[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Vlw vou ver hj atarde vc acha que pode ser energia ?

Pode ser assim como pode ser overclock instavel por voltagem baixa. É importante acompanhar o clock por core, nem todos os cores do mesmo processador tem a mesma capacidade de overclock.

Última edição:
Pode ser assim como pode ser overclock instavel por voltagem baixa. É importante acompanhar o clock por core, nem todos os cores do mesmo processador tem a mesma capacidade de overclock.
Entendi , tipo abaixei ontem ate 5.1 ele caia para 5.0 detalhe avx 0 cai de qualquer over para 5.0 , ae coloco avx 1 e ameniza a queda em 100

Entendi , tipo abaixei ontem ate 5.1 ele caia para 5.0 detalhe avx 0 cai de qualquer over para 5.0 , ae coloco avx 1 e ameniza a queda em 100
Testes com avx costumam fritar o processador e dependendo de algumas configurações na BIOS gera redução de clock. Aqui não costumo testar usando AVX em programas pesados (Prime95), pois é muito mais pesado que o meu uso em jogos.

Consegui 4300CL15-16-16-36, estou afinando ainda as voltagens mínimas, 1.47v VDDQ, 1.40v SA e 1.59v VDRAM

TSvmLew.jpeg

Testes com avx costumam fritar o processador e dependendo de algumas configurações na BIOS gera redução de clock. Aqui não costumo testar usando AVX em programas pesados (Prime95), pois é muito mais pesado que o meu uso em jogos.
No 3d mark e no windows nao cai o clock, cai somente onde usa igual vc falou , vou baixar o clock e vcore para esfriar.

Chegou finalmente minha CPU da Terabyte, a loja que pelo menos esse ano tá se mostrando a melhor em preços e entrega

Caixa vagaba pra uma coisa tão cara :vish:

61D2c2c.jpg
13900 amassado ninguém merece, aqui a Kabum colocou a caixa da FONTE quase esmagando meu kit de memórias, vamos esperar que esteja tudo funcional.

Consegui 4300CL15-16-16-36, estou afinando ainda as voltagens mínimas, 1.47v VDDQ, 1.40v SA e 1.59v VDRAM

TSvmLew.jpeg
Top demais!!!

Logo mais vou começar a afinar a minha memória aqui tb.

Qual o nome que está na BIOS para a "SA", não achei :(

Era isso que faltava, agora deu boot e, 4200 cl 16, vamos ver até onde vai
Boa, eu acabei voltando pra 4200CL15 ao invés de 4300, achei mto alto 1.40v de SA, com 4200 consigo com 1.25v.

Era isso que faltava, agora deu boot e, 4200 cl 16, vamos ver até onde vai
Isso DDR4 né? Putz, quase chegando no 4800 da minha que é DDR5, monstro!

Por qual preço, e em qual vendedor? Andei pesquisando mas achei mais caro que no BR...
Foi esse aqui. Joguei o processador e a placa mãe até completar os 3000, joguei o cupom de desconto de 300 e teve os descontos de a cada 150 reais, descontava 15. A placa mãe, peguei uma MSI Z690 Tomahawk DDR4 por 1250.

Apos 18 dias chegou o agressivo da aliexpres
20221130-120306.jpg
Esse é bruto, instalei o meu esses dias. Muito bom, pesado o bichinho.
Troquei todos meus ssds por nvme pci 4 no pc novo. Inclusive um ta em raid0, coisa linda kkkk. O dia que sair o pci 5 e com preço descente, aí pego um pro Windows.

Boa, eu acabei voltando pra 4200CL15 ao invés de 4300, achei mto alto 1.40v de SA, com 4200 consigo com 1.25v.
4200 cl15 já bom demais!
Eu não sei se vou conseguir algo asim pois não quero colocar mais de 1.5v na memória e acho que vai ser preciso
Isso DDR4 né? Putz, quase chegando no 4800 da minha que é DDR5, monstro!
Isso, DDR4.

Mas ai vc só ativou o XMP e já era, aqui tem que ficar testando, testando e testando...kkkkkk

Pra quem gosta é legal

4200 cl15 já bom demais!
Eu não sei se vou conseguir algo asim pois não quero colocar mais de 1.5v na memória e acho que vai ser preciso
Pode ficar tranquilo que usar VDRAM acima de 1.50v ainda é bem safe, o problema maior seria abusar no SA que é do IMC da CPU, que o ideal é ficar abaixo de 1.35-1.40v no máximo. Eu uso essas RAM a 1.56v em outros kits a mais de anos, se vc tiver uma refrigeraçãozinha ou um airflow nelas de alguma forma e não passarem de 55 graus é muito suave, dificilmente as minhas passam de 45 graus jogando aqui.

TSvmLew.jpeg
esse programa funciona no
Troquei todos meus ssds por nvme pci 4 no pc novo. Inclusive um ta em raid0, coisa linda kkkk. O dia que sair o pci 5 e com preço descente, aí pego um pro Windows.
Eita raid 0 , foi facil instalar ? To pensando um de 4 tb para emulador, mas ta caro.

Como tá o RAID-0 nos Z790 / PCI-E 4.0 / W11? Tão de boa? Estáveis, sem erro? Pergunto isso pois a última vez que usei RAID-0 há uns 10 anos atrás eu tinha vez ou outra uns bugs, tipo dava boot e o RAID por algum motivo se desfazia ou falhava, aí corrompia e eu acabava perdendo tudo, tendo que reformatar...

Peguei recentemente dos EUA um WD_Black SN850X 2TB que vou colocar como OS principal e estava cogitando colocar os 2x Corsair MP600 2TB que já tenho em RAID-0 pra usar em Games + Armazenamento geral. Será que teria algum ganho na prática, com o Z790? Ou pode haver algum tipo de gargalo na banda?

então mas pelo que entendi, se usar um nvme pci-e 5.0 no lugar reservado para tal o slot da vga cai pra 8x, compartilha banda mesmo esse troço sendo controlado pela CPU

então mas pelo que entendi, se usar um nvme pci-e 5.0 no lugar reservado para tal o slot da vga cai pra 8x, compartilha banda mesmo esse troço sendo controlado pela CPU

Exato mas se não me engano tem teste mostrando 8x e 16x que se não me engano, não muda nada pra gpu.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como tá o RAID-0 nos Z790 / PCI-E 4.0 / W11? Tão de boa? Estáveis, sem erro? Pergunto isso pois a última vez que usei RAID-0 há uns 10 anos atrás eu tinha vez ou outra uns bugs, tipo dava boot e o RAID por algum motivo se desfazia ou falhava, aí corrompia e eu acabava perdendo tudo, tendo que reformatar...

Peguei recentemente dos EUA um WD_Black SN850X 2TB que vou colocar como OS principal e estava cogitando colocar os 2x Corsair MP600 2TB que já tenho em RAID-0 pra usar em Games + Armazenamento geral. Será que teria algum ganho na prática, com o Z790? Ou pode haver algum tipo de gargalo na banda?

Rapaz, com essa bios 3.10 beta ta de boa. Na 3.06 aconteceu isso que vc relatou, no boot do nada dava raid failure e ja era, perdia tudo. Creio que sempre que eu atualizar o bios, vai dar isso kkk. A cada bios a mobo ta melhor, to curtindo.

esse programa funciona no
Eita raid 0 , foi facil instalar ? To pensando um de 4 tb para emulador, mas ta caro.

Moagenzinha. Ativa vmd e um tal de vmd global no bios (algo assim).
Mas antes instala no windows o intel rapid storage.
Se não fica embaçado achar os nvme no bios. Fica constando que não tem.

Última edição:
Exato mas se não me engano tem teste mostrando 8x e 16x que se não me engano, não muda nada pra gpu.

Rapaz, com essa bios 3.10 beta ta de boa. Na 3.06 aconteceu isso que vc relatou, no boot do nada dava raid failure e ja era, perdia tudo. Creio que sempre que eu atualizar o bios, vai dar isso kkk. A cada bios a mobo ta melhor, to curtindo.

Moagenzinha. Ativa vmd e um tal de vmd global no bios (algo assim).
Se não fica embaçado achar os nvme no bios. Fica constando que não tem.

Complicado, li sobre isso e parece que se qualquer um dos discos apresentar erro todo o conjunto dá problema? Eu não arrisco, usou esse arranjo pra trabalho? Parece beeeeem difícil.

Vou partir para uma Placa-mãe com chipset Zx90.
Qual das duas opções abaixo me recomendam?

1) MSI Z790-P PRO WIFI DDR4
2) MSI Z690 TOMAHAWK WIFI DDR4

A 790 é mais recente e mais cara, porém a 690 parece ser mais premium e a diferença de conexões e tecnologias entre elas parece ser quase nula...

Só lembrando que se vc ativar isso, e por algum motivo precisar levar os discos pra outro PC, eles só vão funcionar se o novo PC tiver essa exata mesma função, do contrário vc não consegue acessar os dados facilmente.

Vou partir para uma Placa-mãe com chipset Zx90.
Qual das duas opções abaixo me recomendam?

1) MSI Z790-P PRO WIFI DDR4
2) MSI Z690 TOMAHAWK WIFI DDR4

A 790 é mais recente e mais cara, porém a 690 parece ser mais premium e a diferença de conexões e tecnologias entre elas parece ser quase nula...
Z690 tomahawk tem melhor VRM e é de linha superior. PRO P é o modelo de entrada mais basico, se fosse ao menos a PRO A.

Users who are viewing this thread

Voltar