[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Dei um undervolt como o @HigaSeiti eu acho que postou e baixou bastante, depois eu simplesmente parei de ficar monitorando, muito stresse pra nada.
É só desligar o parâmetro de deixa todos cores ativos no clock máx.
Ai o Turbo Boost funcionará como deve e a CPU rodará em stock e na voltagem correta conforme definida pela Intel.
 
Pessoal, a placa mãe gigabyte b660m gaming X suporta o processador i5 13600kf somente com update de BIOS.

O bom é que as mainboards da gigabyte tem o recurso Q FLASH, que permite fazê-lo sem CPU e memória, ou seja, sem ter que colocar um processador da geração antiga pra atualizar.

Ela me pareceu ter o power delivery bem robusto (8+1+1 Hybrid Digital VRM Design with DrMOS) , com grandes dissipadores nos VRMs.

Minha pergunta é a seguinte: essa placa limitar a performance de um 13600kf? Devo pegar talvez uma MSI B660M MORTAR, apenas um pouco mais cara mas que tem mais fases e dois conectores ATX 12V 8 pinos?
 
O bizarro é que eu demorei pra suspeitar do problema porque ele foi perdendo a eficiência aos poucos, e coincidiu com a época que fiz upgrade pro 13700KF, então só achava que era devido ao fato do novo processador ser meio esquentado mesmo, junto com esse calor que tem feito ultimamente.

Não tava fazendo ruído na bomba nem nada do tipo, e o RPM do pump estava certinho sempre nos 3200~, então nem imaginava que o cooler pudesse estar com algum problema.

Só me toquei mesmo quando comecei a ver umas temps meio altas enquanto jogava, em dias muito quentes chegava a bater 85-90 no BF2042, por mais que o uso de CPU desse jogo esteja bugado desde a última atualização a temperatura estava alta demais, daí fui comparar com as temps que o pessoal em outros foruns estava tendo nos 13700/13900 com AIO 360 e percebi que tinha algo errado.
Vc não foi o único, aconteceu a mesma coisa comigo e vi outras pessoas no Reddit que tiveram o mesmo problema. A bomba não faz nenhum barulho diferente e funciona na rotação normal, vc sente a água passando pelos tubos etc. tudo parece normal, mas as temperaturas aumentam significativamente. O suporte da Lian Li deve saber que é comum acontecer e trocam sem enrolação, só tive que enviar uma screenshot mostrando as temperaturas em full load.
 
  • Curtir
Reações: ZrK
Pessoal, a placa mãe gigabyte b660m gaming X suporta o processador i5 13600kf somente com update de BIOS.

O bom é que as mainboards da gigabyte tem o recurso Q FLASH, que permite fazê-lo sem CPU e memória, ou seja, sem ter que colocar um processador da geração antiga pra atualizar.

Ela me pareceu ter o power delivery bem robusto (8+1+1 Hybrid Digital VRM Design with DrMOS) , com grandes dissipadores nos VRMs.

Minha pergunta é a seguinte: essa placa limitar a performance de um 13600kf? Devo pegar talvez uma MSI B660M MORTAR, apenas um pouco mais cara mas que tem mais fases e dois conectores ATX 12V 8 pinos?
Vc fez uma pergunta interessante. Eu ainda uso (para a patroa) uma z490m gaming x (11+1)com um 10700k @5,0 q puxa uns 190w. Roda frio, refrigerado com um Ak620 + Pichau apus.

Então será q 8+1+1 são suficientes para o 13600k? Vamos deixar os colegas respondererem. Esse combo b660+1x600k está cada vez mais interessante, a cada geração q passa.

Como sou paranóico, no seu lugar, acabaria comprando a mortar, por conta de ser 12+1+1 (correto?) e 2 conectores tb.
 
Não precisei mandar o defeituoso não, só detalhei bem o problema no meu primeiro email pra eles, com prints do hwinfo durante os testes de stress mostrando as temperaturas e tal.
Ano passado tive que abrir RMA pra um kit de 3 SL120 que tinha aqui que deram problema nos leds e foi a mesma coisa, não só mandaram as 3 fans novas sem questionar, como mandaram outras 3 de brinde, sem nenhum custo adicional de envio ou algo do tipo.
Precisou apresentar NF ou algum outro comprovante ao suporte da Lian Li? Enviou uma descrição do ocorrido junto com alguma foto ou vídeo?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

comprou a cryofuse onde ?? comprei no aliexpress....

eu apliquei ela no Die do i7 11800h e em baixo do cooler. Eu jogos aqui fica 60C ~ 70C.

E que também estou com 2 coolers no gabinete quebrados, falta chegar 3 coolers novos.
Comprei a Cryofuse na Amazon BRA mesmo, paguei 80 lulacoins e recebi de um dia para o outro (vendido e entregue pela Amazon)
 
Vc fez uma pergunta interessante. Eu ainda uso (para a patroa) uma z490m gaming x (11+1)com um 10700k @5,0 q puxa uns 190w. Roda frio, refrigerado com um Ak620 + Pichau apus.

Então será q 8+1+1 são suficientes para o 13600k? Vamos deixar os colegas respondererem. Esse combo b660+1x600k está cada vez mais interessante, a cada geração q passa.

Como sou paranóico, no seu lugar, acabaria comprando a mortar, por conta de ser 12+1+1 (correto?) e 2 conectores tb.
Acabei pesquisando e descobri uma opção da gigabyte (pela questão do update de BIOS) com 12*+1+1 Twin Hybrid Phases Digital Power Design, a AORUS B660m PRO.
Tá com um preço interessante de R$1200 sendo que no lançamento tava mais de 2 mil.
O que pensas?
 
Acabei pesquisando e descobri uma opção da gigabyte (pela questão do update de BIOS) com 12*+1+1 Twin Hybrid Phases Digital Power Design, a AORUS B660m PRO.
Tá com um preço interessante de R$1200 sendo que no lançamento tava mais de 2 mil.
O que pensas?
Eu gostei a princípio. Já tive várias ASUS, zero problemas. 1200 é o “sweet spot” para as b660.

Mas eu, se fosse vc, daria uma olhada nos testes do canal “hardware unboxed” no YouTube só para garantir.

Estou na rua, senão te enviava o link.
 
Minha pergunta é a seguinte: essa placa limitar a performance de um 13600kf? Devo pegar talvez uma MSI B660M MORTAR, apenas um pouco mais cara mas que tem mais fases e dois conectores ATX 12V 8 pinos?
Acabei pesquisando e descobri uma opção da gigabyte (pela questão do update de BIOS) com 12*+1+1 Twin Hybrid Phases Digital Power Design, a AORUS B660m PRO.
Tá com um preço interessante de R$1200 sendo que no lançamento tava mais de 2 mil.
O que pensas?
Muito provavelmente não vai limitar mas isso aí depende de vários fatores, vai variar de acordo com a sua temperatura ambiente, gabinete utilizado (se tem airflow legal), se vai usar o 13600KF em 100% load por períodos longos, se pretende fazer OC nele e ganhar um tiquinho a mais (em troca de maior consumo/temp) ou se prefere melhorar a eficiência e fazer undervolt e por aí vai, os vídeos do Hardware Unboxed costumam cobrir bem essa questão mas é bom pesquisar mais a fundo ainda dependendo do seu caso já que cada caso vai ser um pouco diferente

 
Precisou apresentar NF ou algum outro comprovante ao suporte da Lian Li? Enviou uma descrição do ocorrido junto com alguma foto ou vídeo?
Enviei a nota fiscal e uns prints do hwinfo e do aida64 mostrando as temperaturas durante testes de stress e idle.
 
Acabei pesquisando e descobri uma opção da gigabyte (pela questão do update de BIOS) com 12*+1+1 Twin Hybrid Phases Digital Power Design, a AORUS B660m PRO.
Tá com um preço interessante de R$1200 sendo que no lançamento tava mais de 2 mil.
O que pensas?
Onde tá esse preço? Só acho por 1,9k na loja que explode.
 
E ae galera,
Tô pensando em pegar um i5 13600k ou um ryzen 9 5900x, vou utilizar um Water Cooler PL360 Flux Master Liquid Cooler Master pra resfriar a CPU, como é que está o i5 13600k na questão das temperaturas?
vlw.
 
Acabei pesquisando e descobri uma opção da gigabyte (pela questão do update de BIOS) com 12*+1+1 Twin Hybrid Phases Digital Power Design, a AORUS B660m PRO.
Tá com um preço interessante de R$1200 sendo que no lançamento tava mais de 2 mil.
O que pensas?
Já faz tempo que o preço das B660 DDR4 está nessa faixa mesmo.
 
Tava estranhando o desempenho do meu Galahad 360, que não tava segurando o 13700KF muito bem, uma run de Cinebench R23 ou poucos minutos de stress no Aida64 já eram o suficiente pra bater entre 90-100c.

Mandei email pro pessoal da Lian Li explicando o possível problema e, sem questionar absolutamente nada, abriram um pedido de RMA e me mandaram um novo em 12 dias corridos, e olha que vem lá de Taiwan.

E não é que o cooler era o problema mesmo? Com o novo não tá passando de 70c nos mesmos testes em que antes chegava a 100c.

Lembrando que tá fazendo um calor infernal aqui no RJ, então dá pra ver que as temps do processador melhoraram MUITO mesmo.
O meu deu problema nas fans fazendo barulho e na bomba que perdeu a efetividade, simplesmente peguei o reembolso e corri para montar um WC custom.

São vários e vários relatos de gente com problema com esses galahad, não quis mais arriscar.
 
Acabei pesquisando e descobri uma opção da gigabyte (pela questão do update de BIOS) com 12*+1+1 Twin Hybrid Phases Digital Power Design, a AORUS B660m PRO.
Tá com um preço interessante de R$1200 sendo que no lançamento tava mais de 2 mil.
O que pensas?
Eu to com esse exato combo e até postei páginas atras. Comigo aconteceu akeles misterios da informática que nao consegui fazer a atualização de bios. dai fui a casa de um colega que tem um 12400F e la fiz a mesma coisa e consegui fazer o update (parece que a placa mãe birrou com a minha casa, so pode). Hj liguei rapidamente e entrou na BIOS, la reconheceu o 13600KF.
 
É só desligar o parâmetro de deixa todos cores ativos no clock máx.
Ai o Turbo Boost funcionará como deve e a CPU rodará em stock e na voltagem correta conforme definida pela Intel.
Tem um tuto ou uma imagem de como é isso? o.o
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Essa opção aqui @Sleestak ?

20230118-212337-Copia.jpg
 
Última edição:
Tem um tuto ou uma imagem de como é isso? o.o
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Essa opção aqui @Sleestak ?

20230118-212337-Copia.jpg
Eu uso Asus, mas no seu deve ficar assim:

Relogio base = enable
Desempenho multi-core aprimorado = disable
razao do relógio = enable
eficiency CPU clock = enable

Em configurações avançadas da CPU, abre mais opções?
 
Eu uso Asus, mas no seu deve ficar assim:

Relogio base = enable
Desempenho multi-core aprimorado = disable
razao do relógio = enable
eficiency CPU clock = enable

Aqui só o desempenho multi-core (que foi aquele que marquei) pude colocar em disable, o resto são valores e não fico seguro em escolher, mas aqui já teve uma diminuida legal na temp, é o corrreto?

Em configurações avançadas da CPU, abre mais opções?
20230119-124515.jpg
 
Galera, vi aqui que uma b660 ta Gigabyte eh compativel com DDR5 até 5600. Há algum problema em usar uma memoria de 6000?
 
Galera, vi aqui que uma b660 ta Gigabyte eh compativel com DDR5 até 5600. Há algum problema em usar uma memoria de 6000?

Que eu saiba o placa-mãe vai setar automaticamente em 5600, pra você chegar em 6000 vai ter que setar o OC com as voltagens manualmente, não trabalho muito com memória só deixo no xmp mesmo, o povo que mexe mais pode lhe dar uma luz.
 
Galera, vi aqui que uma b660 ta Gigabyte eh compativel com DDR5 até 5600. Há algum problema em usar uma memoria de 6000?
Com b660, usaria ddr4.
nao tem ganhos significativos em usar os atuais ddr5, nem com 12th gen e nem 13th gen em z790.

pensaria em ddr5 daqui a 2 anos.
 
Com b660, usaria ddr4.
nao tem ganhos significativos em usar os atuais ddr5, nem com 12th gen e nem 13th gen em z790.

pensaria em ddr5 daqui a 2 anos.
Seus posts são lúcidos. Já eu, me enganei feio, 2x.

Primeiro foi com a nova geração da AMD (uso Intel mas, sem concorrência, a Intel “pisa” na gente). E a outra foi com o DDR5. Achei q viriam dando um salto absurdo. Certamente, nos próximos anos, a Ddr5 evoluirá. Já a geração 4XXX de gpus, já imaginei q q viriam absurdamente caras e sem tanta evolução (Nvidia ficou mal acostumada).
 
E ae galera,
Tô pensando em pegar um i5 13600k ou um ryzen 9 5900x, vou utilizar um Water Cooler PL360 Flux Master Liquid Cooler Master pra resfriar a CPU, como é que está o i5 13600k na questão das temperaturas?
vlw.
Cara, o 13600k é um processador muito melhor, ganha até do 5950x em render, e em jogos só perde pro 13900k.. iria nele sem sombra de dúvida, mas ele é mais esquentado, mas se não for fazer um OC mais extremo, teu WC vai dar conta super bem dele e com temperaturas ótimas em jogos.
 

A série Intel 13th Gen Core não K “Raptor/Alder Lake” não pode mais sofrer overclock​

A Tom's Hardware confirmou agora que a mais nova série não-K de 13ª geração da Intel está bloqueada para overclock.

Fu4aU2B.png


Para a geração anterior de processadores LGA1700, a Intel lançou por engano uma atualização de microcódigo que permitia aos parceiros da placa manipular o BCLK (Base Clock Speed). Com o ajuste BCLK, os usuários podem aumentar a frequência de suas CPUs bloqueadas. Esse recurso foi desabilitado no microcódigo posterior, mas alguns fabricantes de placas-mãe desenvolveram ferramentas de BIOS que o permitiriam de volta.

O overclock do BCLK só era possível em placas-mãe com gerador de clock embutido. Isso incluiu algumas placas-mãe premium ASUS e MSI. Mais tarde, a MSI lançou uma placa acessível chamada Mortar MAX, que é apresentada abaixo. Nesse caso, a placa suporta hack de microcódigo para processadores Core i7-12700, mas esse recurso está desabilitado para Core i7-13700.

[…] Os modelos Raptor Lake 'bloqueados' Non-K de 13ª geração da Intel não são passíveis de overclock como os chips Alder Lake da geração anterior. Verificamos que os chips não-K da geração anterior ainda podem sofrer overclock, mas, infelizmente, os modelos mais recentes da 13ª geração não. De acordo com nossos contatos no setor, não parece que a situação vá mudar tão cedo.
— Paul Alcorn, Tom’s Hardware


0DOzEKO.jpg


Quando foi descoberto que a série Core de 12ª geração pode ser overclockada dessa forma, a Intel divulgou um comunicado que basicamente dizia que as CPUs não-K não foram projetadas para overclocking e a Intel “não garante a operação de processadores além de suas especificações”. É claro que esta afirmação não significou nada para os entusiastas, porque até mesmo o overclock da série K anulará a garantia.

Vale ressaltar que, por algum tempo, a empresa ofereceu um serviço chamado “Plano de proteção de ajuste de desempenho”, que era um pagamento único de 20 a 30 USD que garantia a substituição em caso de dano de overclock. Esse programa não está mais disponível .

Esta limitação não afetará outro método de 'overclocking', que é o ajuste 'Tau'. A maioria das placas-mãe permite que os usuários estendam o tempo em que a CPU permanece no estado turbo mais alto. Contanto que o resfriamento adequado seja fornecido, a CPU oferecerá maior desempenho por um tempo prolongado, basicamente travando a CPU no estado de maior energia.

Fonte: Tom's Hardware See More
 
Ué?
Dava para fazer Overclock em séries não K?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo