As CPUs Intel de 13ª geração não-K são 28% a 64% mais rápidas que as de 12ª geração, de acordo com testes vazados.
Série Intel Core 65W de 13ª geração testada no Cinebench R23
Uma comparação de desempenho da próxima atualização da CPU de desktop da Intel.
De acordo com os resultados do teste compartilhados por chi11eddog , a atualização da CPU Intel trará um aumento considerável de desempenho para a linha de desktops de 65W. O vazamento apresenta dados internos de um fabricante de placas-mãe não revelado que testou lado a lado cada um dos processadores Core de 12ª geração existentes e os processadores de 13ª geração que serão lançados em breve.
É importante observar que todos os processadores foram testados na mesma placa-mãe e usando a mesma configuração de memória, mas não está claro qual modelo e se era tecnologia DDR5 ou DDR4.
Os processadores foram testados em apenas um benchmark, então é improvável que esses números se traduzam em desempenho de jogo bruto. No entanto, o teste Cinebench, especialmente a versão mais recente do R23, é hoje em dia uma ferramenta de comparação preferível para CPUs.

De acordo com esses resultados, o Core i9-13900 seria até 10% mais rápido no teste single-core e 53% mais rápido no multi-core do que o antecessor. O modelo mais novo tem 500 MHz mais boost clock, mas também 8 núcleos Efficient a mais, o que explica por que o desempenho multi-core aumentou tanto.

Outros modelos de CPU apresentam um aumento de 3% a 6% no single-core e um aumento de 28% a 64% no multi-core. O maior salto pode ser observado na CPU i5-13500 não-K, que apresenta um aumento de desempenho de até 64%, mas, ao mesmo tempo, os menores ganhos de núcleo único.
Todas essas CPUs apresentam TDP padrão de 65W e são compatíveis com placas-mãe LGA1700 existentes e futuras. Além disso, eles suportam memória DDR4 e DDR5, o que não é o caso dos processadores Ryzen 7000.
A Intel está pronta para lançar todas as cinco CPUs em 3 de janeiro junto com suas novas placas-mãe B760. Essa linha de CPUs Intel colocará muita pressão na série AMD Ryzen 7000, que também deve receber uma atualização na mesma época.

Fonte: chi11eddog