[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Não sei se já postaram aqui, mas colocaram esse aviso lá na tera:

Queridos clientes,

Informamos que os pedidos realizados nos últimos dias poderão sofrer atrasos, devido ao desastre que ocorreu na principal rodovia de escoamento de mercadorias para o Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do País, localizada na BR-376 entre Santa Catarina e Paraná.

Segue notícias:
https://www.bemparana.com.br/notici...tal-por-causa-de-queda-de-barreira-no-km-669/
https://ricmais.com.br/seguranca/ac...queia-totalmente-br-376-no-litoral-do-parana/

Reforçamos com todos os nossos clientes o compromisso em entregar todos os pedidos o mais rápido possível, estamos buscando alternativas para acelerar as entregas.

Agradecemos a compreensão de todos.

eu não quero nem saber, resolvam com a tranportadora, eu vou ligar o dia inteiro e matar geral do SAC até alguém resolver isso e amanhã

nem que eu ligue de números diversos

se vira e manda outra memória, AGORA, PQP, merda de país, não é possível, 2 compras com problemas

não vou fazer esse upgrade nunca desse jeito
Pìchau é o pior atendimento possível, eles nem ligam pro cliente, até na BF foi isso, colocando promoção com 10 unidades e fazendo um sorteio doido que todo mundo reclamou.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não sei se já postaram aqui, mas colocaram esse aviso lá na tera:

Queridos clientes,

Informamos que os pedidos realizados nos últimos dias poderão sofrer atrasos, devido ao desastre que ocorreu na principal rodovia de escoamento de mercadorias para o Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do País, localizada na BR-376 entre Santa Catarina e Paraná.

Segue notícias:
https://www.bemparana.com.br/notici...tal-por-causa-de-queda-de-barreira-no-km-669/
https://ricmais.com.br/seguranca/ac...queia-totalmente-br-376-no-litoral-do-parana/

Reforçamos com todos os nossos clientes o compromisso em entregar todos os pedidos o mais rápido possível, estamos buscando alternativas para acelerar as entregas.

Agradecemos a compreensão de todos.
Putz, minha 4090 tá passando por ai pela Braspress QUE INFERNOOOOO!

Aqui não consigo bootar com XMP em placa mãe MSI

i9 13900k + MSI Z790 TOMAHAWK DDR4 + ASGARD B-DIE 3600 C14 DDR4

só consigo bootar setando manualmente 3600 C15 GEAR1... mas tem um cara aí com esse cpu e placa mãe e disse que ta ok... será que eu peguei um i9 muito lixo ou também estou com esse problema do XMP?
Provavelmente deu azar com a placa-mãe, a MSI Edge Z790 que peguei não passava de 2666Mhz, é difícil ser seu IMC o problema, a maioria dos 13900k pra não dizer todos fazem com folga 4000-4300Mhz com CL baixo tendo a RAM adequada e uma placa-mãe decente.

eu não quero nem saber, resolvam com a tranportadora, eu vou ligar o dia inteiro e matar geral do SAC até alguém resolver isso e amanhã

nem que eu ligue de números diversos

se vira e manda outra memória, AGORA, PQP, merda de país, não é possível, 2 compras com problemas

não vou fazer esse upgrade nunca desse jeito
Abre uma reclamação no consumidor.gov que a chapa esquenta.

Abre uma reclamação no consumidor.gov que a chapa esquenta.
Concordo, eles são obrigados ao menos a responder. Caso não ocorra vai na justiça mesmo e pede a comprovação de entrega com assinatura, hoje mesmo a empresa mais fulera pega assinatura de um responsável.

Apesar da msi ter bons reviews, iria de ASUS.
Só fui ler seu comentário agora. 😭
Antes, chutei o pau da barraca, aproveitei as promoções do Aliexpress e peguei:
13600K: R$1850
MSI Z690 Tomahawk D4: R$1250
Peguei justamente pra turbinar o desempenho com minha 4090.
Acho que vai dar bom. Já pedi até pro chinês enviar a Z690 com a Bios mais atualizada.

Um desses era meu que deixei o boleto queimar. Acabei pagando o boleto do Aliexpress em um 13600K por 1850.

Só fui ler seu comentário agora. 😭
Antes, chutei o pau da barraca, aproveitei as promoções do Aliexpress e peguei:
13600K: R$1850
MSI Z690 Tomahawk D4: R$1250
Peguei justamente pra turbinar o desempenho com minha 4090.
Acho que vai dar bom. Já pedi até pro chinês enviar a Z690 com a Bios mais atualizada.

Um desses era meu que deixei o boleto queimar. Acabei pagando o boleto do Aliexpress em um 13600K por 1850.
Mano, relaxa. MSI nunca me deixou na mão, uso a mais de 5 anos uma placa de entrada, até hoje pega.

Pichau tive problema a uns 6 anos atrás, me enviaram uma vga sem icms pago, tive que pagar eu mesmo e pedir ressarcimento da pichau, puta empresa zoada. Ate o momento :velocidade , kabum , preço terabyte .

É aquele display de LED que mostra o status do post. Muito útil para debugar erros e descobrir qual componente está dando problemas.
Ja deveria ser algo padrão nas placas mae isso ae , curti.

Aqui não consigo bootar com XMP em placa mãe MSI

i9 13900k + MSI Z790 TOMAHAWK DDR4 + ASGARD B-DIE 3600 C14 DDR4

só consigo bootar setando manualmente 3600 C15 GEAR1... mas tem um cara aí com esse cpu e placa mãe e disse que ta ok... será que eu peguei um i9 muito lixo ou também estou com esse problema do XMP?

Não uso o XMP da minha memória ram, pois a minha memoria o XMP é 4400 ou 4200mhz com timings "folgados". Uma coisa que eu notei é que ao colocar XMP as voltagens da Ram e do controlador de memoria não são ajustadas para voltagens adequadas e isto pode ser o que está gerando problemas para quem usa XMP...

Última edição:
Pichau tive problema a uns 6 anos atrás, me enviaram uma vga sem icms pago, tive que pagar eu mesmo e pedir ressarcimento da pichau, puta empresa zoada. Ate o momento :velocidade , kabum , preço terabyte .

Ja deveria ser algo padrão nas placas mae isso ae , curti.
Experimenta pedir algo na Aero pelo sedex antes do almoço, os caras já põe seu pedido no mesmo dia. Pena que não tinha dinheiro pra pagar o seguro e vou depender essa empresa Brasspress.

I7 10700 suporta M2 NVME gen 4? Eu vou fazer upgrade de placa mãe e iria para uma MAG B560M BAZOOKA pelos 4 slots de memória e 2 slots M2 sendo 1 deles Gen 4, porém fiquei na duvida se a décima geração suporta pois pelo que eu entendi só rodaria Gen 3, se for o caso talvez eu optaria por uma placa mãe 460 ou 490; Mas talvez valha a pena pela qualidade da Mag, ta em promo na kabum

caras, eu não tô acreditando que deu problema na minha encomenda da pichau :kidding: :mas::fuu:

conta no site que foi entregue, recebi umas mensagens no celular que foi entregue, mas não recebi nada

aaaah vtnc essas lojas :mesa:, tô muito puto
Já vi transportadora, correios e até entregador da amazon colocar que foi entregue só por causa do prazo e tudo acabou sendo entregue no próximo dia útil, mas se o seu caso se estender MEU AMIGO tome as vias cabiveis por lei

Última edição:
Não uso o XMP da minha memória ram, pois a minha memoria o XMP é 4400 ou 4200mhz com timings "folgados". Uma coisa que eu notei é que ao colocar XMP as voltagens da Ram e do controlador de memoria não são ajustadas para voltagens adequadas e isto pode ser o que está gerando problemas para quem usa XMP...
Tem alguma dica pra eu configurar manualmente minhas memórias? (Não manjo nada disso) Elas são de 3600 mas automaticamente são reconhecidas como 2666... se ativar o XMP, dá tela azul da morte kkkkk

Edit... olhando o histórico de atualizações, percebi que a ASUS lança atualização mensal, mas depois dos Intel 13th Gen, já vão pra quase 2 meses sem atualização... pelo jeito estão enfrentando bastante problemas pra acertar esse sistema.

Última edição:
Tem alguma dica pra eu configurar manualmente minhas memórias? (Não manjo nada disso) Elas são de 3600 mas automaticamente são reconhecidas como 2666... se ativar o XMP, dá tela azul da morte kkkkk

Edit... olhando o histórico de atualizações, percebi que a ASUS lança atualização mensal, mas depois dos Intel 13th Gen, já vão pra quase 2 meses sem atualização... pelo jeito estão enfrentando bastante problemas pra acertar esse sistema.
Altera a frequencia da memória para 3600 os timmings e voltagem, é tranquilo

Posta imagens da sua BIOS para vermos se tem as opções, por ser chipset H, não sei se é livre para alterar essas opções

Achei umas imagens na internet, se for igual sua BIOS e só alterar onde destaquei, isso é o basico dessa alteração, que é geralmente o que o XMP faz

Altera a frequencia da memória para 3600 os timmings e voltagem, é tranquilo

Posta imagens da sua BIOS para vermos se tem as opções, por ser chipset H, não sei se é livre para alterar essas opções

Achei umas imagens na internet, se for igual sua BIOS e só alterar onde destaquei, isso é o basico dessa alteração, que é geralmente o que o XMP faz

Opa, vou tentar aqui… Sobre o Chipset H670 (diferente do B660 e do H610) ele é QUASE um Z690, pelo que pude pesquisar, ele é totalmente desbloqueado para over também, mas perde alguns recursos de suporte de hardware… talvez seja o melhor custo benefício

I7 10700 suporta M2 NVME gen 4? Eu vou fazer upgrade de placa mãe e iria para uma MAG B560M BAZOOKA pelos 4 slots de memória e 2 slots M2 sendo 1 deles Gen 4, porém fiquei na duvida se a décima geração suporta pois pelo que eu entendi só rodaria Gen 3, se for o caso talvez eu optaria por uma placa mãe 460 ou 490; Mas talvez valha a pena pela qualidade da Mag, ta em promo na kabum
10gen não suporta nvme gen4, somente a partir da 11gen nesse chipset.

edit: veja se a sua BIOS tem alguma opção de "Memory try it" e escolha uma velocidade proxima ao seu XMP (3600 Mhz) é o jeito mais rapido e fácil

Vc precisa aumentar as voltagem para o intervalo abaixo (tem que ir testando qual vai funcionar no seu caso):

Dram = 1.35 - 1.40
CPU VDDQ = 1.20 - 1.30
CPU SA = 1.20 - 1.25

Opa, vou tentar aqui… Sobre o Chipset H670 (diferente do B660 e do H610) ele é QUASE um Z690, pelo que pude pesquisar, ele é totalmente desbloqueado para over também, mas perde alguns recursos de suporte de hardware… talvez seja o melhor custo benefício

Olha a H670 não faz over em processador até onde eu sei e o controlador de memoria é no processador. O CPU VDDQ e CPU SA são voltagens do processador que afetam a estabilidade da memória ram veja se tem estas opções na sua BIOS e altere conforme intervalo acima. Mas comece testando a Dram apenas.

Última edição:
Não dá para mexer no multiplicador da H670, só na Z690.

Falando em memória, essa minha liguei xmp e de 6000 coloquei em 6400 sem mexer em mais nada e foi suave, caraca, nem aumentei voltagem. Só não sei se tem alguma vantagem 6000 pra 6400 kkk, acho que não, a mobo vai até 6800, vi que a giga vai até 7600, nada mal.

Falando em memória, essa minha liguei xmp e de 6000 coloquei em 6400 sem mexer em mais nada e foi suave, caraca, nem aumentei voltagem. Só não sei se tem alguma vantagem 6000 pra 6400 kkk, acho que não, a mobo vai até 6800, vi que a giga vai até 7600, nada mal.

Verifique as voltagens em auto que sua mobo esta aplicando. Nao sei quais sao as voltagens seguras para DDR5, mas no CPU VDDQ não passaria de 1.40 e CPU SA não passaria de 1.35

Qual limite teorico da ddr 5?
Frequency / Transfer Rate.

Memory frequency refers to the number of commands or transfer operations that the memory module can handle per second. It is typically expressed in megahertz (MHz), but some manufacturers use express this in mega transfers per second (MT/s). The number follows the DDR version, so a DDR5-4800 DIMM, for example, has a frequency of 4800 MHz (or 4800 MT/s).

DDR4 frequency ranges from 1866 to 3200 MHz, while DDR5 ranges from 4800 to 6400 MHz initially, but may go as high as 8400 MHz.

Frequency / Transfer Rate.

Memory frequency refers to the number of commands or transfer operations that the memory module can handle per second. It is typically expressed in megahertz (MHz), but some manufacturers use express this in mega transfers per second (MT/s). The number follows the DDR version, so a DDR5-4800 DIMM, for example, has a frequency of 4800 MHz (or 4800 MT/s).

DDR4 frequency ranges from 1866 to 3200 MHz, while DDR5 ranges from 4800 to 6400 MHz initially, but may go as high as 8400 MHz.
Pqp , vai ser uma delicia rsss frequencia em

Verifique as voltagens em auto que sua mobo esta aplicando. Nao sei quais sao as voltagens seguras para DDR5, mas no CPU VDDQ não passaria de 1.40 e CPU SA não passaria de 1.35
O vccsa na b ios ,é memoria ? Aqui está 19 auto, ddr 5600, quanto coloco para over? Reparei que os timings estao fixos , tem alguma opção travada para liberar eu acho.

Quando peguei a minha mobo, a z690 da MSI tinha um dragão em RGB.

Isso me matou.

A Z790 também tem isso?

Quando peguei a minha mobo, a z690 da MSI tinha um dragão em RGB.

Isso me matou.

A Z790 também tem isso?
DRAGON BLOOD! Não sei te responder amigo, kkkk

Users who are viewing this thread

Voltar