[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Minha ideia e agora fazer undervolt tb e até underclock, não sei se preciso de todos os núcleos em 4.5Ghz, talvez 4Ghz seja o suficiente.

Mas mais pra frente um OC pode ser necessário, nunca se sabe.

vlw pelas dicas!
Underclock creio que não seja necessário mas o uv já ajuda a diminuir pelo menos uns 5-7 °C nas temps. Aqui uso o offset em -0.090V, acima disso já fica instável em uso.

Pessoal, estou tentando vender meu kit e partir para Intel

A ideia é pegar uma Z490+10600k

A dúvida é,

ou

🤔🤔🤔
Eu pegaria uma dessas agora e não esperaria, as z590 são basicamente as mesmas placas com algumas coisas a mais, variando de modelo pra modelo, só que cobrando mais também kkkk. Entre as 2 ai a G gaming da asus é superior a gaming plus em audio, construção e bios, mas tem 1 ano de garantia só x 3 da msi e tem essa parada de não ter suporte ao pci 4.0, mas acho que não é oficial ainda que a asus não vai dar suporte. É uma escolha dificil, eu iria nessa asus pelo audio, desde que meu gabinete não seja full tower, que ai fica estranho.

Eu pegaria uma dessas agora e não esperaria, as z590 são basicamente as mesmas placas com algumas coisas a mais, variando de modelo pra modelo, só que cobrando mais também kkkk. Entre as 2 ai a G gaming da asus é superior a gaming plus em audio, construção e bios, mas tem 1 ano de garantia só x 3 da msi e tem essa parada de não ter suporte ao pci 4.0, mas acho que não é oficial ainda que a asus não vai dar suporte. É uma escolha dificil, eu iria nessa asus pelo audio, desde que meu gabinete não seja full tower, que ai fica estranho.
Em relação a ASUS se não me engano li em algum lugar o slot da GPU vai ter suporte sim a PCI 4.0, porém os dos nvme vao funcionar em 3.0 mesmo.

Em relação a ASUS se não me engano li em algum lugar o slot da GPU vai ter suporte sim a PCI 4.0, porém os dos nvme vao funcionar em 3.0 mesmo.
A entendi, e as da msi tanto o da gpu qnt o m2 vão ser 4.0? Mas já tendo 4.0 no slot da gpu já tá exelente, não vejo motivo pra pegar z590 a não ser que o preço esteja próximo a uma z490, o que acho que vai ser difícil.. 4.0 em m2 é uma parada que na minha opinião não faz diferença na prática, bons SSDs nvme 3.0 de hoje já são bem rápidos, muito mais do que isso é só um up a mais, nada que vai impactar tanto na experiência geral

Acabei desistindo por hora, apareceu um Ryzen de terceira geração com preço atraente e peguei, esperar chegar pra ver se me atende

Acham que vale a pena investir num 10400 no momento? Estou precisando de um upgrade e não estou com grana pra comprar uma placa de vídeo. Caso os gráficos dele não sejam satisfatórios, qual placa de entrada tem gráfico melhor que ele?

Acham que vale a pena investir num 10400 no momento? Estou precisando de um upgrade e não estou com grana pra comprar uma placa de vídeo. Caso os gráficos dele não sejam satisfatórios, qual placa de entrada tem gráfico melhor que ele?

Se vai usar gráfico integrado, fuja da Intel.

Pelo que vi, o 11400F tem o clock inicial em 2.5Ghz, contra o 2.9Ghz do 10400F, o 11400F vai ter que fazer mágica para ser uma melhor compra.

Clock menor é só pra manter o TDP em 65 Watts (PL1).

Grafico integrado da Intel só server pra dar "VIDEO" esqueça jogar com ele, agora placa de vídeo vai do seu orçamento , na situação nossa mais a demanda de mercado ta difícil recomendar qualquer coisa , antes o preço que você pagava em uma vga de categoria x hoje paga uma VGA de 2 categorias abaixo .

Se quiser "economizar" com VGA, o ideal será você comprar o 11400 que virá com o Iris XE Graphics 24 integrado.

GPU Intel Rocket Lake Iris Xe comparada com 3DMark Time Spy, no mesmo nível de uma GeForce GT 1030, mas mais lenta que a GPU Renoir Vega da AMD

Pat Gelsinger torna-se CEO da Intel

Intel Rocket Lake-S estará disponível em 15 de março, Alder Lake-S com arquitetura 10nm Enhanced SuperFin

Intel Rocket Lake-S estará disponível em 15 de março
HKEPC tem novas informações sobre a próxima série Core da Intel.

De acordo com o artigo, a Intel lançaria sua série 11ª Geração Core codinome 'Rocket Lake-S' em 15 de março. A Intel só até agora confirmou que a série será lançada no primeiro trimestre, mas a disponibilidade não era esperada até o início de abril. As novas informações aparentemente sugerem que o lançamento da nova série acontecerá antes, pelo menos, em pelo menos duas semanas.

A Intel já lançou as placas-mãe da série 500 com suporte total para CPUs Rocket Lake-S e PCI Gen4 para GPU e armazenamento rápido NVMe.

Alder Lake-S em 10n Enhanced SuperFin em dezembro

A HKEPC também confirmou que o anúncio da série 12h Gen Core aconteceria em setembro, conforme relatado anteriormente. No entanto, o lançamento real não aconteceria até dezembro.

Além disso, o site confirma que a série Alder Lake-S será baseada em 10nm Enhanced SuperFin, em vez de 'apenas' 10nm SuperFin arquitetura. Isso significaria que a CPU seria mais eficiente em termos de energia do que a série Tiger Lake, com base no nó menos avançado. É importante notar que a Intel já confirmou que Alder Lake terá arquitetura ESF 10nm, em janeiro.

Golden Cove 20% de ganho de IPC sobre Willow Cove

A série de núcleos da 12ª geração é baseada na tecnologia Intel Hybrid, o que significa que a CPU utilizará núcleos de alta eficiência (pequenos) e de alto desempenho (grandes), de forma semelhante à arquitetura big.LITTLE da ARM. De acordo com o relatório, os grandes núcleos (Golden Cove) ofereceriam um ganho de IPC de 20% sobre Willow Cove (disponível na série Tiger Lake). Também é mencionado que a Gracemont ofereceria IPC semelhante ao Skylake, no entanto, não está claro se eles significam eficiência semelhante ou seu aumento em relação à série anterior. Espera-se que o aumento geral do IPC fique em torno de 16 a 18%, presumivelmente sobre Rocket Lake (com base na rotação de Willow Cove chamada Cypress Cove).

A Intel Alder Lake-S exigirá novas placas-mãe com um soquete LGA1700. Isso é necessário conforme a plataforma muda para interfaces DDR5 e PCI Gen5. A competição da AMD pode ser ligeiramente adiada até 2022, afirma o site. As placas-mãe baseadas em AM5 também suportariam a memória DDR5.

FlVaazj.png

Alguém poderia me dar uma luz? Peguei um i7 9700k e coloquei na b360m ( eu sei q não faz over e tal) só q ele roda os clocks variando muito, já fiz tudo q poderia na BIOS , setei os clocks fixos e não fica. Em watch dogs legion ele fica em 4.0 ghz o tempo todo e as vezes vai a 4.3ghz. E ele em stock era p pegar pelo menos 4.4ghz mesmo sendo uma b360.

só q ele roda os clocks variando muito
Isso é normal e depende da tarefa que vc está fazendo no momento.

já fiz tudo q poderia na BIOS , setei os clocks fixos e não fica
Isso é estranho, mas também não tenho experiência com essas coisas com plataformas novas da intel, ainda mais as travadas.

ele em stock era p pegar pelo menos 4.4ghz mesmo sendo uma b360.
O clock base dessa CPU é 3.6GHz. No boost em certas atividades é que ele poderá bater até 4.9GHz por certos períodos de tempo, caso cooling e energia estejam ok, mas não é garantido que se mantenham o tempo todo nesses clocks além do base.

Alguém poderia me dar uma luz? Peguei um i7 9700k e coloquei na b360m ( eu sei q não faz over e tal) só q ele roda os clocks variando muito, já fiz tudo q poderia na BIOS , setei os clocks fixos e não fica. Em watch dogs legion ele fica em 4.0 ghz o tempo todo e as vezes vai a 4.3ghz. E ele em stock era p pegar pelo menos 4.4ghz mesmo sendo uma b360.
Qual o modelo de B360M? Provavelmente sua mobo tem um sistema de VRM que não é suficiente pro 9700K ou então seu sistema de resfriamento não está adequado, mas acho que vou chutar a primeira opção.

O clock base do seu processador é 3.6ghz. É normal ele não ficar no clock máximo o tempo todo, especialmente em aplicações que utilizem vários cores ao mesmo tempo. O max turbo frequency dele de 4.9ghz só vai ser atingida em curtos períodos de tempo em workloads single-thread.

Fala ai pessoal, desculpem se a pergunta for boba mas não consegui achar uma solução aqui. Eu to com um 10400f no meu pc e notei que o gerenciador de tarefas ta indicando que ele tá em atividade sem parar, mesmo eu desligando o PC. Consta lá 3 dias e algumas horas de atividades, dessa ultima vez eu até tirei o pc da tomada após desligar, como isso é possivel?

Fala ai pessoal, desculpem se a pergunta for boba mas não consegui achar uma solução aqui. Eu to com um 10400f no meu pc e notei que o gerenciador de tarefas ta indicando que ele tá em atividade sem parar, mesmo eu desligando o PC. Consta lá 3 dias e algumas horas de atividades, dessa ultima vez eu até tirei o pc da tomada após desligar, como isso é possivel?
Tá desligando mesmo, ou usando aquela coisa do windows que meio que hiberna? Acho que é fast startup ou algo assim.

Tá desligando mesmo, ou usando aquela coisa do windows que meio que hiberna? Acho que é fast startup ou algo assim.

To clicando em desligar mesmo, ainda tirei da tomada.. mesmo se hibernasse era pra desligar sem energia, por isso achei estranho..

To clicando em desligar mesmo, ainda tirei da tomada.. mesmo se hibernasse era pra desligar sem energia, por isso achei estranho..
Então, mas se não me engano o windows por padrão meio que hiberna ao invés de desligar de verdade com esse fast startup ligado, por isso o número de horas continua subindo. Ele nesse estado de pseudo-hibernado, salva o status das coisas no disco e desliga, aí da próxima ele só carrega esse status sem ter de realmente passar pelo processo de ligar normal.

Então, mas se não me engano o windows por padrão meio que hiberna ao invés de desligar de verdade com esse fast startup ligado, por isso o número de horas continua subindo. Ele nesse estado de pseudo-hibernado, salva o status das coisas no disco e desliga, aí da próxima ele só carrega esse status sem ter de realmente passar pelo processo de ligar normal.

Talvez sempre foi assim e eu só notei agora.. de qualquer forma obg pela resposta

Não fazia ideia disso. Fui olhar aqui no meu e constava 17 dias ligado por causa desse fast boot mas pelo que vi isso não afeta em nada a performance do PC.

De qualquer forma desabilitei, não sei nem porque isso vem ativado por padrão.

Não fazia ideia disso. Fui olhar aqui no meu e constava 17 dias ligado por causa desse fast boot mas pelo que vi isso não afeta em nada a performance do PC.
Acho que não, mas tb não uso windows faz anos.

De qualquer forma desabilitei, não sei nem porque isso vem ativado por padrão.
Pq fica mais rápido pra ligar. Pra quem tem ssd acho que não faz diferença, mas pra quem não deve dar pra sentir.

Pessoal,

O que acham:
- 10400F por 999,00
- 10700KF por 2219,00
- 10900F por 2649,00

Qual a melhor opção pelo preço ?

Última edição:
Pessoal,

O que acham:
- 10400F por 999,00
- 10700KF por 2219,00
- 10900F por 2649,00