Ddr5 vai evoluir muito ainda, igual quando ddr4 foi lançado rodando a 2133MHz, estamos nesse estágio hoje com as Ddr5.Seus posts são lúcidos. Já eu, me enganei feio, 2x.
Primeiro foi com a nova geração da AMD (uso Intel mas, sem concorrência, a Intel “pisa” na gente). E a outra foi com o DDR5. Achei q viriam dando um salto absurdo. Certamente, nos próximos anos, a Ddr5 evoluirá. Já a geração 4XXX de gpus, já imaginei q q viriam absurdamente caras e sem tanta evolução (Nvidia ficou mal acostumada).
A Rog Strix é muito boa, mas não pagaria essa fortuna em mobo de geração anterior e nem usaria DDR5.Vocês acham que vale uma z690 rog strix F ddr5 por 2800 parcelado em 10? Ia pegar a z790 ou z690 gigabyte aorus elite mas vejo muita reclamação da placa referente a estabilidade das memórias ddr5.
Alguem tem essa rog recomenda?
Ddr5 vai evoluir muito ainda, igual quando ddr4 foi lançado rodando a 2133MHz, estamos nesse estágio hoje com as Ddr5.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
A Rog Strix é muito boa, mas não pagaria essa fortuna em mobo de geração anterior e nem usaria DDR5.
Ddr5 ainda está muito instável em AMD e Intel.
Vocês acham que vale uma z690 rog strix F ddr5 por 2800 parcelado em 10? Ia pegar a z790 ou z690 gigabyte aorus elite mas vejo muita reclamação da placa referente a estabilidade das memórias ddr5.
Alguem tem essa rog recomenda?
pelo o que eu tenho visto as z790 aguentam clocks maiores de ram tbm em relação as z690Já peguei ddr5 como consegui a corsair rgb 5600 32gb por 940 parcelado achei um bom preço, aí qualquer forma preciso de uma mobo com Ddr5. A mais em conta que achei foi as da gigabyte mas na gringa pessoal não fala bem dessas placas.
Pelo que eu vi da z690 pra z790 só muda as lanes mesmo, não é algo que preciso.
As da gigabyte e na média 2200 porém a vista. Por isso estou na dúvida.
cara para que vc quer chipset topo de linha
qualquer B760 da conta de Core i9 13900 numa boa
B610/B660/H670/Q670 e B760/H770 são todos chipsets para games
Core i5 e Core i7 são para games e para quem vai fazer streaming
Z690/Z790 são para quem vai TRABALHAR com softwares pesados, você vai fazer isso ?
Core i9 são para pessoas que vão TRABALHAR com softwares pesados, você vai fazer isso ?
Sempre deu via BLCK hehe, o que fazia os 12400f da vida serem excelentes era isso, tem vários vídeos ai de nego colocando ele a 5ghz via BLCK.Ué?
Dava para fazer Overclock em séries não K?
cara para que vc quer chipset topo de linha
qualquer B760 da conta de Core i9 13900 numa boa
B610/B660/H670/Q670 e B760/H770 são todos chipsets para games
Core i5 e Core i7 são para games e para quem vai fazer streaming
Z690/Z790 são para quem vai TRABALHAR com softwares pesados, você vai fazer isso ?
Core i9 são para pessoas que vão TRABALHAR com softwares pesados, você vai fazer isso ?
e DDR5 vale a pena sim pegar, 2x16Gb ta custando R$ 900, bem barato
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
essa ja é top
Meu nobre, faz um favor e me sane uma dúvida...
Foi um questionamento feito por um colega meu, não sei e confesso que estou com um pouco de preguiça de investigar (obrigado à existência desse forum).
Ele tá querendo pegar um 13600KF e uma B760 e quer saber se vai conseguir fazer OC na memória. Falei que o XMP vai ativar tranquilo, mas se ele quiser OC manual vai precisar de uma placa-mãe Z ou só o fato de ser um processador K já possibilita?
Sim, mais ou menos como o pessoal dos Xeons chineses faz pra tentar tirar um suquinho a mais deles hoje em dia.Ué?
Bons tempos... nostalgia bateu:Sempre deu via BLCK hehe
Bom postPra quem quer aprender fazer OC ou ajustar os 13900k (provavelmente serve pra 13600 e 13700) eu recomendo ler :
Esse guia no overclock.net
Único problema desse guia é que ele é para placas da Asus, teria que achar as configs equivalentes nas bios das outras fabricantes.
Guia é longo mas o TL;DR; pra mim é essa parte do segundo post :
![]()
No post ele diz pra caso a cpu não esteja estável ir aumentando o AC_LL. Ou no caso que se tiver estável e quiser tentar reduzir mais, reduz o AC_LL.
Minha placa é Z690 e não Z790 e o SP do meu 13900k é pior do que o do cara que fez o guia. no clocks padrões 5.5Pcore/4.3Ecore a Vcore dele tá em 1.146V e um consumo de só 233W no CineBench23.
Além das coisas da screenshot acima, eu coloquei:
Asus Multicore Enhacement = Remove All Limits (Aqui não ficava 5.5Ghz se deixar os limites.)
SVID Behaviour = Trained
Actual VRM Core Voltage = Offset Mode
-Offset Mode Sign = - (negativo)
-CPU Core Voltage Offset = 0.03
Com essa config ai:
1 Run do Cinebench23 deu 270W, 83c, 40k score.
10Mins pico de 280W,93c.
Na config tudo default da placa, passa dos 300W e quase 100c já na 1a run
Para as Z690 e 12900K tem esse guia
Sim, mas só em placas muito tops, ROGs e outras desse nívelUé?
Sensacional o post desse cara, muito bom!!!Pra quem quer aprender fazer OC ou ajustar os 13900k (provavelmente serve pra 13600 e 13700) eu recomendo ler :
Esse guia no overclock.net
Único problema desse guia é que ele é para placas da Asus, teria que achar as configs equivalentes nas bios das outras fabricantes.
Guia é longo mas o TL;DR; pra mim é essa parte do segundo post :
![]()
No post ele diz pra caso a cpu não esteja estável ir aumentando o AC_LL. Ou no caso que se tiver estável e quiser tentar reduzir mais, reduz o AC_LL.
Minha placa é Z690 e não Z790 e o SP do meu 13900k é pior do que o do cara que fez o guia. no clocks padrões 5.5Pcore/4.3Ecore a Vcore dele tá em 1.146V e um consumo de só 233W no CineBench23.
Além das coisas da screenshot acima, eu coloquei:
Asus Multicore Enhacement = Remove All Limits (Aqui não ficava 5.5Ghz se deixar os limites.)
SVID Behaviour = Trained
Actual VRM Core Voltage = Offset Mode
-Offset Mode Sign = - (negativo)
-CPU Core Voltage Offset = 0.03
Com essa config ai:
1 Run do Cinebench23 deu 270W, 83c, 40k score.
10Mins pico de 280W,93c.
Na config tudo default da placa, passa dos 300W e quase 100c já na 1a run
Para as Z690 e 12900K tem esse guia
Estou usando o H150i PRO XT com o frame da Thermalright.Bom postComo vc refrigera essa fera ?
@diefen chegaram meus kits G.skill, 2 deles tem o final XX20A e outro 21A, esse 21A seria Samsung A-die?![]()
Foi taxado? Comprou onde? Usou redirecionador? Declarou quanto?@diefen chegaram meus kits G.skill, 2 deles tem o final XX20A e outro 21A, esse 21A seria Samsung A-die?![]()
Não, mandei por redirecionador para o PY e quando chegou fui buscar.Foi taxado? Comprou onde? Usou redirecionador? Declarou quanto?
Valeu.
Depende do uso, do quão bem refrigerado é o gabinete e a temp ambiente média, mas um WC desse pro 13900k diria que tá subdimensionado mesmo se fizer undervolt caso use a CPU pra trabalhar, talvez fique ok se limitar a CPU pra algo entre 150-180w, e pra jogos aí varia muito do jogo, GPU utilizada e resolução/gráficos mas pra esse tipo de uso no geral é mais tranquiloPessoal, bom dia!
Levei o meu pc na assistencia pra ele montarem o upgrade e o técnico já me perguntou sobre o WC, pois eu nem lembrei que era um socket diferente.
Ele tinha lá os Gamdias de 240. Peguei um, pq né, vontade de ter o pc é grande.
O que vocês acham? É um I913900K que ficará em Stock, pelo que andei lendo na pouca info que tem esse WC, em stock ele dá conta.
Abs e obrigado!
Depende do uso, do quão bem refrigerado é o gabinete e a temp ambiente média, mas um WC desse pro 13900k diria que tá subdimensionado mesmo se fizer undervolt caso use a CPU pra trabalhar, talvez fique ok se limitar a CPU pra algo entre 150-180w, e pra jogos aí varia muito do jogo, GPU utilizada e resolução/gráficos mas pra esse tipo de uso no geral é mais tranquilo
A temp ambiente e o gabinete já devem dar uma boa ajuda então, mas dependendo do uso acho que ainda não vai segurar tão bem (aí só sabendo o uso exato mesmo) mas dá pra ir usando sem problemas, se perceber as temperaturas altas é só ajustar fazendo um undervolt e/ou limitar o consumo máximo da CPU (não sei qual o processo exato pra isso nos Intel) até fazer upgrade então não vejo como um grande problema essa questãoCara, vivo no sul. Gabinete bem refrigerado. Dia quente fico com o ar condicionado ligado no 23. Dia frio obviamente nem ligo ar pq temperatura ambiente está abaixo de 20 graus.
Gosto de jogos, mas não sou heavy user.
Vou pros EUA final de fev. Se pá compro um lá e mando procar depois. Pra uns poucos meses imagino que aguente. Certo?
Qual modelo é sugerido pra esse proc? Eu tinha um H100, porém não tem os engates pra LGA1700
Abs!
Se der 1fps é muito.Rapaz, eh isso mesmo? Diferença nula de DDR4 pra DDR5 pra jogatina em 4K?