[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
A Apex pra overclock de RAM traz sim, pra CPU nem tanto.
Tava focando na CPU mesmo, uma placa pra XOC com 2 slots o mais próximo possível do socket é imbatível em oc de ram, o que traz outro problema, achar um kit de ddr5 digno de ser usado nessa placa, ainda mais no Brasil onde a situação até com ddr4 é triste.

Qual o cooler mínimo pra usar num i7-12700k / i9 12900k em stock ?

O importante é não super aquecer nem fazer um barulho absurdo.

Tava de olho no Deepcool Gammaxx L240T (watercooler) ou Scythe Fuma 2(Esse tá muito caro, ainda assim mais barato que os Noctuas que estão um assalto).

Mas se algum air cooler mais barato tipo o Gammaxx 400 PRO(2 fans) ou o Deepcool Neptwin(2 fans e 2 torres) seria melhor.

Tava de olho no Deepcool Gammaxx L240T (watercooler) ou Scythe Fuma 2(Esse tá muito caro, ainda assim mais barato que os Noctuas que estão um assalto).

Mas se algum air cooler mais barato tipo o Gammaxx 400 PRO(2 fans) ou o Deepcool Neptwin(2 fans e 2 torres) seria melhor.
O Deepcool aguenta eu acho, sabe se eles mandam o kit pra LGA 1700?

Peguei uma Asus Prime Z690-P D4 Wifi pra usar com o 12700k.

Será que 14+1 fases de VRM não vão limitar o desempenho do I7?

Peguei uma Asus Prime Z690-P D4 Wifi pra usar com o 12700k.

Será que 14+1 fases de VRM não vão limitar o desempenho do I7?
Provavelmente não limita. Tem vídeo de i9-12900K na Asus Prime Z690M Plus mATX, que é tipo a versão capada com 10+1. O problema é trabalhar numa temperatura muito alta. Eu não ficaria confortável. Nesta sua ATX não deve ser problema, mas ainda não tem muito review dessas mobos Z690 mais básicas com Core i7/i9.

Eu só não peguei a mATX capada para o i7 pq acho 1.5K caro demais pra ainda correr o risco de ficar no limite. Aguardando alguma oportunidade melhor ou ao menos mais reviews detalhados. Um dos poucos que postaram da mATX 10+1 foi esse aqui onde ela sofreu com um core i9. Por isso acho que a versão ATX 14+1 junto com um i7 não deve ter problema algum, a menos que tenha alguma deficiência de projeto:

Mas certeza mesmo, só com mais reviews. Mesma coisa em relação aos coolers. Não quero gastar muito com ele. Só o suficiente pra não esquentar muito nem levantar voo em cargas altas.

Provavelmente não limita. Tem vídeo de i9-12900K na Asus Prime Z690M Plus mATX, que é tipo a versão capada com 10+1. O problema é trabalhar numa temperatura muito alta. Eu não ficaria confortável. Nesta sua ATX não deve ser problema, mas ainda não tem muito review dessas mobos Z690 mais básicas com Core i7/i9.

Eu só não peguei a mATX capada para o i7 pq acho 1.5K caro demais pra ainda correr o risco de ficar no limite. Aguardando alguma oportunidade melhor ou ao menos mais reviews detalhados. Um dos poucos que postaram da mATX 10+1 foi esse aqui onde ela sofreu com um core i9. Por isso acho que a versão ATX 14+1 junto com um i7 não deve ter problema algum, a menos que tenha alguma deficiência de projeto:

Mas certeza mesmo, só com mais reviews. Mesma coisa em relação aos coolers. Não quero gastar muito com ele. Só o suficiente pra não esquentar muito nem levantar voo em cargas altas.
Achei animador o review, mas colocar um 12700k nessa mATX é algo que eu nem cogitaria.

Eu quase peguei uma Z690 UD da Gigabyte por ela ter 16 + 1 + 2 fases de VRM, mas a bios da Gigabyte é uma porcaria e a placa ainda custa quase 300 reais a mais.

Será que 16 + 1 + 2 faz muita diferença em relação ao VRM da Z690-P (14+1)?

Achei animador o review, mas colocar um 12700k nessa mATX é algo que eu nem cogitaria.

Eu quase peguei uma Z690 UD da Gigabyte por ela ter 16 + 1 + 2 fases de VRM, mas a bios da Gigabyte é uma porcaria e a placa ainda custa quase 300 reais a mais.

Será que 16 + 1 + 2 faz muita diferença em relação ao VRM da Z690-P (14+1)?
A ASUS é 14X50A, a Gigabyte são 16x60A, sinceramente não são grandes diferenças, até a Msi PRO Z690-A com seus 14x55A aguenta subir o 12900K pra uso diário, então não precisa se preocupar quanto a isso.

Pra fins de comparação a placa da minha assinatura (16x70) o VRM so bateu 70 graus quando estava testado o 12700K a 5.4GHz all core com 333W de consumo em stress test, no overclock diário (220W) fica na casa dos 60 graus em umas runs básicas do cinebench e não passa de 56 com uso normal em jogos e etc.

Simplificando, não vai ter nenhuma limitação de performance seja com o 12700K ou 12900K ai.

Alguém pode me explicar esse assunto de VRM? E o que isso influencia nas coisas? Para eu ficar de olho.

Alguém pode me explicar esse assunto de VRM? E o que isso influencia nas coisas? Para eu ficar de olho.
VRM é o Módulo Regulador de Voltagem, quanto mais fases tiver o VRM( digamos 10 de 60A) ele entregaria no máximo 600A para o processador se este precisar. Na maioria das placas Z690 os VRMs já são bem parrudos e aguentam os processadores de boa, a vantagem de pegar uma placa com VRM que entrega mais fases ou Ampere por Fase é o fato de conseguir fazer um overclock mais extremos e pelo fato de quanto mais fases tiver a dissipação de calor por componente vai ser menor, deixando a placa mais fria na operação. Acho que é só isso, espero que tenha entendido.

Eu pretendo usar stock. Aliás, quase. Vou tentar um undervolt. Os clocks de fábrica da maioria das CPUs hoje já são próximos do limite e socam voltagem sem necessidade. Vou tentar baixar consumo e temperatura sem perder desempenho. Na minha placa de vídeo (ok, outra história) fica bem melhor.

Eu pretendo usar stock. Aliás, quase. Vou tentar um undervolt. Os clocks de fábrica da maioria das CPUs hoje já são próximos do limite e socam voltagem sem necessidade. Vou tentar baixar consumo e temperatura sem perder desempenho. Na minha placa de vídeo (ok, outra história) fica bem melhor.
Minha GPU fica em undervolt,consegui fazer -100 mV com uma frequencia de +75 acima do boost. Mais rápida e mais gelada, undervolt é ótimo.

Quando estava testando no 12700K aqui consegui descer 0.070mv em stock, de 185w pra 163w, -9 graus tambem.

Usar esse AI Overclock da ASUS, vai ajudar no OC de um 12900K em uma Asus Z690 Maximus Hero?

Usar esse AI Overclock da ASUS, vai ajudar no OC de um 12900K em uma Asus Z690 Maximus Hero?
Funcionar funciona, geralmente ele trava a CPU no boost máximo pra todos os cores, mas a voltagem é sempre acima do necessário, o ideal é ajustar a curva de frequência/voltagem manualmente pra conseguir os melhores resultados e a maior eficiência possível.
Aqui um guia decente pra vc ter uma base (tem versão em texto e vídeo): https://skatterbencher.com/2021/11/...intel-core-i9-12900k-overclocked-to-5500-mhz/

Minha GPU fica em undervolt,consegui fazer -100 mV com uma frequencia de +75 acima do boost. Mais rápida e mais gelada, undervolt é ótimo.
Tenho uma Zotac 3060 TI cujo barulho das fans no máximo me irrita profundamente, me parece uma boa. Tem algum guia pra indicar? Pode ser em inglês.

Meu 12700k deve chegar nos próximos dias, talvez valha a pena tb...

Tenho uma Zotac 3060 TI cujo barulho das fans no máximo me irrita profundamente, me parece uma boa. Tem algum guia pra indicar? Pode ser em inglês.

Meu 12700k deve chegar nos próximos dias, talvez valha a pena tb...
GPU Nvidia é bem mais fácil de fazer undervolt que na CPU, basta ter o shadow of the tomb raider com rtx ligado e ir editando a curva no afterburner com o jogo rodando, não demora muito pra travar a placa se estiver instável.
Vai ficar offtopic mas basta clicar aqui:
Captura-de-tela-2021-11-30-140318.png

Na tela de curva clica no ultimo ponto segurando ctrl, derruba até o final ate ficar assim e aplica:
Captura-de-tela-2021-11-30-140519.png

Depois basta escolher um ponto de voltagem (recomendo tentar com 850, 875, 900 e 937mv) e subir o clock ate ficar igual ou maior que o da placa em stock, exemplo:
Captura-de-tela-2021-11-30-140823.png

Agora aplica e testa a estabilidade (aqui que o tomb raider brilha pra um teste inicial pois qualquer instabilidade o jogo crasha em questão de segundos o que diminui bem o tempo procurando o ponto certo), vai subindo sempre de 15 em 15 mhz ali ate conseguir o máximo que puder em um X ponto de voltagem que vai dar o consumo/temperatura do seu agrado, quando aplicar vai ficar assim:
Captura-de-tela-2021-11-30-141059.png

Mandei esse e-mail para a Corsair:

Saudações, eu queria tirar uma dúvida com vocês.

Eu estou para comprar a motherboard Asus ROG Maximus Z690 Hero (LGA 1700) e queria saber se esses dois WaterCoolers da Corsair vão ser compatíveis.

WC1: Corsair Hydro H100i RGB Platinum
WC2: Corsair H150i Elite Cappelix

A placa-mãe Asus ROG Maximus Z690 Hero (https://rog.asus.com/motherboards/rog-maximus/rog-maximus-z690-hero-model/) é socket LGA 1700.

Esses dois WCs, eles são totalmente compatíveis? Se não forem, existe uma solução de vocês para isso?

Muito obrigado.

Deixei aberto para ver se eles me recomendariam comprar o parafuso e me dariam o link da compra.

Daí eles me responderam isso aqui:
Boa tarde,

Segue lista com os hydrocoolers compativeis com o LGA1700:

CW-9060055-WW iCUE H170i ELITE CAPELLIX Liquid CPU Cooler
CW-9060051-WW iCUE H150i ELITE CAPELLIX Liquid CPU Cooler — White
CW-9060048-WW iCUE H150i ELITE CAPELLIX Liquid CPU Cooler
CW-9060047-WW iCUE H115i ELITE CAPELLIX Liquid CPU Cooler
CW-9060050-WW iCUE H100i ELITE CAPELLIX Liquid CPU Cooler — White
CW-9060046-WW iCUE H100i ELITE CAPELLIX Liquid CPU Cooler
CW-9060045-WW iCUE H150i RGB PRO XT Liquid CPU Cooler
CW-9060044-WW iCUE H115i RGB PRO XT Liquid CPU Cooler
CW-9060043-WW iCUE H100i RGB PRO XT Liquid CPU Cooler
CW-9060049-WW iCUE H60i RGB PRO XT Liquid CPU Cooler
CW-9060038-WW Hydro Series™ H115i RGB PLATINUM 280mm Liquid CPU Cooler
CW-9060039-WW Hydro Series™ H100i RGB PLATINUM 240mm Liquid CPU Cooler
CW-9060041-WW Hydro Series™ H100i RGB PLATINUM SE 240mm Liquid CPU Cooler
CW-9060042-WW Hydro Series™ H100i RGB PLATINUM SE 240mm Liquid CPU Cooler
CW-9060040-WW Hydro Series H100x High Performance Liquid CPU Cooler
CW-9060036-WW Hydro Series™ H60 (2018) 120mm Liquid CPU Cooler

Atenciosamente

SUPORTE CORSAIR BRASIL

Oxi... então os dois coolers são compatíveis?

Dai respondi isso aqui:

Hmm...Os meus dois estão nessa lista aí

CW-9060039-WW Hydro Series™ H100i RGB PLATINUM 240mm Liquid CPU Cooler

CW-9060048-WW iCUE H150i ELITE CAPELLIX Liquid CPU Cooler

Então não vou precisar disso aqui: https://www.corsair.com/br/pt/Categ...-de-retrocompatibilidade-LGA1700/p/CW-8960091

Porque na descrição está assim:

Este kit de suportes de retrocompatibilidade permite usar os suportes e placas traseiras de retenção do seu soquete LGA1200/LGA115x para os coolers Elite Capellix com os novos processadores Intel Alder Lake-S, que requerem kits de montagem para o soquete LGA1700. Este kit não inclui os suportes e a placa traseira necessários para instalação no soquete LGA1200/115x/1700. Se precisar do kit inteiro, confira a peça CW-8960093.

Porque eu acabei comprando esses parafusos, mas posso cancelar a compra ainda.

Mandei esse e-mail para a Corsair:

Deixei aberto para ver se eles me recomendariam comprar o parafuso e me dariam o link da compra.

Daí eles me responderam isso aqui:

Oxi... então os dois coolers são compatíveis?

Dai respondi isso aqui:
O "necessário" são só os parafusos mesmo e nada mais, na verdade nem deles vc precisa, mas se for comprar basta apenas os parafusos.
Eu tinha mandado o link que a corsair me passou aqui no tópico tem alguns dias.

O "necessário" são só os parafusos mesmo e nada mais, na verdade nem deles vc precisa, mas se for comprar basta apenas os parafusos.
Eu tinha mandado o link que a corsair me passou aqui no tópico tem alguns dias.
Peguei nesse ai mesmo.
Deixei aberto aqui e fiquei dando F5

Eu recomendaria o nh-u12s.

Não é um cooler tão caro e aguenta o 12700k numa boa de acordo com a Nokia

O Techpowerup usou o cooler no review do 12700k e ele tirou de letra.

Última edição:
Cadê a galera de 12700k e 12900k, postem seus resultados aí no benchmark do Shadow of the Tomb Raider em 1080p com tudo no low pra eu ver se fico muito atrás aqui com meu kit

TiVg92R.png

Cadê a galera de 12700k e 12900k, postem seus resultados aí no benchmark do Shadow of the Tomb Raider em 1080p com tudo no low pra eu ver se fico muito atrás aqui com meu kit

TiVg92R.png
Testei aqui mas foi no ruindows11 não sei se tem diferença pro 10, se tivesse com mais paciência instalava o 10 pra testar.
SOTTR-2021-12-01-15-53-33-209.png

Testei aqui mas foi no ruindows11 não sei se tem diferença pro 10, se tivesse com mais paciência instalava o 10 pra testar.
SOTTR-2021-12-01-15-53-33-209.png
Mas é no 11 mesmo, Alderlake é melhor usar no 11.

Vc tá com as memórias da assinatura? Se vc refinasse mais me passaria eu acho.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só pra vc ter idéia de como performa um i9 12900k com memória DDR5 zuada porém afinada (nem começaram a sair chips Samsung):

JewC2xY.png

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar