[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

  • Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
E qual o cronograma da Intel dos desktop para 2022 e 2023 ?
Faz tempo que a Intel não divulga um de forma oficial, então extra-oficialmente com a soma dos rumores sabidos até então é isso aqui:

Codinome (ano)Cometlake (2020)Rocketlake (2021)Alderlake (2021)Raptorlake (2022)Meteorlake (2023)Lunarlake (2024)
uArch (nó)Skylake (14nm++)CypressCove (14nm+++)GoldenCove (10nmESF)??? (10nmESF)RedwoodCove (7nm)??? (7nm+)
iGPU GenGen9.5Gen12.1Gen12.2Gen12.5Gen12.7Gen13
SocketLGA1200LGA1200LGA1700LGA1700LGA1700LGA???

E... That's all folks xD

EDIT: Seguindo o último roadmap e a cadência proposta pela Intel, provavelmente o Raptorlake e Lunarlake não serão híbridos, enquanto que os Alderlake e Meteorlake serão. Não há nenhum vazamento indicando isto então leve apenas como uma observação de possibilidade.
 
Última edição:
Faz tempo que a Intel não divulga um de forma oficial, então extra-oficialmente com a soma dos rumores sabidos até então é isso aqui:

Codinome (ano)Cometlake (2020)Rocketlake (2021)Alderlake (2021)Raptorlake (2022)Meteorlake (2023)Lunarlake (2024)
uArch (nó)Skylake (14nm++)CypressCove (14nm+++)GoldenCove (10nmESF)??? (10nmESF)RedwoodCove (7nm)??? (7nm+)
iGPU GenGen9.5Gen12.1Gen12.2Gen12.5Gen12.7Gen13
SocketLGA1200LGA1200LGA1700LGA1700LGA1700LGA???

E... That's all folks xD

EDIT: Seguindo o último roadmap e a cadência proposta pela Intel, provavelmente o Raptorlake e Lunarlake não serão híbridos, enquanto que os Alderlake e Meteorlake serão. Não há nenhum vazamento indicando isto então leve apenas como uma observação de possibilidade.
Lunarlake já seria o design de papa Keller? 👀
 
Lunarlake já seria o design de papa Keller? 👀
Não por completo, tem dedo dele no GoldenCove e uma grande participação no Lunarlake, mas o design dele mesmo é a uArch de 5nm GAAFET (nanoribbon).
 
Galera alguém sabe me dizer qual tensão afeta o ring ratio? Fiz um over leve aqui no 10600kf q comprei da china , 1.25v 4.8ghz avx -1 , porém o ring ratio só consigo colocar ele até em 4500mhz, acima disso crasha no cinebench.
 
Galera alguém sabe me dizer qual tensão afeta o ring ratio? Fiz um over leve aqui no 10600kf q comprei da china , 1.25v 4.8ghz avx -1 , porém o ring ratio só consigo colocar ele até em 4500mhz, acima disso crasha no cinebench.
Eu estava tendo CPU Internal Errors no HWiNFO64 jogando COD BO CW, aparecia sempre em 1-2h de MP (um OC que estava estável antes com 4.7Ghz ring clock pelo Realbench 2.56, Aida64, etc) e mesmo aumentando a voltagem mais de 0.05v não resolvia, só consegui resolver abaixando o ring ratio pra 46x, não sei se voltagem (vcore) na CPU consegue resolver isso, ao menos não resolveu pra mim nem aumentando bastante a voltagem.
 
Galera alguém sabe me dizer qual tensão afeta o ring ratio? Fiz um over leve aqui no 10600kf q comprei da china , 1.25v 4.8ghz avx -1 , porém o ring ratio só consigo colocar ele até em 4500mhz, acima disso crasha no cinebench.
Se as temperaturas estiverem ok pode ser limitação do chip, tenta colocar um pouco mais de tensão ou fazer uma sintonia fina no LLC pra ver se melhora.

O ring ratio pode ficar 300~400mhz abaixo do clock do processador pois no dia a dia não há muita diferença, eu buscaria a estabilidade com AVX em 0 antes disso.
 


Intel atrasa 7nm até H1 2023



Intel gastou quase 100% de seu dinheiro livre em recompras e dividendos em 2020



















A cadeia de suprimentos da TSMC não está preocupada com os pedidos da Intel

A maior influência no avanço do processo e na estratégia de operação da TSMC é a Apple. O pedido de 3nm da Intel não é um grande pedido importante. Anteriormente, zerar os pedidos de processos avançados da Huawei era difícil de prejudicar seriamente as operações da TSMC, muito menos da Intel, que tem uma parceria pouco clara.



3. A antiga equipe da TSMC está bem e está cheia da cadeia de suprimentos, sem se preocupar com os pedidos da Intel

O resultado final da tão aguardada fundição de terceirização da Intel ainda não está claro. A Intel apenas enfatizou que a maioria dos produtos listados em 2023 deve ser produzida em sua própria fábrica e continuará a manter o modelo IDM existente. Também é interpretado como a adoção de um sistema dual-track de design interno, produção e terceirização, e a proporção de terceirização não é alta antes de 2023. Como a declaração inicial da Intel difere do mundo exterior, também surgiram opiniões desfavoráveis às operações futuras da TSMC.

A indústria de semicondutores disse que a visão próspera da TSMC de suas operações nos próximos cinco anos não é de forma alguma auxiliada pelos grandes pedidos da Intel. As duas principais fábricas são líderes na indústria de semicondutores. O plano para as perspectivas já foi traçado e aí não haverá comportamentos de tomada de decisão que mudarão a cada dia. Se nos atrevermos a gastar uma quantia tão grande de dinheiro para expandir a produção, temos absolutamente um compromisso formal dos principais clientes de avançar lado a lado na pesquisa e desenvolvimento de processos avançados.

A receita operacional da Intel permaneceu a mesma em comparação com 2018


Graças ao site alemão 3DCenter , conseguimos acompanhar a receita e a receita operacional de vários fabricantes de chips nos últimos 5 a 10 anos. Desta vez, ajudou a identificar uma estatística importante sobre a receita operacional da Intel (receita final).

2020.png


Embora a receita total da Intel tenha crescido constantemente nos últimos dez anos, a receita e a receita operacional permaneceram praticamente as mesmas, chegando a ser negativa no início de 2018. Mais importante ainda, nos últimos três anos, o OI da empresa permaneceu estático, apesar a receita total aumentando um pouco.

Entre 2009 e 2011, a receita da Intel cresceu cerca de 14% e a receita operacional também aumentou aproximadamente na mesma proporção. No entanto, entre o terceiro trimestre de 2018 e o terceiro trimestre de 2020, a receita geral da empresa aumentou em 10-12%, mas a receita operacional permaneceu mais ou menos a mesma.

Isso pode ser explicado pela queda nas margens de lucro e menores ASPs (preços médios de venda). Ultimamente, a competição da AMD forçou a Intel a reduzir suas margens de lucro em todos os segmentos. Embora a redução no mercado consumidor não prejudique muito, é o mercado de servidores (Xeon) que realmente faz a diferença, e a Intel não divulga esses números. É desse mercado que vem essa queda na receita operacional.

 
Intel atrasa 7nm até H1 2023


Intel gastou quase 100% de seu dinheiro livre em recompras e dividendos em 2020



undefined
As notícias da Intel (ruins pra variar) são do reddit da AMD, não engana mais ngm :conte:
 
Última edição:
As notícias da Intel (ruins pra variar) são do reddit da AMD, não engana mais ngm :conte:

Reddit da AMD é outro, esse são de pessoas do sistema financeiro (acionistas de diversas empresas, dentre eles da AMD), comentam notícias em geral de tecnologia, a grande maioria é pé no chão

Como a AMD quase faliu, consequentemente as ações estavam em baixas, pessoas viram possibilidade de valorização, consequentemente de ganhos financeiros, surgiu esse reddit da galera que investe a aposentadoria e etc., em empresas, a maioria das notícias serão da AMD, mas terão da INTEL e dentre outras, e dependendo da informação da notícia ou dos comentários, eu acho bem mais informativos (qualidade de informação) do que no reddit do HARDWARE e da INTEL

Para investir em algo, você precisa estar antenado no que deseja investir, por isso tem muitas notícias e comentários sobre a INTEL e da tecnologia em geral, que eu não vejo em outros lugares específicos do reddit, por serem sobre a administração, finanças e etc., da empresa

Se a AMD for pro brejo, eles não terão nenhum problema em vender as ações e comprar de outra empresa

Ser fanboy de empresa não vai fazer o dinheiro deles render, portanto são realistas nos comentários e nas notícias em geral (pode um ou outro que excede para o lado emoção, mas não irá ver nada disso nas notícias e comentários que eu seleciono para postar aqui).

Eu apenas coloco no meu post o que eu selecionei de interessante e o que pode agregar a discussão no tópico, se dentre os reddit's que eu frequento eu achei interessante algo desse reddit, não vejo problema em nenhum em compartilhar (também frequento o reddit da INTEL e do HARDWARE)

Estamos no mês que as empresas mostram os resultados financeiros, consequentemente existem mais novidades nesse período, portanto mais notícias

O que eu postei aqui são fatos concretos, tem nada de ser contra ou a favor de determinada empresa

Tudo que eu postei é interessante

Uma notícia é mostrando através de um gráfico, que embora a receita total da Intel tenha crescido constantemente nos últimos dez anos, a receita e a receita operacional permaneceram praticamente as mesmas. É um fato curioso.

Outra é sobre a administração da INTEL ter gasto DEZENAS DE BILHÕES DE DÓLARES EM RECOMPRA DE AÇÕES E DIVIDENDOS nos últimos anos, em vez de investirem na própria empresa (esse tipo de discussão só vi nesse reddit que você criticou).

E a notícia em questão abordar os números do ano de 2020, são números intrigantes.

Se você quer que a INTEL desenvolva melhores produtos, resolva os problemas das fábricas, contrate novos talentos e etc., esse tipo de decisão é para elogiar ou criticar ?

100% dos comentários do reddit que estão nos meus post's nesse tópico, que criticaram a administração da INTEL por fazerem demissões de engenheiros, corte em vários setores essenciais para o desenvolvimento de novos produtos e etc., enquanto tinha altas margens e muito lucro, foi desse reddit

100% dos comentários do reddit que estão nos meus post's nesse tópico, que criticaram a administração da INTEL por terem gastado dezenas de bilhões de dólares em recompra de ações em vez de investirem esse dinheiro na própria empresa, como contratação e retenção de talentos, mais investimentos nas fábricas, contratação de novos engenheiros e etc., prejudicando o crescimento da empresa a médio e longo prazo, foi desse reddit

Enfim, tudo o que eu já selecionei de lá, agregou a discussão de alguma forma

Se essas notícias existem, é por causa da alta cúpula da INTEL

 
Se as temperaturas estiverem ok pode ser limitação do chip, tenta colocar um pouco mais de tensão ou fazer uma sintonia fina no LLC pra ver se melhora.

O ring ratio pode ficar 300~400mhz abaixo do clock do processador pois no dia a dia não há muita diferença, eu buscaria a estabilidade com AVX em 0 antes disso.
Entendi, em relação a colocar mais tensão não tem como eu testar pois possuo 1 gammax 400 , esses 1.25v é meu teto para as temps não voarem. Com o ring em 4.5ghz rodei o cinebench de boa , e o OCCT "também" porém as temps chegaram ( 83 graus cinebench r20 e 95 graus no OCCT linpack) aí preferi reduzir o OC pra 4600mhz CPU e 4500mhz ring @1.20v, até arrumar um cooler melhor.
 
Entendi, em relação a colocar mais tensão não tem como eu testar pois possuo 1 gammax 400 , esses 1.25v é meu teto para as temps não voarem. Com o ring em 4.5ghz rodei o cinebench de boa , e o OCCT "também" porém as temps chegaram ( 83 graus cinebench r20 e 95 graus no OCCT linpack) aí preferi reduzir o OC pra 4600mhz CPU e 4500mhz ring @1.20v, até arrumar um cooler melhor.
E o que ta achando do 10600k em relação ao 3600?
 
E o que ta achando do 10600k em relação ao 3600?
Cara, to gostando bastante, melhorou um pouco as mínimas e consegui colocar essas mesmas cruciais da assinatura em 4000mhz 16 22 22 44 @1.42v no setup intel (400% no HCI memtest, quando eu tiver tempo vou deixar testando até 1000% e tbm testar no TM5) . O bom é que deu pra eu ver que realmente há algo de errado no meu ryzen 3600, pois coloquei as mesmas memorias e a placa de vídeo que uso no ryzen no setup intel (tenho que comprar ainda os pentes pra esse setup novo, e devo colocar uma gtx 960 que tenho guardado no setup com o ryzen), e estou com 0 problemas, no ryzen 3600 sempre que eu ligava o PC ele dava 3 beeps (relacionados a placa de video, segundo ao manual da msi) fora que ele dá vários WHEA errors, eu desconfiava que minhas rams tavam bixadas ou alguma coisa na placa de video, porém no intel ta funcionando tudo normal não dá 1 único WHEA error sequer.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se as temperaturas estiverem ok pode ser limitação do chip, tenta colocar um pouco mais de tensão ou fazer uma sintonia fina no LLC pra ver se melhora.

O ring ratio pode ficar 300~400mhz abaixo do clock do processador pois no dia a dia não há muita diferença, eu buscaria a estabilidade com AVX em 0 antes disso.
Eu vi num forum gringo que o AVX offset pode interferir no quao proximo dá pra deixar o RING da frequencia do CPU, resolvi testar aki com o AVX em 0 e colocando dnv o RING em 4600mhz, e agora guentou 5 min de cinebench ( antes sempre crashava já na primeira passada), e também fiz uns testes em jogos e parece que apesar do cinebench e no OCCT ta marcando temps bem altas, jogando ficou bem tranquilo, to até cogitando em manter o over de 4.8ghz @1.25v . To impressionado com o combo de MSI Z490 gaming edge e a fonte XPG core reactor 750w, meu vdroop em testes eh praticamente nulo, no HWinfo ta marcando 1.255v quase que constante quando dropa, dropa pra 1.254.
 
Última edição:
Engraçado, várias notícias sobre as novas gpu's Intel circulando, venho aqui no forum e nada, que estranho. Quando é para falar sobre o atraso dos 7nm, que a Intel gastou dinheiro recomprando ação, que a TSMC não tá nem ai pra Intel, enfim, qualquer fofoca do mundo do hardware contra a Intel a postagem aqui é RÁPIDA, agora quando um lançamento de GPU, ai ninguém lembra, esquece, tá com nada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
 



Espero que esse 11600K seja superior ao 5600X.

Qhdak4F.png


A primeira GPU de desktop discreta Iris Xe Intel não funcionará com processadores AMD

Intel fecha Iris para CPUs AMD
Ontem a Intel anunciou sua primeira placa de vídeo que será oferecida a parceiros OEM. Esta é a primeira vez que as placas de vídeo Intel estarão disponíveis para consumidores em quase 22 anos desde o lançamento do 740 da Intel.

Matéria completa no link:


Um BIOS UEFI especial é necessário para que as placas gráficas discretas Intel Iris Xe para desktop funcionem, a Legit Reviews revelou ontem. O anúncio do primeiro dGPU da Intel para integradores de sistema e OEMs gerou alegria entre os entusiastas de GPU, finalmente, depois de tantos anos, vemos um terceiro jogador entrando no jogo.

Quando se trata de Iris Xe, foi confirmado pela Intel que a placa de vídeo funcionará apenas com alguns sistemas Intel, nomeadamente Coffee Lake-S e Comet Lake-S. Um chipset especial da placa-mãe também é necessário, e nenhum deles é novo. Mais importante, porém, a placa de vídeo Iris Xe não funcionará em sistemas AMD.

U0LpvVz.png


A Intel faz parceria com OEMs para oferecer suas primeiras placas gráficas discretas Iris Xe para desktops


Intel entra no mercado de desktop dGPU com ASUS e outros OEMs
Um grande marco para a Intel.

A Intel anunciou hoje que está entrando no mercado de GPU discreta após fazer parceria com a ASUS e outros OEMs. As primeiras placas gráficas com GPU Intel serão para usuários comuns e pequenas empresas. Essas placas gráficas serão usadas em sistemas pré-construídos por enquanto, o que significa que não podem ser compradas separadamente.

O Iris Xe possui GPU DG1 baseado na arquitetura SuperFin de 10 nm. O processador possui 80 unidades de execução (640 unidades de sombreamento). A Intel não revelou a velocidade do clock para a variante não Max. O Iris Xe MAX tem clock de 1650 MHz.

A placa gráfica possui 4 GB de memória LPDDR4X em uma interface de barramento de 128 bits. Com uma largura de banda de 68 GB / s, a placa claramente não é voltada para jogadores.

Atualização: conforme relatado por LegitReviews , os cartões Iris Xe AIC só funcionarão em sistemas específicos:

A placa de expansão discreta Iris Xe será emparelhada com processadores Intel® Core ™ de 9ª geração (Coffee Lake-S) e 10ª geração (Comet Lake-S) e chipset Intel (R) B460, H410, B365 e H310C- placas-mãe baseadas e vendidas como parte de sistemas pré-construídos. Essas placas-mãe requerem um BIOS especial que suporte Intel Iris Xe, portanto, as placas não serão compatíveis com outros sistemas.
 
Engraçado, várias notícias sobre as novas gpu's Intel circulando, venho aqui no forum e nada, que estranho. Quando é para falar sobre o atraso dos 7nm, que a Intel gastou dinheiro recomprando ação, que a TSMC não tá nem ai pra Intel, enfim, qualquer fofoca do mundo do hardware contra a Intel a postagem aqui é RÁPIDA, agora quando um lançamento de GPU, ai ninguém lembra, esquece, tá com nada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

A própria Intel não se ajuda, meu bacana. Você que a galera faça o quê? 🤷🏻‍♂️

Basta ver a piada na notícia abaixo sobre esse assunto.
Qhdak4F.png


A primeira GPU de desktop discreta Iris Xe Intel não funcionará com processadores AMD

Intel fecha Iris para CPUs AMD
Ontem a Intel anunciou sua primeira placa de vídeo que será oferecida a parceiros OEM. Esta é a primeira vez que as placas de vídeo Intel estarão disponíveis para consumidores em quase 22 anos desde o lançamento do 740 da Intel.

Matéria completa no link:


Um BIOS UEFI especial é necessário para que as placas gráficas discretas Intel Iris Xe para desktop funcionem, a Legit Reviews revelou ontem. O anúncio do primeiro dGPU da Intel para integradores de sistema e OEMs gerou alegria entre os entusiastas de GPU, finalmente, depois de tantos anos, vemos um terceiro jogador entrando no jogo.

Quando se trata de Iris Xe, foi confirmado pela Intel que a placa de vídeo funcionará apenas com alguns sistemas Intel, nomeadamente Coffee Lake-S e Comet Lake-S. Um chipset especial da placa-mãe também é necessário, e nenhum deles é novo. Mais importante, porém, a placa de vídeo Iris Xe não funcionará em sistemas AMD.

U0LpvVz.png


A Intel faz parceria com OEMs para oferecer suas primeiras placas gráficas discretas Iris Xe para desktops


Intel entra no mercado de desktop dGPU com ASUS e outros OEMs
Um grande marco para a Intel.

A Intel anunciou hoje que está entrando no mercado de GPU discreta após fazer parceria com a ASUS e outros OEMs. As primeiras placas gráficas com GPU Intel serão para usuários comuns e pequenas empresas. Essas placas gráficas serão usadas em sistemas pré-construídos por enquanto, o que significa que não podem ser compradas separadamente.

O Iris Xe possui GPU DG1 baseado na arquitetura SuperFin de 10 nm. O processador possui 80 unidades de execução (640 unidades de sombreamento). A Intel não revelou a velocidade do clock para a variante não Max. O Iris Xe MAX tem clock de 1650 MHz.

A placa gráfica possui 4 GB de memória LPDDR4X em uma interface de barramento de 128 bits. Com uma largura de banda de 68 GB / s, a placa claramente não é voltada para jogadores.

Atualização: conforme relatado por LegitReviews , os cartões Iris Xe AIC só funcionarão em sistemas específicos:
 
TSMC supostamente irá fabricar chips de 3nm para Intel a partir de 2022
Acordo teria sido firmado buscando se adequar ao mercado crescente e se reposicionar frente a outras empresas como NVIDIA e AMD


 
Engraçado, várias notícias sobre as novas gpu's Intel circulando, venho aqui no forum e nada, que estranho. Quando é para falar sobre o atraso dos 7nm, que a Intel gastou dinheiro recomprando ação, que a TSMC não tá nem ai pra Intel, enfim, qualquer fofoca do mundo do hardware contra a Intel a postagem aqui é RÁPIDA, agora quando um lançamento de GPU, ai ninguém lembra, esquece, tá com nada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
Eu ia colocar, assim como as últimas notícias e informações sobre o Xe-HPC (lindo chip, aliás ele já utiliza os 7nm da Intel, segundo o WccfTech) mas decidi não trazer por este ser um tópico sobre os Comet/Rocket, e não sobre as GPUs, seria um off-topic bem grande (uma coisa é falar da Xe integrada ao CPU, outra e falar da Xe dedicada). A verdade é que não temos um tópico próprio para as GPUs da Intel, ai fica difícil =S
 
Eu ia colocar, assim como as últimas notícias e informações sobre o Xe-HPC (lindo chip, aliás ele já utiliza os 7nm da Intel, segundo o WccfTech) mas decidi não trazer por este ser um tópico sobre os Comet/Rocket, e não sobre as GPUs, seria um off-topic bem grande (uma coisa é falar da Xe integrada ao CPU, outra e falar da Xe dedicada). A verdade é que não temos um tópico próprio para as GPUs da Intel, ai fica difícil =S

Cria nessa área do fórum os tópicos sobre as GPU's da INTEL

 
Intel Core i9-11900KF aquece até 98 ° C com 360 mm AIO cooler

Intel Core i9-11900KF aquece até 98C, puxa 250W
O próximo CPU LGA1200 da Intel foi submetido a testes de bur-in.

 
No lançamento do 10900K foi exatamente a mesma coisa, no mundo real até um H80 segura. Fora que esses 98º é com 1.32v e estressando 8 cores a 4.8 ghz com AVX 512 sem downclock.

Queria que o pessoal colocasse um R7 5800X a 1.32V e rodasse no Prime95 pra ver se batia 60c, só rindo.
 
Última edição:
Intel Core i9-11900KF aquece até 98 ° C com 360 mm AIO cooler

Intel Core i9-11900KF aquece até 98C, puxa 250W
O próximo CPU LGA1200 da Intel foi submetido a testes de bur-in.

1.40v no CPU-Z ali, pra usar isso em full load num 10900k por exemplo só com WC custom e direct die...
 
No lançamento do 10900K foi exatamente a mesma coisa, no mundo real até um H80 segura. Fora que esses 98º é com 1.32v e estressando 8 cores a 4.8 ghz com AVX 512 sem downclock.

Queria que o pessoal colocasse um R7 5800X a 1.32V e rodasse no Prime95 pra ver se batia 60c, só rindo.
O usuário @Snap mostrou que seu 5800X, com um WC 360mm, 1.37v e 4.55GHz em todos os núcleos no Stress Test do AIDA64 alcançou 67ºC.
O mesmo teste, com uma tensão maior e cooler equivalente, com clock mais baixo porque ele não testou OC: 67ºC vs 98ºC, 95W vs 250W.

Pesquisando outros casos, o 5800X pega entre 76ºC e 81ºC em um WC 360mm quando no "FPU Stress Test" do AIDA64, vCore variando entre 1.35v e 1.4v.
Então favor comparar laranjas com laranjas, Prime95 não é a mesma coisa que o teste de stress do AIDA64 ;)

1.40v no CPU-Z ali, pra usar isso em full load num 10900k por exemplo só com WC custom e direct die...
O CPU-Z estava lendo errado, o correto é 1.325v mas mesmo assim ainda é muito vCore, o 10900K faz esse mesmo clock com 1.25v, vi pessoas com chips bons conseguindo 5GHz nesse mesmo vCore, precisamos esperar mais para ver se esse vCore extra é falta de refinamento da BIOS ou esse backport precisa mesmo disso tudo.

Vale constar que o teste usava AVX512, então suponho que em AVX2 teria sido diferente a temperatura/vCore.

Cria nessa área do fórum os tópicos sobre as GPU's da INTEL

Irei criar, obrigado pela dica :3

---
Intel aposentará... a caixa bonita do i9 10900K, assim como fez com a do 9900K.

Intel-i9-10900K-Packaging-Change.jpg


Segundo a Intel a economia de espaço ocupado pela nova caixa permitirá transportar 1620 processadores no lugar de 480.
 
O usuário @Snap mostrou que seu 5800X, com um WC 360mm, 1.37v e 4.55GHz em todos os núcleos no Stress Test do AIDA64 alcançou 67ºC.
O mesmo teste, com uma tensão maior e cooler equivalente, com clock mais baixo porque ele não testou OC: 67ºC vs 98ºC, 95W vs 250W.

Pesquisando outros casos, o 5800X pega entre 76ºC e 81ºC em um WC 360mm quando no "FPU Stress Test" do AIDA64, vCore variando entre 1.35v e 1.4v.
Então favor comparar laranjas com laranjas, Prime95 não é a mesma coisa que o teste de stress do AIDA64 ;)


O CPU-Z estava lendo errado, o correto é 1.325v mas mesmo assim ainda é muito vCore, o 10900K faz esse mesmo clock com 1.25v, vi pessoas com chips bons conseguindo 5GHz nesse mesmo vCore, precisamos esperar mais para ver se esse vCore extra é falta de refinamento da BIOS ou esse backport precisa mesmo disso tudo.

Vale constar que o teste usava AVX512, então suponho que em AVX2 teria sido diferente a temperatura/vCore.


Irei criar, obrigado pela dica :3

---
Intel aposentará... a caixa bonita do i9 10900K, assim como fez com a do 9900K.

Intel-i9-10900K-Packaging-Change.jpg


Segundo a Intel a economia de espaço ocupado pela nova caixa permitirá transportar 1620 processadores no lugar de 480.
76 a 81c, sem AVX 512, no mínimo patético para os 7nm milagrosos. O 11900K é 98C com AVX 512 a 4.8, quando lançar nós vemos.
 
76 a 81c, sem AVX 512, no mínimo patético para os 7nm milagrosos. O 11900K é 98C com AVX 512 a 4.8, quando lançar nós vemos.
Quanto menor a litografia, mais difícil de esfriar um processador, visto que a densidade de calor é muito maior e vc não consegue dissipar isso efetivamente por ter menos área de contato com o seu dissipador.

Acho que comparar temperatura, independente de qual marca ou processador, é meio desnecessário. Se não tiver dando thermal throttle e atingindo o desempenho esperado, então tanto faz se roda a 50º ou 80º. Claro, é só minha opinião.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo