[TÓPICO DEDICADO] Indicações de compra: AirCooler & Watercooler

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos N3SSO
  • Data de Início Data de Início
Meu pc vai ficar ligado 24h/7, a vida util nao iria diminuir muito?

Um dos segredos para aumentar a vida útil de um WC AiO é configurar a sua bomba para rotação máxima, visto que o funcionamento de um pump e um fan é bem diferente. Eu levaria em consideração a questão do peso nos Air Coolers para modelos maiores e com vários heatpipes.

Ai é um questão puramente pessoal pois prefiro um PC mais silencioso, sem vibrações e com estética mais "limpa". Agora na questão de longevidade, acredito que qualquer uma das opções lhe atenderia muito bem por um longo período, tudo depende do fabricante, garantia e afins, dizem que os Corsair possuem excelente garantia no Brasil por exemplo.

Water Cooler é para quem deseja ter silencio, operação com menor vibração e menos peso sob a mobo.
Air Cooler é para quem deseja manutenção mais simples, montagem direta na mobo e algo mais robusto.

Acho que o fator determinante deve ser o custo x beneficio e qual vai melhor lhe atender.

Um dos segredos para aumentar a vida útil de um WC AiO é configurar a sua bomba para rotação máxima, visto que o funcionamento de um pump e um fan é bem diferente. Eu levaria em consideração a questão do peso nos Air Coolers para modelos maiores e com vários heatpipes.

Ai é um questão puramente pessoal pois prefiro um PC mais silencioso, sem vibrações e com estética mais "limpa". Agora na questão de longevidade, acredito que qualquer uma das opções lhe atenderia muito bem por um longo período, tudo depende do fabricante, garantia e afins, dizem que os Corsair possuem excelente garantia no Brasil por exemplo.

Water Cooler é para quem deseja ter silencio, operação com menor vibração e menos peso sob a mobo.
Air Cooler é para quem deseja manutenção mais simples, montagem direta na mobo e algo mais robusto.

Acho que o fator determinante deve ser o custo x beneficio e qual vai melhor lhe atender.
Discordo de você, quando eu usava WC da Corsair, o PC sempre fazia barulho(bomba e fans) e muitas das vezes vibrações irritantes, mesmo em idle.

Hoje, com um AC de qualidade, o único barulho em idle que escuto é de um HD que ainda tenho.

No começo eu gostei do estilo Clean do WC, mas tudo foi de água abaixo pelo barulho, defeito na bomba, e um possível vazamento que não aconteceu, pelo menos.

Eu mesmo criticava quem defendia AC, mas somente depois de usar os dois tipos posso dar opinião verdadeira, sem “eu acho“, ou comentar somente por ter visto relatos na net.

Hoje vivo sossegado.

Última edição:
Tenho um i5 4690 que chega em 100° em jogos, ainda está com o cooler box, poderiam me recomendar um bom aircooler, nem tão caro claro 😅

Tenho um i5 4690 que chega em 100° em jogos, ainda está com o cooler box, poderiam me recomendar um bom aircooler, nem tão caro claro 😅
Você leu alguma página desse tópico?
Dê uma lida nas últimas 10 páginas que verá várias indicações e sobre todos os preços.

Discordo de você, quando eu usava WC da Corsair, o PC sempre fazia barulho(bomba e fans) e muitas das vezes vibrações irritantes, mesmo em idle.

Hoje, com um AC de qualidade, o único barulho em idle que escuto é de um HD que ainda tenho.

No começo eu gostei do estilo Clean do WC, mas tudo foi de água abaixo pelo barulho, defeito na bomba, e um possível vazamento que não aconteceu, pelo menos.

Eu mesmo criticava quem defendia AC, mas somente depois de usar os dois tipos posso dar opinião verdadeira, sem “eu acho“, ou comentar somente por ter visto relatos na net.

Hoje vivo sossegado.

Com base nas respostar do tópico vou ir de AC mesmo, creio que o peso nao vai matar a mobo.

Vou ir atras dos preços agora : NH15, DeepCool Assasin 3 e o mugen 5 black edition ( o argb achei muito "Oi Sou um arco iris"). Achei um bem legal na net chamado
"Le GRAND MACHO RT"

Porém creio só ter out of Brasil

Boa tarde galera, to com uma placa-mãe Gigabyte B450M-DS3H, um processador AMD Ryzen 5 3600X, memória RAM 8GB 2666Mhz, HD Seagate Barracuda 1TB, fonte CoolerMaster GX II 650W, placa de vídeo GT 1030 (provisória), gabinete Pichau Komor, e queria saber se seria melhor colocar um air cooler ou water cooler.
Dei uma olha nos water cooler da corsair o h100i platinum e h115i platinum.

Preciso de ajuda.

Boa tarde galera, to com uma placa-mãe Gigabyte B450M-DS3H, um processador AMD Ryzen 5 3600X, memória RAM 8GB 2666Mhz, HD Seagate Barracuda 1TB, fonte CoolerMaster GX II 650W, placa de vídeo GT 1030 (provisória), gabinete Pichau Komor, e queria saber se seria melhor colocar um air cooler ou water cooler.

Preciso de ajuda.
Você já utilizou AC ou WC?
O que achou?
Está tentando mudar pela longevidade?
Pelo silêncio?

Não tenha medo do peso, do contrário as fabricantes não estariam fazendo cada vez maior e mais potente como os AC passivos.

Vá de AC e pare de se preocupar com vazamentos ou problemas de ruídos com uma garantia de 6 anos e pra futuros upgrades que possam vir.

Não conheço um usuário de AC Noctua que venha reclamar pelo desempenho ou barulho. Mas se pesquisar sobre os WC vai achar centenas de reclamações das mais variadas.

Eu saí de dois WC, um deu defeito na bomba, o outro não aguentava mais o barulho das ventoinhas, até mesmo o simples barulho da bomba era maior que meus dois fans do U12A ligados juntos.

Preciso de ajuda.
Pra essa configuração, eu iria no Noctua NH-D15 ou o NH-U12A.
Acho que até um Hyper 212 RGB Black Edition resolve pra essa CPU. Infelizmente esse cooler subiu muito de preço.

Engraçado, tudo que tem RGB o valor dobra.....Não entendo. Com coisa que o RGB vai aumentar 20fps kkkkk

Hoje vivo sossegado.

Nunca tive problema com vibrações com meu WC, um dos cuidados que alguns deixam passar é de colocar o pump na rotação máxima e se ela ficar operando com tensões diferentes pode danifica-la... E na questão ruído, estou para ver um Air Cooler que consiga ser mais silencioso que um WC, no geral. Nos casos que presenciei até hoje de defeitos em WC a rotação da bomba começou a danificá-la e gerar trepidações e nos de vazamento eu vi que alguns pensam que as mangueiras são igual cordas e deixam elas forçadas kkk, mas enfim, depende de N fatores...

Eu sai de um CM H411R para este DeepCool Gammax L120 e até o memento foi vantajoso, obtive temperaturas relativamente mais baixas e com menos vibração e ruído...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Usei por muito tempo um Cooler Master H411R, ótimo custo x beneficio e vai levar esse 4690 tranquilamente...

Preciso de ajuda.

Depende, se pretende obter uma estética mais clean e bom desempenho os WC que você citou se saíram muito bem com o seu CPU e com boa margem para upgrades futuros...
Agora, se quer algo mais robusto e com fácil manutenção vai de AC mesmo, Noctua NH-U12A ou Noctua NH-D15 são ótimas pedidas...

Última edição:
E na questão ruído, estou para ver um Air Cooler que consiga ser mais silencioso que um WC, no geral.
Já usou algum da Noctua? Acho que não, do contrário não deveria tá falando o que não tem experiência de caso.

Já usou algum da Noctua? Acho que não, do contrário não deveria tá falando o que não tem experiência de caso.

Típico caso de pessoa que nunca teve nada da marca e agora virou fanboy kkk Bom, sinto muito pela sua frustração com WC mas isso não faz deles uma solução ruim, tudo depende do que o usuário quer, necessita e principalmente do modelo analisado não é mesmo ?
Já montei e testei AC da Akasa, Scythe, Noctua, Cooler Master... bem como WC da Corsair, CoolerMaster, DeepCool, ThermalTek... e peguei defeitos em todos os casos e não só em WC, inclusive um fan Noctua com bobina colada em um pequeno Server que fiz manutenção (full speed 24/7 durante 5 anos sem manutenção alguma), WC Corsair com vazamento próximo a junta e a garantia cobriu.

Não adianta querer comparar um modelo top de AC contra um modelo de entrada de WC, a diferença será um abismo. É possível pegar um radiador espesso de 240mm e manter apenas o pump ligado em idle, com fans totalmente paradas e ruído nulo, pegue uma maquina totalmente refrigerada em WC e verá que o ruído é muito inferior a uma solução semelhante AC. Mas enfim, já vi que se der corda essa proza vai ir longe demais, melhor parar por aqui.

Não estou duvidando ou tentando argumentar algo que não sei, mas não podemos simplesmente dizer "não presta" com base numa experiência isolada, existem AC e WC muito bons no mercado , os DeepCool com válvulas Anti-Leak são excelentes e muito elogiados lá fora, como os Noctua são reconhecidos pela durabilidade e desempenho. Mas se fosse para mim montar uma maquina top hoje, seria full WC sem duvidas, como a maioria costuma fazer...

Nem precisa ser Noctua, tem vários ai que são bem mais silenciosos que o WC AIO

Típico caso de pessoa que nunca teve nada da marca e agora virou fanboy kkk Bom, sinto muito pela sua frustração com WC mas isso não faz deles uma solução ruim, tudo depende do que o usuário quer, necessita e principalmente do modelo analisado não é mesmo ?
Já montei e testei AC da Akasa, Scythe, Noctua, Cooler Master... bem como WC da Corsair, CoolerMaster, DeepCool, ThermalTek... e peguei defeitos em todos os casos e não só em WC, inclusive um fan Noctua com bobina colada em um pequeno Server que fiz manutenção (full speed 24/7 durante 5 anos sem manutenção alguma), WC Corsair com vazamento próximo a junta e a garantia cobriu.

Não adianta querer comparar um modelo top de AC contra um modelo de entrada de WC, a diferença será um abismo. É possível pegar um radiador espesso de 240mm e manter apenas o pump ligado em idle, com fans totalmente paradas e ruído nulo, pegue uma maquina totalmente refrigerada em WC e verá que o ruído é muito inferior a uma solução semelhante AC. Mas enfim, já vi que se der corda essa proza vai ir longe demais, melhor parar por aqui.

Não estou duvidando ou tentando argumentar algo que não sei, mas não podemos simplesmente dizer "não presta" com base numa experiência isolada, existem AC e WC muito bons no mercado , os DeepCool com válvulas Anti-Leak são excelentes e muito elogiados lá fora, como os Noctua são reconhecidos pela durabilidade e desempenho. Mas se fosse para mim montar uma maquina top hoje, seria full WC sem duvidas, como a maioria costuma fazer...
WC pra mim só se for custom, esses sim valem a pena já tive e era show.

As bombas geram ruído sim,mais baixo ou mais alto dependendo do modelo/fabricante, já os fans sempre é possível trocar ai vc pode colocar um que agrade com um balanço legal entre o desempenho e ruído.

Possibilidade de vazamento sempre vai existir, uma hora ou outra as mangueiras podem ressecar.

Não falei em desempenho, pois tem muitos WC AIO que batem Air Cooler e vice e versa, isso vai depender muito de quanto pretende gastar.

Última edição:
Nem precisa ser Noctua, tem vários ai que são bem mais silenciosos que o WC AIO

WC pra mim só se for custom, esses sim valem a pena já tive e era show.

As bombas geram ruído sim,mais baixo ou mais alto dependendo do modelo/fabricante, já os fans sempre é possível trocar ai vc pode colocar um que agrade com um balanço legal entre o desempenho e ruído.

Possibilidade de vazamento sempre vai existir, uma hora ou outra as mangueiras podem ressecar.

Não falei em desempenho, pois tem muitos WC AIO que batem Air Cooler e vice e versa, isso vai depender muito de quanto pretende gastar.
Sei que tem, mas só posso falar do que já tive.

Sim, claro. Eu era fanboy da Corsair, mas me decepcionei com os dois WC que tive dela.
Noctua também tem erros, tenho 3 delas aqui que vieram com defeito crônico e olhe que é a NF-A12x25

Última edição:
O material do radiador pode ser cobre ou alumínio.
Existe diferença de desempenho devido a esse material?
Melhor cobre ou alumínio?

Pra quem ta pensando em um Deepcool:

Alumínio e o padrão que tem em cooler box, já o cobre vem nos pipes que são aqueles "canos" dourados que tem em aircooler, resumindo, cobre e melhor.

Alumínio e o padrão que tem em cooler box, já o cobre vem nos pipes que são aqueles "canos" dourados que tem em aircooler, resumindo, cobre e melhor.

Olá amigo, me refiro aos watercoolers. Vi que alguns são alumínio e outros são cobre.

Cobre possui condutividade térmica muito melhor que o alumínio, problema é o preço...

Eu tenho o Mugen 5 TUF, considero um bom cooler mas acho que a ventoinha poderia ser um pouco melhor, pretendo trocar ela posteriormente e pegar duas com pressão estática melhor.
Vou ir no deepcool assasin 3, o nh-d15 esta 300$ mais caro e a performance é igual, porem vou esperar uma promo ainda...

Salve galera! Tenho um R5 3600 com coolerbox que, ao ficar no uso acima de 30%, já se mantém na casa de 65~75ºC.

Com isso, estou na duvida se preciso mesmo sair do coolerbox ou posso apenas fazer um undervolt. Procurei um pouco sobre undervolt no youtube em placas gigabyte, mas não encontrei. :\

Salve galera! Tenho um R5 3600 com coolerbox que, ao ficar no uso acima de 30%, já se mantém na casa de 65~75ºC.

Com isso, estou na duvida se preciso mesmo sair do coolerbox ou posso apenas fazer um undervolt. Procurei um pouco sobre undervolt no youtube em placas gigabyte, mas não encontrei. :\
Também tenho um 3600 as minhas temps estabilizaram muito depois de fazer um undervolt e deixar o clock fixo. Mas trocaro cooler é uma boa opção também, pegar um cooler melhor e menos barulhento, lhe possibilitando fazer até um Over no seu processador.

Também tenho um 3600 as minhas temps estabilizaram muito depois de fazer um undervolt e deixar o clock fixo. Mas trocaro cooler é uma boa opção também, pegar um cooler melhor e menos barulhento, lhe possibilitando fazer até um Over no seu processador.

Poderia me dizer qual tensão e clock vc deixou com o cooler stock? To pensando em deixar 1.2v e 4ghz

Poderia me dizer qual tensão e clock vc deixou com o cooler stock? To pensando em deixar 1.2v e 4ghz
Não uso o cooler box mais a algum tempo uso atualmente um Mugen 5, o meu como peguei no lançamento só consegui deixar em 4,2 com 1,36v, e como isso varia de chip para chip talvez você consiga algo melhor, antes de uma lida na área de Overclocks, lá tem bastante informação sobre o assunto e tem uma galera que entende bem mais sobre.

Alguém pode me indicar um Air Cooler Horizontal que de preferência tenha dissipador de calor ?

Estou meio sem grana pra trocar de Gabinete pq acabei de trocar o meu HD . E meu gabinete só tem 17,5 cm de largura, fora o espaço q tem o fan que tem nela bem em frente ao processador de 2 cm.

A DX-9100d parece que é um cooler bom e no tamanho certo de 12 cm. Fora o preço ótimo.
Alguém tem esse cooler?

Users who are viewing this thread

Voltar