servidor do software da minha loja, coisa bem simples. Hoje ele roda na seguinte configuração:
Core i3 4130
16GB DDR3
SSD 480GB
Fonte Pereba comum

Queria algo nessa pegada:
i5/Ryzen 5 mais atuais ou i7/ Ryzen 7 um pouco mais antigos
placa mae pra usar video onboard
2x8GB DDR4
fonte boa e barata

Se o orçamento ficasse na entre 2k e 3k seria otimo.
CPU Ryzen 4600g por 630~ ou Ryzen 5600g por 800~
Placa-mãe B550M Pro-VDH por 750~
2x8gb por 250
Fonte não sei das bem baratas, talvez a A550BN por 310~?

Com o 4600g ficaria 1950~ o total, placa-mãe possivelmente poderia ser uma mais barata ainda das bem basiquinhas como uma A520 mas não estou familiarizado com os modelos do momento então recomendei a que recomendo pra maioria das builds AM4, Intel também não estou familiarizado com os preços/opções de placa-mãe e CPU no momento mas a recomendação seria algo como i3 10100 ou i5 10400/11400, não pegar a versão F porque ela não tem vídeo integrado, pode usar esse site pra conferir os processadores, dependendo pode ser interessante até olhar o mercado de usados aí na sua região
 
Simulei aqui esses itens:
Asrock a520m
2x8GB Crucial basics 2666mhz
ryzen 5 4600g
fonte aerocool vx-350

Deu R$1.467,31 o total
 
Boa noite rapaziada, cá estou eu novamente com outra dúvida kkkk, sorry.

Qual seria o melhor kit visando upgrade de processador (final do ano que vem) com ganhos reais?
O 5800x3d tá quase 3k aqui no RJ
O I5 13400F tá 1,3k e o i7 12700f 1,7k
Acredito eu que ganho real só seria um 5950x ou o 5800x3d, certo? Do 5600 pro 5700x o ganho é pouco.
Eu só jogo FPS.

Até cogitei pegar uma placa de vídeo mais fraca pra esperar a próxima gen que tão promentedo ser melhor que a atual e com ganhos REAIS, mas ai lembrei que só jogo fps e vou jogar num monitor 165hz 1080p, então não faz muito sentido.

Ryzen 5 5600
Biostar B450MH (placa mãe atual)
RTX 4060 / RX 7600

i3 12100F
MSI A520 PRO
RTX 4060 / RX 7600

Moro no RJ e aqui os preços do intel 12th/13th estão mais em conta que os AM4 (segmento intermediário high end. Ex: i5 13400F e i7 12700F)
OBS 1: pretendo fazer live de FPS futuramente
OBS 2: Kit intel eu teria que vender meu kit 3000G + mobo + 8gb e por uns 200/300 reais
KIT AMD sai por 4k no cartão
KIT intel sai por 4,6k no cartão.
 
Aí vai do resto do seu setup, do seu uso e se sente que tá fazendo falta um CPU melhor, pra alguns dá conta e pra outros não


Quer investir até quanto?


Intel ou AMD?


Certo, provavelmente tem (talvez não os laterais sem ser aquário) mas pra esclarecer antes, quer que suporte 10 fans por estética e/ou tá pensando na refrigeração? Porque mais nem sempre é melhor, tem gabinetes que com 3 fans tem resultado melhor que com 10 fans as vezes ou simplesmente o mesmo resultado, então se estiver pensando apenas na refrigeração só entupir todo slot possível com fans é bem desnecessário

e o que vc acha?
 
Alguem me ajuda :p
Preciso comprar um kit gastando o minimo possivel pra rodar bem uma rtx 3060 de 12gb, pretendo gastar até 1200, estourando uns 1300

Posso esperar por promoções até o final do mês, o que vcs recomendam pra mim?
Só tenho em mente o processador por enquanto, que é um ryzen 5500

Foi paixão a primeira vista quando vi as reviews da placa mae biostar racing b550gtq, mas infelizmente não tem estoque aqui no Brasil, todas as lojas ja tiveram todas as unidades vendidas
 
Boa tarde.
Por favor, alguém poderia me dar uma luz se a build abaixo está equilibrada?
Meu objetivo é produtividade, mas também jogar as vezes em 1080p no alto (jogos como destiny 2).
Pretendo em um futuro distante adquirir uma placa de vídeo parruda, mas coisa de daqui a 2-3 anos.
  • Processador AMD Ryzen 7 7700X 4.5GHz (5.4GHz Turbo), 8-Cores 16-Threads, AM5
  • Placa Mãe Asus TUF Gaming B650M-PLUS, Chipset B650, AMD AM5, mATX, DDR5
  • Memória DDR5 Kingston FURY Beast, 32GB (2x16GB), 5600MHz, Black
  • Fonte XPG, Core Reactor, 650W, 80 Plus Gold, Modular, PFC Ativo
  • Gabinete Gamer Montech AIR 100 ARGB, Mini Tower, Black, mATX, 4 Fans, Vidro Temperado
  • Water Cooler DeepCool LE500, LED 6 Cores 240mm, Intel-AMD
  • Placa de Vídeo MSI AMD Radeon RX 7600 MECH 2X CLASSIC OC, 8GB, GDDR6, FSR, Ray Tracing
  • SSD WD Black SN850X, 1TB, M.2 2280, PCIe NVMe, Leitura 7300 MB/s, Gravacao 6300MB/s, WDS100T2X0E
  • Pasta Térmica Thermal Grizzly Kryonaut 1g, TG-K-001-RS
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo