A série Intel 13th Gen Core não K “Raptor/Alder Lake” não pode mais sofrer overclock
A Tom's Hardware confirmou agora que a mais nova série não-K de 13ª geração da Intel está bloqueada para overclock.
Para a geração anterior de processadores LGA1700, a Intel lançou por engano uma atualização de microcódigo que permitia aos parceiros da placa manipular o BCLK (Base Clock Speed). Com o ajuste BCLK, os usuários podem aumentar a frequência de suas CPUs bloqueadas. Esse recurso foi desabilitado no microcódigo posterior, mas alguns fabricantes de placas-mãe desenvolveram ferramentas de BIOS que o permitiriam de volta.
O overclock do BCLK só era possível em placas-mãe com gerador de clock embutido. Isso incluiu algumas placas-mãe premium ASUS e MSI. Mais tarde, a MSI lançou uma placa acessível chamada Mortar MAX, que é apresentada abaixo. Nesse caso, a placa suporta hack de microcódigo para processadores Core i7-12700, mas esse recurso está desabilitado para Core i7-13700.
[…] Os modelos Raptor Lake 'bloqueados' Non-K de 13ª geração da Intel não são passíveis de overclock como os chips Alder Lake da geração anterior. Verificamos que os chips não-K da geração anterior ainda podem sofrer overclock, mas, infelizmente, os modelos mais recentes da 13ª geração não. De acordo com nossos contatos no setor, não parece que a situação vá mudar tão cedo.
— Paul Alcorn, Tom’s Hardware
Quando foi descoberto que a série Core de 12ª geração pode ser overclockada dessa forma, a Intel divulgou um comunicado que basicamente dizia que as CPUs não-K não foram projetadas para overclocking e a Intel “não garante a operação de processadores além de suas especificações”. É claro que esta afirmação não significou nada para os entusiastas, porque até mesmo o overclock da série K anulará a garantia.
Vale ressaltar que, por algum tempo, a empresa ofereceu um serviço chamado “Plano de proteção de ajuste de desempenho”, que era um pagamento único de 20 a 30 USD que garantia a substituição em caso de dano de overclock. Esse
programa não está mais disponível .
Esta limitação não afetará outro método de 'overclocking', que é o ajuste 'Tau'. A maioria das placas-mãe permite que os usuários estendam o tempo em que a CPU permanece no estado turbo mais alto. Contanto que o resfriamento adequado seja fornecido, a CPU oferecerá maior desempenho por um tempo prolongado, basicamente travando a CPU no estado de maior energia.
Fonte:
Tom's Hardware See More