[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Pô, se puder é claro, mostra pra gente se ele
leva o 13900k de boa. Cansado de ver Review de YouTube com bancada aberta + 15 graus celsius + AIO 360-custom loop com 3 phanteks t30. Fica muito fora da realidade.

Ainda to comprando peça por peça, mas mostro sim.

Eu sei, mas quem tá saindo de um 9900k, que não está gargalando nada (palavras dele) e disse que quer comprar somente para pegar algo novo (palavras dele) dificilmente pegaria um 12400f. O q vc acha ?

Aqui é nossa bolha kkkkkkk
13600K = 12700K, vai ter que gastar + 1000,00 num cooler bom.

Eu tive o 12700K (com Noctua) que vendi recentemente e tenho o 12400 (usando cooler que veio original Intel), posso dizer que em jogos com uma 3080 12Gb, ambos tem performance semelhante, por isso vendi o 12700K.

Para jogos que não são CPU bound, como Warzone, CSGO etc. iria de 12400 sem pensar.

13600K = 12700K, vai ter que gastar + 1000,00 num cooler bom.

Eu tive o 12700K (com Noctua) que vendi recentemente e tenho o 12400 (usando cooler que veio original Intel), posso dizer que em jogos com uma 3080 12Gb, ambos tem performance semelhante, por isso vendi o 12700K.

Para jogos que não são CPU bound, como Warzone, CSGO etc. iria de 12400 sem pensar.
Irado! O que vc achou do Noctua com o 12700k? Vc lembra dos watts? Vc tem (ou tinha ) um u12, não é ?

Por favor, não leve a mal quando falei do 12400, ele é um bom processador, o q eu quis dizer, é q nós, aqui da bolha, analisamos o q atende e acabamos, na maioria das vezes, escolhendo um mais caro.

Eu mesmo deveria estar usando um 12600k + b660 que teria 90% do desempenho pelo preço somente do i9. E agora pegaria um 13600k + b660 que faria 90% (lembrando que é um programa específico em single thread) com 180w somente. Sabe o q provavelmente farei? Pegar um i7/ i9 e ficar esquentando cabeça com AIO’s rs.

Irado! O que vc achou do Noctua com o 12700k? Vc lembra dos watts? Vc tem (ou tinha ) um u12, não é ?

Por favor, não leve a mal quando falei do 12400, ele é um bom processador, o q eu quis dizer, é q nós, aqui da bolha, analisamos o q atende e acabamos, na maioria das vezes, escolhendo um mais caro.

Eu mesmo deveria estar usando um 12600k + b660 que teria 90% do desempenho pelo preço somente do i9. E agora pegaria um 13600k + b660 que faria 90% (lembrando que é um programa específico em single thread) com 180w somente. Sabe o q provavelmente farei? Pegar um i7/ i9 e ficar esquentando cabeça com AIO’s rs.
Eu tava com o 12400 com 3060 e na fissura montei Z690+12700K+Noctua+32Gb 3600Mhz+3080 12Gb+Corsair 4000D Airflow...

No fim vi que não precisava de tudo isso, vendi a 3060, depois vendi o 12700K, passei a 3080 12Gb para o PC com 12400, migrei as 32Gb DDR4 também para o 12400. Anunciei hoje a Z690 por 1499,99...vamos ver qdo vende.

Ainda tenho o Noctua, usava com o 12700K em stock, sem OC. Em jogo chegava nos 72~78C.

Nos jogos o Turbo Boost ligava automaticamente e ia nos 5GHz, não lembro do consumo ou o quanto puxava de Watts.

Desencanei de ficar medindo, só ativava o MSI para fazer um undervolt na 3080 12Gb.

Última edição:
Com os bloqueios vai demorar um pouco prá chegar as peças restantes. A mobo tá desde o dia 31 aguardando coleta na Terabyte. Vamos ver o Water Cooler pela GKInfostore que infelizmente será pelos Correios... Quando é pela Azul, é mmmmmmmmmmmmmmmuito rápido.

Eu tava com o 12400 com 3060 e na fissura montei Z690+12700K+Noctua+32Gb 3600Mhz+3080 12Gb+Corsair 4000D Airflow...

No fim vi que não precisava de tudo isso, vendi a 3060, depois vendi o 12700K, passei a 3080 12Gb para o PC com 12400, migrei as 32Gb DDR4 também para o 12400. Anunciei hoje a Z690 por 1499,99...vamos ver qdo vende.

Ainda tenho o Noctua, usava com o 12700K em stock, sem OC. Em jogo chegava nos 72~78C.

Nos jogos o Turbo Boost ligava automaticamente e ia nos 5GHz, não lembro do consumo ou o quanto puxava de Watts.

Desencanei de ficar medindo, só ativava o MSI para fazer um undervolt na 3080 12Gb.
Obrigado pelas informações amigo. E vc foi realmente racional. Para evitar algum equívoco no futuro, irei dar duas opiniões: A racional e a de entusiasta.

Como tenho preguiça de fazer um “wall of text” acabo me expressando mal.

Poxa, pensei que tivesse perdido o bonde dos 13900K, mas incrivelmentemente, tinha em estoque na WAZ por um preço totalmente OK.

Acabei comprando por lá.

Lá diz "pre-venda", mas está para chegar em casa em 4 dias.

Vamos ver =)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ainda compensa investir num 11900K por 1790 reais? Consegui boletar um nesse valor. Só achei um pouco puxado o valor das placas mãe. Queria aproveitar minhas memórias.
A série 11 da Intel é um desperdício dos recursos naturais do planeta.

Ou vai de série 10, 12 ou a nova, 13.

Sinceramente.

Aviso para quem está migrando para a plataforma 12xxx e 13xxx, alguns jogos não trabalham bem com os E-cores ativados.

Perdi umas 3 horas ontem tentando diagnosticar um possível problema de overclock de memorias ou processador por conta de stutterings/freezings cabulosos (alguns de varios segundos) no jogo Yakuza Like a Dragon do gamepass. Para depois eu finalmente desativar os e-cores e os frames ficarem 100% estaveis.

Ainda estou decidindo se vale a pena voltar a ativar os E-cores ou nao.

Aviso para quem está migrando para a plataforma 12xxx e 13xxx, alguns jogos não trabalham bem com os E-cores ativados.

Perdi umas 3 horas ontem tentando diagnosticar um possível problema de overclock de memorias ou processador por conta de stutterings/freezings cabulosos (alguns de varios segundos) no jogo Yakuza Like a Dragon do gamepass. Para depois eu finalmente desativar os e-cores e os frames ficarem 100% estaveis.

Será que de repente não vale a pena tentar fazer um "macro" pra automatizar isso com um click e desativar apenas nas horas de jogar?

Alguns jogos não podem tirar proveito dos E-Cores?

Penso que isso é algo que o Windows 11 pode corrigir em futuras atualizações.

Eu tive o noctua com o 12700k e só recomendo se seu gabinete tem uma boa circulação de ar e não faz calor na sua cidade, aqui chegou a bater 87c jogando, coloquei um water cooler de 360m e agora não passa de 55 no jogo mais pesado.
Se procurar meu nick neste tópico, vai ver a minha comparação com fotos

Está usando o Windows 10 ou Windows 11?

Será que de repente não vale a pena tentar fazer um "macro" pra automatizar isso com um click e desativar apenas nas horas de jogar?

Alguns jogos não podem tirar proveito dos E-Cores?

Penso que isso é algo que o Windows 11 pode corrigir em futuras atualizações.

Confesso que ainda estou aprendendo como lidar com esses E-cores e não conheço uma maneira de desativar os E-cores dentro do windows (macros tb não é o meu forte rsrs). Então toda vez que preciso desativar/ativar preciso mudar na BIOS.

Os E-cores, pelo o que eu vi, náo é usado em games. Ficando mais para programas em background e rotinas do windows.

Está usando o Windows 10 ou Windows 11?
windows 11 atualizado.

Última edição:

Isso está me cheirando a problema do app do Xbox

Que não seria nenhuma novidade.
App lixo.

Isso aconteceu em qualquer outra plataforma?

Confesso que ainda estou aprendendo como lidar com esses E-cores e não conheço uma maneira de desativar os E-cores dentro do windows (macros tb não é o meu forte rsrs). Então toda vez que preciso desativar/ativar preciso mudar na BIOS.

Se não me falha a memória algumas mobos já até fazem isso nativamente, usando o botão Scroll Lock. Isso se chama de Legacy Game Compatibility Mode. Tem que dar uma olhada na BIOS da sua mobo se ela oferece isso por padrão.

Última edição:
The reference implementation for a Legacy Game Compatibility Mode will allow a user to dynamically place E-cores on standby when playing games.

Workaround steps for end-users to enable Legacy Game Compatibility Mode with affected games that have not received a software fix:

1. Power-up system and enter system BIOS setup.
  2. Enable switch Legacy Game Compatibility Mode to ON (one-time only) in BIOS.
  3. Save BIOS setup changes and exit.
  4. Boot to OS.
  5. Toggle Keyboard Scroll Lock key ON.
  6. Launch affected game title.
  7. Toggle Keyboard Scroll Lock key OFF after ending game title.
If these options are not available in the BIOS, contact your BIOS vendor to get information on when this feature will be implemented.

Teoricamente no Windows 11 não deveria ocorrer esse tipo de problema por ser otimizado e reconhecer os E-Cores.
Isso pelo jeito só acontece com alguns jogos antigos, não afetam todos. Pra isso era preciso o jogo ter um Fix mas também não são todos os jogos que foram atualizados pra isso. Por via das dúvidas é mais fácil usar o tal Legacy Mode.

Isso está me cheirando a problema do app do Xbox

Que não seria nenhuma novidade.
App lixo.

Isso aconteceu em qualquer outra plataforma?

Não, mas como instalei recentemente náo testei ainda em outros jogos (steam). Pesquisando sobre o assunto parece que esse jogo em especial (Yakuza 7) tem problemas de stutterings por variados motivos em diversas plataformas (AMD/intel e Steam/Gamepass)

The reference implementation for a Legacy Game Compatibility Mode will allow a user to dynamically place E-cores on standby when playing games.

Workaround steps for end-users to enable Legacy Game Compatibility Mode with affected games that have not received a software fix:

1. Power-up system and enter system BIOS setup.
  2. Enable switch Legacy Game Compatibility Mode to ON (one-time only) in BIOS.
  3. Save BIOS setup changes and exit.
  4. Boot to OS.
  5. Toggle Keyboard Scroll Lock key ON.
  6. Launch affected game title.
  7. Toggle Keyboard Scroll Lock key OFF after ending game title.
If these options are not available in the BIOS, contact your BIOS vendor to get information on when this feature will be implemented.

Valeu vou procurar aqui se na minha mobo tem essa opção. :bat:

EDIT: parece que tem sim.

MSI-Z690-Motherboards-Intel-Alder-Lake-CPU-Legacy-Game-Compatibility-Mode.png

EDIT2: Ativei a função e realmente reduziu bastante os freezings, porém ainda continuam acontecendo. Como não testei com outros jogos e pelo historicos de bugs do jogo, acredito que pode ser um problema em especifico com o Yakuza like a Dragon

Última edição:
Isso pelo jeito só acontece com alguns jogos antigos, não afetam todos. Pra isso era preciso o jogo ter um Fix mas também não são todos os jogos que foram atualizados pra isso. Por via das dúvidas é mais fácil usar o tal Legacy Mode.
Eu lembro de ter lido de problemas com jogos no lançamento do Windows 11, aqueles que tinham DRM, tipo Denuvo etc.

Poxa, pensei que tivesse perdido o bonde dos 13900K, mas incrivelmentemente, tinha em estoque na WAZ por um preço totalmente OK.

Acabei comprando por lá.

Lá diz "pre-venda", mas está para chegar em casa em 4 dias.

Vamos ver =)

Eu conheço loja que manda no mesmo dia se o seu demorar muito, só tenho que perguntar pro dono se ainda tem estoque. Mesmo preço da Waz.
De qualquer forma você agora é ONE OF US.

Eu tive o noctua com o 12700k e só recomendo se seu gabinete tem uma boa circulação de ar e não faz calor na sua cidade, aqui chegou a bater 87c jogando, coloquei um water cooler de 360m e agora não passa de 55 no jogo mais pesado.
Curioso....eu to com o 12700KF aqui e to com um aero cooler....meia boca(meu water cooler não tinha o encaixe para esse novo processador) e não ta esquentando fora do normal. Hoje realmente esta mais frio mais na semana passada tinha dias batendo 34/35 graus aqui no interior de SP e no uso normal ficou em torno de 40 graus e em jogos e testes de stress que fiz não passou dos 72 graus.

Aqui mandamos kkk eu to com um 9900k desde 2018 ta na hora de subir!
Verdade. Queria algo como o 11900k, 12700k ou 13900k. Porém não queria me desfazer das memorias ddr4 que comprei não tem nem 1 ano.
Tb segui esse caminho. Não pulei para ddr5 nem win 11 ainda. Nem quis abandonar o air cooler (mas já olhando AIO’s para a próxima geração, pq ACHO q o air não vai dar conta)
Também estou no bonde do 9900k (na verdade um kf) e na coceira pra pegar um 13th mas fujo dos WCs como o diabo foge da cruz :bem:

Curioso....eu to com o 12700KF aqui e to com um aero cooler....meia boca e não ta esquentando fora do normal. Hoje realmente esta mais frio mais na semana passada tinha dias batendo 34/35 graus aqui no interior de SP e no uso normal ficou em torno de 40 graus e em jogos e testes de stress que fiz não passou dos 72 graus.
Legal ver essas impressões de vocês pois achei que aircooler era red flag quase imediato, aqui no PR o clima geralmente é bem ameno (mas quando esquenta, esquenta pra car***).

Tenho o NH-D15 ( :wub: ) há anos e mesmo quando me aventurava em 5.1~5.2Ghz no 9900kf com receitas porcas da internet ele até que se virava bem, não pretendo mudar para algo que me faça ter que abrir o gabinete 1x por semana para ver se tá vazando, essa saudade eu não tenho.
De toda forma, ano que vem viajo com a patroa para o exterior então provavelmente vou segurar a onda até lá, quem sabe consigo pegar o Meteoro :tuntun:

Legal ver essas impressões de vocês pois achei que aircooler era red flag quase imediato, aqui no PR o clima geralmente é bem ameno (mas quando esquenta, esquenta pra car***).

Tenho o NH-D15 ( :wub: ) há anos e mesmo quando me aventurava em 5.1~5.2Ghz no 9900kf com receitas porcas da internet ele até que se virava bem, não pretendo mudar para algo que me faça ter que abrir o gabinete 1x por semana para ver se tá vazando, essa saudade eu não tenho.

Semprei amei os da Noctua, no meu antigo usava aquele com o bloco deitado pra dar mais espaço e direcionar o ar quente para a lateral do gabinete, já que o meu tinha um fan de 230mm (Não pergunte!) na lateral de fábrica.

Tava afim de esse novo PC usar o NHD15S com o Chroma Black, achei lindo, mas ouvi tanta merda da frigideira que é o 13900KF aqui que desisti e comprei o da Deepcool, curti a garantia de 5 anos <3

Última edição:
não pretendo mudar para algo que me faça ter que abrir o gabinete 1x por semana para ver se tá vazando, essa saudade eu não tenho.
Esse é um dos motivos de não ter embarcado até agora em watercooler, outra que normalmente duram 5 anos, depois disso começam a dar problemas...gastar + de 1000,00 com vida útil a expirar não me agrada.

Tenho coolers de há mais de 10 anos e aindam funcionam se eu precisar ligar numa máquina antiga.

O que me incomoda é o atual tamanho dos aircoolers de hoje, se bobear não cabe no gabinete e/ou atrapalha slot de memória.

Esse é um dos motivos de não ter embarcado até agora em watercooler, outra que normalmente duram 5 anos, depois disso começam a dar problemas...gastar + de 1000,00 com vida útil a expirar não me agrada.

Tenho coolers de há mais de 10 anos e aindam funcionam se eu precisar ligar numa máquina antiga.

O que me incomoda é o atual tamanho dos aircoolers de hoje, se bobear não cabe no gabinete e/ou atrapalha slot de memória.

Cooler não morre nunca, no máximo o rolamento da fan que vai pro saco...

Mas o silencio do WC custom é sem igual, é paz garantida...

Cooler não morre nunca, no máximo o rolamento da fan que vai pro saco...

Mas o silencio do WC custom é sem igual, é paz garantida...
Os aircoolers atuais são super silenciosos, diferente de outras épocas.

Users who are viewing this thread

Voltar