[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
era o que tinha aqui ... vou comprar uma dessas, valeu pelas dicas ... das 3 qual a melhor? a extreme?

Único chato dessas pastas mais refinadas, é que dizem que no caso da Extreme, embora ela seja realmente mto eficiente, ela exige um período de troca menor, ja vi gente na gringa falando pra trocar de 6 em 6 meses, pq dizem ressecar mais rapido.

Olha, o 13900k é bem bruto kkkkk instalei um em uma gigabyte elite com a última bios, liguei o xmp e aquele instant 6ghz ... bichinho pegou 37.795 pontos no r23 no teste multi ... vixe Maria ...

agora, 100 graus (em dois p-cores) é mato para ele ... isso com um aio 360 da gigabyte também, em full speed ...
Pegou pouco, deve ter feito muito downclock devido a temperatura, o certo é o 13900k em stock (P-Cores 5.5Ghz e E-Cores 4.3Ghz e Ring 4.5Ghz) pegar 40-41k no Cinebench R23, considerando que não atinja power limit ou faça downclock.

Pegou pouco, deve ter feito muito downclock devido a temperatura, o certo é o 13900k em stock (P-Cores 5.5Ghz e E-Cores 4.3Ghz e Ring 4.5Ghz) pegar 40-41k no Cinebench R23, considerando que não atinja power limit ou faça downclock.

eu tenho percebido muito isso.

Em stock todas as CPUs Intel se comportam melhor e mais estavel

ai tu ativa o turbo ou faz over e o clock cai para MENOS do Stock devido a temperatura..

é bizarro

eu tenho percebido muito isso.

Em stock todas as CPUs Intel se comportam melhor e mais estavel

ai tu ativa o turbo ou faz over e o clock cai para MENOS do Stock devido a temperatura..

é bizarro
É pq tem dois fatores que podem fazer cair, se o power limit na BIOS tá padrão 253W e vc usa voltagem automática pela mobo, bem possivelmente vai passar os 253W e aí vai reduzir o clock, agora se vc manualmente seta a menor voltagem possível pra mesma frequência de stock, se vc tiver um AIO 360mm bem possivelmente vc consegue rodar o CR23 sem bater o powerlimit padrão de 253W (vc pode aumentar na BIOS pra quanto quiser) e refrigerar, a não ser que vc tenha dado MUITO azar na loteria do silício. E quando vc faz overclock e novamente deixa tudo em AUTO na BIOS, ele vai fazer downclock do mesmo jeito, até mais agressivo pois vai aumentar a voltagem mais ainda de forma automática, gerando mais watts etc.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu mesmo não tenho margem pra fazer OC na minha CPU, uso um Lian Li Galahad 360mm com 6 fans em push n pull e temperatura ambiente de 25-30 graus e rodo o CR23 em stock na CPU mas com undervolt pro mínimo que consigo sem dar WHEA ou BSOD, e fica ali 240-245W e bate 80-90 graus em cada núcleo, e isso que o CR23 não é nem de perto o stress de um Y-Cruncher, Prime95 ou até mesmo Realbench. No meu caso só melhoraria fazendo delid ou comprando aquelas fans top da Phanteks T30. Caso quisesse manter meu AIO de 360mm.

É pq tem dois fatores que podem fazer cair, se o power limit na BIOS tá padrão 253W e vc usa voltagem automática pela mobo, bem possivelmente vai passar os 253W e aí vai reduzir o clock, agora se vc manualmente seta a menor voltagem possível pra mesma frequência de stock, se vc tiver um AIO 360mm bem possivelmente vc consegue rodar o CR23 sem bater o powerlimit padrão de 253W (vc pode aumentar na BIOS pra quanto quiser) e refrigerar, a não ser que vc tenha dado MUITO azar na loteria do silício. E quando vc faz overclock e novamente deixa tudo em AUTO na BIOS, ele vai fazer downclock do mesmo jeito, até mais agressivo pois vai aumentar a voltagem mais ainda de forma automática, gerando mais watts etc.

Eu mesmo não tenho margem pra fazer OC na minha CPU, uso um Lian Li Galahad 360mm com 6 fans em push n pull e temperatura ambiente de 25-30 graus e rodo o CR23 em stock na CPU mas com undervolt pro mínimo que consigo sem dar WHEA ou BSOD, e fica ali 240-245W e bate 80-90 graus em cada núcleo, e isso que o CR23 não é nem de perto o stress de um Y-Cruncher, Prime95 ou até mesmo Realbench. No meu caso só melhoraria fazendo delid ou comprando aquelas fans top da Phanteks T30. Caso quisesse manter meu AIO de 360mm.
Sabe me dizer em quantos graus tu conseguiu melhorar fazendo push n pull aí no galahad?
Sempre vi falarem que a diferença é praticamente inexistente pra esses radiadores mais finos de AIO, mas tenho mais 3 SL120 paradas aqui e fiquei curioso pra testar (a preguiça não deixou ainda).

Boa noite pessoal, por favor, eu preciso de ajuda para escolher um Processador + RAM para uma build nova e tenho uma dúvida:

Está valendo a pena gastar quase 2 mil reais a mais para montar uma build DDR5 com um i5 13600k em vez de uma build com um i5 13400f ou 12400f? Seria primariamente para jogos visto que meu notebook (i5 11400h + rtx 3050) dá conta de tudo do trabalho.

Eu separei as seguintes configurações:

i5 13600k + 1 x 16gb DDR5 5600mhz + RTX 3060 = R$ 8000,00
i5 13400f + 2 x 8gb DDR4 3600mhz + RTX 3060 R$ 6300,00
i5 12400f + 2 x 8gb DDR4 3600mhz + RTX 3060 R$ 5500,00

Fiquei nessa dúvida de 12º vs 13º geração. Assisti VÁRIOS vídeos e li vários reviews mas para os americanos e diferença de valor é tão tosca que eles falam para pegar o DDR5 apenas pelo valor da diferença que é baixo. Mas para gente aqui os 30-35 dólares de diferença vira quase mil reais haha. O que vocês acham? Será que a 12º geração ainda dá conta dos Resident Evil, Devil May Cry, Spiderman e afins?

Sabe me dizer em quantos graus tu conseguiu melhorar fazendo push n pull aí no galahad?
Sempre vi falarem que a diferença é praticamente inexistente pra esses radiadores mais finos de AIO, mas tenho mais 3 SL120 paradas aqui e fiquei curioso pra testar (a preguiça não deixou ainda).
Não sei dizer, uso ele assim com 6 desde o início e nunca testei com menos. O que seu sei que dá diferença boa (coisa de 5 graus pra mais) é aquela fan Phanteks T30, a melhor do mundo, ganhando até de Noctua, pra radiador dá diferença demais, mas é papo de 200 reais cada fan dessa.

Não sei dizer, uso ele assim com 6 desde o início e nunca testei com menos. O que seu sei que dá diferença boa (coisa de 5 graus pra mais) é aquela fan Phanteks T30, a melhor do mundo, ganhando até de Noctua, pra radiador dá diferença demais, mas é papo de 200 reais cada fan dessa.
Bota 3 com 0 RPM aí pra testar e me fala (brincadeira AHAUHAUAH)
Na próxima limpeza que eu fizer aqui no PC vou ver se aproveito pra colocar as outras 3 pra testar.

Esse foi uns dos vídeos que assisti que me desanimaram de fazer push n pull na época:

Os T30 são sonho de consumo mesmo, mas infelizmente esse preço tá proibitivo demais.

Boa noite pessoal, por favor, eu preciso de ajuda para escolher um Processador + RAM para uma build nova e tenho uma dúvida:

Está valendo a pena gastar quase 2 mil reais a mais para montar uma build DDR5 com um i5 13600k em vez de uma build com um i5 13400f ou 12400f? Seria primariamente para jogos visto que meu notebook (i5 11400h + rtx 3050) dá conta de tudo do trabalho.

Fiquei nessa dúvida de 12º vs 13º geração. Assisti VÁRIOS vídeos e li vários reviews mas para os americanos e diferença de valor é tão tosca que eles falam para pegar o DDR5 apenas pelo valor da diferença que é baixo. Mas para gente aqui os 30-35 dólares de diferença vira quase mil reais haha. O que vocês acham? Será que a 12º geração ainda dá conta dos Resident Evil, Devil May Cry, Spiderman e afins?
dependendo da onde você comprar, eu faria assim.

12700 sem K + 2x16Gb DDR5 4800mhz ~ 5600mhz(tanto faz) + rtx 3060

Última edição:
dependendo da onde você comprar, eu faria assim.

12700 sem K + 2x16Gb DDR5 4800mhz ~ 5600mhz(tanto faz) + rtx 3060
Estou tão atrasado com desktop que eu não sabia que a 12º geração tem suporte a DDR5. Sua dica me abriu os olhos. Muito obrigado vou continuar na procura aqui, eu devolvi um notebook que não deu certo e a Lenovo deve devolver meu dinheiro até quinta feira, então tenho alguns dias para continuar sondando.

Curti bastante o Ryzen 7600 também mas aí já é assunto para grupo AMD. Mais uma vez obrigado!

Não compraria DDR5 agora.

Pega uma boa B660, tipo Asus Tuf B660 + 12400F + 16Gb DDR4 3200Mhz, já é um combo CxB ótimo para jogos.

Detalhe, memória 3600Mhz, normalmente é CL18, que dá o mesmo resultado de uma 3200Mhz CL16 padrão.

O que sobrar de grana, gaste na VGA, de repente uma 3070.
Vai ter ganho real melhor.

Não compraria DDR5 agora.

Pega uma boa B660, tipo Asus Tuf B660 + 12400F + 16Gb DDR4 3200Mhz, já é um combo CxB ótimo para jogos.

Detalhe, memória 3600Mhz, normalmente é CL18, que dá o mesmo resultado de uma 3200Mhz CL16 padrão.

O que sobrar de grana, gaste na VGA, de repente uma 3070.
Vai ter ganho real melhor.
Era justamente essa placa mãe que eu tinha colocado na minha build com o 12400f.

Realmente, se eu economizar com a build do i5 12400f eu posso economizar e pegar uma rtx 3070. Obrigado pela dica!

E que assim, se quiser ficar um bom tempo sem gastar com CPU, pegue qualquer uma com 8 nucleos P + 32gb DDR5 que você vai ficar de boa por bons anos.

Não sei ao certo até quando essas CPUs de 6 nucleos da Intel vão carregar os jogos

Estou tão atrasado com desktop que eu não sabia que a 12º geração tem suporte a DDR5. Sua dica me abriu os olhos. Muito obrigado vou continuar na procura aqui, eu devolvi um notebook que não deu certo e a Lenovo deve devolver meu dinheiro até quinta feira, então tenho alguns dias para continuar sondando.

Curti bastante o Ryzen 7600 também mas aí já é assunto para grupo AMD. Mais uma vez obrigado!
O socket é o mesmo para 12th e 13th gen, vc pode usar a mesma placa mãe pra ambos, tanto faz se DDR4 ou DDR5.

Eu pessoalmente tentaria ir de 13th gen com DDR4, não acho que DDR5 já esteja valendo a pena.

O socket é o mesmo para 12th e 13th gen, vc pode usar a mesma placa mãe pra ambos, tanto faz se DDR4 ou DDR5.

Eu pessoalmente tentaria ir de 13th gen com DDR4, não acho que DDR5 já esteja valendo a pena.

2x16Gb DDR4 custa R$ 550... 2x16Gb DDR5 custa R$ 850. Pouca diferença

A diferença é no preço da placa-mãe.
Realmente... A placa que eu adicionei no carrinho custa quase R$ 1600,00 é uma B660m da Gigabyte. É quase o triplo do valor das placas mais simples porém é uma placa mãe bem completa com wifi e tudo mais. Cada vez que eu paro para pensar e olhar os benchmarks eu me desanimo mais com as builds B660m + 13600k.

Vou acabar escolhendo um 12400f - 12600f e optando pela melhor RTX que eu puder pagar entre as 3060 - 3080. =/

Vou acabar escolhendo um 12400f - 12600f e optando pela melhor RTX que eu puder pagar entre as 3060 - 3080. =/
Se o objetivo é jogos, vai ter bem mais ganhos assim.

Não sei ao certo até quando essas CPUs de 6 nucleos da Intel vão carregar os jogos
Pode por anos aí.
Se um 10400F já segura de boa por mais 10 anos, o 12400F então...

Quanta gente tem os Xeon barato da China, CPU de 2014 +-, de arquitetura antiga, clocks baixos, IPC arcaico e rodando os jogos top hoje num bom fps.

Precisa desmistificar esse negócio de CPU ficar "injogável" por ter "x" cores.

Um 12400F tem folga de sobra pra anos a vir, agente que tem a sarna de querer fazer upgrade toda hora, que na real não precisaria...

DDR5 vai evoluir muito, bobeira gastar com isso agora. A performance não agrega tanto ao sistema e o custo vc pode focar em outra coisa que vai te dar mais performance.

13Th gen tá muito inflacionado no BR.

13400F 1600,00 e o 13600KF 2200,00.

Última edição:
coloquei tudo em stock aqui (só ligando o xmp (o que um colega daqui falou q é um milagre minha mobo aceitar) e consegui 40 mil e tantos pontos ... enfim, vi que dá para aumentar limitando o bichinho ...

verdade é, que pesquisando na net, não tem aio que suporte esse 13900k kkkkkkk mesmo os 420 mm ... e olha q meu aio (da gigabyte tb) está com três fans da noctua ... achei um kit de 3 t30 no aliexpress por menos de 500 reais, vamos ver se um push pull com t30 e noctua leva um pouco ele ...

tentei por um vcore adaptativo de -120 como os amigos ae colocaram, mas nem deu boot ....

coloquei tudo em stock aqui (só ligando o xmp (o que um colega daqui falou q é um milagre minha mobo aceitar) e consegui 40 mil e tantos pontos ... enfim, vi que dá para aumentar limitando o bichinho ...

verdade é, que pesquisando na net, não tem aio que suporte esse 13900k kkkkkkk mesmo os 420 mm ... e olha q meu aio (da gigabyte tb) está com três fans da noctua ... achei um kit de 3 t30 no aliexpress por menos de 500 reais, vamos ver se um push pull com t30 e noctua leva um pouco ele ...

tentei por um vcore adaptativo de -120 como os amigos ae colocaram, mas nem deu boot ....
Eu não compraria um 13900K, só se tivesse um barril de LN2 sobrando....rsss.

Estamos no limite da refrigeração "normal", quer seja por água ou ar.

Ou os caras inventam nova tecnologia de consumo e dissipação de calor ou um novo método de resfriamento precisa chegar pro consumidor.

O 12700K que tive já foi o "enterro" do air cooler...imagina um 13900K.

Eu não compraria um 13900K, só se tivesse um barril de LN2 sobrando....rsss.

Estamos no limite da refrigeração "normal", quer seja por água ou ar.

Ou os caras inventam nova tecnologia de consumo e dissipação de calor ou um novo método de resfriamento precisa chegar pro consumidor.

O 12700K que tive já foi o "enterro" do air cooler...imagina um 13900K.

é perfeitamente possivel usar i9 13900k ou i7 13700k/12700k com AirCooler.

vc só vai precisar de um BOM air cooler de R$ 500 ~ 800 reais e uma boa pasta termica. Infelizmente o pessoal estão botando pasta termica de baixa qualidade nessas PCs de alto custo...

E para funcionarem bem o Turbo nessas CPUs da Intel somente se você tiver um ar condicionado no talo 16C ~ 18C 24h...

Mas caso vc nao tenha ar condicionado, desabilite o Turbo e rode em Stock. Não é obrigado você rodar os jogos com o Turbo ativado, a diferença é MINIMA, não creio que valha a pena o consumo extra para ter 10fps com o turbo ativado, puro placebo

Users who are viewing this thread

Voltar