Já que tão falando de WC, vou dar meu relato.
Uso há 3 anos um custom e nunca tive nenhum problema relacionado a vazamentos, blocos entupidos, bomba falhando (e olha que é uma bomba chinesa de apenas 500l/h) ou qualquer outra coisa. Arriscaria dizer que o maior causador de dor de cabeça são fluidos coloridos que devem acumular no sistema ao longo do tempo. Sempre usei apenas água destilada e mais nada.
A manutenção que tenho é trocar o líquido. Como uso só água pura, poderia trocar a cada 12 meses ou mais sem problema nenhum. Troco a cada 6 meses mais ou menos porque acho legal. Sem contar que é um processo que leva nem 15 minutos. Deixo o sistema rodando por um dia inteiro com o plug do reservatório aberto pra sair o máximo de ar possível do sistema, aí depois é só ir lá e tampar, dá nem pra chamar isso de parte do processo de manutenção de tão simples que é.
Sim, se você for trocar pasta térmica do processador ou da placa, você vai ter que drenar o sistema. É uma das coisas que faz parte da rotina de quem pretende montar um custom. EDIT: dá pra trocar sem precisar drenar, é só remover o bloco sem desconectar a mangueira, no CPU é até simples, mas fazer isso na placa se torna um processo super complicado, pois é muito mais trabalhoso remover todos parafusos, o caminho mais fácil é drenar primeiro e depois colocar a placa na horizontal pra fazer a troca de pasta.
Se você me perguntar se eu montaria um custom no próximo setup que montar, eu diria que provavelmente não. Foi uma experiência divertida, e além disso, conseguir manter um OC absurdo na sua placa e ver que ela tá na casa dos 50ºC é bastante satisfatório, mas eu acho que estou ficando velho e pouco exigente e certas coisas não me encantam mais como antes nesse mundo de hardware.
Até mesmo em relação a upgrade de componentes eu tenho estado bem desanimado em gastar muito dinheiro, pois sinceramente ando jogando pouco, e tenho a impressão que ando jogando mais esses joguinhos bobos e leves pra se divertir com amigos no discord do que apreciando gráfico de jogos modernos.
Em resumo, se você tá com muita vontade de montar um custom, seja por causa de visual, desafio ou qualquer outro objetivo, vá em frente. Você vai gostar da experiência.
Sobre os AIO, particularmente eu não teria, apesar de serem muito práticos e terem performance melhor que os air coolers. E sei lá o motivo de não curtir. Talvez tenha algo a ver com ser algo pronto pra uso e na minha cabeça o que tá relacionado a algo pronto pra uso e realmente ser zero dor de cabeça ser um air cooler.
Em spoiler a foto do manco, não é hardware de ponta, não tem boate dentro, não tem cabos lindos, mas o silício tá passando frio.
![]()
Já que você usa apenas a água destilada (o que é bom) eu recomendo colocar apenas algumas gotas de bactericida, pode ser esses tipo de aquário mesmo. Isso vai evitar a proliferação de algas e bactérias com o passar do tempo dentro dos blocks.
PS. Esse kit é tipo daqueles chineses do Ali? Vi que hoje em dia tem uma infinidade de opções lá a preço realmente atrativo - diferente de uns anos anos atrás onde tudo era mais caro e importado dos EUA. Esses dias por curiosidade cotei um loop com 2 Rads de 360, block de CPU e VGA, dava apenas 2k. Mesmo preço de um AIO 360 desses cheios de firulas. hahah