[TÓPICO DEDICADO] Indicações de compra: AirCooler & Watercooler

Vc vai ter que encontrar a origem(vga ou fonte). experimenta fazer um undevolt na vga pra ver se atenua, a vga esta na garantia?
 
Galera comprei um Water Cooler Cooler Master ML120L e tenho uma Gigabyte B450m Gaming que possui 1 cpu_fan 4 pinos e 2 sys_fan também 4 pinos. A melhor forma de ligar o WC seria a bomba no CPU_FAN e a FAN do radiador no sys_fan? Precisarei configurar algo na bios pra bomba ficar sempre em rotação máxima ligando ela no cpu_fan?

Nesse link aqui da Cooler Master parecem que eles dizem ao contrário, não? Ligar a bomba no sys_fan e a FAN do radiador no cpu_fan. Terei que fazer alguma alteração na bios caso ligue assim? Qual a melhor forma de ligar?

Outra dúvida é se tem algum problema, caso eu ligue alguma outra FAN do Gabinete junto com a bomba ou a fan do WC em um splitter? Por exemplo, ligar 2 ou 3 fans do gabinete junto com a fan do WC no sys_fan.

Valeu!
 
Galera comprei um Water Cooler Cooler Master ML120L e tenho uma Gigabyte B450m Gaming que possui 1 cpu_fan 4 pinos e 2 sys_fan também 4 pinos. A melhor forma de ligar o WC seria a bomba no CPU_FAN e a FAN do radiador no sys_fan? Precisarei configurar algo na bios pra bomba ficar sempre em rotação máxima ligando ela no cpu_fan?

Nesse link aqui da Cooler Master parecem que eles dizem ao contrário, não? Ligar a bomba no sys_fan e a FAN do radiador no cpu_fan. Terei que fazer alguma alteração na bios caso ligue assim? Qual a melhor forma de ligar?

Outra dúvida é se tem algum problema, caso eu ligue alguma outra FAN do Gabinete junto com a bomba ou a fan do WC em um splitter? Por exemplo, ligar 2 ou 3 fans do gabinete junto com a fan do WC no sys_fan.

Valeu!
Liga a bomba no SYS_FAN e desativa na BIOS o controle PWM, pra bomba ficar sempre em 100%.

O FAN vc liga no CPU_FAN e nele vc pode ajustar uma curva PWM pro fan funcionar com rotação reduzida em temperaturas mais baixas e quando mais exigido aumentar as rotações
 
Galera comprei um Water Cooler Cooler Master ML120L e tenho uma Gigabyte B450m Gaming que possui 1 cpu_fan 4 pinos e 2 sys_fan também 4 pinos. A melhor forma de ligar o WC seria a bomba no CPU_FAN e a FAN do radiador no sys_fan? Precisarei configurar algo na bios pra bomba ficar sempre em rotação máxima ligando ela no cpu_fan?

Nesse link aqui da Cooler Master parecem que eles dizem ao contrário, não? Ligar a bomba no sys_fan e a FAN do radiador no cpu_fan. Terei que fazer alguma alteração na bios caso ligue assim? Qual a melhor forma de ligar?

Outra dúvida é se tem algum problema, caso eu ligue alguma outra FAN do Gabinete junto com a bomba ou a fan do WC em um splitter? Por exemplo, ligar 2 ou 3 fans do gabinete junto com a fan do WC no sys_fan.

Valeu!

O mais importante para a bomba é ser ligada em 12V, com controle de rotação desativado.
Caso contrário a variação de voltagem afetará o fornecimento de energia, prejudicando o motor da bomba.
Já vi casos que nem o led do bloco chega a acender direito.

Conforme o colega acima sugeriu, a fan do wc pode ser ligada no cpu fan.
Já o sys fan pode ser usada para ligar a bomba, lembrando de desativar o controle de rotação.

O limite padrão dos conectores é de 1A (12W).
Assim quando for usar cabo splitters deve se atentar ao consumo total para não ultrapassar o limite.
Existem splitters que usam energia direto da fonte, portanto não teriam problema para o conector.
 
Alguém sabe dizer se tem muita diferença das versões mais novas do Hyper 212X pro clássico? O meu é aquele de 2016. Estou pra montar uma máquina nova
e pensei em pegar uma versão desses mais novos pro pc atual e pra próxima configuração (AM4). Também pensei no MasteAir 410 e o 620P, mas não sei se eles são melhores e menos barulhentos que o Cooler box do Ryzen da terceira geração.
 
Liga a bomba no SYS_FAN e desativa na BIOS o controle PWM, pra bomba ficar sempre em 100%.

O FAN vc liga no CPU_FAN e nele vc pode ajustar uma curva PWM pro fan funcionar com rotação reduzida em temperaturas mais baixas e quando mais exigido aumentar as rotações
O mais importante para a bomba é ser ligada em 12V, com controle de rotação desativado.
Caso contrário a variação de voltagem afetará o fornecimento de energia, prejudicando o motor da bomba.
Já vi casos que nem o led do bloco chega a acender direito.

Conforme o colega acima sugeriu, a fan do wc pode ser ligada no cpu fan.
Já o sys fan pode ser usada para ligar a bomba, lembrando de desativar o controle de rotação.

O limite padrão dos conectores é de 1A (12W).
Assim quando for usar cabo splitters deve se atentar ao consumo total para não ultrapassar o limite.
Existem splitters que usam energia direto da fonte, portanto não teriam problema para o conector.

Só uma outra dúvida, caso eu ligue mais alguma FAN no mesmo sys_fan que está conectado a bomba por um splitter, ela também não ficaria em rotação máxima?
 
Só uma outra dúvida, caso eu ligue mais alguma FAN no mesmo sys_fan que está conectado a bomba por um splitter, ela também não ficaria em rotação máxima?

O controle de rotação só poderá ser feito com fans de 4-pinos.
Nesse caso deixe o controle configurado em pwm.
A bomba por ser de 3-pinos funcionará na máxima.
 
Só uma outra dúvida, caso eu ligue mais alguma FAN no mesmo sys_fan que está conectado a bomba por um splitter, ela também não ficaria em rotação máxima?
Sim essa fan vai ficar em rotação máxima.

Deixe o conector SYS_FAN apenas para a bomba e liga o fan do gabinete junto com a a fan do radiador ligado no CPU_FAN, ai vc consegue controlar a velocidade dela.
 
Última edição:
Sim essa fan vai ficar em rotação máxima.

Deixe o conector SYS_FAN apenas para a bomba e liga o fan do gabinete junto com a a fan do radiador ligado no CPU_FAN, ai vc consegue controlar a velocidade dela.

Problema que a principio vão ser 4 fans do gabinete, a fan do WC e a bomba do WC. Vou tentar ver se consigo fazer push and pull no WC, então seria mais 1 fan.

No total se for fazer push and pull seriam, 6 fans e a bomba do WC. Melhor conectar a bomba do WC no cpu_fan, 3 fans em um sys_fan e 3 fans no sys_fan 2, não?
 
Problema que a principio vão ser 4 fans do gabinete, a fan do WC e a bomba do WC. Vou tentar ver se consigo fazer push and pull no WC, então seria mais 1 fan.

No total se for fazer push and pull seriam, 6 fans e a bomba do WC. Melhor conectar a bomba do WC no cpu_fan, 3 fans em um sys_fan e 3 fans no sys_fan 2, não?
Melhor seria comprar um HUB de fan e ficar tranquilo quanto à isto.
 
Problema que a principio vão ser 4 fans do gabinete, a fan do WC e a bomba do WC. Vou tentar ver se consigo fazer push and pull no WC, então seria mais 1 fan.

No total se for fazer push and pull seriam, 6 fans e a bomba do WC. Melhor conectar a bomba do WC no cpu_fan, 3 fans em um sys_fan e 3 fans no sys_fan 2, não?
Como o Clairton disso,melhor coisa é um hub de fans.

Caso queira um no Brasil no ML tem, eu uso um desses.

 
Como o Clairton disso,melhor coisa é um hub de fans.

Caso queira um no Brasil no ML tem, eu uso um desses.

Melhor seria comprar um HUB de fan e ficar tranquilo quanto à isto.

Valeu amigos!!! Vou dar uma olhada, vi vários no MercadoLivre.

Esse por exemplo do post, 10x4, eu consigo conectar 10 fans nesse HUB e do HUB eu conectaria ele numa sys_fan? Claro que eu não faria isso, mas 10 fans em um sys_fan não sobrecarregaria não? O HUB pode comprometer o desempenho de um fan de alguma forma?

Valeu!
 
Vale a pena a troca de um DeepCool Gammaxx GTE para um DeepCool Assassin 3 ?

O PC da minha esposa tem um Cooler Master V6 bem antigo, não sei se valeria a pena passar o meu Gammaxx pra maquina dela e pegar um Assassin para mim ou se o V6 é mais vantagem.
 
Última edição:
Valeu amigos!!! Vou dar uma olhada, vi vários no MercadoLivre.

Esse por exemplo do post, 10x4, eu consigo conectar 10 fans nesse HUB e do HUB eu conectaria ele numa sys_fan? Claro que eu não faria isso, mas 10 fans em um sys_fan não sobrecarregaria não? O HUB pode comprometer o desempenho de um fan de alguma forma?

Valeu!
Pode ligar as 10. Ele vai ser alimentado pela fonte.
 
Pessoal, qual melhor air cooler para um i910900k ou ryzen 3900x? Queria um que não fosse o Noctua devido a dificuldade de achar o mesmo em lojas confiaveis.
 
Recentemente comprei um ryzen 5 3600x e gostaria de saber a opinião de vocês sobre a refrigeração. Tenho um Water Cooler Maelstrom 240t daquele modelo antigo com um pouco mais de 2 anos de uso, sei que o water cooler usa um tipo de fluido e com o tempo vai perdendo a eficiência. Seria uma boa comprar um cooler mesmo? Meu quarto esquenta bastante no verão e não sei se o cooler padrão vai dar conta, estava pensando em pegar um cooler tipo esse:
Cooler Master MA410M
Cooler master MA410P
Cooler Master Hyper 212 Turbo
Water cooler ML240L rgb
MasterAir MA620P
Me recomendam algum modelo desse/diferente ou ficar com o meu mesmo? Eu queria um com o visual legal, sendo preto ou rgb, foda é que os preços não estão ajudando muito
 
Recentemente comprei um ryzen 5 3600x e gostaria de saber a opinião de vocês sobre a refrigeração. Tenho um Water Cooler Maelstrom 240t daquele modelo antigo com um pouco mais de 2 anos de uso, sei que o water cooler usa um tipo de fluido e com o tempo vai perdendo a eficiência. Seria uma boa comprar um cooler mesmo? Meu quarto esquenta bastante no verão e não sei se o cooler padrão vai dar conta, estava pensando em pegar um cooler tipo esse:
Cooler Master MA410M
Cooler master MA410P
Cooler Master Hyper 212 Turbo
Water cooler ML240L rgb
MasterAir MA620P
Me recomendam algum modelo desse/diferente ou ficar com o meu mesmo? Eu queria um com o visual legal, sendo preto ou rgb, foda é que os preços não estão ajudando muito
Tem na kabum e Pichau também.
 
Tem na kabum e Pichau também.
Acho que esses coolers nem cabe no gabinete kkkk é um gamdias talos mini tower, mas vlw pela recomendação
 
Olá, tenho um i7 7700, tinha um cooler MA410p, porem teve defeito e a garantia ofereceu o rembolso. Ele se encontra indisponível, tem algum cooler melhor que ele no mesmo preço?
 
Olá! Tenho um i7-10700 e o meu H80i v2 não está mais dando conta. Estou procurando water coolers de 240 e como não encontrei muita coisa sobre alguns na internet, queria ouvir algumas opiniões sobre. Os modelos mais "acessíveis" que encontrei foram: Deepcool castle v2, Coolermaster ML 240L, Thermaltake 3.0 e deepcool gammaxx L240 v2.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo