[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Z690 nasceu meia vida (para duas gerações) e o Z790 já nasceu morto (para apenas uma geração)... o resto é conversa fiada!
Normal, acho estranho quem esperava algo diferente disso vindo da Intel
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vi que o Meteor lake (14th gen) vai ser lançado em 2024 (antes falavam em 2023) e vai ter um refresh da 13ª geração em 2023, pelo menos o socket LGA 1700 ainda vai ter alguma sobrevida :olha:
Será que vem esse refresh mesmo?

Só acredito vendo...kkkkkkk
 
Acabei de receber aqui a MSI Z690 TOMAHAWK... aproveitar hoje à noite para fazer a Cirurgia de Transferência (de alma para o novo corpo)...
Torcendo para cessar os problemas de incompatibilidade com XMP...

Edit: Primeiras Impressões...
A MSI Z690 parece pesar o dobro com relação à ASUS H670... dá pra perceber a qualidade e o acabamento superior...
 
Última edição:
Acabei de receber aqui a MSI Z690 TOMAHAWK... aproveitar hoje à noite para fazer a Cirurgia de Transferência (de alma para o novo corpo)...
Torcendo para cessar os problemas de incompatibilidade com XMP...

Edit: Primeiras Impressões...
A MSI Z690 parece pesar o dobro com relação à ASUS H670... dá pra perceber a qualidade e o acabamento superior...
Como atualizou a BIOS? Q-Flash ou já veio com update?
 
Com a TUF Z690 e DDR4 3600 consegui ativar sem problemas aqui!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara, incrível como esses processadores tem margem pra melhorar a temperatura só de ajustar um pouco o vcore com um offset.

No primeiro teste que fiz aqui rodando o OCCT, em stock ele passava dos 90-95c, chegando a 1.3-1.4v facilmente.
Coloquei um offset de -0.100 e agora já fica entre 70-75c, ficando sempre entre 1.190-1.2v.

Vou continuar testando aqui pra ver até onde fica estável, mas só dessa melhoria que tive nas primeiras tentativas já fiquei feliz demais.

Eu estava mexendo agora no offset. O limite que consegui chegar do Offset de forma aparentemente estável foi -0,165v.
Consegui reduzir uns 15ºc em média, mas claramente meu WC ainda está gargalando! Queria pegar algum AIO 360 ou talvez até voltar pros WC custom.

Pelo que eu vi o melhor 360 do mercado nacional em termos de Performance eu acho que é o CM MasterLiquid PL360 Flux. Será que há algum outro melhor?
 
Eu estava mexendo agora no offset. O limite que consegui chegar do Offset de forma aparentemente estável foi -0,165v.
Consegui reduzir uns 15ºc em média, mas claramente meu WC ainda está gargalando! Queria pegar algum AIO 360 ou talvez até voltar pros WC custom.

Pelo que eu vi o melhor 360 do mercado nacional em termos de Performance eu acho que é o CM MasterLiquid PL360 Flux. Será que há algum outro melhor?
LS720, mas tem que esperar repor, quando aparece a galera vem que nem doido.
 
Pelo que eu vi o melhor 360 do mercado nacional em termos de Performance eu acho que é o CM MasterLiquid PL360 Flux. Será que há algum outro melhor?
Não vi testes mas acho que entre esse, o LS720, Galahad 360, H150i e alguns outros a diferença deve ser irrelevante na prática, pra melhorar mais que isso acho que é ir de custom ou tacar 3x Phanteks T30 no AIO
 
Não vi testes mas acho que entre esse, o LS720, Galahad 360, H150i e alguns outros a diferença deve ser irrelevante na prática, pra melhorar mais que isso acho que é ir de custom ou tacar 3x Phanteks T30 no AIO
O problema de LS720 é que é igual a 4090 da Gigabyte, todo mundo compra e esgota.
 
O problema de LS720 é que é igual a 4090 da Gigabyte, todo mundo compra e esgota.
Tirando o Gammaxx 400 v2 os coolers da DeepCool parece que tão tudo assim kkkkk, AK400 e AK620 desde que lançou parece que só tem 2-3 unidades em estoque aí esgota em horas e leva dias/semanas pra voltar
 
Tirando o Gammaxx 400 v2 os coolers da DeepCool parece que tão tudo assim kkkkk, AK400 e AK620 desde que lançou parece que só tem 2-3 unidades em estoque aí esgota em horas e leva dias/semanas pra voltar
Isso é um bom sinal, estão fazendo um produto bom e não exatamente barato, mas em um preço justo.
 
Tirando o Gammaxx 400 v2 os coolers da DeepCool parece que tão tudo assim kkkkk, AK400 e AK620 desde que lançou parece que só tem 2-3 unidades em estoque aí esgota em horas e leva dias/semanas pra voltar
Quando comprei meu AK400 foi tipo isso kkkk mas desde então ele não saiu de estoque lá da Guerra Digital, se alguém quiser a dica :rub1:
 
Quando comprei meu AK400 foi tipo isso kkkk mas desde então ele não saiu de estoque lá da Guerra Digital, se alguém quiser a dica :rub1:
Com os novos SKUs espero que dê uma ajudada quanto ao estoque mesmo que a estética seja diferente, até fiz uma listinha das versões do Ax400/620 que achei e to mantendo atualizada pra facilitar kkkkkkk, agora o que eu quero em estoque pra recomendar é o AG400 Plus que vem com 2 fans de 2k rpm e o AG620, chega de 400 v2 :problemo:
AG400 Plus ( R-AG400-BKNNMD-G )
Guerra Digital
FGTec
Pichau
PlayerID

StudioPC

AG400 ARGB ( R-AG400-BKANMC-G-1 )
FGTec
Pichau

StudioPC

AG400 LED ( R-AG400-BKLNMC-G-1)
FGTec
Gkinfostore
Terabyte

AG400 ( R-AG400-BKNNMN-G-1 )
Gkinfostore
Terabyte

AK400 ( AK400-BKNNMN-G-1 )
Guerra Digital
FGTec
Pichau
PlayerID
Terabyte

AK400 Zero Dark ( R-AK400-BKNNMN-G-2 )
FGTec
Guerra Digital
Pichau
PlayerID

AK400 White ( R-AK400-WHNNMN-G-1 )
FGTec
Guerra Digital
Pichau
PlayerID
Terabyte
AG620 ARGB ( R-AG620-BKANMN-G-1 )
FGTec
Pichau (Zero Dark + ARGB)
PlayerID


AG620 ( R-AG620-BKNNMN-G-1 )
FGTec
Gkinfostore
Terabyte

AK620 ( R-AK620-BKNNMT-G )
Aeroluz
FGTec
Gkinfostore
Pichau
PlayerID
Terabyte

AK620 Zero Dark ( R-AK620-BKNNMT-G-1 )
Pichau
PlayerID

AK620 White ( R-AK620-WHNNMT-G-1 )
Aeroluz
FGTec
Gkinfostore
Pichau
PlayerID
Terabyte
 
To começando a pensar em comprar uma Z690 da Terabyte, pedir pra eles atualizarem e GG.

O que acham? Eu perderia muito não tendo uma Z790?
 
To começando a pensar em comprar uma Z690 da Terabyte, pedir pra eles atualizarem e GG.

O que acham? Eu perderia muito não tendo uma Z790?
Pelamordedeus pede pra atualizarem, eu estou aqui na depressão esquizofrênica com um PC montado que não liga.
 
Com os novos SKUs espero que dê uma ajudada quanto ao estoque mesmo que a estética seja diferente, até fiz uma listinha das versões do Ax400/620 que achei e to mantendo atualizada pra facilitar kkkkkkk, agora o que eu quero em estoque pra recomendar é o AG400 Plus que vem com 2 fans de 2k rpm e o AG620, chega de 400 v2 :problemo:
AG400 Plus ( R-AG400-BKNNMD-G )
Guerra Digital
FGTec
Pichau
PlayerID

StudioPC

AG400 ARGB ( R-AG400-BKANMC-G-1 )
FGTec
Pichau

StudioPC

AG400 LED ( R-AG400-BKLNMC-G-1)
FGTec
Gkinfostore
Terabyte

AG400 ( R-AG400-BKNNMN-G-1 )
Gkinfostore
Terabyte

AK400 ( AK400-BKNNMN-G-1 )
Guerra Digital
FGTec
Pichau
PlayerID
Terabyte

AK400 Zero Dark ( R-AK400-BKNNMN-G-2 )
FGTec
Guerra Digital
Pichau
PlayerID

AK400 White ( R-AK400-WHNNMN-G-1 )
FGTec
Guerra Digital
Pichau
PlayerID
Terabyte
AG620 ARGB ( R-AG620-BKANMN-G-1 )
FGTec
Pichau (Zero Dark + ARGB)
PlayerID


AG620 ( R-AG620-BKNNMN-G-1 )
FGTec
Gkinfostore
Terabyte

AK620 ( R-AK620-BKNNMT-G )
Aeroluz
FGTec
Gkinfostore
Pichau
PlayerID
Terabyte

AK620 Zero Dark ( R-AK620-BKNNMT-G-1 )
Pichau
PlayerID

AK620 White ( R-AK620-WHNNMT-G-1 )
Aeroluz
FGTec
Gkinfostore
Pichau
PlayerID
Terabyte
Muito boa essa lista! Meu AK400 tá aqui firme e forte na atividade, e vai ter que segurar o 12600K quando ele chegar kkkkk
 
Se ja tem memo ddr4, fica na z690
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Mas eles ja tinham avisado.
Porra, tem essa, eu até tenho uma memória DDR4, mas queria fazer o up pra DDR5, será que não eras?

Pelamordedeus pede pra atualizarem, eu estou aqui na depressão esquizofrênica com um PC montado que não liga.
HAHAHAHAH sim, sim. Não vou comprar sem atualizarem não
 
Porra, tem essa, eu até tenho uma memória DDR4, mas queria fazer o up pra DDR5, será que não eras?


HAHAHAHAH sim, sim. Não vou comprar sem atualizarem não
Se tiver dinheiro gasta, então eles ofereceram pra fazer a atualização FOR FREE na Aeroluz, mas eu BURRO achava que era melhor chegar selada e eu fazer por QFLASH, BURRO!
 
Como atualizou a BIOS? Q-Flash ou já veio com update?
Atualizei pelo Q-Flash mesmo, foi sussa... agora aqui o BO é outro: Na Mobo anterior usava um Kit de Montagem LGA1700 da Cooler Master e dava certinho com meu Galahad 360... agora nessa Mobo esse Kit de Montagem da Cooler Master não bateu com a furação... acabei de pedir o da LIAN LI, mas só vão entregar lá pelo dia 04/01... agora esperar
 
Atualizei pelo Q-Flash mesmo, foi sussa... agora aqui o BO é outro: Na Mobo anterior usava um Kit de Montagem LGA1700 da Cooler Master e dava certinho com meu Galahad 360... agora nessa Mobo esse Kit de Montagem da Cooler Master não bateu com a furação... acabei de pedir o da LIAN LI, mas só vão entregar lá pelo dia 04/01... agora esperar
Fiz o mesmo, mas aqui deu o contrário, LS720 deu certinho e a placa aqui tá com problema Processador ou Memória.
 
Só queria deixar registrado aqui minha maior burrice.

Porque comprei o 13600KF na pré-venda na Kabum com um WC NZXT X63. E eles ficaram aqui esperando por quase 1 mês pra eu comprar a z790, as memórias DDR5 e a fonte. Eis que tudo chegou(inclusive da china) eu fui montar o PC e simplesmente não me liguei que o X63 não tinha suporte nativo à LGA 1700. Pra melhorar o setup antigo que montei em outro gabinete e a MOBO queimou(até agora não sei se foi pico de energia por conta da chuva ou estática). Estou a uma semana e meia esperando a porcaria do adaptador e nada dos correios enviarem. Espero q ano q vem a onda de azar acabe 😂
 
Pra quem quer ver a diferença entre DDR5 e DDR4 super bem afinadas, dois caras do OCnet rodaram um comparativo no benchmark do Shadow of the Tomb Raider, o de DDR5 rodou a 8533Mhz CL34-47-47-34 (só possível com A-Die e Z790 Apex ou equivalente e RAM blocada na água) e o outro 4300Mhz CL15-15-15 na DDR4 (tbm só possível com Samsung B-Die e blocada na água, placa-mãe nem tanto):

ljZH6d8.jpeg

qGchkfJ.jpeg
 
Só queria deixar registrado aqui minha maior burrice.

Porque comprei o 13600KF na pré-venda na Kabum com um WC NZXT X63. E eles ficaram aqui esperando por quase 1 mês pra eu comprar a z790, as memórias DDR5 e a fonte. Eis que tudo chegou(inclusive da china) eu fui montar o PC e simplesmente não me liguei que o X63 não tinha suporte nativo à LGA 1700. Pra melhorar o setup antigo que montei em outro gabinete e a MOBO queimou(até agora não sei se foi pico de energia por conta da chuva ou estática). Estou a uma semana e meia esperando a porcaria do adaptador e nada dos correios enviarem. Espero q ano q vem a onda de azar acabe 😂
Bem-vindo ao clube das montagens problemáticas, espero que o novo setup você tenha mais sorte do que eu.
 
LS720, mas tem que esperar repor, quando aparece a galera vem que nem doido.

Não vi testes mas acho que entre esse, o LS720, Galahad 360, H150i e alguns outros a diferença deve ser irrelevante na prática, pra melhorar mais que isso acho que é ir de custom ou tacar 3x Phanteks T30 no AIO

Eu dei uma olhada no LS720, ele parece ser ligeiramente melhor do que o CM PL360 Flux. Custam próximo também.

De fato o LS720 está meio sumido. Já o PL360 Flux está R$ 850/999 na loja do Pombo e a Loja Explosiva. Mas por um milagre do destino eu achei o LS720 disponível em "promoção" na 1000GB justamente na cor branca, que eu priorizo pra ornar com o meu setup. Não pensei 2x e já peguei!

Obrigado a todos pela dica, pois eu estava quase fechando no PL360 Flux devido ao preço... Este é o valor limite que pago por um AIO, pois acima disso eu já iria preferir montar outro Custom Loop. Não tenho coragem de dar 2K ou mais num AIO.

Enfim, valeu, galera. Espero que o WC pelo menos ajude a abaixar alguns poucos graus do 13700K. :fire:
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo