[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

A Intel já tinha dito que reajustaria seus preços, inclusive esperava-se que os lançamentos tivesses seus preços com tais aumentos, mas ela foi mais esperta e aumentou primeiro a geração antiga e não a nova, mantendo o marketing e vendas positivas da 13ª geração em cima da concorrência, e como a geração passada já teve alguns cortes este aumento fica levemente amortizado (qual loja ainda vende Alderlake a preço de lançamento/MSRP?).

---
Outra informação:

Flhi-LHBa-UAANe-Cd.jpg


A grande diferença das novas placas da série 700 são apenas a mudança de 4 linhas PCIe 3.0 para 4.0, e um USB3 a mais na Z790. Do resto, a nível de chipset, nada difere delas em relação à série 600. Ah, a tabela oficial também confirma o Raptorlake Refresh, inclusive o suporte a ele na série 600.
Não tinha visto essa noticia sobre os preços


Caramba, finalmente a INtel vai mudar e trazer mais de duas gerações no mesmo socket. Bom demais!

Obrigado AMD pela concorrencia forte!!!
 
Incrível como tive quatro plataformas da AMD e duas da Intel, e só tive (e ainda tenho) problemas com a da Intel. Já li relatos aqui mesmo neste tópico de vários problemas na azulzinha, inclusive no LGA1700 e placas high-end. É fato que a quantidade de problemas/instabilidades é maior no lado da AMD, mas daí para dizer que não há problemas com a Intel é uma baita hipérbole.
É vai depende muito tbm da placa mãe né modelo marca, tipo aqui em casa do total eram 4 PCs e no trabalho mais 2 tudo era Intel desde a 2 geração e foi sendo atualizado sempre Intel, aí quando chegou os ryzen 1000 peguei tanto para o meu PC em casa como no trabalho, em ambos os PCs tive muito problema.

No PC do trabalho era uma x370 da biostar muito erro de memória, drive de áudio, uso até hoje ela comnele um ryzen 7 700x tá lá ainda pq no mesmo local uso outro PC com i5 6600 e é mais um uso básico!

Em casa era comecei com uma b350 da gigabyte na época que troquei depois por uma b450 da asrock, tbm tive muito BO com memória até pegar um kit de memórias que o pessoal recomendavam muito para ryzen era da crucial até, aí nesse sai de ryzen 5 1600 para um R3 2200g (epoca sem gpu) e depois para um r5 3600x depois voltei para Intel com i7 8700 e placa mãe top z370 da gigabyte usei por um tempo até sair a linha 5000 da amd, aí voltei para amd com ryzen 5000 pegando uma placa mãe x570 da Asus com ryzen 5 5600x, depois peguei o ryzen 7 5800x e por último o ryzen 9 5950x, fiz a troca do 5600x para o 5800x devido ao baixo desempenho nos jogos e depois que descobri que o desempenho baixo em Jogos era por causa dos drives e apps da placa mãe x570 da Asus, 5950x só peguei pq foi um preço surreal saindo apenas R$1600 na época da pandemia 😅😅 nesse tempo todo tive 2 PCs com uso contínuo Com amd e outros 3 PCs (de familiares em casa) com intel aí no PCs da Intel que hoje estão 2 com i7 3 geração e 1 i7 4 geração que funciona que é uma beleza já tá até na hora de trocar 🤭 e nesse tempo tbm teve muita troca de gpu aí, peguei por um tempo Rx 570 e Rx 580 pensa em vários problemas com drive de vídeo em Jogos mais recentes e nem eram placas mineradas rsrs, em quesito de CPU ainda do chance para amd mas em GPU passo longe hoje, gpu hoje para mim só nvidia mesmo.
 
Pessoal, comprei um i5 13600k e uma Asus B660i Strix, agora falta comprar as memórias.

O uso do meu PC é somente para jogos em 4k, considerando isso, há alguma diferença significativa entre 4800mhz/5200mhz/5600mhz/6000mhz/6200mhz?

Há algum kit com bom Custo X Benefício no BR? As Corsair Vengeance estavam num bom preço na Kabum, mas não voltam ao estoque de forma alguma...

Tentei comprar na loja oficial da Corsair no Aliexpress, mas eles não enviam de forma alguma... Pedem 12 dias para enviar, sendo que a primeira compra foi cancelada porque eles não enviaram e a segunda restam somente 5 dias e nada ainda.
 
Pessoal, comprei um i5 13600k e uma Asus B660i Strix, agora falta comprar as memórias.

O uso do meu PC é somente para jogos em 4k, considerando isso, há alguma diferença significativa entre 4800mhz/5200mhz/5600mhz/6000mhz/6200mhz?

Há algum kit com bom Custo X Benefício no BR? As Corsair Vengeance estavam num bom preço na Kabum, mas não voltam ao estoque de forma alguma...

Tentei comprar na loja oficial da Corsair no Aliexpress, mas eles não enviam de forma alguma... Pedem 12 dias para enviar, sendo que a primeira compra foi cancelada porque eles não enviaram e a segunda restam somente 5 dias e nada ainda.
 

Intel Core i9-13900KS: 24 núcleos e 6 GHz para lançamento na próxima semana​

A CPU não foi anunciada hoje, mas fez uma breve aparição em um site de varejo chinês.



tlonjNR.png



A informação foi coletada por @wnxod , que descobriu a entrada da principal CPU de desktop de 24 núcleos da Intel em um site chinês. Os materiais parecem corresponder aos materiais oficiais da própria Intel que são usados em uma plataforma de varejo chamada JD. O Core i9-13900KS não está mais listado lá, mas graças ao usuário, agora temos uma confirmação sobre o design da embalagem do processador, bem como as especificações básicas.

A caixa é quase a mesma do Core i9-13900K, a bolacha de plástico dentro é da mesma cor. A única diferença é um rótulo 'Special Edition', neste caso escrito em chinês. Isso corresponde ao CPU Special Edition de última geração, que é, de fato, usado pela Intel para uma comparação.


W0pbUfZ.jpg



yXVCuwS.jpg


O Core i9-12900KS é uma versão de 16 núcleos com clocks aumentados para 5,5 GHz e TDP padrão de 150 W. O mesmo TDP será aplicado ao Core i9-13900KS, exceto que esta CPU terá 8 núcleos Efficient a mais (portanto, 24 núcleos no total) e clocks ainda mais altos, agora atingindo até 6,0 GHz.

Já sabemos mais sobre este próximo processador, como o fato de que ele também terá um clock base maior de 3,2 GHz em comparação com o i9-13900K de 3,0 GHz. Curiosamente, nenhuma alteração na frequência central eficiente será aplicada.


pbNuq9h.jpg



De acordo com os rumores, o Core i9-13900KS deve ser lançado em 12 de janeiro. Apesar do fato de um número maior de CPUs de desktop de 13° geração ter sido anunciado hoje, a Intel ainda não revelou a variante KS.

Atualização : A CPU já está à venda na França com um preço de € 949,96. Isso significa que custa € 180 a mais que o Core i9-13900K na mesma loja



verOCix.jpg


Fonte: @wxnod , LDLC
 
fiz um undervolt aqui igual o Higa fez pra dar uma segurada nas temperaturas, começou o calor e não rola mesmo deixar o vcore em auto, começa a esquentar demais a cpu com nosso clima

fiz um bench rápido pra ver o quanto isso iria impactar na performance geral, aqui com o vcore em auto, tudo auto na bios, até pq é tudo tão diferente que nem arrisco mexer:

ImanTdH.jpg


e aqui com undervolt:

VzTQbRn.jpg


pra minha surpresa não piorou o desempenho, pelo contrário teve até uma ligeira melhora

mas a temperatura baixa ao menos 10 graus, vou deixar assim, não notei nenhuma esquisitice
 

Intel lança CPUs de desktop de 13ª geração Core 65W e 35W, preços e especificações revelados.​


Atualização Intel Core Desktop de 13ª geração, mais núcleos e preço mais alto​

A Intel atualiza sua linha de desktops Core de 13ª geração com mais opções de baixo consumo de energia.



DZzVaK2.png



Uma atualização para a série Raptor/Alder Lake traz novas CPUs de desktop com TDP inferior a 125W. A Intel confirma que dez SKUs de 65 W e seis modelos de 35 W estão sendo adicionados à série existente de 13ª geração. A linha completa de desktop pode ser confusa, então aqui está uma breve recapitulação do que esses sufixos SKU realmente significam:

  • 1XX00 KS – Edição Especial (150 W TDP)
  • 1XX00 K – Desbloqueado (125 W TDP)
  • 1XX00 KF – Desbloqueado / sem GPU integrado (125W TDP)
  • 1XX00- Bloqueado (65W TDP)
  • 1XX00 F – Bloqueado / sem GPU integrado (65W TDP)
  • 1XX00 T – variante de baixa potência (35W TDP)
A atualização mais importante é para os SKUs de 65W, agora com 4 a 24 núcleos. Essas séries contarão com até 8 núcleos de desempenho e 16 núcleos eficientes, com TDP passando de 58W para 65W e potência máxima de 89W para 219W.

O que vale a pena notar é a compatibilidade de velocidade de memória para a série Core i7/i9. Essas CPUs serão compatíveis com memória DDR5-5600 e memória DDR4-3200. A parte restante da série suportará DDR5-4800 e DDR4-3200. Assim, o suporte de memória mais rápido só se aplica a SKUs de ponta. Isso, é claro, não significa que você não possa usar memória com overclock com perfil XMP.


D3c2Jp2.png




Parece que o foco principal da Intel está na série Core i5. A empresa está atualizando sua linha de apenas configurações 6C/12T para 10C/16T ou até 14C/20T. Esta atualização tem um preço mais alto, no entanto. A série principal da 12ª geração foi oferecida por US$ 167 a US$ 223, enquanto a atualização da 13ª geração agora custa US$ 196 a US$ 255.

A mudança de preço não afeta apenas as séries intermediárias. O Core i9 também está ficando mais caro, de $ 464/$ 489 para $ 564/$ 589, respectivamente. Pelo menos neste caso, não é necessário atualizar para CPUs Core de 13ª geração, pois as séries de 12ª geração são compatíveis com as mesmas placas-mãe.



WD5epqs.png
Sou o “usuário ideal” para esses chips de 65w. Meu NH- D15 tanka até 225w. O 13900 tem max turbo de 219w, então seria, teoricamente, processador ideal para mim. Até pensei em pegar o 13900k (como disse antes: “falta de amor próprio”) e “brigar” com o PL2, mas ando meio sem paciência (de um modo geral, apesar de gostar de ficar ajustando o pc).

Edit1: Acho q a 2a tabela tem uma informação errada: o max turbo do 13600k é 181w.

Edit2: acho q o i5 13500 e o 13600k, serão as “estrelas” dessa geração. Bom custo-benefício.
 
Última edição:

Intel Core i9-13900KS já à venda na Europa​

Ontem informamos que o primeiro CPU de consumo de 6 GHz da Intel está à venda na França, apenas para relatar que hoje um varejista na Holanda está vendendo o mesmo CPU ainda mais barato.



eCY58we.png



O que é importante observar é que a listagem de ontem não apresentava nenhuma imagem oficial do produto Intel. Neste caso, temos agora uma fotografia real do Core i9-13900KS “Special Edition”, confirmando que este não é um substituto.

O Core i9-13900KS é o próximo CPU de 24 núcleos com turbo clock máximo de 6 GHz. Esta é a primeira CPU de desktop para consumidor a oferecer essa frequência pronta para uso.



rpxgs0Y.jpg



A CPU está listada por € 799, que é muito mais barata do que a lista francesa de € 950 . Mais importante, é € 124 mais caro que o Core i9-13900K e € 144 que a variante KF na mesma loja. Isso é importante porque é possível encontrar as mesmas CPUs mais baratas, mas também vale a pena notar que a Holanda tem 21% de IVA.


Pz70uDP.png



Desnecessário dizer que esse preço é muito alto, mas é o que esperávamos, considerando os lançamentos anteriores da KS Special Edition. Pode-se argumentar se esse preço é bom o suficiente para considerar, visto que algumas placas-mãe já vêm com configuração de ''6 GHz'' para CPUs Core i9-13900K. Neste caso, porém, nenhuma garantia será anulada.

O Core i9-13900KS está programado para ser lançado oficialmente em 12 de janeiro, mas esta loja tem a CPU em estoque e pode enviá-la para amanhã.

Fonte: Megekko
 

Intel Core i9-13900KS já à venda na Europa​

Ontem informamos que o primeiro CPU de consumo de 6 GHz da Intel está à venda na França, apenas para relatar que hoje um varejista na Holanda está vendendo o mesmo CPU ainda mais barato.



eCY58we.png



O que é importante observar é que a listagem de ontem não apresentava nenhuma imagem oficial do produto Intel. Neste caso, temos agora uma fotografia real do Core i9-13900KS “Special Edition”, confirmando que este não é um substituto.

O Core i9-13900KS é o próximo CPU de 24 núcleos com turbo clock máximo de 6 GHz. Esta é a primeira CPU de desktop para consumidor a oferecer essa frequência pronta para uso.



rpxgs0Y.jpg



A CPU está listada por € 799, que é muito mais barata do que a lista francesa de € 950 . Mais importante, é € 124 mais caro que o Core i9-13900K e € 144 que a variante KF na mesma loja. Isso é importante porque é possível encontrar as mesmas CPUs mais baratas, mas também vale a pena notar que a Holanda tem 21% de IVA.


Pz70uDP.png



Desnecessário dizer que esse preço é muito alto, mas é o que esperávamos, considerando os lançamentos anteriores da KS Special Edition. Pode-se argumentar se esse preço é bom o suficiente para considerar, visto que algumas placas-mãe já vêm com configuração de ''6 GHz'' para CPUs Core i9-13900K. Neste caso, porém, nenhuma garantia será anulada.

O Core i9-13900KS está programado para ser lançado oficialmente em 12 de janeiro, mas esta loja tem a CPU em estoque e pode enviá-la para amanhã.

Fonte: Megekko
Meia dúzia dessa CPU com mais meia dúzia de RTX 4090 degradam mais o meio ambiente que as queimadas da Amazônia em 2022
 
fiz um undervolt aqui igual o Higa fez pra dar uma segurada nas temperaturas, começou o calor e não rola mesmo deixar o vcore em auto, começa a esquentar demais a cpu com nosso clima

fiz um bench rápido pra ver o quanto isso iria impactar na performance geral, aqui com o vcore em auto, tudo auto na bios, até pq é tudo tão diferente que nem arrisco mexer:

ImanTdH.jpg


e aqui com undervolt:

VzTQbRn.jpg


pra minha surpresa não piorou o desempenho, pelo contrário teve até uma ligeira melhora

mas a temperatura baixa ao menos 10 graus, vou deixar assim, não notei nenhuma esquisitice
Queria aprender a fazer esses tais undervolt no meu... sei nem por onde começar... alguma dica?
 
Queria aprender a fazer esses tais undervolt no meu... sei nem por onde começar... alguma dica?
eu segui a dica na página 242 desse tópico, exatamente como tava nas fotos:


-120mv em core voltage offset, que equivale aos P-cores

-100mv em E-core L2 voltage offset, que equivale aos E-cores

o vcore padrão e outras opções deixa em auto pq quando está com pouco uso ele abaixa sozinho, mas esses offset previne de subir muito tipo 1.44-145 que a mobo joga sem necessidade

o problema que essas opções igual das fotos, e segundo um vídeo que eu vi, só tem nas mobos Asrock, o cara procurou numa MSI e não achou opção parecida



então eu tbm não sei te dizer com certeza absoluta se tem como fazer igual em outras marcas, tem que dar uma pesquisada
 
eu segui a dica na página 242 desse tópico, exatamente como tava nas fotos:


-120mv em core voltage offset, que equivale aos P-cores

-100mv em E-core L2 voltage offset, que equivale aos E-cores

o vcore padrão e outras opções deixa em auto pq quando está com pouco uso ele abaixa sozinho, mas esses offset previne de subir muito tipo 1.44-145 que a mobo joga sem necessidade

o problema que essas opções igual das fotos, e segundo um vídeo que eu vi, só tem nas mobos Asrock, o cara procurou numa MSI e não achou opção parecida



então eu tbm não sei te dizer com certeza absoluta se tem como fazer igual em outras marcas, tem que dar uma pesquisada

Não sei se fez, mas da pra tentar reduzir mais, reduz um pouco por vez, roda um teste de stress e se passar reduz mais um pouco, quando ficar instável volta na voltagem anterior
 
fiz um undervolt aqui igual o Higa fez pra dar uma segurada nas temperaturas, começou o calor e não rola mesmo deixar o vcore em auto, começa a esquentar demais a cpu com nosso clima

fiz um bench rápido pra ver o quanto isso iria impactar na performance geral, aqui com o vcore em auto, tudo auto na bios, até pq é tudo tão diferente que nem arrisco mexer:

ImanTdH.jpg


e aqui com undervolt:

VzTQbRn.jpg


pra minha surpresa não piorou o desempenho, pelo contrário teve até uma ligeira melhora

mas a temperatura baixa ao menos 10 graus, vou deixar assim, não notei nenhuma esquisitice

Essa delícia de 13900k merece uma 4090 kkkkkk
 
fiz uma loucura e peguei um 13900k, uma gigabyte z790 elite ax e um par de gskill ddr5 7200 cl34, q eu achei na venturi ... agora tenho q vender o 12900kf, a gigabyte z690 elite e a ddr4 3200 gskill cl14, samsung b-die ...

sim, foi por puro consumismo ...
Meteu o “pé na jaca”, mas com estilo rs
 
Pessoal, quem tem processador LGA1700, realmente é necessário usar aquele Contact Frame?

Peguei uma B660i Strix e um 13600k e estou com essa dúvida... O preocupante para mim nem é a temperatura em si, pq só uso o PC para jogar em 4k, mas sim a questão de "empenar" o processador.

Se for necessário, estou pensando em pegar da Thermalright do aliexpress, nesse link, mas se tiverem outra indicação agradeço!

 
Pessoal, quem tem processador LGA1700, realmente é necessário usar aquele Contact Frame?

Peguei uma B660i Strix e um 13600k e estou com essa dúvida... O preocupante para mim nem é a temperatura em si, pq só uso o PC para jogar em 4k, mas sim a questão de "empenar" o processador.

Se for necessário, estou pensando em pegar da Thermalright do aliexpress, nesse link, mas se tiverem outra indicação agradeço!


eu tenho o 12900kf, tirei da caixa, coloquei na mobo, apertei, coloquei o aio, troquei uma vez o aio e parecia tudo tranquilo ... nem sabia que era para se preocupar com isso .. tá fácil naum, processador q empena, rtx q pega fogo kkkk
 
Pessoal, quem tem processador LGA1700, realmente é necessário usar aquele Contact Frame?

Peguei uma B660i Strix e um 13600k e estou com essa dúvida... O preocupante para mim nem é a temperatura em si, pq só uso o PC para jogar em 4k, mas sim a questão de "empenar" o processador.

Se for necessário, estou pensando em pegar da Thermalright do aliexpress, nesse link, mas se tiverem outra indicação agradeço!

Tem vários e vários review dessa parada ai, inclusive aqui no forum também.

Por causa de 50 conto, é melhor prevenir logo e ganhar umas quedas de temperatura de tabela.
 
Tem vários e vários review dessa parada ai, inclusive aqui no forum também.

Por causa de 50 conto, é melhor prevenir logo e ganhar umas quedas de temperatura de tabela.
Eu tirei pq aqui foi o contrário... esse Contact Frame aumentava a temperatura... a própria Intel se pronunciou informando que o número de unidades que ocorriam esse problema era ínfimo e foi apenas das primeiras tiragens da 12th gen
 
Eu tirei pq aqui foi o contrário... esse Contact Frame aumentava a temperatura... a própria Intel se pronunciou informando que o número de unidades que ocorriam esse problema era ínfimo e foi apenas das primeiras tiragens da 12th gen
é bem estranho ai pra você ter aumentado, pois o contato é bem nítido que melhora.

Poderia até citar o contato do Galahad seu não ficar bom mas como aqui eu usei o galahad 240mm que é a mesma bomba, não seria esse o motivo.
 
Pessoal, quem tem processador LGA1700, realmente é necessário usar aquele Contact Frame?

Peguei uma B660i Strix e um 13600k e estou com essa dúvida... O preocupante para mim nem é a temperatura em si, pq só uso o PC para jogar em 4k, mas sim a questão de "empenar" o processador.

Se for necessário, estou pensando em pegar da Thermalright do aliexpress, nesse link, mas se tiverem outra indicação agradeço!

Peguei por puro consumismo. Mas quem tem, disse que não fez diferença na maioria das vezes.
 
Pessoal, quem tem processador LGA1700, realmente é necessário usar aquele Contact Frame?

Peguei uma B660i Strix e um 13600k e estou com essa dúvida... O preocupante para mim nem é a temperatura em si, pq só uso o PC para jogar em 4k, mas sim a questão de "empenar" o processador.

Se for necessário, estou pensando em pegar da Thermalright do aliexpress, nesse link, mas se tiverem outra indicação agradeço!

Eu comprei e instalei. Não quis arriscar. Tenho estado com pouca paciência para problemas no pc (apesar de gostar do assunto).
 
Alguem com 13600K(F) que queira negociar a caixa?
 
Pessoal, quem tem processador LGA1700, realmente é necessário usar aquele Contact Frame?

Peguei uma B660i Strix e um 13600k e estou com essa dúvida... O preocupante para mim nem é a temperatura em si, pq só uso o PC para jogar em 4k, mas sim a questão de "empenar" o processador.

Se for necessário, estou pensando em pegar da Thermalright do aliexpress, nesse link, mas se tiverem outra indicação agradeço!

Uso sem, esta normal inclusive com as temperaturas.
 
Comprei o Contact Frame por via das dúvidas, agora só esperar chegar.

Mas só uma observação, o i5 13600k é quente, ein. Rodando Cinebench R23 ele bate 99 graus rapidin, isso pq uso um H100i Pro XT.

Como na B660i Strix não dá para fazer undervolt, fixei o powerlimit em 180w na bios, assim a temperatura caiu para uns 85ºC e manteve a mesma pontuação de 24k no Cinebench (não fiz outros testes).

Jogando Uncharted Legacy of Thieves em 4k ele ficou na mesma temperatura do meu 5600x, na média de 65ºC , tanto com power limit em auto como limitado em 180w.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo