Mas com "safe voltage"? Já vi alguns chegarem nisso, mas acima de 1.5VOutros tempos...rsrs
O meu chegava a 5.3, estável e com temperatura decente para uso diário
Mas com "safe voltage"? Já vi alguns chegarem nisso, mas acima de 1.5VOutros tempos...rsrs
Nessa época eu brincava com OC, meu 2600K @ 5.0Ghz 24/7, na bancada sem gabinete.Certeza que é erro de leitura
Se fosse um 2600k, não me espantaria, não era tão raro ver esses I7 nessa frequência
tinham margem pra subir néOutros tempos...rsrs
Pois ehIsso era um bug bem comum quando comprei o meu 2600K logo no lançamento, as vezes marcava lá 5.99GHz nos softwares mas eu usava a 4.6GHz daily, chegava ate uns 5.1 pra benchar e tal mas não era realmente estável.
Bons tempos quando dava pra subir 1.2GHz+ com 0 esforço.
Acho que migrei pra Intel naquela época depois dos AMD 64Nessa época eu brincava com OC, meu 2600K @ 5.0Ghz 24/7, na bancada sem gabinete.
AMD comia muita poeira dos Core 2 Duo.
Isso é pq por padrão todos os fans eram controlados pela temperatura da CPU, mas sempre deu pra trocar lá o sensor que controla e também não tinham nenhuma histerese setada automaticamente, vc tinha que aplicar manual.Antes do update, o controle de velocidade dos fans via BIOS (Smart Fan) tava bugadaço, de forma que até entrar no Windows e outro software (Fan Control) tomar o controle, a rotação ficava oscilando, subindo e descendo com intervalos de 1 ou 2 segundos, mesmo que na BIOS estivesse configurada uma curva flat. Além de irritante por conta do barulho, ainda prejudicava os rolamentos e me deixava com o c* na mão por conta da bomba do AIO. Depois do update passou a funcionar tudo direitinho.
E isso aqui foi pq eles mudaram os parâmetros do VRM pra ficar em "power saving" quando vc não altera nenhum multiplicador manualmente, só que tem um problema se vc não fez undervolt beleza a placa só foi lá e meio que fez undervolt a força (que por sinal ainda pode estar instável), mas quem já tinha undervolt/oc/curva custom lascou foi tudo, isso destruiu todas as configs possíveis que eu já tinha achado estabilidade, eu mal conseguia entrar no Windows depois de atualizar pra F7 (tela azul até stock) na minha e ainda perdi 1 pouco de performance da RAM, acabei voltando pra F6a e vou deixar quieto lá até vender/atualizar se acabar por alguma loucura minha pegando um 13700/13900K.Nos release notes, constava uma melhoria nos parâmetros dos VRMs. Não sei se foi por conta disso, mas, depois do update, o controle automático do vcore reduziu em cerca de 0.1V o valor aplicado (geralmente em plena carga ficava ali perto de 1.08V, e agora está em 0.98V), reduzindo levemente o consumo em full load (uns 72 W) e as temps máximas (uns 63 °C), sem perda de desempenho no Cinebench.
1.43vMas com "safe voltage"? Já vi alguns chegarem nisso, mas acima de 1.5V
Era muito bom!Bons tempos quando dava pra subir 1.2GHz+ com 0 esforço.
A Intel nem sabia que a AMD existia nessa época..kkkkkkNessa época eu brincava com OC, meu 2600K @ 5.0Ghz 24/7, na bancada sem gabinete.
AMD comia muita poeira dos Core 2 Duo.
Fatotinham margem pra subir né
hoje está tudo muito no limite
E talvez os fabricantes soubessem...
vão subindo e refinando aos poucos pra poder ir lançando e vendendo mais e mais rs
Melhor realmente mexer só quando está apresentando problemas...Só pra compartilhar mesmo, pequenas (boas) mudanças que um update de BIOS (bem sucedido) pode fazer.
Tenho uma Gigabyte B660M AORUS PRO AX DDR4, em conjunto com um i5 12400F. Hoje passei da BIOS F6a pra F7a. E o update consertou um problema irritante com o controle de fans e trouxe uma inesperada melhora no controle de vcore.
Antes do update, o controle de velocidade dos fans via BIOS (Smart Fan) tava bugadaço, de forma que até entrar no Windows e outro software (Fan Control) tomar o controle, a rotação ficava oscilando, subindo e descendo com intervalos de 1 ou 2 segundos, mesmo que na BIOS estivesse configurada uma curva flat. Além de irritante por conta do barulho, ainda prejudicava os rolamentos e me deixava com o c* na mão por conta da bomba do AIO. Depois do update passou a funcionar tudo direitinho.
Nos release notes, constava uma melhoria nos parâmetros dos VRMs. Não sei se foi por conta disso, mas, depois do update, o controle automático do vcore reduziu em cerca de 0.1V o valor aplicado (geralmente em plena carga ficava ali perto de 1.08V, e agora está em 0.98V), reduzindo levemente o consumo em full load (uns 72 W) e as temps máximas (uns 63 °C), sem perda de desempenho no Cinebench.
Gostei de ver. E, como em time que tá ganhando não se mexe, adeus novos updates de BIOS kkkkk
Estava reinando tranquila então foi segurando....1.43v
Para benchmark eu cheguei a colocar 1.55v, 5.5ghz
Era muito bom!
A Intel nem sabia que a AMD existia nessa época..kkkkkk
Reinava tranquilo
Fato
Intel fez isso por muitos anos, foi dando uma merreca de desempenho a mais a cada geração.
Acho que se pegar toda a evolução desde a primeira geração até a sétima, não da o que evoluiu da oitava para a atual.
Esse décima segunda geração está muito boa!
É só a ASUS que tem essa furação dupla?To acostumado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
já fizeram 2 semanas, quando comprei não tinha o 12600K em promoção.
Compre uma mobo com furação dupla, ai vc pode usar os coolers para LGA1200.
Vi que algumas lojas estão vendendo o 12700, mas a preço do 12700K…rsss.
O 12700F caiu de 2600,00 para 2100,00.
Ate prefiro o 12700 ao invés do 12600K, quem sabe aparece numa HDSTORE da vida…
Sim, e não são todos os modelos.É só a ASUS que tem essa furação dupla?
Slots A2 e B2?Comprei esse memo:
Coloquei numa MSI Z590-A-PRO com 11600k e não fufou. Atualizei BIOS, retirei a bateria, e nada. A memória não é reconhecida e nem chega a iniciar os periféricos. A memo que está agora é uma Corsair também, dois pentes de 16GB totalizando 32GB rodando a 3000Mhz sem problemas. Alguém tem alguma ideia do que seja?
e olha que Corsair costuma reconhecer normal... é uma memória bem conhecida.Comprei esse memo:
Coloquei numa MSI Z590-A-PRO com 11600k e não fufou. Atualizei BIOS, retirei a bateria, e nada. A memória não é reconhecida e nem chega a iniciar os periféricos. A memo que está agora é uma Corsair também, dois pentes de 16GB totalizando 32GB rodando a 3000Mhz sem problemas. Alguém tem alguma ideia do que seja?
Eu to querendo comprar esse mesmo kit.Comprei esse memo:
Se for 16GB por pente hoje em dia é Micron 16gbit Rev.B.Pessoal, alguém pegou nos últimos tempos a Memória Corsair Vengeance RGB Pro 3600MHz CL18? Tô querendo mas na dúvida do chip usado. Pesquisei e vi com Samsung B-die, Samsung C-die, Micron B-die... é um rodízio danado. Imagino que seja de acordo com tempo de mercado, as últimas não tenho certeza de como estão vindo.
Se for 16GB por pente hoje em dia é Micron 16gbit Rev.B.
Sim, é KIT 32GB, 16GB cada pente, modelo CMW32GX4M2D3600C18
Peguei na Terrabyte, acho que era o último com latência 16.Eu to querendo comprar esse mesmo kit.
Que eu li o modelo RT é otimizado para AMD e o modelo RS para Intel, porém vi testes do RT rodando com Intel e tendo melhor resultado que com o RS.
Onde comprou ? Testou com 1 pente somente ?
A resposta é sim para as duas perguntas, mas como eu disse acima coloquei no 3800XT e foi de boa. Deve ser a placa-mãe mesmo.Slots A2 e B2?
Não inicia nem com XMP off?
Se a resposta pras duas perguntas acima forem sim, RMA.
Realmente é muito estranho, pois como eu disse acima funcionou perfeito em AMD. Essa memória em específico parece que é nova, e não está listada na página da Z590A-PRO no site da MSI. Também entre as listadas não vi nenhuma que trabalha a 3600Mhz com latência 16. Mas o que é mais estranho é que não funciona de forma alguma, mesmo setando previamente, usando outra memória, a 2400Mhz e com a voltagem da memória a 1.36 v. Não tem como uma memo não funcionar dessa forma, ao menos para dar boot.e olha que Corsair costuma reconhecer normal... é uma memória bem conhecida.
nunca tive problemas com as minhas e olha que foram usadas em umas 15 placas-mãe entre Intel e Amd
Estranho
Pode ter vindo com defeito mesmo.
Bem raro de ter incompatibilidade de memória, pelo visto vc foi o sorteado pelo azar, se dá pra devolver ainda melhor devolver e pegar outro kit, mesmo as C18 geralmente da pra baixar pra 15~16 se tiver saco de tunar.Peguei na Terrabyte, acho que era o último com latência 16.
Testei de todas as formas, com 1 pente só, mudando slot, etc., e nada.
Agora coloquei no 3800XT em casa, e fufou de boa, na primeira. com tudo configurado automático a 3600MHz, latências corretas. Parece que o problema mesmo é com a placa-mãe.
A resposta é sim para as duas perguntas, mas como eu disse acima coloquei no 3800XT e foi de boa. Deve ser a placa-mãe mesmo.
A que comprei agora é essa mesma que você sitou, só que CL16 rodando a 1.35v. Pelo que sei, deve ser um chip muito bom para suportar essa latência e frequência com 1.35v.Pessoal, alguém pegou nos últimos tempos a Memória Corsair Vengeance RGB Pro 3600MHz CL18? Tô querendo mas na dúvida do chip usado. Pesquisei e vi com Samsung B-die, Samsung C-die, Micron B-die... é um rodízio danado. Imagino que seja de acordo com tempo de mercado, as últimas não tenho certeza de como estão vindo.
Na caixa vem escrito que é otimizada para Ryzen, e de fato funcionou de primeira no 3800XT. Devo ficar com ela, apesar do problema com a MSI, pois o preço foi bom para um kit de 32GB.Bem raro de ter incompatibilidade de memória, pelo visto vc foi o sorteado pelo azar, se dá pra devolver ainda melhor devolver e pegar outro kit, mesmo as C18 geralmente da pra baixar pra 15~16 se tiver saco de tunar.
Single P-core 5GHzGente montei um 12700k com uma Asus Rog Strix B660 Gaming Wifi, eu sei que não posso fazer over nela, só tenho uma duvida.
Target CPU Performance Core Speed : 5000mhz
Target CPU Efficient Core: 3800
Como funciona isso, eu não consigo passar de 47 e 36 manual, ele chega isso no boost? estou perdido
Isso de otimizado pra Ryzen é bobeira, era pra funcionar em todos, creio que seja mais coisa da placa mãe mesmo, eu tenho um kit de Rev.B com um bin inferior as que uso aqui, ela é 2666 base e 3600C18 XMP que diz otimizado pra Ryzen mas funciona de boa em Intel.A que comprei agora é essa mesma que você sitou, só que CL16 rodando a 1.35v. Pelo que sei, deve ser um chip muito bom para suportar essa latência e frequência com 1.35v.
Na caixa vem escrito que é otimizada para Ryzen, e de fato funcionou de primeira no 3800XT. Devo ficar com ela, apesar do problema com a MSI, pois o preço foi bom para um kit de 32GB.