[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
76 a 81c, sem AVX 512, no mínimo patético para os 7nm milagrosos. O 11900K é 98C com AVX 512 a 4.8, quando lançar nós vemos.
Ao invés de refutar o que disse, que foi uma comparação direta nos mesmos termos, você simplesmente denegriu... Desculpe mas nossas discussões já foram bem mais produtivas páginas atrás, agora vejo mais ataques gratuitos que debates =/

Engraçado, várias notícias sobre as novas gpu's Intel circulando, venho aqui no forum e nada, que estranho. Quando é para falar sobre o atraso dos 7nm, que a Intel gastou dinheiro recomprando ação, que a TSMC não tá nem ai pra Intel, enfim, qualquer fofoca do mundo do hardware contra a Intel a postagem aqui é RÁPIDA, agora quando um lançamento de GPU, ai ninguém lembra, esquece, tá com nada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
Não se preocupe, me ausentarei de "fofocas do mundo do hardware" por estas bandas, este tópico não ficará mais poluído com isso de minha parte :)

Quanto menor a litografia, mais difícil de esfriar um processador, visto que a densidade de calor é muito maior e vc não consegue dissipar isso efetivamente por ter menos área de contato com o seu dissipador.

Acho que comparar temperatura, independente de qual marca ou processador, é meio desnecessário. Se não tiver dando thermal throttle e atingindo o desempenho esperado, então tanto faz se roda a 50º ou 80º. Claro, é só minha opinião.
Concordo, tanto é que os 10nm da Intel esquentam muito mais rápido que os 14nm, e vão a temperaturas maiores se deixar, justamente por esse falto de densidade térmica que temos esse recente foco em aumentar tanto o IPC quanto mais se desce na escala nanométrica, pois manter esses 5GHz em nós menores torna-se muito mais desafiante. Então comparar temperaturas em nós distintos é uma tarefa complicada, em um mesmo nó faz muito mais sentido.

O medo fica apenas no limite do silício, operar constantemente a 100ºC é complicado independente do nó, mas... bem... é fato que quanto menor o nó mais tolerante o chip se torna a temperaturas (quem já viu um Thoroughbred sem dissipador sabe que seu silício trincava quando chegava nos 65ºC, ele usava o nó de 130nm... hoje os 14nm da Intel funcionam em 100ºC sem isso acontecer). Quero ver como essa conversa de temperatura ficará quando os 10nm da Intel alcançarem os 5GHz... suponho que a densidade será bem reduzida para isso ser possível, uma vez que isso já ocorreu duas vezes neste nó (CNL -> ICL & ICL -> TGL = relaxamento de densidade).

Última edição:
Quanto menor a litografia, mais difícil de esfriar um processador, visto que a densidade de calor é muito maior e vc não consegue dissipar isso efetivamente por ter menos área de contato com o seu dissipador.

Acho que comparar temperatura, independente de qual marca ou processador, é meio desnecessário. Se não tiver dando thermal throttle e atingindo o desempenho esperado, então tanto faz se roda a 50º ou 80º. Claro, é só minha opinião.
Concordo, só acho patético esse marketing da AMD dos "nm", existem maneiras muito melhores de medir a litografia. A minha crítica é referente ao marketing, hype, nos 7nm e o resultado apresentado.
Ao invés de refutar o que disse, que foi uma comparação direta nos mesmos termos, você simplesmente denegriu... Desculpe mas nossas discussões já foram bem mais produtivas páginas atrás, agora vejo mais ataques gratuitos que debates =/

Não se preocupe, me ausentarei de "fofocas do mundo do hardware" por estas bandas, este tópico não ficará mais poluído com isso de minha parte :)

Concordo, tanto é que os 10nm da Intel esquentam muito mais rápido que os 14nm, e vão a temperaturas maiores se deixar, justamente por esse falto de densidade térmica que temos esse recente foco em aumentar tanto o IPC quanto mais se desce na escala nanométrica, pois manter esses 5GHz em nós menores torna-se muito mais desafiante. Então comparar temperaturas em nós distintos é uma tarefa complicada, em um mesmo nó faz muito mais sentido.

O medo fica apenas no limite do silício, operar constantemente a 100ºC é complicado independente do nó, mas... bem... é fato que quanto menor o nó mais tolerante o chip se torna (quem já viu um Thoroughbred sem dissipador sabe que seu silício trincava quando chegava nos 65ºC, ele usava o nó de 130nm... hoje os 14nm da Intel funcionam em 100ºC sem isso acontecer). Quero ver como essa conversa de temperatura ficará quando os 10nm da Intel alcançarem os 5GHz... suponho que a densidade será bem reduzida para isso ser possível xD
Cara, se tá confundindo as coisas, falar que os 7nm marketing da AMD são patéticos é atacar você? lol. E não falei sobre você naquele outro post, não me incomoda os seus posts. Se você ficou sentido não posso fazer nada.

Concordo, só acho patético esse marketing da AMD dos "nm", existem maneiras muito melhores de medir a litografia. A minha crítica é referente ao marketing, hype, nos 7nm e o resultado apresentado.
Ah, no seu post passado não deu a entender que tava se referindo ao marketing da AMD, pareceu uma indireta pra ser bem sincero (acho que talvez o dayllann tenha entendido assim, pelo que percebi).
O clima de tensão por conta de "fã boy disso e daquilo" nessa thread também não contribui muito pra essas coisas.

De todo jeito, o marketing da AMD realmente é algo de dar agonia, parece que se voltaram totalmente pra tentar agradar os "gamers" (vide a "game cache") e esqueceram dos limites. Até mesmo o nome dos "EPYC" foi motivo de piada.

Cara, se tá confundindo as coisas, falar que os 7nm marketing da AMD são patéticos é atacar você? lol. E não falei sobre você naquele outro post, não me incomoda os seus posts. Se você ficou sentido não posso fazer nada.
Não disse que o ataque foi em relação a mim, disse simplesmente que a forma como você falou foi um ataque gratuito sem fundamento, chamando o nó de patético por exemplo. Em nenhum momento pareceu que você estava se referindo ao marketing e sim ao nó em si, então foi mais um mal entendido mesmo.

Quanto à parte de não vir mais com especulações e vazamentos, esse tópico aqui, junto com o da NVIDIA, não é muito favorável a esse tipo de informação, prefiro manter minha paz de espírito trazendo só informações concretas ou discussão sobre informações verificáveis de agora em diante.

OBS: Só para constar já tem uma área dedicada a falar das Intel DG1/DG2, qualquer coisa sobre elas irão parar lá :)

Ah, no seu post passado não deu a entender que tava se referindo ao marketing da AMD, pareceu uma indireta pra ser bem sincero (acho que talvez o dayllann tenha entendido assim, pelo que percebi).
O clima de tensão por conta de "fã boy disso e daquilo" nessa thread também não contribui muito pra essas coisas.

De todo jeito, o marketing da AMD realmente é algo de dar agonia, parece que se voltaram totalmente pra tentar agradar os "gamers" (vide a "game cache") e esqueceram dos limites. Até mesmo o nome dos "EPYC" foi motivo de piada.
Não há como negar que em marketing a AMD era e ainda é péssima, chamar suas linhas de EPYC e Threadripper soam legal mas não passa disso, quando eles forem ultrapassados esses nomes serão "brega" =S

---
Análise preliminar da ASRock Z590 Taichi, nada que não sabemos mas tem fotos xD

6013c1e855b846632.jpg_e680.jpg

6013c1ecae9c07989.jpg_e680.jpg

6013c1ecb0b3c8874.jpg_e680.jpg

- 14 fases 90A Dr.MOS
- Dois coolers ativos nos dissipadores dos VRM
- Dois conectores de 8-pin para alimentar o CPU
- Suporte a memórias DDR4 de até 5200MHz
- Dois PCIe 4.0 x16 (x8+x8 caso use-se ambos) direto da CPU, um PCIe 3.0 x16 e um PCIe 3.0 x1 direto do chipset
- Três slots M2, sendo um PCIe 4.0 x4 direto do CPU e dois PCIe 3.0 x4 da chipset, onde estes dois últimos são compartilhados com duas portas SATA3
- Audio 7.1 ALC1220+ESS9218, WiFi Intel AX1675x WiFi 6E e Ethernet Killer E3100G 2.5 Gigabit LAN

O CPU-Z estava lendo errado, o correto é 1.325v mas mesmo assim ainda é muito vCore, o 10900K faz esse mesmo clock com 1.25v, vi pessoas com chips bons conseguindo 5GHz nesse mesmo vCore, precisamos esperar mais para ver se esse vCore extra é falta de refinamento da BIOS ou esse backport precisa mesmo disso tudo.

Vale constar que o teste usava AVX512, então suponho que em AVX2 teria sido diferente a temperatura/vCore.
Cara faz com muito menos, acompanho o tópico de discussões do OCnet do 10900k, lá praticamente todos chips pegam 5.0Ghz em todos núcleos abaixo de 1.30v, 1.20-1.25v lá pra 5.0Ghz é muito frequente, mas claro que temperatura tem um fator importante, quanto menor a temperatura, menos vcore é pedido para o OC.

Rumor: Intel fazendo CPUs em TSMC 3nm no H2 2022, segundo maior cliente de 3nm depois da Apple

Esz9T5vXAAAC324

Quanto à parte de não vir mais com especulações e vazamentos, esse tópico aqui, junto com o da NVIDIA, não é muito favorável a esse tipo de informação, prefiro manter minha paz de espírito trazendo só informações concretas ou discussão sobre informações verificáveis de agora em diante.

É só ignorar e rir dos absurdos, assim mantenho a minha paz de espírito.

A grande questão é que fica claro que vcs tem uma certa preferência pela AMD e as vezes puxam sardinha pra ela e fica claro tbm quando postam pra difamar a Intel, já acompanhei um tempo o tópico dos Ryzen e isso fica mais claro ainda vendo os dois tópicos e vendo as notícias, infelizmente vcs não querem assumir que preferem a AMD e são meio parciais nas coisas, mas enfim, eu já deixei isso de lado e sei que a maioria é assim, AMD foi mais custo benefício um tempo (hoje não mais) e agora tem a coroa de games (não em todos jogos) e custa mais caro, enfim, eu ainda prefiro Intel por fatores que já falei aqui, pra jogos, inclusive citei que tem amigo meu de 5800x e memória B-Die afinada que não pega o meu fps em vários jogos, Warzone é um deles.

A grande questão é que fica claro que vcs tem uma certa preferência pela AMD e as vezes puxam sardinha pra ela e fica claro tbm quando postam pra difamar a Intel, já acompanhei um tempo o tópico dos Ryzen e isso fica mais claro ainda vendo os dois tópicos e vendo as notícias, infelizmente vcs não querem assumir que preferem a AMD e são meio parciais nas coisas, mas enfim, eu já deixei isso de lado e sei que a maioria é assim, AMD foi mais custo benefício um tempo (hoje não mais) e agora tem a coroa de games (não em todos jogos) e custa mais caro, enfim, eu ainda prefiro Intel por fatores que já falei aqui, pra jogos, inclusive citei que tem amigo meu de 5800x e memória B-Die afinada que não pega o meu fps em vários jogos, Warzone é um deles.

Se nego parar de postar notícia, esse tópico não tem sentido ficar nem no fixed mais, seria só mais um tópico jogado às moscas. Então eu realmente não consigo compreender pq ficar incomodado. Pelo menos o tópico continua existindo e o pessoal pode acompanhar o que tá acontecendo. Exceto se você tem ações da empresa, esquece essa paranoia de empresa X e Y, é tudo farinha do mesmo saco, a preocupação deles são números. Fique tranquilo que a Intel tem uma equipe com gente preparada sendo muito bem paga pra trabalhar no marketing, não serão posts de membros do forum adrenaline que impactarão os negócios da empresa.

Última edição:
Se nego parar de postar notícia, esse tópico não tem sentido ficar nem no fixed mais, seria só mais um tópico jogado às moscas. Então eu realmente não consigo compreender pq ficar incomodado. Pelo menos o tópico continua existindo e o pessoal pode acompanhar o que tá acontecendo. Exceto se você tem ações da empresa, esquece essa paranoia de empresa X e Y, é tudo farinha do mesmo saco, a preocupação deles são números. Fique tranquilo que a Intel tem uma equipe com gente preparada sendo muito bem paga pra trabalhar no marketing, não serão posts de membros do forum adrenaline que impactarão os negócios da empresa.
Da mesma forma quando eu falo mal da AMD reclamam, a AMD tbm não vai ser prejudicada financeiramente por eu falar mal dela, mas experimenta eu falar mal dela, principalmente lá no tópico dos Ryzen pra ver o que acontece (coisa que já fiz ao rebater uma galera que vinha aqui só pra falar mal inclusive) :shrug:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pode continuar falando mal ou tentando se passar de isento mas eu sei bem como é o lado da galera que mencionei aqui atrás e por mais que tentam mostrar imparcialidade não me convence pq eu já vi bem a mentalidade de vários aqui em outros tópicos e nesse tópico, creio que não sou só eu que penso isso, esse tópico antigamente teve mta treta de pessoal que vinha aqui só pra zuar ou falar mal e ainda era época de nego de Ryzen 3000 que perdia em todos jogos pra Intel.

Pat Gelsinger é a melhor escolha possível para CEO da Intel
Como previmos, a Intel conseguiu um novo CEO no primeiro trimestre

Pat Gelsinger é o melhor cenário para o novo CEO da Intel. Como a SemiAccurate disse em outubro, a Intel está procurando um novo CEO e, com certeza, estávamos certos.

Em outubro passado, SemiAccurate disse que Bob Swan da Intel estava fora e a Intel começou a busca por um novo candidato a CEO . Também dissemos que eles estavam tentando manter o silêncio para que pudessem fazer uma transição ordenada e não repetir o desastre da última troca no topo. O plano era ter um novo CEO no lugar para o primeiro trimestre e anunciar sua adesão, em vez de a saída de Bob Swan. Se possível, o vácuo de poder da última transição deveria ser evitado.

Hoje a Intel anunciou que seu próximo CEO seria ninguém menos que Pat Gelsinger , CEO da VMWare e ex-rockstar da Intel. Caso você não saiba, a SemiAccurate acha que a escolha do Sr. Gelsinger é o melhor cenário possível para a Intel, e também algo que não pensamos que aconteceria. Quando escrevemos sobre a partida iminente de Swan em outubro passado, havia quatro nomes na lista de candidatos, nenhum dos quais SemiAccurate considerado A-listers. Um foi rapidamente descartado, mas em nossa opinião os outros três não estavam à altura do trabalho.

Ao conversarmos com muitas fontes e pessoas do setor financeiro no último trimestre, muitas vezes nos perguntaram quem estaria em nossa pequena lista. Havia três nomes e Gelsinger estava no topo, mas ele e um dos outros não aceitaram o cargo da última vez, então é improvável que o faça agora que as coisas pioraram muito na Intel. O terceiro estava em uma posição em que o cargo de CEO da Intel seria, na melhor das hipóteses, um passo lateral, então, mais uma vez, as chances eram grandes. Tínhamos efetivamente descartado todos os três.

Então aconteceu, Pat Gelsinger é agora o próximo CEO da Intel em espera e SemiAccurate foi completamente pego de surpresa. Dito isso, é uma boa surpresa e isso raramente acontece neste setor. Pat Gelsinger é a melhor escolha para liderar a Intel, ele tem a rara combinação de aptidão técnica, habilidade gerencial e personalidade que lhe permitirá fazer o trabalho. Pat conhece intimamente a Intel, tendo passado décadas lá, começando da base e avançando para quase x o trabalho que agora assumirá.

Ele conhece bem o setor e os mercados que a Intel atende, portanto, a curva de aprendizado deve ser menor do que a maioria. A Intel tem alguns problemas monumentais, paralisantes e com potencial para acabar com a empresa em seu futuro próximo e Pat é o único candidato bem equipado para lidar com todos eles. Vamos torcer para que seja possível e, se for, ele conseguirá. Muito bem Intel, vai demorar para virar o navio, mas pela primeira vez em muito tempo, o SemiAccurate pode ver uma luz no fim do túnel.

Intel-Pat-Gelsinger-354x500-1.jpeg

O próprio homem, Pat Gelsinger

Última edição:
CPU móvel Intel Alder Lake-P com 14 núcleos e 20 threads identificados

Intel Alder Lake-P faz uma estreia com 14 núcleos
Um novo CPU Intel 12th Gen Core foi localizado no Geekbench.

HK1UD1m.png

FfKtDcV.png

É assim que a Intel sai da fabricação
Não vai ser fácil, mas pode ser feito

Artigo completo no link:

No encalço do fundo de hedge ativista Third Point convocando o conselho da Intel para explorar "alternativas estratégicas", como desmembrar suas fábricas e / ou se desfazer de aquisições malsucedidas, o conselho da Intel reagiu com uma rápida mudança de CEOs, chamando Pat Gelsinger para suceder Bob Cisne. No entanto, em seu primeiro discurso à comunidade financeira, Gelsinger comprometeu a Intel a permanecer um fabricante de design integrado (IDM) - e, sim, isso pode exigir a terceirização de parte da fabricação para fábricas terceirizadas no curto prazo. Embora isso possa não agradar a alguns investidores, é a decisão correta no momento. No entanto, tenho uma teoria sobre como um spinoff poderia ser bem-sucedido, teoricamente, no longo prazo, digamos, cinco anos ou mais à frente.

O desafio

A sugestão de desmembrar a fabricação da Intel não é nenhuma novidade. Na verdade, eu o recomendei há cerca de sete anos. Como o custo de operação de uma fábrica e de desenvolvimento de novas tecnologias de processo e novos equipamentos de manufatura aumentou nos últimos 20 anos, a maioria das empresas de semicondutores terceirizou a maior parte, senão toda a manufatura, enquanto o restante, incluindo a Intel, adotou uma estratégia híbrida aproveitando alguns recursos de fundição quando faz sentido.

Muitas das aquisições da Intel ao longo dos anos já estavam usando recursos de fundição, especialmente a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC). No entanto, a Intel permaneceu fiel às suas raízes e fabricou seu x86 e outros produtos importantes nas fábricas da Intel. A AMD teve uma estratégia rigorosa semelhante sob o fundador Jerry Sanders, que chegou a dizer: "Homens de verdade têm fábricas". Mas, devido às dificuldades financeiras, a AMD acabou separando suas fábricas (como GlobalFoundries) e agora usa várias fundições para fabricar seus produtos.

Em vez de desmembrar suas fábricas, a Intel tentou se tornar uma fundição para outras empresas de semicondutores. Esse esforço, embora bom em teoria, falhou devido a vários fatores. Primeiro, a Intel tem seu próprio processo, ferramentas e, em alguns casos, até terminologia que difere das de outros fabricantes de semicondutores. Isso dificultou a transição de produtos fabricados em processos de outras fundições para o processo exclusivo da Intel, mesmo que a Intel oferecesse um preço melhor.

Além disso, a Intel estava relutante em modificar seu processo para acomodar os requisitos dos clientes de fundição. Embora a Intel tenha obtido um sucesso extraordinário com seu modelo de fábrica com cópia exata para seus próprios fins de fabricação, o que é bom para um processador x86 não é necessariamente bom para outras formas de lógica. Mesmo o grupo móvel da Intel sofreu por ter um grupo de fabricação que, na época, estava focado no desempenho, não em baixo consumo de energia e eficiência de desempenho - fatores críticos em um dispositivo móvel.

Em 2016, a Intel chegou a anunciar uma colaboração com o rival Arm, de conjunto de instruções, para oferecer suporte à fabricação de processadores baseados em Arm nas fábricas da Intel começando no nó de 10 nm. Infelizmente, a Intel tem lutado para aumentar a produção de seus dois últimos nós de processo, 14nm e 10nm, e havia pouco interesse em usar a Intel quando as outras fundições já estavam acostumadas a fabricar produtos baseados em Arm. A Intel atuou como uma fundição para Altera FPGAs em 14nm e eventualmente adquiriu a empresa.

Observe que o esforço de fundição da Intel começou em um momento em que a empresa tinha capacidade excedente. Embora a Intel esteja atualmente aumentando a capacidade de uma nova fábrica, ela está com a capacidade restrita por mais de um ano, em parte devido a problemas em aumentar o nó de processo de 10 nm. A Intel até abriu a porta para a AMD ganhar participação em certos mercados como PCs desktop, enquanto concentrava seus esforços de fabricação em seus segmentos de maior lucro, particularmente servidores.

Tentar desmembrar suas fábricas agora, quando a empresa pode vender tudo o que pode produzir e tem novos produtos interessantes chegando ao mercado, seria um desastre.

Até mesmo o desmembramento das fábricas durante um período de excesso de capacidade seria um desafio. A GlobalFoundries descobriu isso da maneira mais difícil. Demorou mais de uma década e várias mudanças de gestão e estratégia para a GlobalFoundries ter sucesso com seu atual CEO, Tom Caulfield. Não é fácil mudar o modelo de negócios de uma entidade durante a transição de lidar com um cliente exigente para muitos clientes exigentes ao mesmo tempo. Sem mencionar o encargo financeiro adicional de investir em novas fábricas e novas tecnologias de processo sem uma empresa-mãe com boas margens de lucro em seus produtos.

O Plano (em teoria)

Agora, tudo que eu disse até agora indica que é um momento ruim e um grande desafio para separar a fabricação da Intel, então eu proponho seguir o outro caminho. Em vez de separar seu grupo de manufatura, a Intel deveria adquirir a GlobalFoundries.

Artigo completo no link: https://www.eetimes.com/this-is-how-intel-gets-out-of-manufacturing/

A única ressalva para isso é a cultura Intel. Como meu colega Francis Sideco apontará rapidamente - a cultura Intel não é amigável com os de fora. Um exemplo disso foi a aquisição da Intel do negócio de Soluções Sem Fio da Infineon para ajudar a empresa a ter sucesso no mercado móvel, um segmento que a Intel lutou para entrar. Os recém-chegados não foram bem-vindos e acharam difícil implementar as mudanças necessárias no produto da Intel e ir para as estratégias de mercado. Essa história é verdadeira para muitas empresas adquiridas e executivos contratados de fora da Intel.

O novo CEO Pat Gelsinger não está enfrentando essa reação porque a maior parte de sua carreira foi na Intel e ele era um executivo muito querido por muitos na Intel antes de sua saída, há oito anos. No entanto, ele enfrenta o desafio de mudar a cultura. Eu argumentaria, no entanto, que uma mudança na estratégia pode ser acompanhada por uma mudança na cultura. Isso tornaria o cenário proposto possível se escolhido e apoiado pela equipe executiva. Mas resta saber quais mudanças o novo CEO fará.

To na dúvida se monto um kit 10400F + ASUS B460 + 16Gb por R$ 2450 ou espero os 11th gen, tenho a sensação de que os novos no mesmo patamar de combo, deve vir acima dos 3 mil, o que acham ?

To na dúvida se monto um kit 10400F + ASUS B460 + 16Gb por R$ 2450 ou espero os 11th gen, tenho a sensação de que os novos no mesmo patamar de combo, deve vir acima dos 3 mil, o que acham ?
na teoria era pro 11400f vir tao barato quanto o 10400f.. mas cm aqui eh bananalandia....

n, oficialmente so h470 pra cima
talvez apareçam alguns mods por ai, como pra serie 80 suportar broadwell e serie 100/200 suportar coffe lake
Eu vi um slide da intel na propaganda do 11900K que seria compatível com chipsets da linha 400, então não sei se inclui todos ou fica subentendido que só algumas dentro da linha.

Pessoal, comprei um 10600kf mas não pretendo fazer overclock, qual placa mãe vcs recomendam até R$ 600?

O medo fica apenas no limite do silício, operar constantemente a 100ºC é complicado independente do nó, mas... bem... é fato que quanto menor o nó mais tolerante o chip se torna a temperaturas (quem já viu um Thoroughbred sem dissipador sabe que seu silício trincava quando chegava nos 65ºC, ele usava o nó de 130nm...

Já presenciei um Athlon XP 1600+ que vi sair fumaça do chip e trincar, foi ligado sem cooler e queimou em 3 segundos numa motherboard da ABIT.

Eu ainda possuo um Duron funcionando 100% numa mobo ECS K7S5A rev 3.1 com 1Gb DDR 1 e tenho 2x pentes de 256Mb PC133 de SDRAM guardado caso queime a memória DDR. A placa é compatível com os 2 tipos de memória. Roda Windows XP de boa e era o CxB da época.

Fiquei bem frustrado do B460 não suportar os Rocket lake.
Montei o combo 10400f + B460 e no momento o cxb é realmente muito bom, mas o plano era colocar um i7 de 11ª gen mais a frente. Agora só me sobrou o 10700 como opção. Mas no lugar de upar pra ele, eu estou pensando em passar a Tuf B460 pra frente e inteirar pra pegar uma B560. Assim eu continuaria com o 10400f por mais um tempinho, mas já teria uma mobo PCIE 4.0 e suporte pra overclock nas memórias (aproveitaria melhor meu kit 3200mhz) e pegaria o 11700 quando o 10400f não estivesse me satisfazendo mais.
O que acham?

Fiquei bem frustrado do B460 não suportar os Rocket lake.
Montei o combo 10400f + B460 e no momento o cxb é realmente muito bom, mas o plano era colocar um i7 de 11ª gen mais a frente. Agora só me sobrou o 10700 como opção. Mas no lugar de upar pra ele, eu estou pensando em passar a Tuf B460 pra frente e inteirar pra pegar uma B560. Assim eu continuaria com o 10400f por mais um tempinho, mas já teria uma mobo PCIE 4.0 e suporte pra overclock nas memórias (aproveitaria melhor meu kit 3200mhz) e pegaria o 11700 quando o 10400f não estivesse me satisfazendo mais.
O que acham?
intel né... cm matar um soquete e continuar buscando sempre ser o pior CxB pros clientes

intel né... cm matar um soquete e continuar buscando sempre ser o pior CxB pros clientes
Intel é osso mesmo.
Sabe dizer se trocando a minha mobo por uma B560 eu precisaria formatar? Não sei como o Windows 10 reage a isso.

Pessoal, comprei um 10600kf mas não pretendo fazer overclock, qual placa mãe vcs recomendam até R$ 600?
Até R$ 600 é certeza de que ficará limitado pelos VRMs fracos de qualquer placa que pegar nessa faixa de preço mesmo não fazendo OC.

Se puder colocar mais R$ 250 já dá pra pegar uma B460 de qualidade que suporte esse 10600kf como essa por exemplo:

Users who are viewing this thread

Voltar