[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Já que tão falando de WC, vou dar meu relato.

Uso há 3 anos um custom e nunca tive nenhum problema relacionado a vazamentos, blocos entupidos, bomba falhando (e olha que é uma bomba chinesa de apenas 500l/h) ou qualquer outra coisa. Arriscaria dizer que o maior causador de dor de cabeça são fluidos coloridos que devem acumular no sistema ao longo do tempo. Sempre usei apenas água destilada e mais nada.

A manutenção que tenho é trocar o líquido. Como uso só água pura, poderia trocar a cada 12 meses ou mais sem problema nenhum. Troco a cada 6 meses mais ou menos porque acho legal. Sem contar que é um processo que leva nem 15 minutos. Deixo o sistema rodando por um dia inteiro com o plug do reservatório aberto pra sair o máximo de ar possível do sistema, aí depois é só ir lá e tampar, dá nem pra chamar isso de parte do processo de manutenção de tão simples que é.

Sim, se você for trocar pasta térmica do processador ou da placa, você vai ter que drenar o sistema. É uma das coisas que faz parte da rotina de quem pretende montar um custom. EDIT: dá pra trocar sem precisar drenar, é só remover o bloco sem desconectar a mangueira, no CPU é até simples, mas fazer isso na placa se torna um processo super complicado, pois é muito mais trabalhoso remover todos parafusos, o caminho mais fácil é drenar primeiro e depois colocar a placa na horizontal pra fazer a troca de pasta.

Se você me perguntar se eu montaria um custom no próximo setup que montar, eu diria que provavelmente não. Foi uma experiência divertida, e além disso, conseguir manter um OC absurdo na sua placa e ver que ela tá na casa dos 50ºC é bastante satisfatório, mas eu acho que estou ficando velho e pouco exigente e certas coisas não me encantam mais como antes nesse mundo de hardware.

Até mesmo em relação a upgrade de componentes eu tenho estado bem desanimado em gastar muito dinheiro, pois sinceramente ando jogando pouco, e tenho a impressão que ando jogando mais esses joguinhos bobos e leves pra se divertir com amigos no discord do que apreciando gráfico de jogos modernos.

Em resumo, se você tá com muita vontade de montar um custom, seja por causa de visual, desafio ou qualquer outro objetivo, vá em frente. Você vai gostar da experiência.

Sobre os AIO, particularmente eu não teria, apesar de serem muito práticos e terem performance melhor que os air coolers. E sei lá o motivo de não curtir. Talvez tenha algo a ver com ser algo pronto pra uso e na minha cabeça o que tá relacionado a algo pronto pra uso e realmente ser zero dor de cabeça ser um air cooler.

Em spoiler a foto do manco, não é hardware de ponta, não tem boate dentro, não tem cabos lindos, mas o silício tá passando frio. :awesome:

20221028-123910.jpg

Já que você usa apenas a água destilada (o que é bom) eu recomendo colocar apenas algumas gotas de bactericida, pode ser esses tipo de aquário mesmo. Isso vai evitar a proliferação de algas e bactérias com o passar do tempo dentro dos blocks.

PS. Esse kit é tipo daqueles chineses do Ali? Vi que hoje em dia tem uma infinidade de opções lá a preço realmente atrativo - diferente de uns anos anos atrás onde tudo era mais caro e importado dos EUA. Esses dias por curiosidade cotei um loop com 2 Rads de 360, block de CPU e VGA, dava apenas 2k. Mesmo preço de um AIO 360 desses cheios de firulas. hahah

Já que você usa apenas a água destilada (o que é bom) eu recomendo colocar apenas algumas gotas de bactericida, pode ser esses tipo de aquário mesmo. Isso vai evitar a proliferação de algas e bactérias com o passar do tempo dentro dos blocks.

PS. Esse kit é tipo daqueles chineses do Ali? Vi que hoje em dia tem uma infinidade de opções lá a preço realmente atrativo - diferente de uns anos anos atrás onde tudo era mais caro e importado dos EUA. Esses dias por curiosidade cotei um loop com 2 Rads de 360, block de CPU e VGA, dava apenas 2k. Mesmo preço de um AIO 360 desses cheios de firulas. hahah

Água destilada é melhor que aqueles líquidos próprios pra Watercooler? Eu sempre pensei que o líquido tivesse uma substância para evitar os tais coágulos que vocês falam.

Olha, eu acho que você for sorteado, está com uma sorte-ao-contrário muito boa.

TIpo, eu migrei para WC AIO em 2014 com o Corsair Hydro H105.

Eu ainda tenho esse WC.
Está no PC que dei para a minha mãe.

2014
Nunca fiz manutenção nele.

Comprei outro em 2020, Corsair Hydro H100i RGB Platinum. Dei para um amigo, ele está usando agora. Está funcionando 100%.

E agora estou com esse da assinatura.

Eu acho que você teve, de fato, experiências muito ruins em sequência. Não sei qual sei histórico, mas WC é algo tão bom...
Tive uns 2 ou 3 AIOs até hoje e também não tive problemas, mas já vi muita história de zicas aleatórias então preferi simplesmente evitá-los.

Com relação à manutenção, eu estava me referindo especificamente aos modelos Custom mesmo.

Tentei dar uma olhada na minha loja de confiança, mas...

WhatsApp.jpg
1667572721631.png

Água destilada é melhor que aqueles líquidos próprios pra Watercooler? Eu sempre pensei que o líquido tivesse uma substância para evitar os tais coágulos que vocês falam.
Os líquidos concentrados (ou prontos) possuem substâncias pra evitar criação de algas e bactérias, sim. A questão é que normalmente a água ainda é o líquido mais eficiente quando se trata da troca de calor, além de sujar menos o sistema por não possuir corantes.

Tive uns 2 ou 3 AIOs até hoje e também não tive problemas, mas já vi muita história de zicas aleatórias então preferi simplesmente evitá-los.

Com relação à manutenção, eu estava me referindo especificamente aos modelos Custom mesmo.

Ver anexo 134655
Só duas gramas de respeito admin... Vou fazer... :crycat:

Só duas gramas de respeito admin... Vou fazer... :crycat:
Ainda tá gigante fora do celular mas relaxa, a ideia é só evitar a poluição visual desnecessária :safadao:
Na próxima dá pra simplesmente escrever o que interessa no próprio post ou colocar a imagem em spoiler :joia:

Pensei em colocar algicida, mas como o gabinete não vê muita luz onde fica, achei que não seria necessário, mas é algo que eu deveria fazer mesmo, tão simples e evita dor de cabeça. Não é um kit pronto, fui selecionando os produtos que queria, mas as peças são todas chinesas (radiadores freezemod, bomba, fittings e blocos barrow/byksi). Na época paguei pouco mais de 1K em tudo. Hoje só um AIO top tá isso pra mais. E o mais triste é que tem CPU pegando fogo mesmo com arsenal de refrigeração. Hoje tá sendo negócio usar power limit razoável que não tire muita performance e que deixe bem mais frio e consumindo menos, aí dá até pra usar com um bom air cooler.

Pensei em colocar algicida, mas como o gabinete não vê muita luz onde fica, achei que não seria necessário, mas é algo que eu deveria fazer mesmo, tão simples e evita dor de cabeça. Não é um kit pronto, fui selecionando os produtos que queria, mas as peças são todas chinesas (radiadores freezemod, bomba, fittings e blocos barrow/byksi). Na época paguei pouco mais de 1K em tudo. Hoje só um AIO top tá isso pra mais. E o mais triste é que tem CPU pegando fogo mesmo com arsenal de refrigeração. Hoje tá sendo negócio usar power limit razoável que não tire muita performance e que deixe bem mais frio e consumindo menos, aí dá até pra usar com um bom air cooler sem gastar demais tipo um Fuma 2.
Nossa, 1K já com block de GPU também? Putz, que preção, hein!! Mas é, também acho que os AIO cobrados hoje em dia são bem inflacionados, hoje dá pra montar coisa muito superior com bem menos. Só preciso ter um pouco de paciência mesmo. Pior que eu gostava muito do meu WC Custom. Quem sabe futuramente não volto um dia...

Eu comprei o Retrofit Kit da Corsair, pra poder usar o meu AIO atual no LGA 1700, dependendo de como ficará a temperatura do 13700K se ainda não for satisfatório eu vou cogitar voltar pros custom loop. É muito mais jogo do que pagar 2K num Kraken Z73 da vida...

Nossa, 1K já com block de GPU também? Putz, que preção, hein!! Mas é, também acho que os AIO cobrados hoje em dia são bem inflacionados, hoje dá pra montar coisa muito superior com bem menos. Só preciso ter um pouco de paciência mesmo. Pior que eu gostava muito do meu WC Custom. Quem sabe futuramente não volto um dia...

Eu comprei o Retrofit Kit da Corsair, pra poder usar o meu AIO atual no LGA 1700, dependendo de como ficará a temperatura do 13700K se ainda não for satisfatório eu vou cogitar voltar pros custom loop. É muito mais jogo do que pagar 2K num Kraken Z73 da vida...

O líquido próprio pra custom water não é melhor do que água destilada ou desmineralizada porque não evapora e não tem sais minerais?

Depois me dá um toque de quanto custa o envio, fiquei curioso.

Me mandaram email falando que a nota fiscal é muito recente, que é para esperar chegar o produto pra ver se realmente não tem suporte pro lga 1700. E que sobre o valor do envio, o próprio agente irá entrar em contato. Não entendi, só se for algum suporte deles no Brasil. Respondi que o vendedor me disse que não tem lga 1700 escrito na caixa e que a previsão do WC chegar prá mim é apenas dia 18/11.
Veremos...

Me mandaram email falando que a nota fiscal é muito recente, que é para esperar chegar o produto pra ver se realmente não tem suporte pro lga 1700. E que sobre o valor do envio, o próprio agente irá entrar em contato. Não entendi, só se for algum suporte deles no Brasil. Respondi que o vendedor me disse que não tem lga 1700 escrito na caixa e que a previsão do WC chegar prá mim é apenas dia 18/11.
Veremos...
Putz complicado, espero que dê tudo certo e venha com suporte por algum milagre. Meu Socket Frame do Aliexpress teve que voltar só porque vinha com pasta térmica, pedi pro vendedor reenviar sem a pasta :fire:

Pô gente, foi mal... sem querer acabei cutucando alguns vespeiros :shrek:
Há relação mas vamos tentar não desvirtuar muito, quem quiser trocar ideia sobre aircoolers, watercoolers, vapochill, peltiers e afins temos uma seção inteira pra isso :fami:

Pô gente, foi mal... sem querer acabei cutucando alguns vespeiros :shrek:
Há relação mas vamos tentar não desvirtuar muito, quem quiser trocar ideia sobre aircoolers, watercoolers, vapochill, peltiers e afins temos uma seção inteira pra isso :fami:

Éeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee verdade. Fui!!

i9-13900K comprado em 18/10 na Loja do Pombo ainda "em separação"...
De acordo com o SAC, a INTEL se enrolou na entrega dos i9 e o novo lote chega somente depois de 15/11, quando prometeram me enviar imediatamente por Sedex.

Sempre que compro algo em pré-venda, tomo na tarraqueta...

Vi o preço de umas G.Skill no Aliexpress 6000mhz CL30 e fiquei meio que arrependido de pegar a z690 TUF DDR4 KKK

Inclusive achei o preço da B660-F Strix DDR5 muito bom e a placa tem recursos até melhor que a z690 TUF.

Agora já era.

Interessante para o pessoal que gosta de Air cooler:

No video do De8auer testou o 13900k limitado a 90w e com undervolting na casa dos 60w e mesmo assim ainda performou melhor que um 12900k stock

fEkJ8P3.jpg

Teste de alguns air coolers limitado a 125w onde as temperaturas ficam bastante aceitaveis e sem perder tanta performance como o video acima mostra:

Fjqpw9Kbm6BduRx2sPDi3h-1200-80.png

Vi o preço de umas G.Skill no Aliexpress 6000mhz CL30 e fiquei meio que arrependido de pegar a z690 TUF DDR4 KKK

Inclusive achei o preço da B660-F Strix DDR5 muito bom e a placa tem recursos até melhor que a z690 TUF.

Agora já era.

Meu cachorro requereu o link por obséquio.

Última edição:
Chegou meu adaptador NVME pra Sata3 lá da pqp da China....

e a Kabum sequer enviou meu processador que comprei antes :kidding:

Chegou meu adaptador NVME pra Sata3 lá da pqp da China....

e a Kabum sequer enviou meu processador que comprei antes :kidding:
A Kabum acho que agora tá enviando pela Gfl que foi comprado pela Magazine Luiza, as vezes demora mesmo, mas não deixa de chegar, fica sussa.

Pessoal, estou pensando em pegar a "Asus TUF Gaming B660M-PLUS D4" + "i5 12400F" para colocar no lugar do i7 6500k. Mas algumas coisas estão me fazendo bater a cabeça e não encontro respostas para isso.

1-A minha fonte tem apenas 1 conector EPS de 4+4 , nesse caso iria faltar um plug de 4 pinos. Para essa placa mãe e este processador em questão, teria problema usar apenas (4+4) 8 pinos ?

2-Eu uso uma placa de som PCie x1 da Creative e como a placa mãe é mATX não iria ter espaço para colocar no slot x1 por causa da placa de vídeo. Poderia usar essa placa de som no outro Slot x16 (que no caso seria x4) ou vai dar conflito com a placa de vídeo que será usada no Slot x16 ?

Muitas coisas mudaram de 6 anos para cá, desde que montei meu PC atual e essas dúvidas estão me deixando de cabelo em pé.

Pessoal, estou pensando em pegar a "Asus TUF Gaming B660M-PLUS D4" + "i5 12400F" para colocar no lugar do i7 6500k. Mas algumas coisas estão me fazendo bater a cabeça e não encontro respostas para isso.

1-A minha fonte tem apenas 1 conector EPS de 4+4 , nesse caso iria faltar um plug de 4 pinos. Para essa placa mãe e este processador em questão, teria problema usar apenas (4+4) 8 pinos ?

2-Eu uso uma placa de som PCie x1 da Creative e como a placa mãe é mATX não iria ter espaço para colocar no slot x1 por causa da placa de vídeo. Poderia usar essa placa de som no outro Slot x16 (que no caso seria x4) ou vai dar conflito com a placa de vídeo que será usada no Slot x16 ?

Muitas coisas mudaram de 6 anos para cá, desde que montei meu PC atual e essas dúvidas estão me deixando de cabelo em pé.
Pode usar tranquilamente, eu uso na minha Z690 + 13700kf com o outro faltando e não falta energia hora nenhuma.

Inclusive, usei o 3900x e o 5900x na AMD dessa forma também sem problemas.

Lá atrás a ideia era ter criado outros tópicos com base no socket mas acabou faltando tempo =/
Por hora estamos agrupando neste tópico e vamos atualizando o título, mas se julgarem conveniente podemos colocar em outro, basta criar e colocamos em destaque :joia:

É que antes, o STATUS QUO para criar tópico, era somente permitido no lançamento oficial, tanto é que foi por isso que não criei o ZEN 4, anos atrás e a discussão da próxima geração ficava no mesmo tópico da atual geração

Edit

Criei

Última edição:
Água destilada não tem sais que conduzem eletricidade, o que pode ser vantajoso num eventual vazamento de líquido, muita gente não sabe que água pura não conduz eletricidade e que apenas água com minerais que faz isso.

Água destilada não tem sais que conduzem eletricidade, o que pode ser vantajoso num eventual vazamento de líquido, muita gente não sabe que água pura não conduz eletricidade e que apenas água com minerais que faz isso.

Tb usei WC Custom, teoricamente sim, mas a placa contem flux e sobras de produção que acabam conduzindo.

A cada troca de liquido era aquele medo e meio rolo de papel toalha espalhado pelo PC rs

Users who are viewing this thread

Voltar