[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Cara, tive a infelicidade de ter o 3700X na X370 da AMD...

Foi um sofrimento até sair uma versão de Agesa boa e estável, ai o fabricante atualizada a Bios atualizada para conseguir rodar em 3200 foi um sufoco e levou meses.

Depois começou os problemas de estabilidade, só resolveu depois que coloquei o kit da G.Skill especifico pra AMD, onde os timming primários são iguais, mas os secundários são mais frouxos.

Ainda bem que o IMC da AMD não tem as terciarias, se não era mais um problema para resolver...

Over era um luxo, mesmo a mobo sendo Asus demorava as atualizações, peguei uma raiva da AMD, só se lançarem a oitava maravilha do mundo para arriscar de novo e depois do povo testar, beta tester (ou early adopter como alguns chamam) da AMD nunca mais.
Já eu peguei meu kit 2x16Gb da Corsair que usava com um 7700K e instalei em um kit 3700X + X570 e deu boa em 3200 Mhz no ato. Acho que tem haver com série de chipsets e processadores no caso da AMD.
Já no meu kit LGA1700 atual, quando instalo essas mesmas memórias, parece que fica um pouco instável o sistema (mas acho ser somente impressão).
Hoje utilizo 2x 16Gb 3600Mhz C16 da Crucial.

Galera, tirem uma dúvida minha, por favor:
Com um i5-11400F, o chipset H510 só suporta PCIe 3.0 no slot x16 (placa de vídeo)? Ou é 4.0 também?

Pergunto isso porque estou orientando meu primo a montar um PC. No caso, a melhor GPU que ele pode comprar é a famigerada RX 6500 XT. No entanto, ela é apenas 4.0 x4, aí queria evitar capar a largura de banda ao trabalhar em 3.0 x4, visto que o desempenho da GPU já é limitado.

Nesse caso, posso recomendar uma mobo H510, ou teria que ser no mínimo uma B560? Obrigado desde já.

Galera, tirem uma dúvida minha, por favor:
Com um i5-11400F, o chipset H510 só suporta PCIe 3.0 no slot x16 (placa de vídeo)? Ou é 4.0 também?

Pergunto isso porque estou orientando meu primo a montar um PC. No caso, a melhor GPU que ele pode comprar é a famigerada RX 6500 XT. No entanto, ela é apenas 4.0 x4, aí queria evitar capar a largura de banda ao trabalhar em 3.0 x4, visto que o desempenho da GPU já é limitado.

Nesse caso, posso recomendar uma mobo H510, ou teria que ser no mínimo uma B560? Obrigado desde já.
Sim pode ser a H510 contanto que a CPU seja Gen11, veja ali nas specs:

Sim pode ser a H510 contanto que a CPU seja Gen11, veja ali nas specs:

Verdade, pesquisei outros modelos H510, e todos suportam 4.0 x16 com processador de 11ª gen, obrigado pela resposta. Já abusando da sua boa vontade, na H510 o slot M.2 para SSD NVMe roda em 3.0 x4, e para suportar 4.0 x4, só a partir do B560, correto?

Verdade, pesquisei outros modelos H510, e todos suportam 4.0 x16 com processador de 11ª gen, obrigado pela resposta. Já abusando da sua boa vontade, na H510 o slot M.2 para SSD NVMe roda em 3.0 x4, e para suportar 4.0 x4, só a partir do B560, correto?
Sim, todas que vi tem o slot m.2 limitado a Gen3, mesmo a CPU tendo as lanes Gen4 separadas pra m.2 provavelmente o H510 só usa as lanes Gen3 do chipset.

Thermal Grizzly anuncia quadro de contato para Intel Alder Lake, promete reduzir as temperaturas em até 10º.

A Thermal Grizzly desenvolveu um novo quadro de contato projetado especificamente para corrigir problemas de flexão presentes nas mais recentes CPUs Alder Lake de 12ª geração da Intel. Desenvolvido em parceria com o extraordinário overclocking Der8auer, o novo Contact Frame promete reduzir as temperaturas de operação no Alder Lake da Intel. De acordo com a empresa, essa melhoria é alcançada pela fixação do mecanismo de carregamento independente (ILM) dessa plataforma, que comprovadamente desvia levemente o dissipador de calor integrado (IHS), reduzindo sua capacidade de transferência de calor.

Conforme testado pelo Igor's Lab, o novo quadro de contato para LGA 1700 reduziu a temperatura de operação do Intel Core i9-12900K em até 10,19 °C - de 70,48 °C sem o quadro de contato e para 60,29 °C após a instalação. A CPU foi configurada para executar o popular teste de estresse Prime95, com Small FFT em uma frequência fixa de 5 GHz em seus P-cores. Os E-cores do processador foram desativados para não comprometer os resultados, enquanto o subsistema de memória foi executado em DDR5-7000. A moldura de contato da Thermal Grizzly não é o único produto nesta categoria , e a empresa está lançando seu produto por € 39,90 para os mercados alemão e europeu (~ $ 36). Os entusiastas provavelmente gastaram mais em atualizações de resfriamento que forneceram um resultado de temperatura operacional final menor.

V190EYX.jpg

Thermal Grizzly anuncia quadro de contato para Intel Alder Lake, promete reduzir as temperaturas em até 10º.

A Thermal Grizzly desenvolveu um novo quadro de contato projetado especificamente para corrigir problemas de flexão presentes nas mais recentes CPUs Alder Lake de 12ª geração da Intel. Desenvolvido em parceria com o extraordinário overclocking Der8auer, o novo Contact Frame promete reduzir as temperaturas de operação no Alder Lake da Intel. De acordo com a empresa, essa melhoria é alcançada pela fixação do mecanismo de carregamento independente (ILM) dessa plataforma, que comprovadamente desvia levemente o dissipador de calor integrado (IHS), reduzindo sua capacidade de transferência de calor.

Conforme testado pelo Igor's Lab, o novo quadro de contato para LGA 1700 reduziu a temperatura de operação do Intel Core i9-12900K em até 10,19 °C - de 70,48 °C sem o quadro de contato e para 60,29 °C após a instalação. A CPU foi configurada para executar o popular teste de estresse Prime95, com Small FFT em uma frequência fixa de 5 GHz em seus P-cores. Os E-cores do processador foram desativados para não comprometer os resultados, enquanto o subsistema de memória foi executado em DDR5-7000. A moldura de contato da Thermal Grizzly não é o único produto nesta categoria , e a empresa está lançando seu produto por € 39,90 para os mercados alemão e europeu (~ $ 36). Os entusiastas provavelmente gastaram mais em atualizações de resfriamento que forneceram um resultado de temperatura operacional final menor.

V190EYX.jpg
Brincadeira esses engenheiros da Intel, os caras mataram a aula de flexão e deformação de materiais kkkk. Imagina pagar uma nota no processador, descobrir que o IHS é côncavo e ainda ter que gastar mais 40 euros nessa moldura. Acredito que não afete muito o uso comum, embora tenha alguns relatos de usuários que precisaram acionar RMA, mas é fato que a transferência de calor está longe do ideal com o die curvado.

CPU-03.jpg

Última edição:
Brincadeira esses engenheiros da Intel, os caras mataram a aula de flexão e deformação de materiais kkkk. Imagina pagar uma nota no processador, descobrir que o IHS é côncavo e ainda ter que gastar mais 40 euros nessa moldura.

CPU-03.jpg
Fora que eles consomem bem também, é uma forma de aliviar as temperaturas em Fulload!

V190EYX.jpg
Comprei um similar no aliexpress

esperando chegar ainda.

Mas pelos testes o resultado depende do cooler usado tbm:

Comprei um similar no aliexpress

esperando chegar ainda.

Mas pelos testes o resultado depende do cooler usado tbm:
Sim vai depender do cooler usado também, achei interessante esse que você pegou no aliex, quando chegar faz o teste e manda feed aqui se possível ;)

Brincadeira esses engenheiros da Intel, os caras mataram a aula de flexão e deformação de materiais kkkk. Imagina pagar uma nota no processador, descobrir que o IHS é côncavo e ainda ter que gastar mais 40 euros nessa moldura. Acredito que não afete muito o uso comum, embora tenha alguns relatos de usuários que precisaram acionar RMA, mas é fato que a transferência de calor está longe do ideal com o die curvado.

CPU-03.jpg
Pagar mais 40 euros pra corrigir um erro de projeto de uma plataforma mais cara que a concorrência e que gasta mais energia. Ok, temos performance, mas é uma situação ridícula.

No site da Pichau consta que o Deepcool AK620 já vem com o adaptador pra LGA1700:

Alguém já tem alguma experiência, será que o AK620 dá conta do 12700K?

No site da Pichau consta que o Deepcool AK620 já vem com o adaptador pra LGA1700:

Alguém já tem alguma experiência, será que o AK620 dá conta do 12700K?
Para o dia a dia e jogos ele vai segurar sem muita dificuldade o 12700K, agora em testes como cinebench entre outros ele pode deixar a desejar mas isso não vai influenciar nada a performance dele, lembrando que um bom sistema de refrigeração no gabinete ajuda muito!

Gosto da AMD pelo longevidade do seus soquetes, mas impossível não recomendar plataforma Intel na realidade atual. Estava guiando meu primo a escolher peças, no final comprou um i5-11400F + Biostar B560MX-E PRO + 2x8GB DDR4 3200MHz Corsair Vengeance LPX. Vai ser um senhor upgrade comparado ao FX-8320 + mobo Asus pé de boi que morreu recentemente. Só fico com pena porque a GTX 1060 dele também morreu recentemente, aí o máximo que ele conseguiu pegar foi a famigerada RX 6500 XT, mas pelo menos não vai ficar tão capada no PCIe 4.0. Sei que a Biostar não tem reputação muito boa, principalmente no tocante a BIOS, mas uma placa desse nível por 550 reais é um baita CxB, acredito que ele não terá problemas.

Em relação ao 12700k como está a estabilidade e performance? pergunto pois sempre tive a plataforma intel, Q6600 < 2500K < 6600K e estou em rumo a mais um upgrade porém dessa vez tinha pendido para amd 5900x, porém ao acompanhar o tópico da amd vejo pessoal frenético falando sobre alterar PBO, habilitar CO, undervolt , Ryzen Master , haha e como sempre tive intel, fazia config de padaria, alterava o vcore e multiplicador e dava uma subida legal no over e pronto.

Minha pergunta é, indo de intel pensando em um sistema exclusivamente para jogos , utilizando placa mãe DDR4, rtx 3070, seria uma opção para não ter tanta dor de cabeça e em questão de performance seriam praticamente equivalentes ?.

Em relação ao 12700k como está a estabilidade e performance? pergunto pois sempre tive a plataforma intel, Q6600 < 2500K < 6600K e estou em rumo a mais um upgrade porém dessa vez tinha pendido para amd 5900x, porém ao acompanhar o tópico da amd vejo pessoal frenético falando sobre alterar PBO, habilitar CO, undervolt , Ryzen Master , haha e como sempre tive intel, fazia config de padaria, alterava o vcore e multiplicador e dava uma subida legal no over e pronto.

Minha pergunta é, indo de intel pensando em um sistema exclusivamente para jogos , utilizando placa mãe DDR4, rtx 3070, seria uma opção para não ter tanta dor de cabeça e em questão de performance seriam praticamente equivalentes ?.
Simplesmente funciona como sempre funcionou só é um pouco diferente o OC comparado aos modelos que vc citou mas nada muito relevante, peguei alguns exemplares de 12700K e 12900K logo na pré venda (e uns depois) e até hoje não tive nenhum problema nem com a MB atual nem as que já despachei.

Fazer undervolt é fácil e pra fazer OC basta mexer no multiplicador por número de núcleos ativos.

Um dos motivos de não ter amd é isso, entro no tópico e só tem configuração o dia todo, principalmente de memória, prefiro praticidade, montar, ligar, configurar algo e ficar anos sem mexer no pc, tive meu 2600k e 8700k e depois de instalado fiquei anos sem mexer na bios.

Galeras, estou saindo de um kit de R7 2700 + B450 e ia acabar pegando um 3600+B550 e topei pelo kit do i3 12100f + H610m saindo mais barato e com mais desempenho.

Fica a dúvida, as H610 tem alguma limitação importante que impeça algum upgrade no futuro ou é só comprar as peças, montar e esquecer que o PC existe?

Consigo fazer over nas rams? Subir de 2400 pros 3200 suportados pelo I3?

Na AMD já tive alguns diversos bugs que só corrigiam com update de BIOS e atualmente estou tendo um stutter horrendo com USB plugado no Windows 11 que me dá vontade de chorar sangue as vezes, e pela LGA 1700 ser bem recente tenho receio de ter problemas parecidos.

Pensei no I3-12100F junto com a Asus PRIME H610M-A D4 tenho um kit de memórias xingling 2x16GB 2400 CL18 já. No momento busco atualizar pro PCI 4.0 (pra aproveitar todo o potencial da minha RX 6400) e também pelo single-core monstruoso (já que jogo mais CS GO e Valorant atualmente).

A ideia é no futuro de fazer um upgrade pra um I5-12600 ou até mesmo um i7-12700 quando sair a 13 gen.

Fica a dúvida, as H610 tem alguma limitação importante que impeça algum upgrade no futuro ou é só comprar as peças, montar e esquecer que o PC existe?
1 DIMM por canal e o VRM extremamente básico.
Consigo fazer over nas rams? Subir de 2400 pros 3200 suportados pelo I3?
Sim até os 3200 vc consegue subir.
Na AMD já tive alguns diversos bugs que só corrigiam com update de BIOS e atualmente estou tendo um stutter horrendo com USB plugado no Windows 11 que me dá vontade de chorar sangue as vezes, e pela LGA 1700 ser bem recente tenho receio de ter problemas parecidos.
Não tive nenhum bug do tipo com nenhuma das MBs que testei.
A ideia é no futuro de fazer um upgrade pra um I5-12600 ou até mesmo um i7-12700 quando sair a 13 gen.
12400/12600 até vai, 12600K pra cima nessa placa vai passar fome infelizmente.

1 DIMM por canal e o VRM extremamente básico.
Creio que não vá atrapalhar tanto, já que já possuo 2 x 16GB que acho até q é exagero pro que eu jogo.

Sim até os 3200 vc consegue subir.

Maravilha.

Não tive nenhum bug do tipo com nenhuma das MBs que testei.

Ótimo, não aguento mais ter que retirar tudo exceto teclado e mouse pra poder jogar sem travadas.

12400/12600 até vai, 12600K pra cima nessa placa vai passar fome infelizmente.

Vou ver se consigo esticar pra alguma B, mas caso não consiga pego a H e no futuro faço o upgrade.

Edit: Obrigado pelos esclarecimentos :pense:

Creio que não vá atrapalhar tanto, já que já possuo 2 x 16GB que acho até q é exagero pro que eu jogo.

Maravilha.

Ótimo, não aguento mais ter que retirar tudo exceto teclado e mouse pra poder jogar sem travadas.

Vou ver se consigo esticar pra alguma B, mas caso não consiga pego a H e no futuro faço o upgrade.

Edit: Obrigado pelos esclarecimentos :pense:
Kabum hoje na hora do almoço meteu a H610M-A D4 por 500 pila, não teve como. Peguei o I3 12100F + H610M-A D4. R$ 1180,00 no kit CPU+MOBO. Pra mim coube bem.

Alguém aí opina por quanto vai vir o core i9 13900K aqui no Brasil?

12700K voando baixo e cuspindo frames aqui, rodando stock.
Asus TUF Z690 + Asus Strix 3080 12Gb. + 32Gb Corsair DDR4 3600Mhz + Noctua U12A.

12700K voando baixo e cuspindo frames aqui, rodando stock.
Asus TUF Z690 + Asus Strix 3080 12Gb. + 32Gb Corsair DDR4 3600Mhz + Noctua U12A.

Mesmo com uma z690 vai manter ele em stock?

Users who are viewing this thread

Voltar