[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Aqui eu tbm desativo MRC Fast Boot e o Fast Boot em si, pois tive problemas de retraining no OC de RAM, com isso a mobo demora um cadinho a mais treinando as memórias pra dar post e boot.
Esse negócio de treinar memória, para mim é muito bizarro, como que se a AMD esqueceu algo no projeto e remendou depois.

Se alguém tiver algum link técnico explicando o porque disso e qual a necessidade, eu agradeço.

Amigo meu montou um server lab na casa dele com 7950X e 192gb ram (4x 48), disse que o primeiro boot levou uma eternidade.

Eu comprei um bloco direct die e vou partir pra WC custom, aí vou forçar mais a CPU, quando chegar posto os resultados aqui, espero que caia uns 25-30 graus.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esse negócio de treinar memória, para mim é muito bizarro, como que se a AMD esqueceu algo no projeto e remendou depois.

Se alguém tiver algum link técnico explicando o porque disso e qual a necessidade, eu agradeço.

Amigo meu montou um server lab na casa dele com 7950X e 192gb ram (4x 48), disse que o primeiro boot levou uma eternidade.
Se não treina de forma apropriada daria tela azul usando o Windows, daria inúmeros erros e etc, crashes, a questão que a AMD consegue garantir isso apenas nesse tempo enorme de training e mesmo assim tem casos de problemas...

São duas porcarias de bin, G.Skill TridentZ Royal 4266CL16-19-19-39 1.50v XMP, eu cogitei pegar essas Asgard, mas quando soube que não tem sensor de temp eu desisti.
Foi só eu falar e tentar de novo que consegui pegar 4000MHz 15-15-15-32.
Provavelmente por causa das últimas mudanças que fiz no fine tuning do overclock, saindo de adaptive e de Lite Load 1 (AC/DC 1/1) para algo mais custom.

Estou rodando o 13900K@5.8P/4.5E/4.9R (direct die, 3 radiadores (2x360 + 1x420).
VCore 1.375 - mudei recentemente para override LLC5, AC Loadline 20, DC Loadline 40 (estava precisando de mais fine tuning)
VCCSA 1.34
VDDQ 1.44
VRAM 1.56

Depois do boot com o 4000MHz tive 3 systems freezes compilando o kernel (compilar o kernel é basicamente meu teste de stress, porque rodo com link time optimization, todos os cores, etc.). Mas daí com um ajuste fino agora compilou.

EDIT: Fotos da BIOS pois não tem Windows para pegar os timings.

sR7viOn.jpg

mpruGCv.jpg

Última edição:
Foi só eu falar e tentar de novo que consegui pegar 4000MHz 15-15-15-32.
Provavelmente por causa das últimas mudanças que fiz no fine tuning do overclock, saindo de adaptive e de Lite Load 1 (AC/DC 1/1) para algo mais custom.

Estou rodando o 13900K@5.8P/4.5E/4.9R (direct die, 3 radiadores (2x360 + 1x420).
VCore 1.375 - mudei recentemente para override LLC5, AC Loadline 20, DC Loadline 40 (estava precisando de mais fine tuning)
VCCSA 1.34
VDDQ 1.44
VRAM 1.56

Depois do boot com o 4000MHz tive 3 systems freezes compilando o kernel (compilar o kernel é basicamente meu teste de stress, porque rodo com link time optimization, todos os cores, etc.). Mas daí com um ajuste fino agora compilou.

EDIT: Fotos da BIOS pois não tem Windows para pegar os timings.

sR7viOn.jpg

mpruGCv.jpg
Aqui vou usar 1x 360mm de 60mm espessura e 1x 360mm de 30mm espessura, bloco Iceman, quantos watts bate aí rodando um Cinebench R23 e quanto fica a temp da CPU em média?

Vi que vc está usando CR de 1T, isso equivale a 200Mhz a mais em relação a 2T, então vc a 4000CL15-15-15 1T está equivalente a meu OC, seria 4200CL15-15-15 2T.

Aqui vou usar 1x 360mm de 60mm espessura e 1x 360mm de 30mm espessura, bloco Iceman, quantos watts bate aí rodando um Cinebench R23 e quanto fica a temp da CPU em média?

Vi que vc está usando CR de 1T, isso equivale a 200Mhz a mais em relação a 2T, então vc a 4000CL15-15-15 1T está equivalente a meu OC, seria 4200CL15-15-15 2T.
Olha, nunca rodei Cinebench nele pois nunca instalei Windows na máquina.

Mas nos meus usos pesados full load (todos os cores 100%) que eu uso para rodar alguns algoritmos de machine learning e também compilar códigos fontes, chega a picos de uns 73, estabilizando em uma média de 69-71. Nunca passa de 80.

Na bios agora eu estou com short duration power setado para 375W e long duration para 350W.

O 13600 é melhor q o 14600?

Não. Na verdade são basicamente a mesma coisa. Como o 14600 é refresh, ele opera com clocks mais altos e (provavelmente) mais frio.
Inclusive neste exato momento o 14600k está mais barato que o 13600k na loja que explode.

Meu único pitaco: EU jamais comprarei de novo um modelo F. Muitas vezes a diferença de preço de um F para um não F fica menos de 200 reais. Não vale a pena. Já passei muita raiva por causa da falta de vídeo integrado. E na hora de vender pode ser mais difícil vender um F. Pode ser, não quer dizer que será.

Eu montei um NAS aqui em casa com um i9 9900KF. Tive que comprar uma placa de vídeo só para configurar, e agora a placa de vídeo gasta espaço na case e energia 24h por dia.

E aí pessoal!

Estou pensando em montar um 14600k ano que vem com DDR4 em alguma placa-mãe B660/760 ou Z690/790. O plano inicial era pegar algum kit 16GBx2 da Asgard 3600CL14, porém, com o remessa conforme, se eu quiser pegar CL14 terá que ser em 8GBx4 para dar os 32gb de ram.

Aí fica a dúvida. Conseguirei fazer *overclock na ram usando os 4 pentes cl14? O plano inicial seria pegar uma Asus TUF Z690 se encontrar ela ainda por uns R$1500, se não será alguma TUF/Aorus/MAG B660 ou 760. Alguém já viu ou teve essa experiência?

*ps: entenda-se por overclock algo como 4200CL16, algo alcançável para os b-die em condições normais.

E aí pessoal!

Estou pensando em montar um 14600k ano que vem com DDR4 em alguma placa-mãe B660/760 ou Z690/790. O plano inicial era pegar algum kit 16GBx2 da Asgard 3600CL14, porém, com o remessa conforme, se eu quiser pegar CL14 terá que ser em 8GBx4 para dar os 32gb de ram.

Aí fica a dúvida. Conseguirei fazer *overclock na ram usando os 4 pentes cl14? O plano inicial seria pegar uma Asus TUF Z690 se encontrar ela ainda por uns R$1500, se não será alguma TUF/Aorus/MAG B660 ou 760. Alguém já viu ou teve essa experiência?

*ps: entenda-se por overclock algo como 4200CL16, algo alcançável para os b-die em condições normais.
por que vai meter ddr4 com 14xxx ? 2x 16gb ddr5 6400 CL32 não é mais rápido ?
4x pentes sempre é um problema com clock.

Não. Na verdade são basicamente a mesma coisa. Como o 14600 é refresh, ele opera com clocks mais altos e (provavelmente) mais frio.
Inclusive neste exato momento o 14600k está mais barato que o 13600k na loja que explode.

Meu único pitaco: EU jamais comprarei de novo um modelo F. Muitas vezes a diferença de preço de um F para um não F fica menos de 200 reais. Não vale a pena. Já passei muita raiva por causa da falta de vídeo integrado. E na hora de vender pode ser mais difícil vender um F. Pode ser, não quer dizer que será.

Eu montei um NAS aqui em casa com um i9 9900KF. Tive que comprar uma placa de vídeo só para configurar, e agora a placa de vídeo gasta espaço na case e energia 24h por dia.
A diferença está em 300 reais, do K para o KF. No meu caso eu já tenho vga e caso ela venha a morrer, seria mais em conta eu pegar um outra usada, barata, enquanto não tivesse grana para pegar outra.

A diferença está em 300 reais, do K para o KF. No meu caso eu já tenho vga e caso ela venha a morrer, seria mais em conta eu pegar um outra usada, barata, enquanto não tivesse grana para pegar outra.

Então... por isso que EU não faria isso. Cada um tem uma decisão.
Mas sobre a diferença de 300 reais, na semana passada era de 100 reais. O preço fica flutuando.

Abraços.
E aí pessoal!

Setup novo e com 14600... eu já iria de DDR5.
Está um pouco mais caro ainda... sim... e no futuro quando você for torcar de processador vai ter que se virar para vender as DDR4.
De qualquer forma você tem um problema para resolver, preço agora ou ter que vender no futuro.

Abraços.

Então... por isso que EU não faria isso. Cada um tem uma decisão.
Mas sobre a diferença de 300 reais, na semana passada era de 100 reais. O preço fica flutuando.
Eu já penso q a questão é não ficar com a grana parada. Eu por mais 300 reais por algo q "pode ser que venha a ter problemas" para minha pessoa, é complicado. Prefiro dispender a grana caso venha de fato a dar o problema.

Enfim, a compra foi feita, chega hj msm o processador (comprei aqu no RJ msm). Agradeço a dica (q é super válida, claro)!

por que vai meter ddr4 com 14xxx ? 2x 16gb ddr5 6400 CL32 não é mais rápido ?
4x pentes sempre é um problema com clock.
DDR5 é mais rápido em casos específicos (render, edição...) e quando acontecem os gargalos (em jogos com GPU média/boa em 1080p com bastante frames por ex), no resto é a mesma coisa ou no máximo uns 5-10% mais rápido só.
Setup novo e com 14600... eu já iria de DDR5.
Está um pouco mais caro ainda... sim... e no futuro quando você for torcar de processador vai ter que se virar para vender as DDR4.
De qualquer forma você tem um problema para resolver, preço agora ou ter que vender no futuro.

Abraços.
Então, queria ir de DDR4 mesmo porque a única Z690 que aparece por preço bom (TUF Z690) é DDR4, e as outras estão muito caras. Tem o lance do valor também no BR, já do Aliexpress a diferença entre um kit 32gb DDR4 3600 CL14 e um DDR5 6000 CL30/32 é de 100/200.

Eu monto pc pra usar uns 5 anos pelo menos, se for vender depois desse tempo já estaria bem desvalorizado mesmo. Estou quase mudando de ideia e pegando um 13400/14400 (quando lançar) e uma B660 mesmo para gastar menos e diminuir esse ciclo de vida grande que uso normalmente quando monto um PC, afinal vou usar de GPU no máximo uma 4060Ti.

Até março do ano que vem me decido de vez com o que fizer mais sentido no momento.

Pq não tira a GPU da NAS, já que já tá configurada?

Então... a minha placa mãe reclama se não tiver placa de vídeo. Tem que configurar. Se falta luz, a placa mãe entra no modo recover e volta a pedir a placa de vídeo. Eu teria que estudar soluções para todas as situações. Achei mais prático comprar uma placa de vídeo super econômica e deixar ela instalada. A diferença na conta de luz é praticamente nada, eu que sou chato mesmo hahaha. Mas o que foi ruim mesmo foi esperar até ter uma placa de vídeo para poder montar o NAS, foi uma semana de espera só por causa disso.

Eu já penso q a questão é não ficar com a grana parada. Eu por mais 300 reais por algo q "pode ser que venha a ter problemas" para minha pessoa, é complicado. Prefiro dispender a grana caso venha de fato a dar o problema.

Enfim, a compra foi feita, chega hj msm o processador (comprei aqu no RJ msm). Agradeço a dica (q é super válida, claro)!

Comprou, então relaxa e seja feliz. Curta o seu equipamento, isso que vale no final do dia. Aproveitar aquilo que conquistamos.

DDR5 é mais rápido em casos específicos (render, edição...) e quando acontecem os gargalos (em jogos com GPU média/boa em 1080p com bastante frames por ex), no resto é a mesma coisa ou no máximo uns 5-10% mais rápido só.

Então, queria ir de DDR4 mesmo porque a única Z690 que aparece por preço bom (TUF Z690) é DDR4, e as outras estão muito caras. Tem o lance do valor também no BR, já do Aliexpress a diferença entre um kit 32gb DDR4 3600 CL14 e um DDR5 6000 CL30/32 é de 100/200.

Eu monto pc pra usar uns 5 anos pelo menos, se for vender depois desse tempo já estaria bem desvalorizado mesmo. Estou quase mudando de ideia e pegando um 13400/14400 (quando lançar) e uma B660 mesmo para gastar menos e diminuir esse ciclo de vida grande que uso normalmente quando monto um PC, afinal vou usar de GPU no máximo uma 4060Ti.

Até março do ano que vem me decido de vez com o que fizer mais sentido no momento.

Sim, é um pensamento lógico e faz todo sentido sim. O cenário ideal é comprar o que há de mais novo, no caso a DDR5, mas pela diferença de preço hoje e a suposta evolução da DDR5 nos próximos anos, pode ser mais interessante gastar o mínimo possível hoje e se preocupar com isso de novo só daqui a 5 anos.

Abração.

Então... a minha placa mãe reclama se não tiver placa de vídeo. Tem que configurar. Se falta luz, a placa mãe entra no modo recover e volta a pedir a placa de vídeo.
A mobo dessa sua NAS é da MSI, e tá atualizada? Tive uma que tava sem a opção de boot sem GPU, atualizei e funcionou tranquilo, mancada da MSI assumir que o pessoal não vai usar os PC em modo headless.
Mas o que foi ruim mesmo foi esperar até ter uma placa de vídeo para poder montar o NAS, foi uma semana de espera só por causa disso.
Eu tenho costume de fazer essas coisas headless já, configuro o disco em uma VM, dps só plugo na mobo e rezo pro ssh funcionar kkkkk

Se for mesmo para um 13400/14400 opte pelo 12600k/kf que vc encontra por ~1300 ele é o mesmo processador(Alder Lake) com a vantagem de ser desbloqueado.

Tô com um i5 12600k e tava pensando em pegar um i5 14600k/kf ou i7 13700kf. Compensa? Tô com esse processador há 1 ano e meio e queria ir logo pro meu “end game” na DDR4.

Não sei se mudar o kit todo da assinatura por uma plataforma DDR5 compensa tanto.

Ou então guardo a grana por mais um tempo e espero a próxima geração de Intel.

Última edição:
Tô com um i5 12600k e tava pensando em pegar um i5 14600k/kf ou i7 13700kf. Compensa? Tô com esse processador há 1 ano e meio e queria ir logo pro meu “end game” na DDR4.

Não sei se mudar o kit todo da assinatura por uma plataforma DDR5 compensa tanto.

Depende do que você quer fazer no seu computador, pois eu acho que o i5 12600K ainda é um processador bem competente.

seu monitor é 4k e pra essa resolução a diferença é mínima, se tiver que fazer up troque a GPU primeiro(da mais fps).

Users who are viewing this thread

Voltar