• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Intel Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

compraria no aliexpress melhor que pagar 4k numa placa que nem é considerada high end lá fora, tem modelos melhor se quiser pagar esse valor

eu mesmo compraria o https://pt.aliexpress.com/item/1005003595170569.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.1cde5ef3FHCZ7P&algo_pvid=6cf36ee7-4408-4e33-bf66-b00cb04b192b&algo_exp_id=6cf36ee7-4408-4e33-bf66-b00cb04b192b-8&pdp_ext_f={"sku_id":"12000026423059564"}

aliexpress tem loja oficial da MSI

isso tudo assumindo que você vai comprar no Brasil

Outra coisa importante é se vai fazer OC numa i9 é o ideal é comprar placa mãe de qualidade, não por leds rgb
paguei 2k no meu i7 12700k
Não tem risco de taxação ao comprar nessa loja da MSI no Ali?
 
Última edição:
tá tenso fazer upgrade hein?
- Não tem DDR5
- Não tem parafuso para WC

:limo: :limo:
Os meus parafusos chegaram hoje, estou só na espera de minha fonte chegar para testar.
 
Galera estou em duvida entre a placa mãe ROG MAXIMUS Z690 FORMULA (R$ 7.299,90 na Loja que explode) e a placa mãe ROG Maximus Z690 Hero (R$ 4.699,00 na tera).... dinheiro não é problema mas não quero jogar no lixo também, se não valer pagar 2.6k a mais pela Formula então eu prefiro ficar com a Hero.

Uso = trabalho (trabalho de casa) e jogo RPG/MMO e só.

troco de computador a cada 6 anos em média então tento pegar as melhores peças que posso/encontro no Brasil e ficar tranquila. Não faço upgrade, depois vou trocar tudo daqui 6 anos apenas.
 
Galera estou em duvida entre a placa mãe ROG MAXIMUS Z690 FORMULA (R$ 7.299,90 na Loja que explode) e a placa mãe ROG Maximus Z690 Hero (R$ 4.699,00 na tera).... dinheiro não é problema mas não quero jogar no lixo também, se não valer pagar 2.6k a mais pela Formula então eu prefiro ficar com a Hero.

Uso = trabalho (trabalho de casa) e jogo RPG/MMO e só.

troco de computador a cada 6 anos em média então tento pegar as melhores peças que posso/encontro no Brasil e ficar tranquila. Não faço upgrade, depois vou trocar tudo daqui 6 anos apenas.
olhando aqui eu só vi diferença na amperagem para a CPU e lan de 10gb

 
Galera estou em duvida entre a placa mãe ROG MAXIMUS Z690 FORMULA (R$ 7.299,90 na Loja que explode) e a placa mãe ROG Maximus Z690 Hero (R$ 4.699,00 na tera).... dinheiro não é problema mas não quero jogar no lixo também, se não valer pagar 2.6k a mais pela Formula então eu prefiro ficar com a Hero.

Uso = trabalho (trabalho de casa) e jogo RPG/MMO e só.

troco de computador a cada 6 anos em média então tento pegar as melhores peças que posso/encontro no Brasil e ficar tranquila. Não faço upgrade, depois vou trocar tudo daqui 6 anos apenas.
A diferença de funcionalidade das duas é muito pequena para uma diferença enorme de preço. A Formula tem VRM melhores mas o Hero não fica muito atrás, você consegue fazer qualquer tipo de overclock com um i9 tranquilamente em qualquer uma das placas. E sinceramente não consigo justificar uma placa DDR5 para jogos, memória DDR5 tem uma latência muito alta para conseguir chegar a altas frequências, e em muitos benchmarks perde para DDR4 em jogos, além do preço estar altíssimo. Eu pegaria uma Aorus Pro DDR4 se possível. Mas como você falou, se custo não é problema, a melhor placa no momento é a Aorus Xtreme(não sei se está a venda no Brasil ainda).
 
A diferença de funcionalidade das duas é muito pequena para uma diferença enorme de preço. A Formula tem VRM melhores mas o Hero não fica muito atrás, você consegue fazer qualquer tipo de overclock com um i9 tranquilamente em qualquer uma das placas. E sinceramente não consigo justificar uma placa DDR5 para jogos, memória DDR5 tem uma latência muito alta para conseguir chegar a altas frequências, e em muitos benchmarks perde para DDR4 em jogos, além do preço estar altíssimo. Eu pegaria uma Aorus Pro DDR4 se possível. Mas como você falou, se custo não é problema, a melhor placa no momento é a Aorus Xtreme(não sei se está a venda no Brasil ainda).
Então essas melhores da Gigabyte Aorus não achei no Brasil infelizmente.

edit: à titulo de curiosidade, esse é meu build atual: Vou ficar com o Gabinete, a placa de video (até os preços baixarem porque não vou pagar mais de 10k em placa de video), a fonte do build atual( tem 10 anos de garantia) +meu monitor (Acer Predator 34 (3440 x 1440) X34 )


Processador: Intel Core Skylake 1151
i7 6700k R$ 2,179.00

Placa-mãe: chipset Z170
GIGABYTE G1 Gaming GA-Z170X-Gaming 7 R$ 1,378.00

Placa de vídeo: NVIDIA PASCAL
"Galax GeForce GTX 1080 Exoc Valor Total: R$3.522,04

Memória: DDR4
G.skill Trident Z 16gb (2x8 GB) 3400mhz R$ 734.00


Gabinete: Mid-Tower
Corsair Carbide Air 540 preto R$ 900.00

Fonte:
Corsair AXi series 1200w (10 anos garantia) R$ 1,257.52
 
Última edição:
Então essas melhores da Gigabyte Aorus não achei no Brasil infelizmente.

edit: à titulo de curiosidade, esse é meu build atual: Vou ficar com o Gabinete, a placa de video (até os preços baixarem porque não vou pagar mais de 10k em placa de video), a fonte do build atual( tem 10 anos de garantia) +meu monitor (Acer Predator 34 (3440 x 1440) X34 )


Processador: Intel Core Skylake 1151
i7 6700k R$ 2,179.00

Placa-mãe: chipset Z170
GIGABYTE G1 Gaming GA-Z170X-Gaming 7 R$ 1,378.00

Placa de vídeo: NVIDIA PASCAL
"Galax GeForce GTX 1080 Exoc Valor Total: R$3.522,04

Memória: DDR4
G.skill Trident Z 16gb (2x8 GB) 3400mhz R$ 734.00


Gabinete: Mid-Tower
Corsair Carbide Air 540 preto R$ 900.00

Fonte:
Corsair AXi series 1200w (10 anos garantia) R$ 1,257.52
Iria com a Hero então, até porque a diferença de preço já é o custo de um kit de memória DDR5(se você encontrar, já está tudo esgotado por aqui até onde eu vi)
 
Iria com a Hero então, até porque a diferença de preço já é o custo de um kit de memória DDR5(se você encontrar, já está tudo esgotado por aqui até onde eu vi)
Opa, obrigada pela ajuda e sim, ddr5 está esgotado pra todo lado, não só por aqui.
 
A diferença de funcionalidade das duas é muito pequena para uma diferença enorme de preço. A Formula tem VRM melhores mas o Hero não fica muito atrás, você consegue fazer qualquer tipo de overclock com um i9 tranquilamente em qualquer uma das placas. E sinceramente não consigo justificar uma placa DDR5 para jogos, memória DDR5 tem uma latência muito alta para conseguir chegar a altas frequências, e em muitos benchmarks perde para DDR4 em jogos, além do preço estar altíssimo. Eu pegaria uma Aorus Pro DDR4 se possível. Mas como você falou, se custo não é problema, a melhor placa no momento é a Aorus Xtreme(não sei se está a venda no Brasil ainda).
Eu uso o computador pra trabalhar (T. I) mais do que jogar, só jogo baldur's gate 3, swtor e ffxiv no PC, o resto é tudo no PS5 e no switch.


Quanto à ddr5, como disse, eu costumo trocar o build a cada 6 anos em média, então prefiro pegar o mais novo mesmo que agora não seja tão interessante no geral
 
Placa-mãe Gigabyte é uma porcaria, sabido por quem costuma fazer OC e talz, a melhores do mundo atualmente são duas: Asus Maximus Apex e EVGA Dark, de resto nenhuma chega nesse nível, as melhores BIOS costumam ser Asus tbm e DDR5 já está ganhando de DDR4 pra quem manja de fazer OC em games.
 
Não tem risco de taxação ao comprar nessa loja da MSI no Ali?
tem, na ultima placa paguei 110 reais, não sei se é o valor padrão
Se você quiser a MSI "muda o valor de declaração" e você pode pedir a nota fiscal por eles direto, digo não nota fiscal, invoice para garantia
sempre vai ter risco. Se você for o escolhido a taxação vai ser pesada.
é por valor, paguei 110 na ultima que comprei z390


para ser sincero nunca comprei nada declarando um valor diferente do original e não sei os riscos, e pelo que sei a taxação depende do valor do produto e do estado, aqui para o nordeste foi 110-130 reais nas placas que comprei (até 2k reais)

vou falar com a loja para declarar um valor diferente
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Placa-mãe Gigabyte é uma porcaria, sabido por quem costuma fazer OC e talz, a melhores do mundo atualmente são duas: Asus Maximus Apex e EVGA Dark, de resto nenhuma chega nesse nível, as melhores BIOS costumam ser Asus tbm e DDR5 já está ganhando de DDR4 pra quem manja de fazer OC em games.

não é veridico, eu particulamente tive muitos problemas com gigabyte, mas ela é muito boa para o vrm,

tem muitas placas boas, problema é achar que a marca em si faz todas placas dela ser boas, tinha a taichi da asrock otimas, entre outras, mas geralmente tem modelos ruins no meio das boas
 
Última edição:
Em relação à garantia de placa mãe, tem alguma empresa que dá mais de um ano?
 
Em relação à garantia de placa mãe, tem alguma empresa que dá mais de um ano?

no brasil não sei dizer, lá fora tem varias por modelo, asus, asrock, evga

a maioria faz o tal 3 anos lá fora 1 ano aqui, mas também tem modelos com 1 ano de garantia lá fora
 

Samsung fala de memória de última geração: DDR6-12800 em desenvolvimento, GDDR7 de até 32 Gbps para GPUs​

Samsung já desenvolvendo memória DDR6, poderia ter overclock para 17.000 MT / s​

ComputerBase compartilha informações do Samsung Tech Day 2021, onde a empresa sul-coreana revelou seus futuros roteiros e inovações em relação à tecnologia de memória.


Em primeiro lugar, não há slides ou fotos do evento, porque os termos e condições da Samsung não permitem que sejam tirados. A boa notícia é que o ComputerBase tem uma boa visão geral do que foi dito pelos executivos e equipes de engenharia da Samsung para que possamos pular direto para os dados em si.

DDR6-12800, com overclock de até 17.000 Mbit / s​

A memória DDR5 acaba de entrar no mercado principal ao lado da série Intel 12th Gen Core 'Alder Lake-S' neste mês, mas só em 2023 os consumidores devem esperar um preço justo para esta nova tecnologia de memória. A transição definitivamente levará muito tempo, possivelmente cerca de 2 anos, prevê a própria pesquisa da MSI .

Enquanto isso, a Samsung está pronta para falar sobre um sucessor da tecnologia DDR5, que oferece o dobro de velocidade e largura de banda. O padrão DDR6 ainda não foi formalizado pela JEDEC, no entanto, as especificações devem ser em torno de 12800 Mbit / s por padrão. A Samsung confirma que a tecnologia está na fase inicial de desenvolvimento, portanto, os números compartilhados pela empresa devem mudar, mas o ComputerBase relata que memória DDR6 com overclock de até 17000 Mbit / s é esperada.

Diz-se que o DDR6 terá quatro canais por módulo (o dobro em comparação ao DDR5), e o número de bancos de memória aumentará para 64, quadruplicando em relação ao padrão DDR4.

Samsung-DDR6.png

Memória Samsung DDR6, fonte: ComputerBase

GDDR6 + e GDDR7 com um recurso de proteção de erro em tempo real, HBM3 no 2º trimestre de 2022​

Algumas informações sobre os padrões pós-GDDR6 também foram reveladas pela Samsung. Aparentemente, a empresa está desenvolvendo um padrão GDDR6 + oferecendo velocidades de até 24 Gbps. Isso é superior a 18 Gbps a ser oferecido com o padrão GDDR6 atual, que em breve será fabricado usando o processo 1z nm da Samsung.

Além disso, um padrão GDDR7 também está em um roteiro, mas supostamente não tem nenhuma data anexada a ele. Esta tecnologia visa aumentar a largura de banda da memória para 32 Gbps e apresentar 'recurso de proteção contra erros em tempo real'; no entanto, aqui a Samsung não estava pronta para fornecer mais detalhes.

A ComputerBase também informa que a Samsung iniciará a produção em massa de HBM3 (High-Bandwidth-Memory Gen3) no segundo trimestre de 2022.

Algumas placas-mãe Intel B660 podem não ter suporte para PCI-Express Gen5​

Placas-mãe ASUS B660 limitadas à interface PCIe Gen4?​



Recebemos uma foto de um dos revisores da plataforma Intel Alder Lake com uma etiqueta impressa mencionando a placa-mãe ASUS PRIME B660-PLUS D4. De acordo com a fonte, a ASUS vendeu uma placa-mãe Z690 na caixa errada, possivelmente revelando inadvertidamente informações importantes sobre um chipset Intel série 600 intermediário:

O fato de placas-mãe B660 não suportarem Gen5 é realmente um pouco surpreendente, considerando que as pistas Gen5 estão conectadas ao CPU, não ao chipset. No entanto, o chipset B660 está voltado para o segmento de gama média e série não K da 12ª Geração Core. Pessoas que desejam fazer o upgrade para a plataforma LGA1700 com o mínimo de investimento provavelmente não entrarão nas GPUs e SSDs Gen5 imediatamente (espera-se que esses dispositivos sejam lançados no primeiro semestre de 2022). Portanto, nem é preciso dizer que o Gen5 não é exatamente um recurso que eles podem perder.

A Intel ainda estará lançando um chipset H670 de última geração que ainda deve manter o suporte Gen5. No entanto, parece que os segmentos de nível médio e básico (B660 e H610) contarão com o padrão Gen4 por enquanto. Em termos de compatibilidade de memória, não está claro no momento se todas as placas-mãe B660 contarão com o padrão DDR4. O rótulo acima menciona claramente D4, mas nenhuma das placas-mãe B660 listadas em um vazamento na ferramenta de compatibilidade de resfriamento da Noctua mencionou DDR4 especificamente.

ASUS-B660-H670.png


CPUs de varejo não-K Intel 12ª Geração “Alder Lake-S” foram retratadas, as especificações vazaram​

Varejo Intel 12th Gen Core não K Series na foto, listado pelo varejista​

As versões finais dos próximos CPUs 'bloqueados' não-K foram retratadas (quase) em sua totalidade.


A Intel agora deve lançar sua série não-K junto com as placas-mãe B660 e H610 em meados de janeiro. Devemos ouvir mais sobre essa linha por volta do CES 2022, onde a Intel fará uma série de anúncios, incluindo a próxima geração da série móvel Alder Lake-P e, esperançosamente, sua série de GPU Arc Alchemist.

SlYlA6E.png



A plataforma Alder Lake-P é a sucessora do 11th Gen Core “Tiger Lake-H”. Esta arquitetura mais recente deve apresentar até 6 núcleos de desempenho e 8 núcleos eficientes. A série se tornará a primeira oferta da Intel para o consumidor de alto desempenho com arquitetura híbrida, após um lançamento relativamente pequeno do Lakefield para dispositivos de baixo consumo de energia em 2020.

É mais do que provável que a Intel anuncie suas CPUs para laptop da 12ª Geração Core na CES 2022 no início de janeiro. De acordo com os rumores, Alder Lake-P será a primeira geração de laptop a ser oferecida com as próprias GPUs Xe-HPG (Arc Alchemist) discretas da Intel.

mc2b3CC.png


Há rumores de que a placa de GPU Intel Meteor Lake utiliza a tecnologia de processo TSMC 3nm​

A Intel supostamente ordena que a TSMC construa placas de GPU Meteor Lake​

De acordo com o Commercial Times , que está citando suas próprias fontes da indústria, a série de CPU Intel 14th Gen Core codinome “Meteor Lake” deve usar a tecnologia de processo TSMC 3nm para a placa gráfica.


Intel Meteor Lake será uma série de processadores de consumo apresentando uma nova tecnologia de empacotamento chamada Foveros (usada pela primeira vez pela série de CPU Lakefield de baixa potência). Usando um design de embalagem multi-tiles avançado, ele também seguirá produtos de data center como Ponte Vecchio e Sapphire Rapids apresentando EMIB (Embedded Multi-Die Interconnect Bridge), que serão lançados no próximo ano. A Intel está claramente abrindo caminho para sair dos designs monolíticos.

Recentemente, tivemos a chance de ver um dos primeiros wafers e silicones de teste do Meteor Lake para produtos móveis de última geração, pois foram fotografados exclusivamente pela Cnet . O maior ladrilho pode ser o dito ladrilho da GPU:


Silício de teste Intel Meteor Lake, Fonte: CNET

Há rumores de que a GPU Meteor Lake do produto 2023 da Intel está usando a arquitetura gráfica Xe-LP Gen12.7, que é uma versão mais recente em comparação com Alder Lake e Raptor Lake. A Intel já confirmou que os produtos Meteor Lake apresentarão até 192 unidades de execução, mais do que dobrando a contagem sobre os processadores Alder / Raptor Lake existentes e futuros. Um aumento na contagem do núcleo da GPU e uma arquitetura mais recente não serão as únicas vantagens sobre a série de GPU Gen12.2 existente, já que há rumores de que a GPU usa um nó de processo menor.

Ao contrário dos rumores anteriores, o bloco gráfico pode não estar usando a tecnologia de processo TSMC N5, mas sim o processo 3nm, afirma Ctee. O processador, portanto, utilizaria até três nós diferentes: Intel 4 para bloco de computação, TSMC N5 ou N4 para bloco de SoC-LP (I / O) e TSMC N3 para bloco de GPU.

Intel-Meteor-Lake.jpg

Tecnologia de processo Intel Meteor Lake, Fonte: Ctee

A Intel já havia anunciado que contratará a TSMC para produzir blocos de GPU Xe-HPG (Arc Alchemist) usando a tecnologia de processo N6. Ambas as empresas também têm trabalhado juntas para trazer o acelerador de data center da Ponte Vecchio para o mercado. A GPU possui nó TSMC N7 para Xe-Link e TSMC N5 para seu bloco de computação.

De acordo com os últimos rumores, as CPUs Meteor Lake devem estrear no segundo trimestre de 2023. Ela contará com uma arquitetura híbrida de segunda geração com núcleos Redwood Cove (grande) e Crestmont (pequeno / Atom). A configuração exata dos núcleos da CPU ainda é desconhecida.


Fcguw10.png


A CPU de teste móvel Intel 14ª Geração “Meteor Lake” foi retratada​

Intel 14th Gen Core Meteor Lake​

Stephen Shankland, da CNET, faz um tour dentro da fábrica de chips da Intel no Arizona e compartilha as primeiras fotos do chip móvel de última geração.


As fotos foram tiradas durante um tour na Intel Fab 42 em Chandler, Arizona. A CNET tem fotos em close de vários chips, como o Xeon escalável de última geração com codinome HBM “Sapphire Rapids” ou mesmo Ponte Vecchio, o acelerador de data center de alto desempenho.

Mais interessante, Stephen conseguiu obter uma foto de um wafer de 300 mm apresentando Intel Meteor Lake-M, a série de processadores de baixo consumo da 14ª Geração Core. Essas são as primeiras fotos do silício real agora passando por um teste de produção de Intel Fabs. Na verdade, todos esses chips têm uma coisa em comum: são designs de vários ladrilhos que exigem tecnologias de empacotamento sofisticadas, algo que a Intel está adotando agora e provavelmente usará essa tecnologia em um futuro previsível.

Julgando pelo tamanho dos chips de teste, aqueles podem ser da série Meteor Lake-M, que devem operar dentro de um envelope de potência de 5W a 15W. O que não está claro é a finalidade de cada ladrilho da embalagem. A Intel confirmou que o Meteor Lake é construído usando a tecnologia de empacotamento Foveros e contará com até três blocos: Die de Computador (possivelmente o maior bloco no chip acima), SoC-LP para operações de I / O e um dado gráfico, apresentando qualquer coisa entre 96 a 192 unidades de execução. O chip de teste claramente tem quatro peças, mas o propósito da quarta é atualmente desconhecido.

A série Intel Meteor Lake para desktops e CPUs móveis não deve ser esperada até o segundo trimestre de 2023.
 
não é veridico, eu particulamente tive muitos problemas com gigabyte, mas ela é muito boa para o vrm,

tem muitas placas boas, problema é achar que a marca em si faz todas placas dela ser boas, tinha a taichi da asrock otimas, entre outras, mas geralmente tem modelos ruins no meio das boas
É verídico, se acompanhasse algum fórum de OC saberia disso.
 
no brasil não sei dizer, lá fora tem varias por modelo, asus, asrock, evga

a maioria faz o tal 3 anos lá fora 1 ano aqui, mas também tem modelos com 1 ano de garantia lá fora
A MSI faz 3 anos aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

tem, na ultima placa paguei 110 reais, não sei se é o valor padrão
Se você quiser a MSI "muda o valor de declaração" e você pode pedir a nota fiscal por eles direto, digo não nota fiscal, invoice para garantia

é por valor, paguei 110 na ultima que comprei z390


para ser sincero nunca comprei nada declarando um valor diferente do original e não sei os riscos, e pelo que sei a taxação depende do valor do produto e do estado, aqui para o nordeste foi 110-130 reais nas placas que comprei (até 2k reais)

vou falar com a loja para declarar um valor diferente
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



não é veridico, eu particulamente tive muitos problemas com gigabyte, mas ela é muito boa para o vrm,

tem muitas placas boas, problema é achar que a marca em si faz todas placas dela ser boas, tinha a taichi da asrock otimas, entre outras, mas geralmente tem modelos ruins no meio das boas
Exatamente, toda marca tem seus problemas. As placas gigabytes geralmente peca na BIOS mas entrega um bom VRM e ótimas funcionalidades, especialmente na linha Z690 que teve upgrade bacana. Você mencinou a Asrock, ela so tem a Taichi mesmo, todas as low-end e mid-end são fraquissimas. A asus não diria que são ruins, são até ok, com BIOS decente, mas são muito caras para o que oferecem. Eu gosto muito da MSI, em minha opinião tem a melhor BIOS, nos modelos mid-end para high-end as VRMs são excelentes além de oferecer 3 anos de garantia.
 
É verídico, se acompanhasse algum fórum de OC saberia disso.

qual geração tá falando? pq lembro que na z390 a gigabyte tinha um bug no xpm e outras que faziam a bios fica resetando toda hora, entre outras
já na amd tinha outra empresa que era assim, parei de fazer oc então não acompanho mais como antes, mas nos foruns de reddit vejo a galera falando muito sobre isso e sempre tem uma problematica em cada geração

coloquei daquela forma para a galera fica esperta e não ter a ilusão de sair por aí comprando cegamente marca x e y, sem calcular o cxb
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A MSI faz 3 anos aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Exatamente, toda marca tem seus problemas. As placas gigabytes geralmente peca na BIOS mas entrega um bom VRM e ótimas funcionalidades, especialmente na linha Z690 que teve upgrade bacana. Você mencinou a Asrock, ela so tem a Taichi mesmo, todas as low-end e mid-end são fraquissimas. A asus não diria que são ruins, são até ok, com BIOS decente, mas são muito caras para o que oferecem. Eu gosto muito da MSI, em minha opinião tem a melhor BIOS, nos modelos mid-end para high-end as VRMs são excelentes além de oferecer 3 anos de garantia.

muito bom
 
qual geração tá falando? pq lembro que na z390 a gigabyte tinha um bug no xpm e outras que faziam a bios fica resetando toda hora, entre outras
já na amd tinha outra empresa que era assim, parei de fazer oc então não acompanho mais como antes, mas nos foruns de reddit vejo a galera falando muito sobre isso e sempre tem uma problematica em cada geração

coloquei daquela forma para a galera fica esperta e não ter a ilusão de sair por aí comprando cegamente marca x e y, sem calcular o cxb
Praticamente todas, Gigabyte sempre foi piada em relação a BIOS e no cenário tanto OC LN2 quanto em geral, as melhores são sempre Asus Apex e EVGA Dark, Asrock tem a OC Formula que é boa tbm. Praticamente todos recordes são feitos na Apex e na Dark.
 
qual geração tá falando? pq lembro que na z390 a gigabyte tinha um bug no xpm e outras que faziam a bios fica resetando toda hora, entre outras
já na amd tinha outra empresa que era assim, parei de fazer oc então não acompanho mais como antes, mas nos foruns de reddit vejo a galera falando muito sobre isso e sempre tem uma problematica em cada geração

coloquei daquela forma para a galera fica esperta e não ter a ilusão de sair por aí comprando cegamente marca x e y, sem calcular o cxb
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



muito bom
Agora a garantia da MSI è terceirizada, ela nao trabalha com peças, apenas com reembolso. Consegui fazer upgrade pra essa geracao nova justamente porque consegui reembolso de mobo e cpu danificadas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Praticamente todas, Gigabyte sempre foi piada em relação a BIOS e no cenário tanto OC LN2 quanto em geral, as melhores são sempre Asus Apex e EVGA Dark, Asrock tem a OC Formula que é boa tbm. Praticamente todos recordes são feitos na Apex e na Dark.
Mas ai voce ta falando das tops das tops. Vira um mercado de nicho ja. Pro consumidor comum pouco importa. Esses modelos tem 0 de CxB

Agora devo dizer que realmente a BIOS da gigabyte peca muito pela desorganização. Dizem que nessa linha nova deram uma melhorada mas ainda está ruim.
 
Agora a garantia da MSI è terceirizada, ela nao trabalha com peças, apenas com reembolso. Consegui fazer upgrade pra essa geracao nova justamente porque consegui reembolso de mobo e cpu danificadas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Mas ai voce ta falando das tops das tops. Vira um mercado de nicho ja. Pro consumidor comum pouco importa. Esses modelos tem 0 de CxB

Agora devo dizer que realmente a BIOS da gigabyte peca muito pela desorganização. Dizem que nessa linha nova deram uma melhorada mas ainda está ruim.
BIOS da gigabyte não é amigável com quem não tem experiência/costume com as placas da marca , e mesmo assim é 1 saco navegar por ela quando esta calibrando o oc/ram, mas tirando isso continua sendo só uma BIOS e tem as opçoes que deveria ter lá e no fim é isso o que mais importa, mas nesse quesito a MSI ganha de lavada de todas as fabricantes, melhor interface de BIOS de longe.

Agora sobre placa de bater recorde em LN2 eu acho meio inútil essa discussão pro usuário comum que quer montar o PC, fazer seus overclocks e seguir a vida usando a maquina, eu mesmo ia pegar uma APEX mas desisti, literalmente a placa mãe ia sair mais cara que a cpu/placa que estou agora juntos, a placa simplesmente não vai trazer nenhum ganho pra overclock de uso diário.
 
BIOS da gigabyte não é amigável com quem não tem experiência/costume com as placas da marca , e mesmo assim é 1 saco navegar por ela quando esta calibrando o oc/ram, mas tirando isso continua sendo só uma BIOS e tem as opçoes que deveria ter lá e no fim é isso o que mais importa, mas nesse quesito a MSI ganha de lavada de todas as fabricantes, melhor interface de BIOS de longe.

Agora sobre placa de bater recorde em LN2 eu acho meio inútil essa discussão pro usuário comum que quer montar o PC, fazer seus overclocks e seguir a vida usando a maquina, eu mesmo ia pegar uma APEX mas desisti, literalmente a placa mãe ia sair mais cara que a cpu/placa que estou agora juntos, a placa simplesmente não vai trazer nenhum ganho pra overclock de uso diário.
Precisamente, todas as placas incluindo low-end(excluindo as da asrock por motivos obvios) são perfeitamente capazes de fazer um overclock em um i5 ou um i7 e aguentam um i9 no stock. Pro consumidor comum nada disso importa, o cara so quer tudo funcionando.
 
BIOS da gigabyte não é amigável com quem não tem experiência/costume com as placas da marca , e mesmo assim é 1 saco navegar por ela quando esta calibrando o oc/ram, mas tirando isso continua sendo só uma BIOS e tem as opçoes que deveria ter lá e no fim é isso o que mais importa, mas nesse quesito a MSI ganha de lavada de todas as fabricantes, melhor interface de BIOS de longe.

Agora sobre placa de bater recorde em LN2 eu acho meio inútil essa discussão pro usuário comum que quer montar o PC, fazer seus overclocks e seguir a vida usando a maquina, eu mesmo ia pegar uma APEX mas desisti, literalmente a placa mãe ia sair mais cara que a cpu/placa que estou agora juntos, a placa simplesmente não vai trazer nenhum ganho pra overclock de uso diário.
A Apex pra overclock de RAM traz sim, pra CPU nem tanto.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo