[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início

As CPUs Intel de 13ª geração não-K são 28% a 64% mais rápidas que as de 12ª geração, de acordo com testes vazados.​

Série Intel Core 65W de 13ª geração testada no Cinebench R23​

Uma comparação de desempenho da próxima atualização da CPU de desktop da Intel.

zkCkgrX.png

De acordo com os resultados do teste compartilhados por chi11eddog , a atualização da CPU Intel trará um aumento considerável de desempenho para a linha de desktops de 65W. O vazamento apresenta dados internos de um fabricante de placas-mãe não revelado que testou lado a lado cada um dos processadores Core de 12ª geração existentes e os processadores de 13ª geração que serão lançados em breve.

É importante observar que todos os processadores foram testados na mesma placa-mãe e usando a mesma configuração de memória, mas não está claro qual modelo e se era tecnologia DDR5 ou DDR4.

Os processadores foram testados em apenas um benchmark, então é improvável que esses números se traduzam em desempenho de jogo bruto. No entanto, o teste Cinebench, especialmente a versão mais recente do R23, é hoje em dia uma ferramenta de comparação preferível para CPUs.

LVDvrS4.jpg

De acordo com esses resultados, o Core i9-13900 seria até 10% mais rápido no teste single-core e 53% mais rápido no multi-core do que o antecessor. O modelo mais novo tem 500 MHz mais boost clock, mas também 8 núcleos Efficient a mais, o que explica por que o desempenho multi-core aumentou tanto.

pxAk5NL.jpg

Outros modelos de CPU apresentam um aumento de 3% a 6% no single-core e um aumento de 28% a 64% no multi-core. O maior salto pode ser observado na CPU i5-13500 não-K, que apresenta um aumento de desempenho de até 64%, mas, ao mesmo tempo, os menores ganhos de núcleo único.

Todas essas CPUs apresentam TDP padrão de 65W e são compatíveis com placas-mãe LGA1700 existentes e futuras. Além disso, eles suportam memória DDR4 e DDR5, o que não é o caso dos processadores Ryzen 7000.

A Intel está pronta para lançar todas as cinco CPUs em 3 de janeiro junto com suas novas placas-mãe B760. Essa linha de CPUs Intel colocará muita pressão na série AMD Ryzen 7000, que também deve receber uma atualização na mesma época.

GzKQZz9.png

Fonte: chi11eddog

As CPUs Intel de 13ª geração não-K são 28% a 64% mais rápidas que as de 12ª geração, de acordo com testes vazados.​

Série Intel Core 65W de 13ª geração testada no Cinebench R23​

Uma comparação de desempenho da próxima atualização da CPU de desktop da Intel.

zkCkgrX.png

De acordo com os resultados do teste compartilhados por chi11eddog , a atualização da CPU Intel trará um aumento considerável de desempenho para a linha de desktops de 65W. O vazamento apresenta dados internos de um fabricante de placas-mãe não revelado que testou lado a lado cada um dos processadores Core de 12ª geração existentes e os processadores de 13ª geração que serão lançados em breve.

É importante observar que todos os processadores foram testados na mesma placa-mãe e usando a mesma configuração de memória, mas não está claro qual modelo e se era tecnologia DDR5 ou DDR4.

Os processadores foram testados em apenas um benchmark, então é improvável que esses números se traduzam em desempenho de jogo bruto. No entanto, o teste Cinebench, especialmente a versão mais recente do R23, é hoje em dia uma ferramenta de comparação preferível para CPUs.

LVDvrS4.jpg

De acordo com esses resultados, o Core i9-13900 seria até 10% mais rápido no teste single-core e 53% mais rápido no multi-core do que o antecessor. O modelo mais novo tem 500 MHz mais boost clock, mas também 8 núcleos Efficient a mais, o que explica por que o desempenho multi-core aumentou tanto.

pxAk5NL.jpg

Outros modelos de CPU apresentam um aumento de 3% a 6% no single-core e um aumento de 28% a 64% no multi-core. O maior salto pode ser observado na CPU i5-13500 não-K, que apresenta um aumento de desempenho de até 64%, mas, ao mesmo tempo, os menores ganhos de núcleo único.

Todas essas CPUs apresentam TDP padrão de 65W e são compatíveis com placas-mãe LGA1700 existentes e futuras. Além disso, eles suportam memória DDR4 e DDR5, o que não é o caso dos processadores Ryzen 7000.

A Intel está pronta para lançar todas as cinco CPUs em 3 de janeiro junto com suas novas placas-mãe B760. Essa linha de CPUs Intel colocará muita pressão na série AMD Ryzen 7000, que também deve receber uma atualização na mesma época.

GzKQZz9.png

Fonte: chi11eddog
Para o meu uso, é o modelo q importa (13900-65w). Infelizmente tem pouca diferença no single thread (esperava um salto de uns 15-20%) Multi thread não me ajuda. Pena q não tenho amor-próprio e vou acabar me “coçando” para comprar um…

Edit: só consigo resfriar uns 220-225w, então se for mais do q isso não rola de jeito nenhum.

:bem:

Para o meu uso, é o modelo q importa (13900-65w). Infelizmente tem pouca diferença no single thread (esperava um salto de uns 15-20%) Multi thread não me ajuda. Pena q não tenho amor-próprio e vou acabar me “coçando” para comprar um…

:bem:
Gostei do ''amor próprio'' rs mas a diferença foi pouca no single thread R23 mas vamos esperar nos jogos!

Gostei do ''amor próprio'' rs mas a diferença foi pouca no single thread R23 mas vamos esperar nos jogos!
É pq meu pc é exclusivamente para trabalho, então esses pequenos saltos de desempenho quase não são percebidos. Só acima de 20-30%

E o softwares q uso, Cypecad (antes eberick) + Revit +AutoCad são feitos para rodar em máquinas antigas tb, e ,basicamente, são single thread. Até q algumas tarefas utilizam o multi-thread, mas o foco é no single.

É pq meu pc é exclusivamente para trabalho, então esses pequenos saltos de desempenho quase não são percebidos. Só acima de 20-30%

E o softwares q uso, Cypecad (antes eberick) + Revit +AutoCad são feitos para rodar em máquinas antigas tb, e ,basicamente, são single thread. Até q algumas tarefas utilizam o multi-thread, mas o foco é no single.
No seu caso nem vai valer a pena o UP, espera e veja como o mercado vai reagir ate lá principalmente o dolar.

Oloco, esse 13900 non K pra quem ta vindo de um 8700K e ta procurando algo mais "eficiente" está tão charmoso, na boa!

Oloco, esse 13900 non K pra quem ta vindo de um 8700K e ta procurando algo mais "eficiente" está tão charmoso, na boa!

Penso que depende muito do preço praticado aqui na lulândia.
Hoje tudo que é site gringo ou brasileiro afirma que o ponto de equilíbrio entre preço, consumo, poder e aquecimento é o 13700K.
Então tem que ver se o 13900 nK vai ter um equilíbrio entre preço e entrega.
Lembrando ainda que aqui no Brasil o K faz muita diferença na hora de revender.

Abs.

Eu dei uma olhada no LS720, ele parece ser ligeiramente melhor do que o CM PL360 Flux. Custam próximo também.

De fato o LS720 está meio sumido. Já o PL360 Flux está R$ 850/999 na loja do Pombo e a Loja Explosiva. Mas por um milagre do destino eu achei o LS720 disponível em "promoção" na 1000GB justamente na cor branca, que eu priorizo pra ornar com o meu setup. Não pensei 2x e já peguei!

Obrigado a todos pela dica, pois eu estava quase fechando no PL360 Flux devido ao preço... Este é o valor limite que pago por um AIO, pois acima disso eu já iria preferir montar outro Custom Loop. Não tenho coragem de dar 2K ou mais num AIO.

Enfim, valeu, galera. Espero que o WC pelo menos ajude a abaixar alguns poucos graus do 13700K. :fire:
Pegou um top irmão! Muito bom!

So de lembrar da asrock a alguns dias, da calafrio...

Kkkkkk, mas sei caso foi para fazer OC né? Eu só quero que meu PC ligue :(
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Compensa ir do 13600kf , ao 13900k ou nk ou nem?
No seu caso que já tem um 13600 não, ué.

Depende. Se vc tiver uma solução de resfriamento legal, tudo bem. Senão, talvez, seria melhor um i7 ou i5. O 12900 nK consome, no turbo max, 205w. Acho difícil o 13900 consumir menos. Talvez um 13600k (180w max turbo) seja uma escolha mais racional.

Depende. Se vc tiver uma solução de resfriamento legal, tudo bem. Senão, talvez, seria melhor um i7 ou i5. O 12900 nK consome, no turbo max, 205w. Acho difícil o 13900 consumir menos. Talvez um 13600k (180w max turbo) seja uma escolha mais racional.
Um 13700 sem OC acho que também roda em AC de qualidade, não?

Não compensa.
Um 13700 sem OC acho que também roda em AC de qualidade, não?
Uma boa escolha tb. Estava editando meu post, mas fiquei sem luz. Acho até q o 13400 tb é top, mas não sei se, a longo prazo, compensa.

É um assunto interessante. A partir do momento q se resolva a parte de refrigeração (gabinete ventilado + um bom AC ou um AIO) a opções mudam bastante.

Compensa ir do 13600kf , ao 13900k ou nk ou nem?
Não compensa man. Vc já tá bem.

Última edição:
A serie 14 sera pica. Mas a serie 15 vem para revolucionar.

A serie 14 sera pica. Mas a serie 15 vem para revolucionar.
Z790 funciona neles?

Bonitão

O 13600 aqui fica 130w com over , os pl1 ,pl2 livres.

Z790 funciona neles?

Bonitão

Tem algo errado então…

Salva seus settings, volta pra Stock e testa.

Z790 funciona neles?

Bonitão

Com certeza a z790 n vai pegar neles. A litografia vai mudar tanto para o 14 quanto para o 15. Imagino q ambos peçam mobos especificas.

Povo uma duvida, to usando o 13700k q vem com video integrado. Mas tava olhando o gerenciador de dispositivo e na parte de video vi q aparece apenas a placa nvidia. Nao aparece o da intel onboard..
Lembro q antigamente aparecia as duas.
Atualmente nao aparece mais ou será algum problema no meu cpu?

Povo uma duvida, to usando o 13700k q vem com video integrado. Mas tava olhando o gerenciador de dispositivo e na parte de video vi q aparece apenas a placa nvidia. Nao aparece o da intel onboard..
Lembro q antigamente aparecia as duas.
Atualmente nao aparece mais ou será algum problema no meu cpu?
Cara , está desabilitado onboard. So mostra se ativar.

Li AC e achei que era Assassins Creed
Kkkkkkkk
Assassins creed pantanal .

Bem depende do AC, o Black Flag eu acho que resfria, já que tem muita água.
Usei oleo de maquina em um coler fraco em um amd sempron anos , não entendia nada na epoca kkk coler fico mais barulhento ainda.

Cara , está desabilitado onboard. So mostra se ativar.

Assassins creed pantanal .

Usei oleo de maquina em um coler fraco em um amd sempron anos , não entendia nada na epoca kkk coler fico mais barulhento ainda.
E onde q habilita?

Users who are viewing this thread

Voltar