[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Fiquei bem frustrado do B460 não suportar os Rocket lake.
Montei o combo 10400f + B460 e no momento o cxb é realmente muito bom, mas o plano era colocar um i7 de 11ª gen mais a frente. Agora só me sobrou o 10700 como opção. Mas no lugar de upar pra ele, eu estou pensando em passar a Tuf B460 pra frente e inteirar pra pegar uma B560. Assim eu continuaria com o 10400f por mais um tempinho, mas já teria uma mobo PCIE 4.0 e suporte pra overclock nas memórias (aproveitaria melhor meu kit 3200mhz) e pegaria o 11700 quando o 10400f não estivesse me satisfazendo mais.
O que acham?

Eu estava arrematando o combo 10400F + B460 e resolvi esperar sair a B560 justamente para ter mais opções de upgrade.

• Curtir
Reações: C.J
Até R$ 600 é certeza de que ficará limitado pelos VRMs fracos de qualquer placa que pegar nessa faixa de preço mesmo não fazendo OC.

Se puder colocar mais R$ 250 já dá pra pegar uma B460 de qualidade que suporte esse 10600kf como essa por exemplo:

É... acabei boletando uma asus prime z490m-plus por R$ 950, pensando em trocar por um 11600k no futuro e manter a mesma mobo

É... acabei boletando uma asus prime z490m-plus por R$ 950, pensando em trocar por um 11600k no futuro e manter a mesma mobo
Se estiver pensando em pegar um 11600K no futuro não vá de Asus pois pelo que eu sei eles não vão oferecer suporte a PCIE 4.0 a não ser nas Z490 mas topo de linha.

Se ainda der tempo de cancelar o pedido eu faria isso e pegaria uma Z490 Gaming Plus da MSI(se usar cupom de aniversário ainda sai por R$ 1140:

Se estiver pensando em pegar um 11600K no futuro não vá de Asus pois pelo que eu sei eles não vão oferecer suporte a PCIE 4.0 a não ser nas Z490 mas topo de linha.

Se ainda der tempo de cancelar o pedido eu faria isso e pegaria uma Z490 Gaming Plus da MSI(se usar cupom de aniversário ainda sai por R$ 1140:

Não acho que PCI 4.0 vai server de algo pra mim... até hoje uso SSD sata e não tenho motivos pra trocar.
Se essa for a única diferença entre as placas, acho melhor economizar a diferença pra pegar uma CPU melhor no futuro

Não acho que PCI 4.0 vai server de algo pra mim... até hoje uso SSD sata e não tenho motivos pra trocar.
Se essa for a única diferença entre as placas, acho melhor economizar a diferença pra pegar uma CPU melhor no futuro
Agora não tem diferença mesmo, mas se for ficar com o setup por uns 3 anos ou mais pode ser uma boa pois creio que daqui 2 gerações de GPUs já poderemos ver diferenças significativas de performance entre PCIE 3.0 e 4.0.

Eu estava arrematando o combo 10400F + B460 e resolvi esperar sair a B560 justamente para ter mais opções de upgrade.
Podendo esperar você faz bem. No meu caso eu eu estava com pressa porque a plataforma antiga tinha dado problema.

Resta saber se o primeiro PCI EXPRESS 5.0 no desktop da INTEL, ficará restrito ao slot da placa de vídeo ou também terá a opção para o SSD

SSDs com até 16.000MB/s - Silicon Motion já desenvolve controlador PCIe 5.0
O controlador é responsável pelo suporte das principais tecnologias do SSD

pcie-specs-table.jpg

A Intel confirma que as placas-mãe B460 e H410 não suportarão as CPUs Rocket Lake da 11ª geração

Sem suporte Rocket Lake em placas-mãe B460 / H470
A Intel forçará os clientes com orçamento limitado a comprar placas-mãe da série 500 se escolherem as CPUs Rocket Lake.

Curioso que postaram uma noticia ontem no portal Adrenaline dizendo que as fabricantes bancarão o suporte nas B460 e H410

Curioso que postaram uma noticia ontem no portal Adrenaline dizendo que as fabricantes bancarão o suporte nas B460 e H410

A Intel agora confirmou que as placas-mãe H410 e B460 intermediárias existentes não serão compatíveis com as futuras CPUs Rocket Lake da Intel.

Intel-H410-B460-Rocket-Lake-1200x829.png

Intel B460/H410 support for Rocket Lake, Source: Intel

ceQkSOR.png

Sim, a Intel já confirmou que não tem o suporte, mas parece que algumas fabricantes irão fazer uma gambiarra e oferece-lo mesmo assim.
A fonte da notícia é essa aqui.

Pelo que entendi vão revisar algumas H410 e B460 usando o B470 nelas e renomeando. É isso? Enfim, se for as antigas continuarão sem suporte do mesmo jeito.

Vi que a Gigabyte adicionou suporte ao SAM/Resizable BAR para a Z390 Aorus Xtreme na BIOS F9j.

Como comprei uma 6800XT estou na expectativa se ela vai lançar uma bios com suporte para minha Z390 Aorus Elite. Se sair posto uns testes por aqui.

Sim, a Intel já confirmou que não tem o suporte, mas parece que algumas fabricantes irão fazer uma gambiarra e oferece-lo mesmo assim.
A fonte da notícia é essa aqui.

Pelo que entendi vão revisar algumas H410 e B460 usando o B470 nelas e renomeando. É isso? Enfim, se for as antigas continuarão sem suporte do mesmo jeito.

Para quem já tem B460 fica complicado, agora se o indivíduo for comprar mobo nova, melhor nem esperar essa revisão e ir direto para uma B560.

• Curtir
Reações: C.J
Ainda bem que eu não confiei no soquete H410 e B460 suportarem a 11ª geração e devolvi o i3-10100F, pegando o 1600AF e uma B450 quase no mesmo preço que o i3 + B460.

A Intel não tem jeito mesmo. Piada ter uma placa-mãe que só tem suporte a uma única geração de processador, e com OC capado de CPU e memória. A empresa não muda mesmo sua política de ferrar o consumidor.

Eu já prefiro esperar a próxima iteração de socket, já que essa será a última geração com suporte a LGA1200. Não falta tanto tempo, e pode ser que o dólar melhore um pouco até lá.

CPUs Intel 10th Gen Core agora são 13% mais baratos em média

O7VEKnI.png

Intel Core i9-11900K testado contra AMD Ryzen 7 5700G, ambos processadores de 8 núcleos inéditos
Intel Core i9-11900K testado na placa-mãe Z590

3BZkUnL.png

Amostra de CPU de amostra de engenharia do Intel Core i7-11700K Rocket Lake postada antes do lançamento
CPU Intel Core i7-11700K Rocket Lake 8-core / 16-thread testada
A primeira análise completa (p) do processador Rocket Lake-S foi postada pela mídia romena Lab501 .

rJDvWhU.png

A amostra de engenharia de CPU Intel 16C / 24T “Alder Lake-S” é mais rápida do que o Core i9-9900K

VyGpDJw.png

WNVnpdR.png

Última edição:
Pessoal, estou tentando vender meu kit e partir para Intel

A ideia é pegar uma Z490+10600k

A dúvida é,

ou

🤔🤔🤔

Eu preferia esperar uma placa Z590 que está saindo do forno, mais recursos e melhor atualizada para a 11gen.
Ficará com mais opções de upgrade depois do 10600K e não capará se migrar depois para um processador 11xxx(K/F).

Eu preferia esperar uma placa Z590 que está saindo do forno, mais recursos e melhor atualizada para a 11gen.
Ficará com mais opções de upgrade depois do 10600K e não capará se migrar depois para um processador 11xxx(K/F).
O medo são os preços que elas vão chegar aqui no BR..rsrs

Intel vai lançar três CPUs da série 'Tiger Lake-H' de 8 núcleos da 11ª geração?
Intel Tiger Lake-H de 6 a 8 núcleos.
As CPUs Tiger Lake com mais de 4 núcleos estão chegando.

gO3M4HH.png

CPUs Intel Core i9-11900T e Core i7-11700 não K Rocket Lake-S aparecem no Geekbench
Intel Core i9-11900T e i7-11700 com desempenho de núcleo único semelhante
Duas CPU Rocket Lake-S cruzam 1,7 mil pontos no benchmark Geekbench V5

rIsLOy3.png

Pessoal, estou tentando vender meu kit e partir para Intel

A ideia é pegar uma Z490+10600k

A dúvida é,

ou

🤔🤔🤔
Eu iria sem medo na MSI Gaming Plus. É a placa que eu uso e não tenho nada a reclamar, ainda mais por esse preço. As Z490 da ASUS não terão suporte ao PCIE 4.0 completo com 11ª geração a não ser nas mais topo de linha diferente da MSI.

Se ele fizer isso vai gastar pelo menos uns 2k numa Z590 a não ser que queira esperar +1 ano pros preços diminuírem.

Resumindo não vale a pena, sem falar que a Z490 Gaming Plus da MSI já tem suporte a PCIE 4.0 caso ele queira mais pra frente dar um up pra um CPU Rocket Lake de 11ª geração só terá que atualizar a BIOS e nada mais. Fora isso a Z590 não terá praticamente nenhuma vantagem acima da Z490 a não ser o preço mais caro.

Intel vai lançar três CPUs da série 'Tiger Lake-H' de 8 núcleos da 11ª geração?
Intel Tiger Lake-H de 6 a 8 núcleos.
As CPUs Tiger Lake com mais de 4 núcleos estão chegando.

gO3M4HH.png

CPUs Intel Core i9-11900T e Core i7-11700 não K Rocket Lake-S aparecem no Geekbench
Intel Core i9-11900T e i7-11700 com desempenho de núcleo único semelhante
Duas CPU Rocket Lake-S cruzam 1,7 mil pontos no benchmark Geekbench V5

rIsLOy3.png

Não entendi a pontuação mais baixa do i7 11700.

Eu iria sem medo na MSI Gaming Plus. É a placa que eu uso e não tenho nada a reclamar, ainda mais por esse preço. As Z490 da ASUS não terão suporte ao PCIE 4.0 completo com 11ª geração a não ser nas mais topo de linha diferente da MSI.

Qual CPU vc usa?

Faz OC? Se sim a MSI segura de boa?

Desculpa o monte de pergunta...kkkkkkk

Última edição:
Qual CPU vc usa?

Faz OC? Se sim a MSI segura de boa?
Uso justamente com um i5 10600K. Não faço over, pelo contrário faço undervolt pra diminuir as temps(o 10600K é esquentadinho).

Mas até onde eu sei a placa faz over sem problemas, tudo dependendo é claro do seu sistema de resfriamento pois o VRM da placa aguenta até i9.

Uso justamente com um i5 10600K. Não faço over, pelo contrário faço undervolt pra diminuir as temps(o 10600K é esquentadinho).

Mas até onde eu sei a placa faz over sem problemas, tudo dependendo é claro do seu sistema de resfriamento pois o VRM da placa aguenta até i9.
Minha ideia e agora fazer undervolt tb e até underclock, não sei se preciso de todos os núcleos em 4.5Ghz, talvez 4Ghz seja o suficiente.

Mas mais pra frente um OC pode ser necessário, nunca se sabe.

vlw pelas dicas!

Users who are viewing this thread

Voltar