13600kf aqui a 5.3 fica 75 graus, 5.4 85 graus e ambiente insuportável para usar pc, não é so questao do pc suportar 100 graus e sim o ambiente . Intel e amd precisam ver essas temperaturas , da não...
Eu usava o 12700K de boa com Noctua + AS5, batendo 78C stock. Nada de OC.é perfeitamente possivel usar i9 13900k ou i7 13700k/12700k com AirCooler.
vc só vai precisar de um BOM air cooler de R$ 500 ~ 800 reais e uma boa pasta termica. Infelizmente o pessoal estão botando pasta termica de baixa qualidade nessas PCs de alto custo...
E para funcionarem bem o Turbo nessas CPUs da Intel somente se você tiver um ar condicionado no talo 16C ~ 18C 24h...
Mas caso vc nao tenha ar condicionado, desabilite o Turbo e rode em Stock. Não é obrigado você rodar os jogos com o Turbo ativado, a diferença é MINIMA, não creio que valha a pena o consumo extra para ter 10fps com o turbo ativado, puro placebo
Não é muito superior não na verdade é bem equilibrada as duas, sim pode usar perfeitamente no 13700k.A pasta noctua nt-h1 é muito superior a mx4 artic silver? Para usar em um 13700k
A principio vou usar o meu nzxt x73 360mm que já tenho o adaptador, acredito que seja tranquilo no 13700k não?
Não é muito superior não na verdade é bem equilibrada as duas, sim pode usar perfeitamente no 13700k.
mx4 quanto tempo você tem ela? Se tiver diferença é coisa de 2°C~talvez 3°C para Noctua mas claro só testando pra saber!Estava pensando de comprar ela, ainda tenho um resto de mx4, daria na mesma será?. Vou tentar um oc/undervolt no 13700k
mx4 quanto tempo você tem ela? Se tiver diferença é coisa de 2°C~talvez 3°C para Noctua mas claro só testando pra saber!
Deve esta boa ainda, usei uma AS5 com 06 anos de uso esses tempos e estava descente ainda, usaria ela por enquanto!Uns 7 anos viu ou mais rsrsrs comprei quando estava nos EUA, aí aproveite e peguei um tubo de 20g, mas está no final agora.
Eu usava o 12700K de boa com Noctua + AS5, batendo 78C stock. Nada de OC.
Eu acho as atuais CPUs, da 10th pra cá muito suficientes para tudo hoje em dia. quer seja jogos ou produtividade.o dificil é convencer as pessoas que elas nao precisam de OC e que a estabilidade do sistema é mais importante
prolimatech é a melhor?Pasta termica de qualidade não custa um absurdo e apenas 1grama vc pode aplicar 3x ~ 4x. Se você fizer a troca 1x por ano, pode durar 3 anos facil.
As melhores e equivalentes ao meu ver são;
- ProlimaTech PK-3
- Snowdog husky
- Grizzly Kryonaut Extreme
- MX6
- CM CRYOFUZE
- Noctua NT-H2
Hoje tem muitas opções boa
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
o dificil é convencer as pessoas que elas nao precisam de OC e que a estabilidade do sistema é mais importante
Os meus tbm são, consegui deixar a 5200mhz, mas 5600mhz não.tenho 96gb de ddr5 5200mhz Corsair Vengeance e está funcionando normalmente
só que todos os pentes tem specs rigorosamente iguais, incluindo latências
prolimatech é a melhor?
enfim, segui os vídeos do dbauer e limitei o oc do processador pelo tdp de 150 watts ... máximo que pego algum core foi 80 graus ... vou usando assim por enquanto ...
Por padrão as mobos estão vindo com todas opções de OC ligadas em Auto, tem que sair desligando tudo para funcionar em stock.Problema de temperatura e consumo dessa gen 12/13 é mais as configurações default ruins das placa mães do que do processador em si. Default das placas mães colocam voltagem muito alta.
Uso a NT-H2 no meu 12900 q tira 204w (88c no cinebench r23), gostei muito dela. Queria muito um 13900k, mas fiquei sem paciencia de correr atrás de um ajuste para usar no meu NH-D15 (até pensei, em um surto psicótico, colocar duas phantek t30 nele).Pasta termica de qualidade não custa um absurdo e apenas 1grama vc pode aplicar 3x ~ 4x. Se você fizer a troca 1x por ano, pode durar 3 anos facil.
As melhores e equivalentes ao meu ver são;
- ProlimaTech PK-3
- Snowdog husky
- Grizzly Kryonaut Extreme
- MX6
- CM CRYOFUZE
- Noctua NT-H2
Hoje tem muitas opções boa
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
o dificil é convencer as pessoas que elas nao precisam de OC e que a estabilidade do sistema é mais importante
comprou a cryofuse onde ?? comprei no aliexpress....Aqui tô usando a Cooler Master Cryofuse junto com o AIO Galahad 360 e um 13900K... temperaturas não passaram dos 60ºC nenhuma vez...
Por padrão as mobos estão vindo com todas opções de OC ligadas em Auto, tem que sair desligando tudo para funcionar em stock.
Vcore vem alto para suportar o max clock de todos cores habilitados.
Vc teve que mandar o seu pra eles antes? Pois o meu eu suspeito que tem sujeira junto com o fluido, pensava ser bolha de ar mas já chacoalhei de tudo quanto é jeito e sempre ouço uns barulhos tipo de vazão saindo mais forte o líquido, como se tivesse obstruído algo e aí dá uma desentupida e vem o barulho, acho o desempenho do meu bem ruim.Tava estranhando o desempenho do meu Galahad 360, que não tava segurando o 13700KF muito bem, uma run de Cinebench R23 ou poucos minutos de stress no Aida64 já eram o suficiente pra bater entre 90-100c.
Mandei email pro pessoal da Lian Li explicando o possível problema e, sem questionar absolutamente nada, abriram um pedido de RMA e me mandaram um novo em 12 dias corridos, e olha que vem lá de Taiwan.
E não é que o cooler era o problema mesmo? Com o novo não tá passando de 70c nos mesmos testes em que antes chegava a 100c.
Lembrando que tá fazendo um calor infernal aqui no RJ, então dá pra ver que as temps do processador melhoraram MUITO mesmo.
Não precisei mandar o defeituoso não, só detalhei bem o problema no meu primeiro email pra eles, com prints do hwinfo durante os testes de stress mostrando as temperaturas e tal.Vc teve que mandar o seu pra eles antes? Pois o meu eu suspeito que tem sujeira junto com o fluido, pensava ser bolha de ar mas já chacoalhei de tudo quanto é jeito e sempre ouço uns barulhos tipo de vazão saindo mais forte o líquido, como se tivesse obstruído algo e aí dá uma desentupida e vem o barulho, acho o desempenho do meu bem ruim.
Tive exatamente o mesmo problema com o Galahad 360 e um 5950X, foi trocado na garantia. Mandaram um radiador+bomba novos.Tava estranhando o desempenho do meu Galahad 360, que não tava segurando o 13700KF muito bem, uma run de Cinebench R23 ou poucos minutos de stress no Aida64 já eram o suficiente pra bater entre 90-100c.
Mandei email pro pessoal da Lian Li explicando o possível problema e, sem questionar absolutamente nada, abriram um pedido de RMA e me mandaram um novo em 12 dias corridos, e olha que vem lá de Taiwan.
E não é que o cooler era o problema mesmo? Com o novo não tá passando de 70c nos mesmos testes em que antes chegava a 100c.
Lembrando que tá fazendo um calor infernal aqui no RJ, então dá pra ver que as temps do processador melhoraram MUITO mesmo.
O bizarro é que eu demorei pra suspeitar do problema porque ele foi perdendo a eficiência aos poucos, e coincidiu com a época que fiz upgrade pro 13700KF, então só achava que era devido ao fato do novo processador ser meio esquentado mesmo, junto com esse calor que tem feito ultimamente.Tive exatamente o mesmo problema com o Galahad 360 e um 5950X, foi trocado na garantia. Mandaram um radiador+bomba novos.