[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição e dicas sobre Fontes para computadores

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos ScrooW
  • Data de Início Data de Início
Galera estou com duas configurações diferentes e preciso definir as fontes que serão utilizadas em cada um delas...

1ª Configuração:

CPU: i7 4790k
WC: Corsair H60
Mobo: Asrock z97 Fatal1ty Killer
VGA: Asus GTX970 Turbo OC
RAM: Corsair Vengeance Pro 4x4GB 1600mhz(16GB)
SSD: Kingston SV300 60GB
HD: 1T WD Blue
SC: Asus Xonar DGX
Periféricos: Corsair K70, Corsair Raptor M45, Logitech G27, Logitech G13, Logitech C920...

Atualmente estou usando uma Cooler Master GXII 750W, porém, estou convicto que esta fonte está com defeito, pois constantemente meu PC trava e perde o vídeo em taréfas básicas como navegação de internet, ou quando o pc fica ligado por um tempo sem uso.

Acredito que o problema não está relacionado a nenhum outro componente a não ser a fonte, pois a placa mãe já foi trocada, assim como VGA e memórias e já fiz testes usando somente o SO no SSD e HD. O engraçado é que o problema havia parado quando usei um SLI de GTX760, porém, agora que passei para uma GTX 970 o problema voltou.

Consegui um bom preço para uma Corsair CX600, para usar de fonte reserva. Ela seguraria essa configuração? Com esta fonte eu poderia arriscar um over básico no i7? Uma vez que a GXII 750W voltar da garantia, me aconselhariam a permanecer com qual das duas?

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2ª Configuração:

CPU: i5 4690k
WC: Corsair H60
Mobo: MSI Z97 Gaming 7
VGA: EVGA GTX960 SC 2GB
RAM: Kingston HyperX 1x8GB 1600mhz
HD: 1T WD Blue
Periféricos: Padrões

Esta configuração é praticamente nova, porém, eu reaproveitaria a fonte da configuração anterior, uma OCZ SXS2 700W, mas estou com pé atrás de continuar com esta fonte, por ela já ter um bom tempo de uso e meu PC já ter tido diversos problemas.

Aconselhariam a troca ou permanencia desta fonte? Qual fonte já supriria esta configuração com bom CxB?

Última edição:
Pessoal, há algum tempo, depois da morte da minha SevenTeam 750EAJ, eu postei uma dúvida aqui a respeito de uma fonte que me foi emprestada por um colega. Trata-se da Akasa AK-PT050FG. Na oportunidade eu manifestei o interesse em mudar minha VGA para uma GTX 970 OC Mini e me foi dito que o ideal seria uma fonte de 500W de boa qualidade. Eu comentei, na ocasião, que tinha achado reviews positivos dessa fonte Akasa (Hardware Heaven e Anandtech) e ela me pareceu adequada para manter a R9 270X que possuo atualmente. O fato é que desde então tenho utilizado essa fonte na configuração da assinatura sem qualquer problema, jogando diariamente BF4 sem sintoma algum de insuficiência da fonte.

Pois bem. Ocorre que fatalmente aconteceu de eu conseguir comprar a Gigabyte GTX 970 OC Mini numa promoção das Americanas e estou aguardando chegar. Verifiquei, após a compra, que a Gigabyte pede apenas 1 plugue PCI-e para a vga, só que de 8 pinos. Vi que um dos pinos dessa fonte é 6+2, o que propicia que eu não tenha que utilizar o adaptador de molex que vem com a placa. Pelo Guru3D também verifiquei que eles mediram cerca de 168W de consumo para esse modelo de 970 (fonte mínima de 400W segundo o site da Gigabyte). Em comparação com a R9 270X, a que possuo é a Dual-X R9 270X 2G da Sapphire (180W de consumo e fonte mínima de 500W segundo o site da marca), alimentada por dois plugues PCI-e de 6 pinos. Em adendo, essa fonte tem 2 linhas 12V (20A em cada e 30A totais).

Queria então saber se acreditam será problema utilizar essa fonte com a GTX 970 em questão e, em caso de não ser vislumbrado problema de alimentação tendo por base o comportamento normal da fonte na configuração atual, se a ligação poderia ser feita sem recorrer ao adaptador de molex (2 molex -> 1 PCIe 8-pin).

Obrigado aos colegas desde já.

Passando só para dar um retorno sobre o funcionamento da GTX 970 OC Mini com a fonte. Basicamente, nenhum problema até o momento.

Então pessoal, vou aproveitar o tópico pra tirar minhas dúvidas. Tenho uma cx500 com 2 anos de uso, usava um kit AMD e agora troquei por um 4790 com gtx 970. Estou usando a mesma cx500 mas estou com receio dela não dar conta. Estou com a oportunidade de pegar uma EVGA 600b e gostaria de saber se é uma boa fonte. Li em alguns lugares que essa série da evga é de baixo custo e ruim. Se alguém que entenda puder me ajudar ficarei agradecido.

Galera estou precisando de uma fonte nova, a minha xfx 450w core edition ta dando uns freezes no meu pc as vezes, e to pra adquirir uma nova pois estou visando um possivel upgrade da minha config, queria pegar uma fonte com uns 550w a 600w pesquisei varios modelos, mas não sei o que ta melhor custo beneficio, em relação as tensões capacitadores etc, porque faz mais ou menos uns 4 anos que não vou atrás de fonte, e pesquisei só um pouco nos ultimos dias.

Visei os seguintes modelos:

XFX XT 600w < não encontrei praticamente NADA sobre essa fonte, mas gostei dela fisicamente e dos cabos flat
CX600w < mas já vi comentem algo ruim sobre a tensão 12v algo assim
NZXT hale 82 v2 550w < falaram que não é mais produzida pela seasonic então a qualidade decaiu, tinha encontrado uma por 280 reais, mas as vezes o barato sai caro.
EVGA 600w 80plus bronze, encontrei a white tb mas n sei se tem tanta diferença
PCyes 600w , ouvir falar que a versão 430w é muito boa e em alguns testes superou a cx430, mas não sei nada da 600w
Cs550m < no sei nada sobre ela apenas que tem os cabos modulares menos o 24 pin senão me engano

aceito QUALQUER opnião obrigado desde já. ps: minha config ta na assinatura.

@Dangz
Dê uma olhada nessa tier de PSU: http://www.tomshardware.com/forum/id-2547993/psu-tier-list.html

A linha da EVGA B está na tier three e como você pode ver em uma análise do teclab no youtube ela não é recomendada.
A NZXT está na tier four da lista, por isso não recomendaria.

Recomendo você dar uma olhada no canal do teclab (https://www.youtube.com/user/MrRbuass).
Tem também o site do JonnyGuru com reviews porém está em inglês (http://www.jonnyguru.com/modules.php?name=NDReviews&op=Review_Cat&recatnum=13).

Tenho uma duvida simples. Preciso de uma fonte com proteção contra surtos/picos de energia porém não precisa ter muita potencia. Vai abastecer um pc domestico sem vga que é usado pra uso de office e etc...
Ja cansei de trocar de fonte pq a genérica queima. Alguém tem alguma recomendação ?

Corsair CX430 ou a EVGA 430W.... porém recomendo tbm usar um protetor de surto da Clamper. Tem um modelos que são tipo "filtro de linha" - eu tenho e recomendo!

@Dangz
Dê uma olhada nessa tier de PSU: http://www.tomshardware.com/forum/id-2547993/psu-tier-list.html

A linha da EVGA B está na tier three e como você pode ver em uma análise do teclab no youtube ela não é recomendada.
A NZXT está na tier four da lista, por isso não recomendaria.

Recomendo você dar uma olhada no canal do teclab (https://www.youtube.com/user/MrRbuass).
Tem também o site do JonnyGuru com reviews porém está em inglês (http://www.jonnyguru.com/modules.php?name=NDReviews&op=Review_Cat&recatnum=13).

mano se liga nisso aqui, essa imagem eu peguei no reddit, e foi a 1 ano atrás bem proximo dessa listagem de fontes do tomshardware, por isso achei que a nzxt talvez fosse "razoavel"
tgrbCnr.jpg

Jogo rápido, fonte Be quiet Dark poer Pro 11 850W platinum - R$ 1060 compensa? Ela é melhor que a Corsair Rm850i que também esta pleo mesmo preço? Tem alguma outra que devo considerar?

CS650m por 460 ou XFX XTR 550w gold tb por 600, falam bem da xfx por causa da seasonic e tal ai nem sei se vale esse investimento todo

igual a xfx 600w até hoje nunca vi nada sobre ela, msm sendo plus bronze

Última edição:
Bom dia amigos.

meu pc (que estou montando bem basico)

Placa Mãe Asus Socket 1155 H61m-a/br
Processador core i5 3330 3.0Ghz
8GB DDR3 1333
SSD Kingston V300 120GB
Placa de Video Nvidia Geforce Gt730 2GB DDR3 128Bits Galax

queria uma boa recomendação de fonte para esse conjunto... lembrando que estou bem sem verba, queria algo bom e barato e não pretendo fazer upgrade na maquina (irei deixar para esposa quando tiver condições de montar um novo pc)

PS: valor deve se possível ser inferior a 250 reais.

desde já agradeço.

Bom dia amigos.

meu pc (que estou montando bem basico)

Placa Mãe Asus Socket 1155 H61m-a/br
Processador core i5 3330 3.0Ghz
8GB DDR3 1333
SSD Kingston V300 120GB
Placa de Video Nvidia Geforce Gt730 2GB DDR3 128Bits Galax

queria uma boa recomendação de fonte para esse conjunto... lembrando que estou bem sem verba, queria algo bom e barato e não pretendo fazer upgrade na maquina (irei deixar para esposa quando tiver condições de montar um novo pc)

PS: valor deve se possível ser inferior a 250 reais.

desde já agradeço.

olha mano um amigo ta com uma config semelhante, ele usa uma evga 430w, eu recomendo pcyes 430w ou corsair cx430w tb, pelo mercadolivre deve da pra adquirir por volta de 250.

Amigos, to montando um pc aos poucos, e agr apertou um pouco.

Queria saber se por enquanto, uma fonte genérica de 500w (que claro que não entrega nem 70% disso) seguraria a seguinte config:

fx 6300
placa mãe ASUS micro atx M5a78l-m Lx
8gb ram 1600 hyperx
dois hds, um de 500gb e um de note de 250gb.

Lembrando que é algo provisório, se tiverem alguma fonte de até 500w para me recomendar, que aguente uma placa de vídeo como uma r7 260x ou gtx 750TI tbm ajudaria.

Jogo rápido, fonte Be quiet Dark poer Pro 11 850W platinum - R$ 1060 compensa? Ela é melhor que a Corsair Rm850i que também esta pleo mesmo preço? Tem alguma outra que devo considerar?

EVGA supernova g2 850w já que ela é tier 1, tem 7 anos de garantia e se acha até mais barata que essas aí.

onde vc comprou a sua p2 750?

Na amazon em fevereiro desse ano aproveitando a ida do meu sogro aos EUA.

Antes eu tinha uma corsair rm750 que nunca deu nenhum problema mas quis pegar uma fonte tier 1. Esses 7 anos de garantia da EVGA também são bem tentadores na hora de escolher o que comprar.

Na amazon em fevereiro desse ano aproveitando a ida do meu sogro aos EUA.

Antes eu tinha uma corsair rm750 que nunca deu nenhum problema mas quis pegar uma fonte tier 1. Esses 7 anos de garantia da EVGA também são bem tentadores na hora de escolher o que comprar.
A p2 e g2 da evga tem 10 anos de garantia.

A corsair Axi, Hxi, Rmi e Rmx tem agora tambem 10 anos de garantia, a politica deles foi alterada recentemente e todas as fontes citadas sao tier 1 daquela lista, incluindo as novas rmx e rmi. A sua antiga Rm era algo totalmente diferente, acredito que a corsair deveria ter alterado a nomenclatra pra evitar toda essa confusao que esta se formando pelos foruns na web,.

A p2 e g2 da evga tem 10 anos de garantia.

A corsair Axi, Hxi, Rmi e Rmx tem agora tambem 10 anos de garantia, a politica deles foi alterada recentemente e todas as fontes citadas sao tier 1 daquela lista, incluindo as novas rmx e rmi. A sua antiga Rm era algo totalmente diferente, acredito que a corsair deveria ter alterado a nomenclatra pra evitar toda essa confusao que esta se formando pelos foruns na web,.

Ah sim... isso de 10 anos de garantia eu já estava ciente. Tava pensando em outra coisa aqui na hora de escrever. Falha minha.

Meu irmão está montando um pc e resolveu comprar um montado na terabyte.
Ele fechou uma config com a fonte Xigmatek Calibre 600w XCP-A600. Procurei sobre esse modelo na google mas não achei muita informação.
Alguém tem informações sobre a qualidade dessa fonte ? Sei que a Xigmatek tem alguns produtos de qualidade mas nunca se sabe, não sei se ela só remarca do OEM por exemplo.
Pela descrição no site ela não tem PFC ativo e usa chave seletora de voltagem ao invés de ser automática, o que já me deixa com o pé atrás, mas está dificil convence-lo a gastar um pouco a mais pq ele é muito mão de vaca.
E quanto a COUGAR A SERIES 500W ?

Última edição:
Galera, minha tx750 finalmente abriu o bico depois de 6 anos
Pra substituir ela, tava pensando em algo com no máximo 650w (superdimencionei quando montei o pc)

Encontrei isso e seguindo a tabela dos linda, achei melhor perguntar pra ter mais opniões
Corsair CS550m 500$
Seasonic s12g 550w 550$
Xfx xtr550 580$

Pelas specs a seasonic é a melhor construída, porém, não é modular
A corsair é o meio termo, boa mas nem tanto e é modular
A Xfx é a melhor, porém, mais cara. Igual a seasonic mas modular.

Sobre a garantia, alguém sabe precisar a garantia dessas marcas?

Minha config é
I5 750 @ 3.6
16GB 1866
R9 390 msi

E ai galera qual das três:

EVGA 750W SuperNOVA B2 ATX12V v2.3 - 537,00

Thermaltake Toughpower 650W Modular 80Plus Gold - 668,00

Cougar Gold Edition Gx 1050w V3 - 690,00

To quase pegando a EVGA por ela ser a mais em conta, mais e ai o que vcs acham???:hmm:

Users who are viewing this thread

Voltar