[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Deve chegar amanha. Mas eu vou pagar para um tecnico instalar. Eu não mexo em hardware. Não tenho conhecimento nem habilidade para isso.
Não tem misterio, youtube deve ter videos ensinando como fazer mas caso não esteja confortável em mexer melhor mesmo mandar um tecnico!

Não tem misterio, youtube deve ter videos ensinando como fazer mas caso não esteja confortável em mexer melhor mesmo mandar um tecnico!
Eu não faço isso. Não tenho familiaridade, prefiro não fazer. Depois da merda e o prejuízo é muito grande, prefiro que seja feito por uma pessoa com experiência. Não é caro onde moro contratar tecnico para fazer isso.

@Cata @HigaSeiti , a Gigabyte lançou a nova BIOS com correção de segurança para a vulnerabilidade LOGOFAIL e veio algumas opções do chip intel sobre o GNA que eu não tenho a menor ideia.
  1. Add "GNA (Gaussian & Neural Accelerator)" Option
  2. Add "SPD Write Disable" Option

@Cata @HigaSeiti , a Gigabyte lançou a nova BIOS com correção de segurança para a vulnerabilidade LOGOFAIL e veio algumas opções do chip intel sobre o GNA que eu não tenho a menor ideia.
  1. Add "GNA (Gaussian & Neural Accelerator)" Option
  2. Add "SPD Write Disable" Option
GNA é o chip deles pra aceleração de coisas de áudio, bem irrelevante na prática.

GNA é o chip deles pra aceleração de coisas de áudio, bem irrelevante na prática.
Então acho que fiz correto, só fiz update pela segurança mesmo, já que resolve a tal vulnerabilidade :incri1:

Então acho que fiz correto, só fiz update pela segurança mesmo, já que resolve a tal vulnerabilidade :incri1:

Verdade, saiu prá Asrock tbm;

1. Patch UEFI LogoFail vulnerabilities.
2. Optimize processor settings.
3. Optimize BIOS settings.
4. Improve memory compatibility.

Froids que zera tudo a config. do bios...

Verdade, saiu prá Asrock tbm;

1. Patch UEFI LogoFail vulnerabilities.
2. Optimize processor settings.
3. Optimize BIOS settings.
4. Improve memory compatibility.

Froids que zera tudo a config. do bios...

Mas vale a pena, uma infecção da BIOS deve ser barra de corrigir :(

Alguém tem ideia o quanto eu teria de ganho de performance em 1440p (ou 4k usando DLSS2) com uma RTX 4080 se eu sair de um i5 12400 para um 13600K isso com memórias DDR4?
Em jogos e em média.
tem essa calculadora que calcula gargalo da pra escolher os jogos; https://pc-builds.com/pt/

• Sério isso?
Reações: ZrK
tem essa calculadora que calcula gargalo da pra escolher os jogos; https://pc-builds.com/pt/
Essas calculadores de gargalo não devem ser levadas em consideração, é uma questão complexa demais que varia de jogo pra jogo, resolução e taxa de quadros desejado, não dá pra quantificar facilmente assim.

Alguém tem ideia o quanto eu teria de ganho de performance em 1440p (ou 4k usando DLSS2) com uma RTX 4080 se eu sair de um i5 12400 para um 13600K isso com memórias DDR4?
Em jogos e em média.
Em 2K e 4K, o conjunto 13600K + RTX 4090 já se casam super bem. Imagine com a RTX 4080. Pode confiar.

A linha custo benefício 1x400 deu uma inflacionada, né?!
13400 por 1500~1600, a linha 1x400 sempre era na faixa dos 1100~1200...

1600,00 era a linha 1x600K, que agora custa 2100,00.

Sim esta entre os melhores da categoria, quando chegar manda feedback principalmente das temperaturas ;)
Amigo meu instalou sem cobrar. Simplesmente espetacular, melhor cooler de CPU que já vi. Simplesmente derrubou a temperatura em idle para 30 graus, e 50 em stress pesado(depois de 20minutos, acredito que se ficar mais de 1h vai chegar em 60, não fiz no cinebech e meu processador tb consome pouco é um i5 12400). Praticamente reduziu as temperaturas pela metade. Nunca vi air cooler fazer isso como o Thermalright Phanton Spirit 120 e ele é totalmente silencioso. Com cooler desses nem penso em water cooler.

Amigo meu instalou sem cobrar. Simplesmente espetacular, melhor cooler de CPU que já vi. Simplesmente derrubou a temperatura em idle para 30 graus, e 50 em stress pesado(depois de 20minutos, acredito que se ficar mais de 1h vai chegar em 60, não fiz no cinebech e meu processador tb consome pouco é um i5 12400). Praticamente reduziu as temperaturas pela metade. Nunca vi air cooler fazer isso como o Thermalright Phanton Spirit 120 e ele é totalmente silencioso. Com cooler desses nem penso em water cooler.

Deu uma boa diferença nas temperaturas, esse modelo realmente tem um ótimo desempenho e não custando muito.

Top!

O 12400 não é muito esquentado, com um cooler bom, ele fica bem gelado mesmo.

Tive um, muito bom esse I5!

A estabilidade ficou tão boa, que estou desistindo de fazer up de processador. Pq estou com uma RTX4080. Em jogos penso que o ideal é colocar em 4k, e travar o fps em algo acima de 60fps. Far Cry 6 travei em 70 e ficou 100% estável.

14400 ($221) por 1620,00...pois é migraram definitivamente o i5 xx400 para o valor do que era o 10600K/11600K

Última edição:
@Cata @HigaSeiti @igormp Tava com sono de colocar o cabo da pompa no fan_pump da placa, quando percebi que eu estava sendo um animal, bastava colocar o header da bomba em full power direto na BIOS :gabe:

14700 (non k) começou a vender por aqui, poucas reviews por enquanto

14700 (non k) começou a vender por aqui, poucas reviews por enquanto
virou um "13700K"?
O 13700 tem clock base de 2.1GHz e 65W.
O 14700 pulou clock base para 3.4GHz com 125W.

---------
Edit
Pagina da Terabyte está errada, copiaram dados do 14700K no anuncio do 14700

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar