Asus prime h610 m, com relação as memórias eu poderia usar meu kit 2666 ou é melhor ir pra 3200?H610...
Dependendo do modelo da H610 sim... nao tem muita folga/margem mas aguenta...
Asus prime h610 m, com relação as memórias eu poderia usar meu kit 2666 ou é melhor ir pra 3200?H610...
Dependendo do modelo da H610 sim... nao tem muita folga/margem mas aguenta...
Como a H610 é limitada a 3200 talvez seja legal avaliar que kit de 2666 vc tem e tentar subir ele pra 3200, não é garantido que vai subir mas a chance é alta.Asus prime h610 m, com relação as memórias eu poderia usar meu kit 2666 ou é melhor ir pra 3200?
Clock base sempre foi super baixo mesmo, só vai ficar nesse clock se tiver tendo thermal throttling ao extremo, padrão vai ser 4.6GHz no 12700F em todos cores em carga, e com um só 4.9.
Sobre o cooler o melhor seria um de 280/360, 240 deve dar se vc fizer um undervolt ou não usar a CPU ao maximo.
No meu atual 12700K isso fica bem claro na cache, em stock os 12900K que já passaram por aqui tinham os cores piores mas rodavam a cache a 4.7GHz (stock com E-Cores inativos) a ~1.36V, o meu na mesma situação, cache stock E-Cores inativos = 1.38V, ou seja apesar de provavelmente todos os E-Cores dele funcionarem ainda assim ele não foi qualificado pra ser um 12900K mesmo tendo P-Cores acima da media, infelizmente é algo que não tem como testar já que os E-Cores são "separados" do resto do chip na fabrica, bons tempos da AMD quando dava pra fazer uns modzinhos e reativar o que tava faltando.Sim, correto mas tem que alinhar a expectativas, o povo está penando no undervolt dos F e non-K...
Todos os chips 12th gen nascem iguais 8P + 8E + iGPU, o que determina o modelo é a qualidade dos testes feitos na fabrica.
esse esquema dos "bons tempos" me faz recordar quando eu fazia pin mod nos amds rs !!!No meu atual 12700K isso fica bem claro na cache, em stock os 12900K que já passaram por aqui tinham os cores piores mas rodavam a cache a 4.7GHz (stock com E-Cores inativos) a ~1.36V, o meu na mesma situação, cache stock E-Cores inativos = 1.38V, ou seja apesar de provavelmente todos os E-Cores dele funcionarem ainda assim ele não foi qualificado pra ser um 12900K mesmo tendo P-Cores acima da media, infelizmente é algo que não tem como testar já que os E-Cores são "separados" do resto do chip na fabrica, bons tempos da AMD quando dava pra fazer uns modzinhos e reativar o que tava faltando.
Chipset H610 não faz over nas memos portanto pode usar sim mas vai ficar limitado a 2666... Se tiver condições, pegue as 3200 pra uma performance um pouco melhor.Asus prime h610 m, com relação as memórias eu poderia usar meu kit 2666 ou é melhor ir pra 3200?
Pena que não dá pra fazer mais esse tipo de coisa, hoje só cortam fora a ligação deles dentro do chip no laser e não tem nada que vc possa fazer.esse esquema dos "bons tempos" me faz recordar quando eu fazia pin mod nos amds rs !!!
Tinha até um site que vc colocava por exemplo a tensão que queria usar e ele mostrava onde fazer a "ligação" rs
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Chipset H610 não faz over nas memos portanto pode usar sim mas vai ficar limitado a 2666... Se tiver condições, pegue as 3200 pra uma performance um pouco melhor.
Melhor pegar kit 3200, pq vai rodar 1:1 em relação a CPU.Asus prime h610 m, com relação as memórias eu poderia usar meu kit 2666 ou é melhor ir pra 3200?
eu vou verificar lá em casa quando chegar mas acho que não dá pra subir não ...Pena que não dá pra fazer mais esse tipo de coisa, hoje só cortam fora a ligação deles dentro do chip no laser e não tem nada que vc possa fazer.
A H610 não deixa nem subir o multiplicador até 3200? Pensei que dava e só te travava acima disso.
Na mesma tela onde ativa o XMP um pouco abaixo tem a opção DRAM Frequency.eu vou verificar lá em casa quando chegar mas acho que não dá pra subir não ...
apesar que as minhas já são nativamente 3200, só habilitei o XMP e fiz aqueles ajustes nos timmings
onde vejo esse ajuste do multiplicador ?
Não vale.Galera, atualmente possuo um ryzen 5 1600af + rtx 3060. Vale a pena trocar por um i3 12100f + rtx 3050? O meu ryzen segura muito a rtx, fica em média 70% de uso.
esse esquema dos "bons tempos" me faz recordar quando eu fazia pin mod nos amds rs !!!
Tinha até um site que vc colocava por exemplo a tensão que queria usar e ele mostrava onde fazer a "ligação" rs
No meu atual 12700K isso fica bem claro na cache, em stock os 12900K que já passaram por aqui tinham os cores piores mas rodavam a cache a 4.7GHz (stock com E-Cores inativos) a ~1.36V, o meu na mesma situação, cache stock E-Cores inativos = 1.38V, ou seja apesar de provavelmente todos os E-Cores dele funcionarem ainda assim ele não foi qualificado pra ser um 12900K mesmo tendo P-Cores acima da media, infelizmente é algo que não tem como testar já que os E-Cores são "separados" do resto do chip na fabrica, bons tempos da AMD quando dava pra fazer uns modzinhos e reativar o que tava faltando.
A H610 não deixa nem subir o multiplicador até 3200? Pensei que dava e só te travava acima disso.
Cheguei a testar no inicio com eles desligados, mas também não acho valido jogar uma parte da CPU fora só por 150MHz a mais nos P-Cores/ficar rodando o AIDA64 o dia todo e ver que caíram 5ms da latência da RAM, se é pra usar 8/16 tinha ficado logo com o 5800X que virou minha "mula de testes".Tem gente que só roda com o E-Cores desligados, mas ai é comprar algo e não usar. Ta chegando as peças nessa ou na próxima semana, ai vou me aventurar no 12th gen.
Que era 1 DPC eu já sabia, a duvida que bateu foi se o clockwall era no limite (spec) da CPU ou se eles literalmente arrancam a opção de mudar o data rate da RAM, vou descobrir quando o @Frango Jones testar, mas a esperança de que funcione não tá muito alta não kk.Cara... a H610 é tão capada que é 1x Dimm por Memory Channel, ou seja não tem H610 com 4 slots de memória...
Cheguei a testar no inicio com eles desligados, mas também não acho valido jogar uma parte da CPU fora só por 150MHz a mais nos P-Cores/ficar rodando o AIDA64 o dia todo e ver que caíram 5ms da latência da RAM, se é pra usar 8/16 tinha ficado logo com o 5800X que virou minha "mula de testes".
Que era 1 DPC eu já sabia, a duvida que bateu foi se o clockwall era no limite (spec) da CPU ou se eles literalmente arrancam a opção de mudar o data rate da RAM, vou descobrir quando o @Frango Jones testar, mas a esperança de que funcione não tá muito alta não kk.
Neo, então ...Sim, teve uns Ryzen e GPU RX que tiveram esse esquema, mas a Intel corta no laser, sem chance.
Tem gente que só roda com o E-Cores desligados, mas ai é comprar algo e não usar. Ta chegando as peças nessa ou na próxima semana, ai vou me aventurar no 12th gen.
Cara... a H610 é tão capada que é 1x Dimm por Memory Channel, ou seja não tem H610 com 4 slots de memória...
Foi feita pra POS (ponto de venda) ou aplicação industrial.
Chegando em casa eu "espeto" a minha 2400 mhz na H610 e já tiro a duvida... Mas acho que só consigo subir pra 2666 por conta do chip que nem deve ser lá aquelas coisas ... 2400 Mhz com latencia 15 deve ser bem ruizinho, mas se subir pra 2666 quer dizer que conseguimos um "over" até a especificação do CPU (3200 Mhz)Cheguei a testar no inicio com eles desligados, mas também não acho valido jogar uma parte da CPU fora só por 150MHz a mais nos P-Cores/ficar rodando o AIDA64 o dia todo e ver que caíram 5ms da latência da RAM, se é pra usar 8/16 tinha ficado logo com o 5800X que virou minha "mula de testes".
Que era 1 DPC eu já sabia, a duvida que bateu foi se o clockwall era no limite (spec) da CPU ou se eles literalmente arrancam a opção de mudar o data rate da RAM, vou descobrir quando o @Frango Jones testar, mas a esperança de que funcione não tá muito alta não kk.
Neo, então ...
Eu tinha opção de pegar uma B660 ou Z690 mas achei que pra minha necessidade não valia a pena ainda mais com os preços aqui no BR
Não que a H610 que peguei aqui estivesse barata, mas já tinha comprado o 12600K e estava parado faltando a placa...
Acabei pegando ela pra poder usar a CPU mas acabei gostando e vi que supriu as minhas necessidades...
Falta um monte de coisas ? Opa se falta mas no meu caso seria um PLUS e eu estaria pagando 300 a 500 reais a mais numa B660 com VRM Legal ... ai já ia querer pular pra uma Z690 pra me desbloquear o restante das opções ... ai entra sistema de refrigeração melhor ... quando fui ver a brincadeira iria me custar mais de 1000 reais nesse "UP" e ganharia ai uns 10 % a mais de desempenho gastando uns 60 a 70% a mais.
Acabei justificando a compra da H610M por estes pontos que te falei....
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Chegando em casa eu "espeto" a minha 2400 mhz na H610 e já tiro a duvida... Mas acho que só consigo subir pra 2666 por conta do chip que nem deve ser lá aquelas coisas ... 2400 Mhz com latencia 15 deve ser bem ruizinho, mas se subir pra 2666 quer dizer que conseguimos um "over" até a especificação do CPU (3200 Mhz)
Cara relaxa! informática tem vários caminhos, não é só resposta certa ou errada...
A gente usa os Fóruns/Reddit/Discord pra conseguir tirar o máximo possível do hardware pq essa bagaça não é barata.
O que a gente acha complicado é a postura da Intel... até a 9th gen estavam tranquilos, ai tomara um pula pirata forte da AMD, a 10 e 11th gen foram totalmente apagadas.
Só agora na 12th gen da vontade de voltar a ser entusiasta... mas o lance dos chipsets, principalmente comparado com a AMD é sacanagem pura.
O importante é atender você e jogar até enjoar. Infelizmente a análise técnica nem sempre bate com a orçamento.
Se você tivesse pegado a B660, podia ser até mais difícil pra pular pra Z690 pelo que voce gastou do a partir da H610. Depois se sentir necessidade (ou vontade consumista) vc troca uma peça, a refrigeração ou até kit todo.
A intenção na real, é você conseguir sugar 110% do hardware hahahaha
i5 12600k e muito pouco ruído.Com qual processador? E o ruído?
No teu caso seria melhor ir de AMD, as placas básicas AM4 são muito mais baratas do que as LGA 1700, não sei por quê... Por outro lado as intermediárias valem apena, as placas intermediárias AM4 estão mais caras que as 1700 e oferecem menos já que não tem PCI 5.0 e é mais difícil achar placa AM4 com wifi e bluetooth integrado.Então Neo, se eu fosse gamer com certeza nem subiria pra B660, ficaria na H610 mesmo ... Alias nem teria um 12600K, "combaria" H610+12400F e boa ... Mas meu uso é premiere e edição de imagens então fui num CPU um pouco melhor por conta do clock e mais núcleos em relação ao 12400 mas ai aconteceu isso que vc disse ... fui me inteirando mais e descobri que poderia ter pego o 12400 gastando menos e me atendendo ... o 12600K foi dificil no inicio, agora que fiz um undervolt sem queda de performance está OK ,.... 78 graus máximo num hibrido de Gammaxx 400 + Hyper 212 + umas porcas esquisitas... rs
Em falar nisso, será que compensa o AK620 por 399,00 ?
Especificado para um TDP de até 260W
Eu sai da AMD man ... A AMD não possui o QuickSync que é algo que dá uma boa diferença dentro da Timeline do Premiere... Venho há 4 anos na AMD desde o R7 1700 passando por praticamente toda a geração e não teve jeito, tive que retornar pra Intel MAS pra quem joga e não precisa de nada muito específico, na boa, B450 + 5600X + uma boa placa de vídeo e já era.No teu caso seria melhor ir de AMD, as placas básicas AM4 são muito mais baratas do que as LGA 1700, não sei por quê... Por outro lado as intermediárias valem apena, as placas intermediárias AM4 estão mais caras que as 1700 e oferecem menos já que não tem PCI 5.0 e é mais difícil achar placa AM4 com wifi e bluetooth integrado.
Então Neo, se eu fosse gamer com certeza nem subiria pra B660, ficaria na H610 mesmo ... Alias nem teria um 12600K, "combaria" H610+12400F e boa ... Mas meu uso é premiere e edição de imagens então fui num CPU um pouco melhor por conta do clock e mais núcleos em relação ao 12400 mas ai aconteceu isso que vc disse ... fui me inteirando mais e descobri que poderia ter pego o 12400 gastando menos e me atendendo ... o 12600K foi dificil no inicio, agora que fiz um undervolt sem queda de performance está OK ,.... 78 graus máximo num hibrido de Gammaxx 400 + Hyper 212 + umas porcas esquisitas... rs
Em falar nisso, será que compensa o AK620 por 399,00 ?
Especificado para um TDP de até 260W
No teu caso seria melhor ir de AMD, as placas básicas AM4 são muito mais baratas do que as LGA 1700, não sei por quê... Por outro lado as intermediárias valem apena, as placas intermediárias AM4 estão mais caras que as 1700 e oferecem menos já que não tem PCI 5.0 e é mais difícil achar placa AM4 com wifi e bluetooth integrado.
Também uso premiere, bom saber então!Eu sai da AMD man ... A AMD não possui o QuickSync que é algo que dá uma boa diferença dentro da Timeline do Premiere... Venho há 4 anos na AMD desde o R7 1700 passando por praticamente toda a geração e não teve jeito, tive que retornar pra Intel MAS pra quem joga e não precisa de nada muito específico, na boa, B450 + 5600X + uma boa placa de vídeo e já era.
Pois é, mas também o LGA 1700 não vai ter uma vida muito mais longa que o AM4 já que a intel troca de socket rápido demais...Tudo tem prós e contras...
Am4 está no fim dos dias, o cara não joga mto, então o Intel com QuickSync ajuda muito no Adobe da vida.
Também uso premiere, bom saber então!
Pois é, mas também o LGA 1700 não vai ter uma vida muito mais longa que o AM4 já que a intel troca de socket rápido demais...