[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Frequency / Transfer Rate.

Memory frequency refers to the number of commands or transfer operations that the memory module can handle per second. It is typically expressed in megahertz (MHz), but some manufacturers use express this in mega transfers per second (MT/s). The number follows the DDR version, so a DDR5-4800 DIMM, for example, has a frequency of 4800 MHz (or 4800 MT/s).

DDR4 frequency ranges from 1866 to 3200 MHz, while DDR5 ranges from 4800 to 6400 MHz initially, but may go as high as 8400 MHz.
8400MHz pelo padrão JEDEC @1.1v, ou seja irão passar isso com o OC facilmente.

Fellas, atualizando, o entregador socou a encomenda na caixa de correio, meu pai achou hoje cedo rsrs :rolleyes:

pelo menos a memória tava intacta, e a Pichau não foi pra minha lista negra de lojas, mas a transportadora deveria ter pego uma assinatura pelo menos

anyway, meu combo de RAM tá salvo, ufa, eu quase enfartei ontem, tá difícil achar ddr5 do jeito que vc quer, ainda mais com specs iguais

oyseQKL.jpg

:wub:

Pqp , vai ser uma delicia rsss frequencia em
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O vccsa na b ios ,é memoria ? Aqui está 19 auto, ddr 5600, quanto coloco para over? Reparei que os timings estao fixos , tem alguma opção travada para liberar eu acho.

Para destravar vc deve ter que desativar o XMP acho. Cuidado que o seu VCCSA se for 19 estaria muito alto (confere no HWInfo) o CPU SA Voltage da MSi fica na casa dos 1.2 a 1.6 volts, 19 seria impossivel.

M8mRhUt.jpg

Quando peguei a minha mobo, a z690 da MSI tinha um dragão em RGB.

Isso me matou.

A Z790 também tem isso?

Alguns modelos tem, tem que olhar o modelo. Acho que a Edge tem.

Para destravar vc deve ter que desativar o XMP acho. Cuidado que o seu VCCSA se for 19 estaria muito alto (confere no HWInfo) o CPU SA Voltage da MSi fica na casa dos 1.2 a 1.6 volts, 19 seria impossivel.

M8mRhUt.jpg

caraca, todas as tops da MSI tem um dragão RGB na frente da placa

Aí vai ficar dificil.

A minha última da MSI foi essa aqui ó

91cFeKrG25L._AC_SX355_.jpg

caraca, todas as tops da MSI tem um dragão RGB na frente da placa

Aí vai ficar dificil.

A minha última da MSI foi essa aqui ó

91cFeKrG25L._AC_SX355_.jpg
Acho que da para desligar usando o APP da MSI. Porém se não for fazer overclock pesado ou usar 5 NVME a Tomahawk dá e sobra e não tem RGB.

Acho que da para desligar usando o APP da MSI. Porém se não for fazer overclock pesado ou usar 5 NVME a Tomahawk dá e sobra e não tem RGB.
É que na real eu curto RGB.
Só que não no formato de um dragão

M8mRhUt.jpg

Então faltou ponto na minha msgs kk é 1.19 vou confirmar

Fellas, atualizando, o entregador socou a encomenda na caixa de correio, meu pai achou hoje cedo rsrs :rolleyes:

pelo menos a memória tava intacta, e a Pichau não foi pra minha lista negra de lojas, mas a transportadora deveria ter pego uma assinatura pelo menos

anyway, meu combo de RAM tá salvo, ufa, eu quase enfartei ontem, tá difícil achar ddr5 do jeito que vc quer, ainda mais com specs iguais

oyseQKL.jpg

Pow mano, feliz por você, só esperando as minhas chegarem tb

Mano, o que importa é fazer um campeonato de Fifa contra a seleção camaronesa para nos vingarmos :(

oyseQKL.jpg

Vai usar os 4 pentes? Boa sorte conseguindo frequências decentes

Vai usar os 4 pentes? Boa sorte conseguindo frequências decentes

sim vou, tem que funcionar ué.... de um jeito ou de outro, foi feito pra isso, ou os fabricantes estão enganando os consumidores

toda a vida vi PCs funcionando com todos slots povoados, não tem pq ser diferente agora

as memórias são todas iguais, não muda nem latência, justamente pra não ter problema

sim vou, tem que funcionar ué.... de um jeito ou de outro, foi feito pra isso, ou os fabricantes estão enganando os consumidores

toda a vida vi PCs funcionando com todos slots povoados, não tem pq ser diferente agora

as memórias são todas iguais, não muda nem latência, justamente pra não ter problema
Não sei quanto a 96gb, mas 128gb nos alder lake ficava travado em 3600mhz, e nos zen 4 dificilmente o pessoal conseguia mais de 4600mhz (maioria travou nos 4200mhz).
No raptor lake não vi nenhum report de gente tentando 128gb, mas não duvido que as frequências fiquem bem baixas também.

Talvez com 96gb seja mais fácil, por isso te desejei boa sorte.

É porque nos estamos na época do Early Access quando as fabricantes lançam BIOS bugada em produto high-end, kkkkk.

Não sei quanto a 96gb, mas 128gb nos alder lake ficava travado em 3600mhz, e nos zen 4 dificilmente o pessoal conseguia mais de 4600mhz (maioria travou nos 4200mhz).
No raptor lake não vi nenhum report de gente tentando 128gb, mas não duvido que as frequências fiquem bem baixas também.

Talvez com 96gb seja mais fácil, por isso te desejei boa sorte.

sim entendo, eu tbm não sei o que vai acontecer sinceramente, mas vamos ver, até pra mim contar o que aconteceu

só precisa ficar estável na frequência padrão, acho que 4800 sei lá, acima disso é tudo over aparentemente

sim entendo, eu tbm não sei o que vai acontecer sinceramente, mas vamos ver, até pra mim contar o que aconteceu

só precisa ficar estável na frequência padrão, acho que 4800 sei lá, acima disso é tudo over aparentemente
A frequência padrão das suas não é 5200 com xmp?

sim é, mas pelo relato do colega não vou conseguir isso hahaha, mas é como eu falei só precisa ficar estável

primeiro eu vou montar tudo e testar tudo no padrão, só depois de conhecer a máquina por algumas semanas, daí vou tentar alguma coisa relacionado a esses xmp aí

realmente não tem como aloprar no começo com plataforma nova, como vc mesmo disse nem as BIOS estão maduras

e nem pensar trocar a minha Asrock como alguns fizeram, vai ter que rodar de todo jeito mesmo com ajustes ou alguns updates de BIOS, prioridade pra mim são as portas de discos extras e não tem outra no mercado nem ao menos parecida com os 8 satas e 5 nvme, um deles já tá na posição estratégica pra mim enfiar o adaptador NVME pra sata, e só esse tá descoberto, perfeito.

escolhi as de 5200 da corsair na verdade, mais por conta de ser mais fácil de achar os módulos com as mesmas specs

de outros fabricantes só de mudar a quantidade já embola tudo

Isso só rola com 2 pentes, geralmente. 4 pentes, e ainda mais de alta densidade, a frequência vai pro buraco.

Sim, o record atual é de 10.500mhz.

Mas tem gente que contesta por sido usado só 1 pente de memória, mas (de novo) como cada pente agora é dual channel...

Pode considerar ou não o recorde valido rs

Só a fabricante da memória tá garantindo que os pentes de memória fazem 5200mhz

Agora se os 4 pentes vão funcionar juntos nesse velocidade ai é questão da placa mãe e do processador.
As fabricantes das placa mães geralmente fazem uma lista de kits que garantem que funcionam.

Igual já comentaram na gen 12, a propria intel já avisa que se fosse usar 4 pentes a velocidade ia pra baixo. E o consenso era que 12gen tinha que ser só 2 pentes.
Não sei como tá isso na gen 13 e as placas 700, pelo o que eu tenho acompanhado o controlador de memória dos intel 13 é melhor do que o 12 e as placas 700 tbm são melhores nesse quesito.
Mas não tenho visto muita gente com 4 pentes não.

Acabei aproveitando uns cupons e pegando um 13600K no Ali :wub:

Agora só preciso achar uma placa mãe pra comprar, quais lojas aqui no BR costumam atualizar a bios se pedir?
A terabyte ou a kabum atualizam? Tava pensando pegar uma Z690 TUF.

O clock da cpu esta tendo uma queda de 100mhz no clock da cpu, e ja coloquei avx 0. Se coloco 5.4 ,ele cai para 5.3 , falta de vcore ?

Falta de vcore ou temperaturas ou limite de consumo limitado na BIOS (PL1 power limit e PL2 Power Limit) tem que que colocar um numero absurdamente alto para ter certeza que nao limitará na minha mobo é 4095.

Falta de vcore ou temperaturas ou limite de consumo limitado na BIOS (PL1 power limit e PL2 Power Limit) tem que que colocar um numero absurdamente alto para ter certeza que nao limitará na minha mobo é 4095.
Temp ficou 80 85 , coloquei em 100 o limite , llc em turbo ,onde vejo pl 1 e 2?

Última edição:

Essa temperatura não deve estar causando a redução de clock, mas se estiver sendo padrão em jogos está um pouco acima do ideal para 24/7.

Sobre PL1 e PL2:

Video mostrando um exemplo de overclock em mobo Gigabyte:

Acabei aproveitando uns cupons e pegando um 13600K no Ali :wub:

Agora só preciso achar uma placa mãe pra comprar, quais lojas aqui no BR costumam atualizar a bios se pedir?
A terabyte ou a kabum atualizam? Tava pensando pegar uma Z690 TUF.
Também peguei lá. 1850 em 4x sem juros foi imbatível.

Users who are viewing this thread

Voltar